Árvore de páginas

Transferência Externa - FAS716AA

Visão Geral do Programa

Todas as transferências de bens de um setor para outro, dentro da mesma localidade ou para locais diferentes, deverão ser obrigatoriamente comunicadas ao Controle do Ativo Fixo, visando o perfeito controle físico dos bens.

Sob hipótese alguma poderão ser retiradas as chapas/plaquetas do inventário dos bens transferidos. Estas devem acompanhar os bens desde a sua compra até serem baixados.

A execução do programa transferência possibilita a transferência de bens entre estabelecimentos de uma mesma empresa, desde que tenham o mesmo CNPJ básico. A transferência por sua vez deve ser suportada por nota fiscal para o transporte do bem. Com a transferência do bem patrimonial para um estabelecimento, o sistema transfere o lançamento contábil da depreciação a partir da data da transferência para o estabelecimento que está recebendo o bem. A legislação fiscal permite que, se essa operação não for mera liberalidade, a depreciação seja suportada pelo cedente. A depreciação acumulada levada ao resultado compete ao estabelecimento cedente, não podendo ser transferida. Portanto, nesse programa são transferidos os saldos acumulados corrigidos (se houver) do bem juntamente com o saldo corrigido da depreciação acumulada.

Importante:

Se o bem a ser transferido estiver atrelado a um contrato de leasing e a data de transferência for superior a data final da validade do contrato, o sistema acusará validação, apresentando uma mensagem de que primeiro deverá ser realizado o cálculo de apropriação, e posteriormente, o movimento.

É possível efetuar a transferência externa de um bem entre unidades de negócio, não sendo necessário alterar o estabelecimento.

Será verificado se o período está habilitado para os cenários contábeis que estão vinculados ao grupo de cálculo do bem.


Caso sejam alterados no módulo de Ativo Fixo os campos e Centro de Custo, as novas informações são repassadas para o módulo de Frotas. Caso seja necessário somente atualizar o Centro de Custo, deve ser utilizado o programa Transferência Interna (FAS717AA).

A transferência para o módulo de Frotas somente ocorrerá se no programa Formação Parâmetros de Integração EMS, o parâmetro Manufatura estiver do lado direito.

Transferência Externa Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir a transferência externa de um bem entre unidades de negócio, não sendo necessário alterar o estabelecimento, com base no Motivo de Desmobilização.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Quando acionado, possibilita inserir regra ou exceção para a Transferência Externa de um Bem Patrimonial. Veja mais informações na descrição da tela Insere Linha Transferência Externa Bem Patrimonial.

Edita Linha

Quando acionado, é possível modificar informações de uma linha selecionada. 

Retira Linha

Quando acionado, possibilita retirar a linha selecionada, cancelando as informações desta. 

Limpa Lista

Quando acionado, é possível eliminar todas as informações da lista inserida. 

Executa Lista

Quando acionado, possibilita executar as regras ou exceções definidas, efetuando as Transferências Externas definidas. Veja mais informações na descrição da tela Executa Transferência Externa Bem Patrimonial.

Importa Transferência Bens Patrimoniais

Quando acionado, apresenta tela, na qual é possível selecionar o arquivo a ser importado. Mais informações podem ser obtidas na descrição da tela Importação.

Observação: Opção liberada a partir da release 12.1.2307.

Insere Linha Transferência Externa Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir inserir regras e exceção para a Transferência Externa de um Bem Patrimonial.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Mais Parâmetros

Quando acionado, é possível incluir parâmetros adicionais para a execução da alteração dos classificadores. Veja mais informações na descrição da tela Complemento Parâmetros Transferência Externa Bem.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Regra

Quando assinalado, considera toda a faixa selecionada no campo Conjunto a ser transferido.

Exceção

Quando assinalado, define que toda a faixa selecionada no campo Conjunto é considerada como exceção, não estando incluída como Transferência Externa.

Conjunto

Selecionar uma das opções para definir o tipo de conjunto. As opções disponíveis são:

  • Arrendador;

  • Bem Patrimonial;

  • Centro de Responsabilidade;

  • Conta Patrimonial;

  • Contrato Leasing;

  • Data Aquisição;

  • Data Último Inventário;

  • Espécie;

  • Estabelecimento;

  • Estado Físico;

  • Fornecedor;

  • Hierarquia;

  • Identificação Visual;

  • Individual;

  • Localização;

  • Marca;

  • Modelo;

  • Percentual Baixado;

  • Plano Centros Custo;

  • Sequência;

  • Unidade Negócio;

  • Usuário. 

