Árvore de páginas

Contabilização de Nota Fiscal de Devolução a Fornecedor


A Nota Fiscal será contabilizada corretamente somente quando o usuário informar o documento de entrada.

Para que essa contabilização seja realizada corretamente, a natureza de operação da nota de devolução deve estar parametrizada para Não Gerar Contabilização. Se estiver parametrizada para gerar, tanto os impostos quanto o custo serão contabilizados em duplicidade (uma vez pelo Estoque e uma vez pelo Faturamento).

FT0904 – Consulta da Nota Fiscal: A Contabilização será vista na consulta da grade contábil somente após a atualização da nota fiscal pelo programa FT2100.

Os impostos são contabilizados de acordo com o código de tributação da nota de entrada e não com o código de tributação da nota de saída. Dessa forma, eliminam-se distorções no custo do material. Considerando a compra de mercadorias no valor de R$ 1.000,00 com 12% ICMS e 10% de IPI, a contabilização ocorrerá da seguinte forma.

 

Lançamentos a Débito:

  • Valor do material + impostos na conta Transitória de Devolução.  A mesma será definida na função Manutenção Estabelecimentos (CD0403).

Lançamentos a Crédito:

  • Valor do material na Conta de Saldo de Estoque do Item. A mesma será definida na função Manutenção Contas Contabilização (CE0110);
  • Valor dos impostos nas contas de Impostos a Recuperar (IPI e ICMS e Outros). As mesmas serão definidas na função Manutenção estabelecimento (CD0602).

Exemplo:

Item Devolvido – Tubos de Aço 10mm

Valor do material = 780,00

ICMS a Recuperar = 120,00

IPI a Recuperar = 100,00

Total Nota = 1.000,00

 

Conceitos

Integração com outros módulos na rotina de Devolução a Fornecedor

Tratamento do ICMS nas Devoluções a Fornecedor

Tratamento do IPI nas devoluções a fornecedor quando informada nota de entrada

Tratamento do IPI nas devoluções a fornecedor quanto não informada a nota de entrada

Procedimentos

Preparando o Cálculo de Nota Fiscal de Devolução a Fornecedor