Árvore de páginas

Enviar Movimento Cobrança - ACR757AA

Visão Geral do Programa

O Módulo de Contas a Receber do Datasul EMS 5 permite o controle de títulos em cobrança de forma escritural. A Cobrança Escritural é um dos grandes avanços no controle de cobrança de títulos, permitindo um ganho de tempo nas transações bancárias e até mesmo no recebimento dos valores dos títulos.

Com a utilização da cobrança escritural não há necessidade de emissão de duplicatas a serem enviadas ao portador de cobrança. Assim, basta que seja criado um arquivo de remessa, onde são contidas todas as ocorrências bancárias de movimentações de títulos.

Neste programa é efetuada esta geração do arquivo de remessa das ocorrências bancárias.

Os movimentos enviados para o banco pelo processo de EDI do módulo de Vendor são Planilhas e Pedidos de Baixa. No caso das Planilhas, elas constituem o primeiro envio do contrato para o banco, contendo os detalhes da negociação. Nos Pedidos de Baixa são enviados os movimentos para o banco, solicitando que as parcelas enviadas sejam baixadas e debitadas em conta corrente da empresa.

Importante:

A confirmação da geração do arquivo de remessa não caracteriza que o portador recebeu este arquivo. Após a confirmação é necessário que este arquivo seja exportado ao portador correspondente, utilizando o software do Banco que permite esta transferência do arquivo.

Este programa só está liberado para utilização a partir da Release 5.03, não sendo possível executá-lo em Release anteriores a esta.

No tópico de Regras de Negócio deste programa estão exemplificadas as principais ocorrências bancárias utilizadas na geração dos arquivos de transferência.


Mapa Cobrança Escritural

A Datasul dispõe do módulo EDI Mapping - Eletronic Data Interchange, que automatiza o processo de transferência de mensagens eletrônicas entre parceiros de negócio, tornando o intercâmbio de informações e o suprimento das necessidades muito mais rápido e eficiente. Entre outros benefícios, obtém-se a redução de burocracia e de custos (envolvimento mínimo de pessoas e papéis), agilização e otimização de processos, padronização na comunicação com os parceiros e total segurança nas transações financeiras e mercantis.

Como esse cenário é bastante heterogêneo, em função das particularidades de cada parceiro, e para auxiliar os clientes em suas necessidades de troca eletrônica de informações, a Datasul criou o conceito de Biblioteca de Mapas EDI. O objetivo é tornar disponível a todos os clientes um conjunto de mapas que foram construídos pela Datasul, para atender determinado parceiro EDI (bancos, clientes ou fornecedores), em uma determinada situação/versão do mapa.

É muito comum existirem diferenças na utilização de um mapa, por exemplo, casos de bancos que possuem versões de mapa que podem variar de região para região e até mesmo entre duas agências em uma mesma cidade. Dessa forma, os mapas disponibilizados, são mapas que foram construídos, testados e liberados pela Datasul para uma determinada versão do mapa. Sendo assim, os mapas podem ser utilizados como referência para atender as necessidades do cliente, e para isto basta copiar o mapa modelo/referência e realizar os ajustes específicos.

Para efetuar a cópia dos mapas é necessário acessar:

Módulo Integração EDI

Administração Base EDI

Cópia Básica EDI (EDU704ZC)


Cartão de Crédito

Numa transação parcelada sem juros é enviado pelo Sitef somente um registro, com o número do cartão de crédito, valor total e número de parcelas; caso esta transação seja confirmada no retorno, a administradora agenda o crédito de cada parcela e vincula o valor de cada parcela ao limite de crédito mensal do cliente no cartão de crédito.

O número de comprovante de venda retornado no aceite da administradora, refere-se a transação de parcelado sem juros, ou seja, todas as parcelas relacionadas àquela venda possuem o mesmo número de comprovante de venda.

Envio Títulos Contas a Receber via Escritural

Objetivo da tela:

Permitir preparar arquivos a serem enviados a portadores, contendo ocorrências bancárias movimentadas em títulos.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estab – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final, determinando uma faixa de estabelecimentos. Somente são considerados títulos e ocorrências bancárias relacionadas a estabelecimentos que estejam na faixa inserida.

Espécie – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final de espécies de títulos, determinando uma faixa. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos de espécies que estejam na faixa inserida.

Série – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final, determinando uma faixa de séries de títulos. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos de séries que estejam na faixa inserida.

Título  – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final de títulos, determinando uma faixa. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos que estejam na faixa inserida.

Portador – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final de portadores, determinando uma faixa. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a portadores que estejam na faixa inserida.

