Árvore de páginas

Perdas Dedutíveis - ACR356AA

Visão Geral do Programa

Nesse programa não é possível efetuar a baixa de títulos e sim indicá-los para baixa por Perdas Dedutíveis. A baixa por Perdas Dedutíveis deve ser efetuada no programa Liquidar Título. Ver detalhes no programa Liquidar Títulos por Perdas Dedutíveis (ACR726AA).

Indicar Títulos para Perdas Dedutíveis significa reconhecer que é pouco provável que este título ainda seja recebido.

Títulos indicados para Perda Dedutível podem ser desconsiderados no Relatório de Títulos em Aberto, apresentando desta forma, uma posição gerencial mais realista da carteira de títulos a receber.

A indicação de títulos para Perdas dedutíveis respeita as regras implementadas no programa Manutenção Parâmetros Perdas Dedutíveis e não efetua NENHUMA movimentação contábil nos títulos indicados.

Importante:

A única opção que permite a seleção de um título para indicação, sem analisar as regras, é assinalando o Acesso aos títulos “Cliente”.

Esta situação é utilizada quando o cliente sofreu falência, concordata ou fugiu, permitindo assinalar todos os títulos do cliente.       

  • Somente são considerados títulos que estejam implementados em Carteiras que permitem a Indicação de Perdas.
  • Somente podem ser indicados títulos do tipo Normal ou Cheque.
  • Uma Espécie de Título não pode estar vinculada a duas regras diferentes no mesmo período de validade. A única exceção é se o tipo de crédito das duas regras forem diferentes, onde uma é “Sem garantia” e a outra é “Com Garantia”.
  • O valor considerado para aplicar a regra será a soma de todas as parcelas da operação com o saldo aberto, se estiver parametrizado “Controla por Operação”, caso contrário será considerada a soma da parcela mais os valores das parcelas anteriores a ela, que estejam liquidadas por perda dedutível.

Exemplo:

Determinado cliente possui os seguintes títulos em aberto:

Número

Espécie

Valor Saldo

Dias / Atraso

8181/1

DP

70.000,00

402

8181/2

DP

12.700,00

378

8181/3

DP

40.500,00

352

8181/4

DP

3.200,00

313

8181/5

DP

4.800,00

71

 

A regra para indicação de Perdas Dedutíveis, implementadas para títulos de espécie DP, é a seguinte:

Dias Atraso

Saldo Vencido Inicial

Saldo Vencido

180

0,01

5.000,00

361

5.000,01

30.000,00

365

30.000,01

99.999.999,99

 

Quando executado o programa de indicação de perdas Dedutíveis, assinalando a opção conjunto e selecionando somente este cliente, não será apresentada nenhuma parcela, pois a última não está vencida a mais de 365 dias.

Quando aplicada a regra, são somados os valores dos títulos da operação, nesse caso, o valor considerado pela regra é $ 131.200,00, o qual exige que o título esteja atrasado 365 dias.

Importante:

Caso na regra para perdas dedutíveis esteja assinalado o campo Controlar Valor por Operação, essa somente poderá ser aplicada aos títulos de uma mesma operação, quando o título da última parcela estiver vencido. Nesse caso, os valores das parcelas são somados para que possa ser aplicado as regras, a qual irá considerar a data de vencimento da última parcela.

Para compor o valor do saldo da operação em aberto, serão considerados também os valores referentes a juros e multas, devidos em cada parcela da operação, calculados até a data de transação da Indicação/Liquidação por perda dedutível.

Exemplo:
Considerando os valores do exemplo anterior, a última parcela já está vencida a 71 dias; porém a soma das parcelas é superior ao saldo inicial que é de $ 30.000.01. Nesse caso, não é possível indicar os títulos como perdas dedutível, sendo necessário que a última esteja com um atraso de 365 dias.

Caso não esteja parametrizado para controlar por operação, e seja indicada a parcela 818/4, e se não tiver nenhuma parcela anterior desta operação liquidada por perda, então será considerado somente o valor desta parcela para aplicar a regra. E neste caso, será indicada porque irá considerar a faixa de 180 dias.

Caso tenham outras parcelas anteriores, liquidadas por perdas, os seus valores serão considerados na soma para aplicar a regra.

Indicação e Baixa de Títulos para Perdas Dedutíveis

Objetivo da tela:

Permitir indicar ou desfazer indicação de títulos para Perdas Dedutíveis, respeitando as regras implementadas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento, onde encontram-se os títulos a serem selecionados para indicação de Perdas Dedutíveis.

Data Transação

Inserir a data da Transação a ser utilizada para a indicação de Perdas Dedutíveis.

