Árvore de páginas

Tarefas Empréstimo Consignado Banco Brasil padrão FEBRABAN - FP0536

Visão Geral do Programa

Quando a importação/exportação de dados for realizada por meio do layout padrão, enviado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as informações serão gravadas em tabelas da base de dados (quando da importação) e lidas para realizar a exportação.

Banco Brasil padrão FEBRABAN

Objetivo da tela:

Permitir a troca de informações correspondentes aos empréstimos consignados dos funcionários entre a empresa e a entidade financeira.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Layout

Apresenta a tela FP0536A, por meio da qual é possível informar os registros e campos do arquivo de troca de informações entre a empresa e a entidade financeira referentes ao empréstimo concedido ao funcionário.

Importante:

Esse botão será habilitado sempre que o campo Layout estiver selecionado como Padrão.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Serviço Retorno Banco p/ Empresa

Tipo de arquivo contendo informações que o banco envia para a empresa. As opções disponíveis são:

  • Serviço 99 – Gera Remessa: esse serviço não consta da lista de operações efetuadas por intermédio do arquivo enviado pelo banco. No entanto, será utilizado pelo sistema para que depois de uma operação de retorno banco x empresa, seja possível gerar o arquivo de remessa empresa x banco, quando o mesmo não tenha ocorrido no mesmo momento da importação do arquivo.
    Exemplo:
    O banco solicita a verificação da margem de um funcionário, sendo que a exportação do valor para o banco somente ocorrerá no momento posterior à avaliação dos resultados gerados pelo sistema por parte do cliente.
  • Serviço 08 – Consulta Margem: o banco solicita à empresa o valor da margem disponível dos funcionários contidos no arquivo, sendo que nesse processo de importação será incluído automaticamente um registro de empréstimo para o funcionário (Manutenção de Empréstimos a Funcionários - pasta Margem - FP0535) e efetuado o cálculo da margem conforme regras parametrizadas para o banco / agência informados no arquivo, sindicato e estabelecimento do funcionário.
  • Serviço 09 – Confirma Averbação: o banco solicita à empresa a averbação do empréstimo a ser liberado para o funcionário, com dados do valor total da operação, valor e quantidade de parcelas que devem ser consignadas, mês / ano para início dos descontos etc. Essas informações serão atualizadas da parcela por intermédio do programa Manutenção de Empréstimos a Funcionários - pasta Empréstimo - FP0535.
  • Serviço 11 – Manutenção Consignação: o banco envia para a empresa as atualizações (inclusão, alteração ou exclusão) das parcelas a serem consignadas.
  • Serviço 12 – Inclusão Consignação: o banco envia para a empresa a solicitação de consignação da parcela a ser consignada no mês, sendo atualizada por meio do programa Manutenção de Empréstimos a Funcionários - pasta Descontos - FP0535.

Arquivo Retorno

Endereço de localização e nome do arquivo que contém as informações enviadas pelo banco. 

Serviço Remessa Empresa p/ Banco

Tipo arquivo com informações que a empresa envia para o banco, em resposta às solicitações efetuadas pelo banco. As opções disponíveis são:

  • Serviço 00 – Nenhum: este serviço não consta da lista de operações efetuadas por intermédio do arquivo enviado ao banco. Porém, será utilizado pelo sistema quando o usuário deseje efetuar uma importação sem gerar na mesma a execução o a respectiva exportação
  • Serviço 08 – Informação Margem: a empresa remete ao banco, depois de calcular e analisar o valor da margem gerada pelo sistema, o arquivo contendo o código que informa o valor da margem e se a mesma foi aceita, caso o banco tenha enviado o valor sugerido para verificação. Esse código é gerado no registro detalhe do arquivo (segmento H), nas posições 231 a 240, devendo ser gerado 00 para Margem Aceita ou HW para Margem Excedida.
  • Serviço 09 – Confirma Averbação: a empresa remete ao banco o arquivo contendo o código que confirma a averbação do empréstimo consignado liberado ao funcionário. Esse código é gerado no registro detalhe do arquivo (segmento H), nas posições 231 a 240, devendo ser gerado o conteúdo BN.
  • Serviço 11 – Confirma Manutenção: a empresa remete ao banco o código que informa a manutenção das parcelas enviadas, devendo ser gerados no registro detalhe do arquivo (segmento H), nas posições 231 a 240, os conteúdos: BN – Operação de Inclusão de Consignação Efetuada, BO - operação de Alteração de Consignação Efetuada e BP - Operação de Exclusão de Consignação Efetuada respectivamente.
  • Serviço 12 – Efetiva Consignação: a empresa remete ao banco o arquivo contendo o código que informa se o valor da parcela foi consignado. Essa informação é gerada no registro detalhe do arquivo (segmento H), nas posições 231 a 240, cujos conteúdos são: H2 – Funcionário com Insuficiência de Saldo, H8 – Funcionário Desligado, H9 – Funcionário Afastado por Licença ou H3 – Não Descontado por Outros Motivos respectivamente. 

Arquivo Remessa

Endereço de localização e nome do arquivo no qual serão geradas as informações que serão remetidas ao banco em resposta dos serviços solicitados. 

 

Pré-requisitos:

Manutenção Regras Empréstimo Consignado - FP0530

Manutenção Empréstimo Consignado por Funcionário - FP0535