Carteira – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final, determinando uma faixa de carteiras. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a carteiras que estejam na faixa inserida.

Cliente – à

Inserir nestes campos os códigos inicial e final de clientes, determinando uma faixa. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos de clientes que estejam na faixa inserida.

Emissão – à

Inserir nestes campos as data de emissão inicial e final, determinando uma faixa. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos com datas de emissão que estejam na faixa inserida.

Vencimento –à

Inserir nestes campos as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de vencimento. Somente são consideradas ocorrências bancárias relacionadas a títulos com datas de vencimento que estejam na faixa inserida.

Data Trans - à

Inserir nestes campos as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de transação. Somente são consideradas ocorrências bancárias e títulos com datas de transação que estejam na faixa inserida.

Planilha

Inserir os códigos das planilhas inicial e final, definindo um intervalo de planilhas Vendor que devem ser consideradas para a impressão do relatório.

Envia

Assinalar uma das duas opções, determinando os títulos a serem considerados na geração dos arquivos. As opções disponíveis são:

Todos Selecionados – Quando assinalada esta opção, determina que devem ser gerados arquivos de remessa de cobrança, considerando todos os títulos e ocorrências bancárias pertencentes a faixa de dados inseridos.

Escolhe – Quando assinalada esta opção, com o acionamento do botão Imprime é exibida tela, onde são listados os títulos pertencentes a faixa de dados inseridos, sendo possível escolher quais devem ser considerados na geração.

Documento

Selecionar, entre as opções disponíveis, o tipo de documento a ser enviado para cobrança. As opções são:

Normal/Especial – Quando selecionada essa opção, define que a cobrança é do tipo normal ou especial.

Vendor – Quando selecionada essa opção, define que a cobrança é relacionada a negociações Vendor.

Verifica Parâmetros Remessa

Quando assinalado este campo são verificados os parâmetros de Remessa de cada portador, para o qual está sendo gerado arquivo de remessa.

Nota:

Estes parâmetros de Remessa são determinados no programa Manutenção Portador Banco. Ver detalhes no Manual de Tabelas Universais e Financeiras – Manutenção Portador Banco (UFN013AA).

Remeter Todas Ocorrências

Assinalando esta opção são consideradas na geração dos arquivos, todas ocorrências bancárias ainda não enviadas a banco e respeitando as faixas inseridas. Quando não assinalado este campo, deve-se selecionar no quadro a seguir as ocorrências bancárias a serem consideradas.

Ocorrências

Quando assinalada a opção de remeter todas as ocorrências, as ocorrências deste quadro são automaticamente selecionadas. Caso o campo Remeter Todas Ocorrências não seja assinalado, é necessário selecionar as ocorrências a serem consideradas.

Nota:

Se o tipo da cobrança for Vendor, ficam disponíveis apenas as opções Implantação, Pedido de Baixa, Concessão de Abatimento. Para o banco Itaú (341), além das opções anteriores, também estará disponível a opção Alteração Vencimento.

Para selecionar mais de uma ocorrência, deve-se manter a tecla CTRL acionada e clicar sobre as ocorrências a serem consideradas.

Observação

Neste campo pode-se inserir a descrição de uma frase ou observação a ser impressa em cada título enviado com a ocorrência bancária de “Implantação”.

Nota:

 Normalmente é utilizado com frases de felicitações ou informações de telefones para contato.

Destino

Assinalar uma das opções, determinando o destino de impressão da listagem apresentada com a geração do arquivo. Ver detalhes no conceito Opções de Destino.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução deste programa deve ser on-line ou batch. Ver detalhes no conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Quando este campo for assinalado, os parâmetros utilizados nesta execução são apresentados na última página da listagem ou relatório gerado.

Linhas

Neste campo é exibido o número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que este número pode ser aqui alterado.

Colunas

É exibido neste campo o número de colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que este número não pode ser alterado.

Caso a opção de parâmetros de Envia Todos Selecionados for assinalada, ao acionar o botão Imprime são criados automaticamente os arquivos e emitida listagem.

Caso seja assinalada a opção de Escolhe, ao acionar o botão Imprime é exibida tela com as ocorrências pertencentes as faixas determinadas, podendo ser selecionadas quais devem ser consideradas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Faixa

Quando acionado, apresenta tela onde pode ser inserida uma faixa de dados, determinando assim as ocorrências a serem apresentadas para seleção. Os dados solicitados nesta tela dependem da opção de classificação assinalada nesta tela.

Todos 

Quando acionado, marca automaticamente todas as ocorrências apresentadas nesta tela. Desta forma, são consideradas todas na geração dos arquivos.


