Árvore de páginas

Regras para Determinar a Ocorrência da Simulação

A simulação de fretes lhe permite ao usuário decidir no momento da escolha pela melhor transportadora, considerando o valor do frete e o prazo de pagamento do mesmo quando do cálculo da nota fiscal. Para realizar a simulação serão necessárias algumas parametrizações no sistema, as quais resultarão na orientação para a melhor opção de escolha.

Essa simulação deveria ser executada normalmente para todos os tipos de faturamento (manual, de pedidos ou de embarques), porém, em determinadas situações, como no caso do faturamento de balcão ou do cálculo de embarque gerando mais de uma nota fiscal, isto não é recomendável.

Em relação ao faturamento de balcão, consideravelmente utilizado quando da venda em varejo, o cliente mesmo transporta a mercadoria comprada. Sendo assim, não é necessário realizar a simulação de fretes para a melhor transportadora.

No caso específico do cálculo de embarques que geram mais de uma nota fiscal, as mesmas são geradas diretamente, sem nenhum tipo de consulta ou interação com o usuário, pois o cálculo e simulação de fretes devem ser realizados para cada uma das notas fiscais. Dessa forma, será parametrizada a apresentação da janela de simulação para que o usuário realize a escolha da transportadora. Se o usuário prefere que a janela em questão não seja apresentada, o sistema seleciona a melhor alternativa, considerando o prazo de entrega, valor do frete ou ambos.

O usuário terá a possibilidade de selecionar, manualmente, a transportadora encarregada do redespacho, ou deixar que o sistema realize essa seleção.