Árvore de páginas

Relatório Títulos Liquidados - ACR304AA

Visão Geral do Programa

O Relatório de Títulos Liquidados pode ser emitido para utilização como ferramenta para acompanhamentos e análises de:

  • Pagamentos recebidos em determinada faixa de datas;
  • Títulos liquidados por determinado cliente;
  • Títulos liquidados por portador;
  • Valor da liquidação de determinada referência;
  • Conferência da integração para os módulos de Caixa e Bancos, Fluxo de Caixa e outros conforme necessidade.

Nota:

Para uma melhor performance na emissão desse relatório, informar uma faixa para estabelecimento, espécie de documento, data de crédito e referência.

Exemplo:

Estabelecimento           Jle                    à           Jle
Espécie                         DP                    à           DP
Data Crédito                  02/07/01           à           31/07/01
Referência                     MRM160701   à           MRM160701

A execução batch, por intermédio da ferramenta RPW, também pode ser utilizada para melhorar a performance no processamento desse relatório.

Liquidações do Período

Objetivo da tela:

Permitir emitir listagem de títulos liquidados em determinada faixa de datas, apresentando também informações relacionadas à liquidação dos títulos listados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Faixa

Quando acionado, é apresentada tela onde devem ser inseridas as faixas de informações para seleção dos títulos a serem listados no relatório. Ver mais informações na descrição da tela Liquidações do Período - Seleção. 

Filtro

Quando acionado, é apresentada tela onde devem ser determinadas quais transações e espécies devem ser consideradas para o relatório. Ver mais informações na descrição da tela Filtro Liquidações do Período - ACR

Classificação

Quando acionado, é apresentada tela onde deve ser determinada a forma de apresentação das informações no relatório. Ver mais informações na descrição da tela Liquidações do Período - Classificação

Planilha do Excel

Quando acionado, apresenta tela onde é possível parametrizar a geração dos dados em planilha Excel. Ver mais informações na descrição da tela Geração Planilha.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Visualização

Assinalar, entre as opções disponíveis, a forma de visualização das informações no relatório que está sendo emitido. As opções são:

  • Por Estabelecimento - ao assinalar essa opção, determina que os títulos apresentados no relatório devem ser separados por estabelecimento. Dessa forma, são apresentados os títulos liquidados para cada estabelecimento implementado.

  • Por Unidade de Negócio - ao assinalar essa opção, determinada que os títulos apresentados no relatório devem ser separados por unidade de negócio. Dessa forma, são exibidos os títulos liquidados para cada unidade de negócio implementada. 

Imprime Todos Pedidos

Quando assinalado, determina que devem ser impressos os números dos pedidos relacionados aos títulos apresentados.

 

Lista Título

Quando assinalado, determina que o detalhamento dos títulos será apresentado no relatório.

Nota:

Por padrão, esse campo permanece assinalado e a geração do relatório ocorre normalmente. Quando o campo for desmarcado, o detalhamento dos títulos (linha referente ao título que contém informações como estabelecimento, espécie, série, título dentre outras), não será impresso e serão apresentadas apenas as totalizações, conforme parametrizações efetuadas. 

Finalidade

Inserir o código da finalidade econômica para servir de base para o cálculo dos valores na finalidade de apresentação.

Nota:

Essa FE obrigatoriamente deve possuir o atributo ARMAZENA (armazena valor) igual a MÓDULO. 

Apresentação

Inserir o código da finalidade econômica de apresentação dos valores no relatório. Para movimentações em outras finalidades é utilizada a finalidade inserida no campo anterior como base para conversão dos valores para a finalidade Apresentação.

Data Cotação

Inserir a data a ser utilizada para a conversão dos valores de movimentações em outras finalidades para a finalidade Apresentação.

Histórico

Assinalar, entre as opções disponíveis, a que determina que deve ser considerado de histórico para o relatório que está sendo emitido. As opções são:

  • Original - ao assinalar essa opção, determina que devem ser listados apenas os históricos originais da movimentação de liquidação dos títulos do relatório que está sendo emitido.

  • Do sistema - ao assinalar essa opção, determina que devem ser listados apenas os históricos gerados automaticamente para os títulos do relatório que está sendo emitido.

  • Não Lista - ao assinalar essa opção, determina que não deve ser listado o histórico para os títulos do relatório que está sendo emitido.

