Árvore de páginas

Opções de Destino

Em várias funções de Tarefas e em todos os Relatórios, é necessário determinar o destino para impressão do resultado da execução efetuada.

Nas tabelas a seguir, estão descritos os elementos das opções de destino:


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Pesquisa Modelo

Quando acionado, é apresentada a tela Tipo de Relatório, na qual é possível selecionar o tipo de relatório a ser gerado.

Nota:

Esse botão somente é apresentado para os relatórios cujo tipo de relatório esteja previamente definido como PDF ou Texto e PDF. Ver detalhes no programa Manutenção de Programa (MEN012AA) do manual de referência do módulo Segurança.

Pesquisa Arquivo

Quando acionado, é apresentada a tela Imprimir, na qual é possível selecionar a localização onde o arquivo deve ser gravado e o nome dele.

Define Impressora e Layout de Impressão

Quando acionado, é apresentada a tela Impressora X Layout, na qual é possível selecionar a impressora para a qual o resultado da execução da função será direcionado e o layout a ser utilizado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Terminal

Quando assinalada essa opção, determina-se que a listagem ou o relatório deve ser apresentado na tela do computador que executou a função, podendo a partir daí ser gravado em arquivo.

Nota:

A opção Terminal não será habilitada quando a forma de execução determinada para a função for Batch.

Arquivo

Quando essa opção for assinalada, deve-se indicar o arquivo a ser gravado sendo que o conteúdo a ser inserido no campo habilitado difere dependendo da forma de execução assinalada.

Quando assinalada a forma de execução On-line, é necessário inserir a localização onde o arquivo deve ser gravado e o nome dele.

Exemplo:
C:\Tmp\relatorio.lst

Dessa forma é criado um arquivo de nome “relatorio.lst” que é gravado na pasta Tmp que se encontra no drive C: da máquina que executou a função.

Quando assinalada a forma de execução Batch, é necessário apenas inserir o nome do arquivo a ser criado, sendo que ele é gravado no diretório definido no campo Diretório Spool do Servidor de Execução utilizado. (Ver detalhes no programa Manutenção Servidor de Execução do manual de referência do módulo Básico).

Impressora

Quando assinalada essa opção, o usuário deve selecionar a impressora para a qual o resultado da execução da função será direcionado. Essa opção pode ser utilizada para as formas de execução on-line ou batch.

Nota:

Quando o relatório for do tipo PDF, e para o usuário estiver configurado para não customizar o caminho do Adobe Acrobat Reader, não será utilizada a impressora selecionada. Nesse caso, a impressão será feita na impressora definida como padrão no Windows. Da impressora selecionada serão utilizadas apenas as propriedades PCL (se for o caso) que serão refletidas na impressão. (Ver detalhes no programa Manutenção de Usuário (SEC000AA) do manual de referência do módulo Segurança).

Tipo de Relatório

Objetivo da tela:

Selecionar o tipo de relatório a ser gerado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Formato de Saída (BTB901ZS). Sendo que somente é apresentada para os relatórios cujo tipo de relatório esteja previamente definido como PDF ou Texto e PDF ou Texto e Excel ou Texto, PDF e Excel. (Ver detalhes no programa Manutenção de Programa (MEN012AA) do manual de referência do módulo Menu).

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tipo de Relatório

Selecionar uma das opções disponíveis para geração das informações do relatório. As opções disponíveis são:

  • Texto: os relatórios são gerados em arquivos do tipo texto (.rpt), os quais podem ser alterados conforme necessidade.

  • PDF: os relatórios são gerados em arquivos do tipo Portable Document Format (.pdf). Esses arquivos utilizam um formato criado pela Adobe, o formato PDF (Portable Document Format) é uma especificação disponível publicamente usada por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos. Além de inibir a alteração de seu conteúdo, os arquivos gerados podem ser parametrizados para permitir ou não a cópia, por intermédio da seleção do texto, ou a impressão do relatório.

  • Excel: a impressão para Excel está disponível quando o destino de impressão é terminal ou arquivo. Em terminal, é aberto o Excel com os dados, e em arquivo, é verificado se a opção Excel está seleciona e a extensão do arquivo será alterada em tela para ‘. XLS’.

Configurações Relat Batch

Objetivo da tela:

Definir se o arquivo a ser gerado deverá ser sobreposto ou gerado com nome sequencial.

Essa tela somente é apresentada para geração em modo Batch com a saída PDF.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Geração do Relatório

Selecionar uma das opções disponíveis para geração das informações do relatório. As opções disponíveis são:

  • Sempre sobrepor o relatório gerado: a cada vez que a execução é realizada, o arquivo anterior é sobrescrito.

  • Gerar o relatório com nome sequencial: a cada execução é gerado um nome de arquivo diferente sendo composto pelo nome original + data + hora da execução separados por traço (ex: teste20-11-06-14-47-38.pdf, execução em 20/11/2006 as 14:47:38). Sendo assim como cada nome é diferente, os arquivos antigos são mantidos.

Impressora X Layout

Objetivo da tela:

Selecionar a impressora para a qual o resultado da execução da função será direcionado e o layout a ser utilizado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Define Impressora e Layout de Impressão

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Impressora

Selecionar a impressora e o layout que deseja utilizar.

No momento da impressão, permite direcionar o trabalho para uma impressora normal ou impressora habilitada para impressão em escala.

Para trabalhos direcionados a impressora apta a imprimir em escala (parametrizado no programa Parâmetros Gerais Módulo Básico (BTB946AA)):

  • Permite informar quantas vias (ou cópias) serão impressas.

  • Permite gerar arquivo com um formato de nome específico para o servidor. No nome do arquivo devem constar:

    • Nome da Impressora.

    • Código do Usuário.

    • Nome do layout de impressão.

    • Número de vias.

    • Código do programa emissor do relatório.

    • Data.

    • Hora.

Caso a impressora selecionada tenha como dispositivo o valor “Printer”, o botão Windows ficará habilitado, permitindo que o usuário selecione por intermédio da tela de impressão padrão do Windows uma impressora de rede.

Importante:

No ambiente Windows, sempre que for gerado um relatório do produto em arquivo, e ele for manipulado com o Wordpad, devido a configurações internas dele os caracteres que correspondem ao “salto de página” (line-feed) poderão ser removidas no momento da gravação desse documento alterado. Dessa forma, solicitamos que seja utilizado outro editor de textos que não removam esses caracteres.