Conta Patrimonial

Selecionar o código da conta patrimonial a qual está associado o bem patrimonial a ser transferido, conforme cadastro no FAS011AA/FAS214AA/FAS329AA - Conta Patrimonial.

Nota: Esse campo é habilitado quando o campo Conjunto for igual a opção Individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Bem Patrimonial

Selecionar o código do bem patrimonial a ser transferido, conforme cadastro no FAS701AA/FAS211AA - Aquisição de Bens Patrimoniais.

Nota: Esse campo é habilitado quando o campo Conjunto for igual a opção Individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Data Movimento

Inserir a data do movimento em que a transferência deve ocorrer.

Importante:

A data do movimento de transferência externa deverá ser maior que qualquer outra movimentação anterior.

Estabelecimento

Selecionar o código que identifique o estabelecimento destino da transferência do bem patrimonial, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento.

Unid Negócio

Selecionar o código da unidade de negócio de destino para transferência do bem patrimonial, não sendo necessário alterar o estabelecimento, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.

Importante:

1) Somente será possível selecionar unidades de negócio analíticas.

2) Não será efetuado validação de segurança do usuário para a utilização da unidade de negócio destino informada.

Motivo

Selecionar o código que identifique o motivo da desmobilização, devendo permitir desmobilização, conforme cadastro no FAS028AA/FAS225AA - Motivo da Desmobilização.

Importante:

Para a execução desse programa, esse campo é obrigatório. 

Moeda

Selecionar a moeda ou índice econômico no qual o valor do bem transferido está baseado. 

Valor Faturado

Inserir o valor pelo qual o bem patrimonial foi faturado, quando o motivo da desmobilização selecionado Gerar Receita

Importante:

Esse valor inserido não gera contabilização, e serve como um histórico de transferência.

Complemento Parâmetros Transferência Externa Bem

Objetivo da tela:

Permitir incluir parâmetros adicionais para a execução da alteração dos classificadores.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Localização

Selecionar o código que identifica a localização física do bem patrimonial no estabelecimento, conforme cadastro no FAS025AA/FAS222AA - Localização.

Plano Ccusto

Selecionar o código do plano de centros de custo no qual o bem patrimonial está inserido, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo

CC Respons

Selecionar o código do centro de custo de alocação do bem patrimonial em processo de transferência, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

Executa Transferência Externa Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir executar as regras ou exceções definidas, efetuando as Transferências Externas definidas.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Veja mais informações na descrição do conceito Opções de Destino

Visualiza Arquivo

Quando selecionado, possibilita visualizar o arquivo gerado como resultado da transferência externa dos bens patrimoniais. 

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Importação

Observação: A opção Importação está liberada a partir da release 12.1.2307.

Objetivo da tela:

Permitir selecionar um arquivo Excel para importação de informações de transferência externa dos bens patrimoniais


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Layout

Quando acionado, apresenta tela, na qual é possível visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência externa dos bens patrimoniais. Mais informações podem ser obtidas na descrição da tela Layout Transferência Externa Bem Patrimonial.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Arquivo

Selecionar o arquivo Excel com as informações de transferência externa dos bens patrimoniais.

Layout Transferência Externa Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência externa dos bens patrimoniais.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Impressão Arquivo Layout

Exibe o diretório e o nome do arquivo do layout para importação das informações da transferência externa dos bens patrimoniais. 

Visualiza Arquivo

Quando assinalado, possibilita visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência externa dos bens patrimoniais.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Motivo Desmobilização (FAS028AA)

Manutenção Contas Patrimoniais (FAS011AA)

Manutenção Localização (FAS025AA)

Aquisição de Bens (FAS701AA)

Manutenção Estabelecimento (UTB071AA)

Manutenção Unidade de Negócio (UTB011AA)

Manutenção Planos Centros de Custo (UTB083AA)

Manutenção Centro de Custo (UTB066AA)