Nota:

Esse campo é desabilitado quando o campo "Lista Título" está desmarcado. 

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Ver mais informações na descrição do conceito Opções de Destino

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Ver mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Ao assinalar esse campo, os parâmetros utilizados nessa execução são apresentados na última página do relatório gerado. 

Linhas

Esse campo exibe o número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número pode ser aqui alterado. 

Colunas

Esse campo exibe o número de colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número não pode ser alterado.

Liquidações do Período - Seleção

Objetivo da tela:

Permitir inserir as faixas de informações para seleção dos títulos a serem listados no relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de estabelecimentos a serem considerados. Somente são listados no relatório os títulos liquidados relacionados a estabelecimentos que estejam na faixa inserida. 

Unid Negócio – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de unidades de negócios a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos liquidados relacionados a unidades de negócios que estejam na faixa inserida.

Nota:

Esses campos somente são habilitados quando assinalada a opção de visualização “Por Unidade Negócio”.

Espécie – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de espécies de títulos a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de espécies que estejam na faixa inserida. 

Cliente – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de clientes a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de clientes que estejam na faixa inserida.

Importante:

Para emitir relatório com as movimentações de liquidação de um único cliente, inserir o código do mesmo no campo inicial e final. 

Considera todos os clientes pertencentes a mesma Matriz

Quando assinalado, considera todos os clientes pertencentes a mesma matriz do cliente que estiver sendo lido no momento. 

Grupo Cliente - à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de grupo de clientes a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos de clientes relacionados a grupos que estejam na faixa inserida.

Importante:

Para emitir relatório com as movimentações de liquidação de determinado grupo de clientes, inserir o seu código nos campos inicial e final.

Data Crédito – à

Inserir as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas crédito a serem consideradas. Somente são listados no relatório que está sendo emitido os títulos com datas de crédito que estejam na faixa inserida.

Nota:

A performance do relatório é diretamente proporcional a faixa de data inserida. 

Data Transação - à

Inserir as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de transação a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos com datas transação que estejam na faixa inserida.

Nota:

A performance do relatório é diretamente proporcional a faixa de data inserida. 

Emissão – à

Inserir as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de emissão a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos com datas de emissão que estejam na faixa inserida. 

Referência – à

Inserir o código de referência inicial e final, determinando uma faixa de referências a serem consideradas. Somente são listados no relatório os títulos, onde na movimentação de liquidação, existem referências contempladas pela faixa inserida.

Representante – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de representantes a serem considerados. Somente são listados no relatório os títulos relacionados a representantes que estejam na faixa inserida. 

Portador – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de portadores a serem considerados. Somente são considerados para o relatório os títulos com movimentações em portadores que estejam na faixa inserida. 

Carteira – à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de carteiras. Somente são considerados no relatório os títulos com movimentações em carteiras que estejam na faixa inserida. 

Matriz Cliente - à

Inserir o código inicial e final, determinando uma faixa de matriz cliente. Somente são considerados no relatório os títulos com movimentações por matriz cliente que estejam na faixa inserida. 

Processo Exportação – à

Inserir códigos inicial e final, determinando uma faixa de processos de exportação. Somente são apresentados nessa consulta os títulos relacionados aos processos de exportação que estejam na faixa inserida.

Nota:

Após inseridas as faixas de informações para seleção dos títulos liquidados a serem listados, acionar o botão OK confirmando a seleção definida.

Filtro Liquidações do Período - ACR

Objetivo da tela:

Permitir determinar quais transações e espécies devem ser consideradas para o relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Normal

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos de espécie do tipo Normal. 

Previsão

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos de espécie do tipo Previsão. 

Cheque

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos de espécie do tipo Cheque. 

Aviso Deb

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos de espécie do tipo Aviso Débito. 

Liquidação Normal

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de Liquidação Normal. 

Liquidações contra AN

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de Liquidação Contra Antecipação. Essa movimentação ocorre quando da baixa de um título com uma antecipação já implementada para o cliente. 

Liquidação Renegociac

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de Liquidação por Renegociação. Essa movimentação ocorre quando da baixa de um título por renegociação de títulos do cliente. 

Liquidação Encontro Ctas

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de Liquidação por Encontro de Contas. Essa movimentação ocorre quando da baixa de um título por encontro de contas, efetuado no módulo de Contas a Pagar. 

