Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Cálculo de Nota Fiscal de Resumo do Embarque - FT4001

Visão Geral do Programa

Essa função visa realizar os cálculos necessários para posterior emissão de nota fiscal a partir de um resumo de embarque. Serão apresentados todos os resumos do embarque, independente de sua situação; entretanto, os resumos com situação de Alocado serão automaticamente selecionados para cálculo. Não será possível marcar ou desmarcar resumos com situação de Calculado ou Confirmado.

 

Importante:

Quando estiver ativa a função SPP-SGT todo faturamento deve ocorrer a partir do romaneio enviado pela Solução da Operacional Têxtil (SGT), para ser replicado no EMS. Para evitar que seja possível faturar pedidos, faturar no embarque ou efetuar o faturamento automático, ao executar o programa, apresenta mensagem informando que existe integração com o SGT e que o faturamento deve ser feito pelo romaneio.

A emissão de NF-e em contingência somente é possível quando os itens a seguir forem atendidos:

  • a série informada estiver entre 900 e 999 e se o parâmetro Emite NF-e estiver assinalado;

  • o estabelecimento estiver parametrizado para permitir a emissão de NF-e em contingência;

  • o usuário possuir permissão para emissão de NF-e em contingência.

 

Quando o sistema estiver parametrizado para efetuar controle de unidade de negocio, parâmetro de controle de unidade de negocio por estabelecimento/deposito e não houver alocação física, a unidade de negócio do item da nota fiscal é atualizada com a unidade de negocio dos depósitos utilizados na alocação.

Quando o primeiro depósito utilizado para alocar o item não possuir quantidade suficiente e houver saldo apenas em depósitos associados a unidades de negocio diferente do primeiro deposito alocado, é considerado que não há saldo disponível suficiente para atender o item, sendo necessário fazer a alocação manualmente.

No momento do cálculo da nota fiscal, quando o campo "Cidade CIF" estiver preenchido, somente são retiradas do valor da mercadoria as despesas de exportação que estão com o campo "Despesa Inclusa" assinalado.

 

Nota:

Quando o módulo está configurado para utilizar segurança por estabelecimento, um determinado usuário somente poderá visualizar ou cadastrar informações do estabelecimento se ele pertencer ao grupo de usuários que possuem acesso a esse estabelecimento, definido no relacionamento grupos de usuário x estabelecimento.

 

Observação:
Enquanto este programa estiver aberto na sessão do usuário, outros programas podem ser afetados com a segurança por estabelecimento.

Tela Cálculo de Embarques – Pasta Resumos

Objetivo da tela:

Permitir o cálculo de notas fiscais a partir de um resumo do embarque.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Cálculo do Embarque

Quando acionado, é confirmada a geração da nota fiscal com base nos dados inseridos no embarque selecionado. Após a geração, será apresentada uma tela com a informação do número, estabelecimento e série com os quais foi gerada a nota fiscal.

Importante:

Após calculado o embarque, o mesmo poderá ser visualizado nessa função, mas não será mais permitida a seleção do mesmo para cálculo, indicando que não existe nenhum resumo para ser calculado para o embarque.

Nota:

Na confirmação do cálculo do embarque da nota fiscal eletrônica (NF-e) serão geradas mensagens complementares na observação da nota fiscal permitindo dessa forma enviar a observação completa no XML que é encaminhado à SEFAZ, antes da impressão a ser realizada pela função FT0516 - Emissor DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). 

Simulação do Cálculo do Embarque

Quando acionado, é gerado um relatório simulando a geração da nota, porém o mesmo somente terá caráter provisório, antecipando como seria a geração da nota com base no embarque selecionado. 

Informações Adicionais da Nota Fiscal

Quando acionado, é apresentada a tela de Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035), permite que sejam inseridas informações necessárias para o preenchimento do arquivo SPED Fiscal. Ver maiores detalhes na função Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035)

Seleciona o Embarque para Cálculo

Quando acionado, são habilitados os campos para alteração dos dados do embarque e do resumo do embarque, para posterior cálculo e / ou simulação do embarque. 

Simular Cálculo do Frete

Quando acionado, é apresentada a tela (CDF003B). Nesta tela é possível consultar as simulações.