Acesso aos Títulos

Assinalar uma das opções apresentadas, determinando a forma de seleção dos títulos a serem indicados ou desfazer indicação para Perda Dedutível. São formas diferentes de selecionar os títulos para executar a tarefa necessária. As opções apresentadas são:

  • Conjunto – Quando assinalada, deve-se inserir informações nos campos do quadro conjunto, determinando faixas de dados a serem considerados para a seleção dos títulos. Somente são considerados os títulos com informações que estiverem dentro das faixas inseridas.
  • Cliente – Quando assinalada, deve-se inserir o código do cliente que será analisado. Nesta opção não são consideradas as informações das regras de Perdas Dedutíveis, podendo ser indicados todos os títulos do cliente.
  • Matriz – Opção idêntica a Cliente, sendo que podem ser indicados todos os títulos de clientes da mesma matriz.
  • Individual – Quando assinalada, determina a necessidade de indicar ou desfazer indicação somente de determinado título. Quando acionado o botão Imprime é apresentada tela, solicitando informação do título a ser indicado ou desfeita a indicação. Ver detalhes na descrição da tela Título Contas a Receber.

Opções

Assinalar uma das opções, determinando a tarefa a ser executada. As opções disponíveis são:

Indicação - Quando assinalada, determina que os títulos da seleção serão indicados para Perdas Dedutíveis.

Desfaz Indicação – Quando assinalada, determina que a indicação dos títulos da seleção deve ser desfeita.

Geração Automática

Quando assinalada, determina que todos os títulos da seleção recebem execução de ”Indicação” ou “Desfaz Indicação”, não sendo possível selecionar os títulos.

Data Vencimento – à

Inserir as datas inicial e final de vencimento, determinando uma faixa de datas. Somente são considerados títulos cuja data de vencimento esteja dentro da faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Cliente – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de clientes. Somente são considerados títulos de clientes que estejam na faixa inserida.

Portador – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de portadores. Somente são considerados títulos de portadores que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Carteira Bcia – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de carteiras bancárias. Somente são considerados títulos de carteiras que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso ao Títulos “Conjunto”.

Espécie – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de espécies. Somente são considerados títulos de espécies que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Série – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de séries. Somente são considerados títulos de séries que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Título – à

Inserir os números inicial e final, determinando uma faixa de títulos. Somente são considerados títulos de números que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Parcela – à

Inserir os números inicial e final, determinando uma faixa de parcelas. Somente são considerados títulos de parcelas que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Saldo – à

Inserir os valores inicial e final, determinando uma faixa de saldos. Somente são considerados títulos com saldos que estejam na faixa inserida. Este campo somente é habilitado, quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Conjunto”.

Destino

Assinalar uma das opções, determinando o destino de impressão/emissão do resultado gerado. Ver detalhes no conceito Opções de Destino.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução deste programa deve ser on-line ou batch. Ver detalhes no conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Quando assinalado, determina a emissão de página com informações dos Parâmetros utilizados neste relatório. Esta página é apresentada no fim do relatório.

Linhas

Exibe número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que este número pode ser aqui alterado.

Colunas

Exibe número de Colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que este número não pode ser alterado.

Título Contas a Receber

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a execução da tarefa ou apresentar tela para seleção dos títulos.

Quando o campo Geração Automática estiver assinalado, determinando a consideração de todos os títulos da seleção, estes títulos são indicados ou desfeitas as indicações automaticamente e apresentada listagem.

Caso o campo Geração Automática não estiver assinalado, é possível escolher os títulos na tela que apresenta os títulos da seleção.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Todos

Quando acionado, são escolhidos todos os títulos apresentados, considerando todos para a tarefa determinada.

Nenhum

Quando acionado, são desmarcados todos os títulos escolhidos desta seleção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Total Selecionado

Exibe o valor da somatória dos saldos dos títulos escolhidos.

 

Nesta tela deve-se selecionar os títulos que devem ser considerados para indicar ou desfazer indicação. Após acionar o botão OK, é confirmada a tarefa e apresentada listagem de movimentação dos títulos.

Nota:

Quando assinalada a opção de Acesso aos Títulos “Individual” e acionado o botão Imprime, é apresentada tela para inserir o título a ser considerado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento relacionado ao título que se deseja indicar ou desfazer indicação.

Espécie

Inserir o código da espécie de documento do título que se deseja indicar ou desfazer indicação.

Série

Inserir a série do título que se deseja indicar ou desfazer indicação.

Título

Inserir o número do título que se deseja indicar ou desfazer indicação.

Após inserir as informações e acionar o botão OK, o título inserido é indicado ou desfeita a indicação, dependendo da opção assinalada.

 

Conteúdos Relacionados:

Manutenção Parâmetros Perdas Dedutíveis (ACR013AA)

Liquidar Títulos por Perdas Dedutíveis (ACR726AA)