Liquidação Perdas

Dedutível

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de liquidação por perdas dedutíveis.

Transf Estabelecimento

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de liquidação por transferência para outro estabelecimento.

 

Acerto Valor a Crédito

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de liquidação por acerto de valor a crédito. Essa movimentação ocorre na implantação de uma nota de crédito vinculada a um título, diminuindo seu saldo. 

Acerto Valor a Menor

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de liquidação por acerto de valor a menor. Essa movimentação ocorre quando o saldo do título é alterado para menor nos programas Alterar Título / Movimento (ACR711AA) e Alterar Título do Tipo Antecipação (ACR711AA).

Devolução

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório que está sendo emitido os títulos com movimentações de liquidação por Devolução. 

Recuperação Perda

Dedutível

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados no relatório os títulos com movimentações de Recuperação de Perda Dedutível.

Nota:

Essa movimentação é caracterizada quando o título já foi baixado por Perda Dedutível, mas posteriormente foi possível cobrar a dívida. Dessa forma, é criada essa movimentação de Recuperação de Perda Dedutível. 

Liquidações Estornadas

Que contabilizam

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório os títulos com transação de estorno de liquidação, sendo que esses possuem movimentação contábil. Dessa forma, é possível utilizar esse relatório em conciliação contábil. 

Liquidações Estornadas

Que Não contabilizam

Ao assinalar esse campo, determina que devem ser considerados para o relatório os títulos com transação de estorno de liquidação, sendo que esses não possuem movimentação contábil. Dessa forma, é possível utilizar esse relatório em ferramenta de conciliação contábil.

Nota:

Após determinadas as transações e espécies de títulos que devem ser consideradas na emissão do relatório, acionar o botão OK confirmando as definições.

Liquidações do Período - Classificação

Objetivo da tela:

Permitir determinar a forma de apresentação das informações no relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Por UN +

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser apresentadas primeiramente por Unidade de Negócio.

Além da Unidade de Negócio, as informações podem ser organizadas e apresentadas com mais de uma sequência a ser definida nos campos seguintes.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando for assinalada a forma de visualização “Por Unidade Negócio” e desabilitado quando for assinalada a opção “+ Por UN”. 

Por Representante /

ód Cliente / Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Portador/Cart Bcia/

Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio. 

Por Cod Cliente /

Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio. 

Por Nome Cliente

/Vencimento / Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio. 

Por Data de Vencimento /

Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Data de Crédito /

Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Espécie/Título

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Grp Cliente/Cod Cliente/

Espec Docto

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Referencia / Dt Transação

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme essa sequência. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

Por Cliente Matriz

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações serão e apresentadas por Cliente Matriz. Primeiramente as informações podem ser apresentadas por Estabelecimento ou por Unidade de Negócio, dependendo da opção assinalada como forma de visualização na tela base.

Nota:

Ao assinalar a forma de visualização “Por Unidade de Negócio” e nessa tela a opção “+ Por UN”, as informações são organizadas e apresentadas inicialmente na sequência desse campo e após por Unidades de Negócio.

+ Por UN

Ao assinalar esse campo, determina que para o relatório que está sendo emitido, as informações devem ser organizadas e apresentadas conforme sequência definida nos campos anteriores e por último ainda por unidades de negócio.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando for assinalada a forma de visualização “Por Unidade Negócio” e desabilitado quando assinalada a opção “Por UN +”. 

Totaliza Unidade Negócio

Ao assinalar esse campo, determina que as informações devem ser totalizadas para cada unidade de negócio.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando for assinalada a opção “Por UN +” ou a opção “+ Por UN”. 

Totaliza Espécie Docto

Ao assinalar esse campo, determina que as informações devem ser totalizadas por Espécie de Documentos.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando for assinalada a opção de visualização “Por Estabelecimento” na tela base.

Nota:

Ao acionar o botão OK são confirmadas as classificações definidas para o relatório que está sendo emitido e retorna para a tela base desse programa.

Geração Planilha

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar a geração dos dados em planilha Excel.

Nota:

Os dados são apresentados na planilha sem qualquer totalização, visto que este tipo de procedimento pode ser efetuado utilizando as ferramentas do Excel, totalizando os dados de acordo com a necessidade.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Gerar Arquivo Planilha

Quando assinalado, determina que os dados serão gerados no formato de planilha.