Importante:

Este botão é apresentado somente se o sistema possui integração com o produto SIGAGFE e no programa Parâmetros de Integração (CD0089), na aba Integrações, o campo  Simular Frete estiver assinalado. 

Altera

Quando acionado, sobre um dos resumos apresentados, será apresentada a tela Calculo de NF - Dados Gerais (FT4003B), na qual será possível modificar os dados do item do resumo. 

Marca

Quando acionado, sobre um dos resumos apresentados, indica que o mesmo estará selecionado (destacado) para efetuar o cálculo da nota com base no referido embarque. 

Desmarca

Quando acionado, sobre um dos resumos apresentados, indica que o mesmo será desmarcado. Sendo assim, não será calculada nota fiscal para o resumo desmarcado. 

Marca Todos

Quando acionado, todos os resumos listados serão selecionados (destacados) para efetuar o cálculo da nota com base no referido embarque. 

Desmarca Todos

Quando acionado, todos os resumos selecionados (destacado) serão desmarcados. Sendo assim, não será calculada nota fiscal para os resumos desmarcados. 

Embalagens

Quando acionado, é apresentada a tela Manutenção Embalagens (EQ0507), por intermédio da qual é possível incluir, modificar, eliminar, reorganizar e visualizar os detalhes da embalagem do resumo selecionado. 

Despesa Expor

Quando acionado, é apresentada a tela Despesas Exportação na Nota Fiscal (EX0340), na qual é possível visualizar e manutenir as informações referentes às despesas de exportação.

Nota:

Esse botão somente é habilitado quando o emitente for estrangeiro ou trading e o módulo de exportação estiver implantado.

Inf Adicionais

Quando acionado, é apresentada a tela de Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035), permite que sejam inseridas informações necessárias para o preenchimento do arquivo SPED Fiscal. Ver maiores detalhes na função Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035).

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Embarque

Exibe o número do embarque selecionado, definido por intermédio do programa Preparação do Faturamento (EQ0506)

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento responsável pelo embarque, definido por intermédio do programa Preparação do Faturamento (EQ0506)

Série

Inserir o código de série da nota fiscal do embarque.

Importante:

A série a ser inserida deve estar relacionada ao estabelecimento selecionado.  Esse relacionamento é realizado na função Manutenção Série x Estabelecimento (FT0114).

Por intermédio da série o sistema identifica a espécie do titulo a ser gerado no contas a receber, o controle do próximo faturamento, se a nota fiscal emitida é ou não NF-e, o formato do DANFE, a quantidade de dias em aberto considerando a data para o próximo faturamento, o número da fatura a ser gerada o número da nota fiscal a ser gerada. 

Data de Emissão

Exibe a data de emissão do embarque. 

Data Base Duplicatas

Exibe a data base para a emissão das duplicatas do embarque.

Data Primeira Vencto

Exibe a data do primeiro vencimento das duplicatas do embarque. 

Resumo

Exibe o código do resumo do embarque selecionado.  

Cliente

Exibe o nome do cliente do pedido, definido por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000). 

CPg

Exibe o código da condição de pagamento estabelecida para o pedido, definido por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000). 

Repres

Exibe o código do representante principal do pedido de venda vinculado ao embarque, definido por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000). 

M

Exibe o código da moeda na qual foram informados os preços dos pedidos de venda vinculados ao embarque selecionado, definido por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000). 

Sit

Exibe o código da situação do pedido.  As opções disponíveis são:

  • 01: Atendido Parcial;

  • 02: Atendido Total. 

Nat Oper

Exibe o código da natureza de operação para o pedido de venda vinculado ao embarque, definido por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000). 

Peso Brut

Exibe o valor do peso bruto total dos itens que compõe o embarque. 

Peso Liq

Exibe o valor do peso líquido total dos itens que compõe o embarque.

 

Tela Simular Cálculo do Frete

Objetivo da tela:

O sistema não irá exigir a obrigatoriedade de simulação de frete. Caso a simulação não tenha sido gravada para o resumo, este terá o tratamento padrão.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Seleciona o Embarque para o Cálculo

Quando acionado, exibe a lista de transportadoras para selecionar a transportadora e tabela de frete para a efetuar a simulação. 