Nota:

Quando acionado este botão todos e deseja-se desconsiderar títulos, deve-se clicar o mouse sobre cada título em questão, ficando os mesmos desmarcados.

Nenhum

Quando acionado, são automaticamente desmarcadas todas as ocorrências selecionadas nesta tela.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Total de Títulos – Quantidade

É exibida a quantidade total de títulos com ocorrências bancárias apresentadas nesta tela para seleção.

Total de Títulos – Saldo

É exibido o valor total dos títulos com ocorrências bancárias apresentadas nesta tela de seleção.

Títulos Selecionados – Quantidade

A quantidade total de títulos selecionados para os arquivos de remessa, que estão sendo gerados, é exibida neste campo, sendo que a cada título marcado é automaticamente alterado o valor deste campo.

Títulos Selecionados – Saldo

O valor total dos títulos selecionados é exibido neste campo, onde a cada título selecionado é alterado automaticamente o valor deste campo.

Após selecionados/marcados os títulos com ocorrências bancárias a serem consideradas nos arquivos de envio de cobrança que estão sendo gerados, deve-se acionar o botão OK para que estes sejam confirmados.

Importante:

É gerado um arquivo para cada combinação de Portador x Convênio x Conta-corrente. Portanto, as ocorrências de estabelecimentos que possuírem o mesmo Convênio e a mesma Conta-corrente serão agrupadas em um único arquivo.

Estes arquivos são gerados com nome e diretórios definidos no Módulo de EDI no programa Relaciona Parceiro Transação.


Regras de Negócio

As várias ocorrências bancárias disponíveis para envio aos bancos podem ser geradas automaticamente, quando efetuada uma movimentação em um título do Módulo de Contas a Receber, ou ainda pelo programa Gerar Ocorrência Bancária.

Nas movimentações de títulos neste Módulo, as ocorrências bancárias são geradas automaticamente, sendo que as principais estão listadas a seguir:


Cobrança Normal

Movimentação:

Descrição da Ocorrência Bancária:

Registro de Título Normal

Nesta movimentação é gerada automaticamente a ocorrência bancária de “Implantação”. Esta ocorrência determina o envio do título para cobrança pelo portador relacionado ao título.

Alteração de Vencimento de um título já enviado para cobrança escritural

Quando alterado o vencimento de um título que já tenha sido enviado para cobrança escritural é gerada ocorrência bancária de “Alteração Vencimento”, que deve ser enviada ao portador do título.

Alteração do Portador/Carteira de um título já enviado para cobrança escritural

Quando alterado o portador ou carteira de um título que já tenha sido enviado para cobrança escritural é gerada ocorrência bancária de “Pedido de Baixa” para o portador alterado (antigo). Para o novo portador é questionada se a geração de ocorrência bancária de “implantação” é desejada ou não.

Alteração de valor para menor de um título já enviado para cobrança.

Quando efetuada alteração para menor do saldo de um título já enviado para cobrança escritural é gerada ocorrência bancária de “Concessão de Abatimento” . Caso seja alterado para zero o valor do saldo do título é gerada ocorrência de “Pedido de Baixa”.


Importante:

Somente é permitida alteração do valor de saldo do título, após a confirmação do envio da cobrança.

Emissão de borderô envolvendo título já enviado para cobrança.

Quando emitido borderô com título já enviado para cobrança, é gerada para este título uma ocorrência bancária de “Pedido de Baixa” para o portador/carteira em que estava o título, sendo necessário enviar esta.

Liquidação não sendo efetuada pelo programa de retorno de cobrança, em Títulos já enviados para cobrança

Quando de uma liquidação parcial, não sendo efetuada pelo programa de retorno de cobrança em um título já enviado e confirmado, é gerada ocorrência bancária de “Concessão de Abatimento”.

Já quando de uma liquidação total também não efetuada pelo programa de retorno em um título já enviado e confirmado, é gerada ocorrência de “Pedido de Baixa”.


Importante:

Quando for efetuada a liquidação parcial ou total e existir um movimento de ocorrência bancária que ainda não foi enviado é emitida mensagem, alertando e solicitando confirmação do usuário sobre a liquidação.

Estorno de Título Normal já enviado para cobrança

Quando do estorno de título já enviado para cobrança e, caso a ocorrência bancária de implantação já estiver confirmada, é gerada ocorrência bancária de “Pedido de Baixa” para o portador do título, sendo que esta deve ser enviada ao mesmo.

Estorno de Alteração de Valor a Menor efetuada em título.