Local

Inserir o local e o nome desejado para a planilha que será gerada. 

Caracter Delimitador

Inserir o caracter pelo qual os dados serão separados na planilha.

 

Regras de Negócio

Nesse relatório são apresentadas colunas e campos, exibindo valores calculados internamente.

A seguir são apresentadas algumas das fórmulas utilizadas nos cálculos de valores exibidos. A apresentação dessas fórmulas proporciona melhor entendimento dos valores apresentados.

Coluna “Vl Líquido”

Nessa coluna é apresentado o resultado de cálculo que representa o valor creditado na conta corrente. Esse cálculo é efetuado com a seguinte fórmula:

Valor Líquido =           Valor Movimento
                                 Valor Antecipado
                                 Valor Fin/Bcia/Descto/Abati 
                                 Valor Retenções 
                                 Valor Multa/Juros/Corr Monet

Coluna “Vl Juros/Mult Calc

Nessa coluna são apresentados os valores para juros e multas calculados no momento da liquidação. Esse cálculo é efetuado com base na taxa de juros e percentual de multa determinada para cada título.

Como na coluna “Multa/Juros/Corr Monet” são apresentados os valores realmente pagos desses itens, a análise dessas colunas permite verificar os avisos de débito que deveriam ou até mesmo foram gerados.

Ao final do relatório são apresentados os campos “Atraso Médio” e “Prazo Médio de Recebimento” calculados com base nas informações do relatório.

Atraso Médio

Esse campo indica por média ponderada, a quantidade de dias entre a data de liquidação e vencimento de todos os títulos apresentados no relatório. A fórmula utilizada para esse cálculo é a seguinte:

Somatório { (Data Liquidação – Data Vencimento) * (Valor do Título) }.

                     Somatório (Valor dos Títulos)


Exemplo:

Analisando o relatório impresso como exemplo nesse programa e utilizando a tabela abaixo, pode-se calcular:

Tabela de cálculo para o Atraso Médio:

A

B

C

D

E

F

G

Número Título

Data de Vencto

Data de Liquidação

Dias Atraso

Valor

Título

Valor

Ponderado

Atraso Médio Ponderado

 

 

 

( C - B )

 

(D * E )

(Total F/Total E)

4445/5

31/07/99

25/07/99

-6

12.354,00

-74.124,00

 

8896/6

05/07/99

26/07/99

21

18.000,00

378.000,00

 

555/4

29/07/99

29/07/99

0

5.555,00

0,00

 

TOTAL

 

 

 

35.909,00

303.876,00

8

O resultado exato é 8,46, sendo que o programa arredonda para 8. Se o resultado for 8,55 o arredondamento é 9.

 

Prazo Médio de Recebimento

O prazo médio de recebimento indica, por intermédio de média ponderada, a quantidade de dias entre a emissão e o crédito do recebimento de todos os títulos liquidados e apresentados no relatório. A fórmula utilizada para o cálculo é a seguinte:

Somatório { (Data Crédito – Data Emisão) * (Valor do Título) }.

                 Somatório (Valor dos Títulos)


Exemplo:

Analisando o relatório impresso como exemplo nesse programa e utilizando a tabela abaixo, pode-se calcular:

Tabela de cálculo para o Prazo Médio de Recebimento:

A

B

C

D

E

F

G

Número Título

Data de Emissão

Data do Crédito

Prazo de Recebto.

Valor

Título

Valor

Ponderado

Média Ponderada do Período

 

 

 

( C - B )

 

(D * E )

(Total F/Total E)

4445/5

01/07/99

25/07/99

24

12.354,00

296.496,00

 

8896/6

01/07/99

26/07/99

25

18.000,00

450.000,00

 

555/4

29/07/99

29/07/99

00

5.555,00

0,00

 

TOTAL

 

 

 

35.909,00

746.496,00

21

O resultado exato é 20,79, sendo que o programa arredonda para 21. Se o resultado for 20,49 o arredondamento é 20.

 

Conteúdos Relacionados:

Tipo de Juros

Juros Multa Proporcional

O pré-requisito para esse programa é a implantação de Títulos Liquidados no módulo de Contas a Receber.