Detalhe

Quando acionado, é apresentada uma tela com os componentes considerados na simulação do cálculo do frete.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tipo Veículo

Exibe o tipo de veículo utilizado no transporte. 

Tipo Operação

Exibe o código do tipo da operação relacionado ao resumo. 

Classif. Frete

Exibe o código de classificação de frete relacionado ao resumo. 

Agrupar Resumos

Quando assinalado, determina o agrupamento dos resumos do embarque em um mesmo cálculo de frete. 

Grp

Exibe o número do grupo, sendo que cada grupo irá gerar um cálculo. 

Resumo

Exibe o número do resumo do embarque. 

Cliente

Exibe a identificação do cliente relacionado ao resumo. 

Cidade

Exibe a cidade do cliente. 

Peso Bruto

Exibe o peso bruto da mercadoria. 

Valor Mercadoria

Exibe o valor da mercadoria. 

Percurso

Exibe a distância, em quilômetros do percurso. 

Nome Transportador

Exibe o nome do transportador responsável pela movimentação do romaneio de mercadoria. 

Tabela

Exibe a tabela de frete considerada na simulação do cálculo do frete. 

Rota

Exibe a rota considerada na simulação do cálculo do frete. 

Prazo

Exibe o prazo de entrega calculado em dias, contados a partir da realização da simulação até a data prevista de entrega.

Nota:

Os dados do prazo de entrega devem estar previamente cadastrado na tabela de frete.

Vl Frete Calc.

Exibe o valor do frete calculado na simulação. O cálculo do frete será efetuado considerando todos os dados parametrizados na tabela de frete. Os valores que compõem o cálculo são: frete unidade, frete valor, valor veículo, valor das taxas, valor do pedágio, valores mínimos e valor do imposto (quando o imposto estiver parametrizado para ser adicionado ao valor do frete).

V Frete Comb.

Exibe  o valor calculado pelo sistema.

Nota:

Esse valor pode ser alterado quando necessário.
Esse campo é habilitado para edição quando no programa Parâmetros de Integração (CD0089), o parâmetro "Permite alterar a simulação de Frete nas Notas Fiscais", estiver assinalado.

Quando o valor é alterado, é necessário informar um motivo para a alteração. Se não for informado um motivo, o sistema irá apresentar a mensagem "33549 -Frete combinado é diferente do frete calculado - O frete combinado informado é diferente do frete calculado pelo sistema, favor informar um motivo para a alteração".


Tipo Veículo

Exibe o tipo de veículo utilizado para o transporte.

Tipo Operação

Exibe o tipo de operação realizada pelo romaneio de cargas.

Classif. Frete

Exibe o código de classificação de frete, quando houver.

Obs

Inserir uma justificativa da alteração do valor do frete combinado.

Nota:

Esse campo é habilitado para edição quando no programa Parâmetros de Integração (CD0089), o parâmetro "Permite alterar a simulação de Frete nas Notas Fiscais", estiver assinalado.

 

Conteúdos Relacionados:

Importante:

Não é possível efetuar o faturamento de processos de exportação, quando as despesas do mesmo não tiverem sido rateadas para as entregas. Esse rateio pode ser efetuado por intermédio das funções:

Preparação do Faturamento (EQ0506).

Implantação de Pedido de Venda (PD4000).

Acompanhamento Processo Exportação (EX0200)

Relacionamento Processo Exportação (EX0190)

Arredondamento dos Valores dos Pedidos e das Notas Fiscais

Cálculo das Datas de Vencimentos das Duplicatas

Cálculos do Preço Unitário e Valor da Mercadoria dos Pedidos e das Notas Fiscais

Controle da Numeração das Duplicatas

Embarque

Entrega Futura

Geração de Embalagens

Itens do Pedido do Embarque

Nota Fiscal-Fatura

Pedido do Embarque

Resumos do Embarque

Parametrização para a Execução da Simulação de Fretes

Regras para determinar a Ocorrência da Simulação

Cálculos do ICMS

Definição do Código de Tributação para o Cálculo dos Impostos

Determinação da Alíquota de ICMS Substituto e Percentual de Substituição Tributária

Determinação das Alíquotas de ICMS nos Cálculos de Notas Fiscais

Duplicatas do ICMS Substituto

Fórmulas da Base de Cálculo do ICM