Caso o movimento estornado possui ocorrência bancária de concessão de abatimento já enviada, é gerada outra ocorrência de “Cancelamento de Abatimento”, que deve ser enviada ao portador. Caso a ocorrência de concessão de abatimento ainda não tenha sido enviada, esta é eliminada.


Importante:

Caso não exista ocorrência bancária parceira cadastrada com o tipo “Cancelamento de Concessão de Abatimento”, é emitida mensagem de alerta, solicitando confirmação do usuário sobre o estorno do movimento. Caso confirmado, é estornado o movimento, sendo que não é gerada ocorrência bancária.

Estorno de Liquidação

Quando a liquidação parcial não foi gerada pelo retorno da cobrança escritural e tiver uma ocorrência bancária de Concessão de Abatimento, é efetuado o mesmo tratamento do estorno de alteração de valor a menor. Caso a liquidação seja total e possuir movimento de ocorrência bancária de pedido de baixa ainda não enviado, então esta é eliminada, mas se a ocorrência já foi enviada então não é gerado nem eliminado nenhum registro de ocorrência bancária.

Em estorno de liquidações geradas pela atualização de retorno da cobrança escritural, é somente eliminado o movimento de ocorrência bancária de retorno com o tipo liquidação.

Registro de Títulos Vendor

Nesta movimentação é gerada automaticamente a ocorrência bancária de "Envio Planilha". Esta ocorrência determina o envio dos títulos que compõem uma planilha Vendor para registro da negociação junto ao portador.

Liquidação não sendo efetuada pelo programa de retorno de cobrança, em Títulos já enviados para cobrança

Quando houver a liquidação de um titulo já enviado e confirmado, será gerado a ocorrência de "Pedido de baixa" para envio ao portador.

Alteração de valor para menor de um título já enviado para cobrança

Por intermédio da rotina de Debito no módulo Vendor, será permitido informar um desconto / abatimento para a parcela Vendor, gerando a ocorrência de "Concessão abatimento".

Alteração de Vencimento de um titulo já enviado para cobrança escritural

Por intermédio da rotina de Repactuação no módulo Vendor, será permitido alterar a data de vencimento de uma parcela, gerando a ocorrência "Alteração Vencimento", que será enviada ao portador.

Importante:

O programa de envio de títulos para cobrança escritural sempre busca as instruções bancárias do movimento de implantação do título (são as instruções atuais do título).

Com relação as instruções que estão no cliente, parâmetros do estabelecimento e condição de cobrança, estas são utilizadas apenas na implantação de títulos. OBS.: A ordem de utilização é a seguinte:

 1) cliente financeiro. Se não existir:

 2) parâmetros do estabelecimento. Se não existir:

 3) condição de cobrança.


Cobrança Pix

Importante

   A cobrança Escritural Pix é exclusiva para o Mercado Brasileiro.

Movimentação Título Contas a Receber:

Descrição da Ocorrência Bancária Pix:
Registro de Título NormalNesta movimentação é gerada automaticamente a ocorrência bancária Pix - Gerar QR Code. Esta ocorrência determina o envio do título para cobrança pelo portador Pix relacionado ao título.
  • Alteração de Vencimento de um título já enviado para cobrança escritural;
  • Alteração do Portador/Carteira de um título já enviado para cobrança escritural;
  • Alteração de valor para menor de um título já enviado para cobrança;
  • Liquidação não sendo efetuada pelo programa de retorno de cobrança, em Títulos já enviados para cobrança;
  • Emissão de borderô envolvendo título já enviado para cobrança;
  • Estorno de Título Normal já enviado para cobrança. 
Quando efetuada qualquer uma das movimentações indicadas, caso a ocorrência bancária de implantação já estiver confirmada, é gerada ocorrência bancária Pix - Excluir QR Code para o portador do título, sendo que esta deve ser enviada ao mesmo.
Estorno de Liquidação

Quando a liquidação parcial ou total não foi gerada pelo retorno da cobrança escritural e tiver uma ocorrência bancária Pix - Excluir QR Code, se este movimento de liquidação for estornado, a ocorrência bancária será eliminada, mas se a ocorrência já foi enviada então não é gerado nem eliminado nenhum registro de ocorrência bancária.

Em estorno de liquidações geradas pela atualização de retorno da cobrança escritural, é somente eliminado o movimento de ocorrência bancária de retorno com o tipo Pix  - Recebimento.


Conteúdos Relacionados:

EDI

Efetivação no EDI

Elemento no EDI

Exportação no EDI

Extração no EDI

Importação no EDI

Mapa no EDI

Mapeamento no EDI

Parceiro EDI

Processo no EDI

Segmento no EDI

Transação no EDI

Parceiro x Transação (EDU011AA)