Árvore de páginas

Manutenção Série x Estabelecimento - FT0114

Visão Geral do Programa

Esse programa visa relacionar as séries de notas fiscais, utilizadas por cada estabelecimento da empresa, para controlar datas de faturamento e numeração de notas fiscais e faturas.

Consulta Série x Estabelecimento

Objetivo da tela:

Permitir relacionar as séries de notas fiscais com os respectivos estabelecimentos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, serão disponibilizados os campos para a inclusão de um novo relacionamento série x estabelecimento.

Parâmetros Série

Quando acionado, apresenta o programa Extensão Série por Estabelecimento (MEX0015E), para que sejam informados os dados específicos das séries para a localização México.

Para mais detalhes, consultar a documentação da tela MEX0015E em Extensão Série por Estabelecimento (MEX0015E)


Principais Campos e Parâmetros:



Campo:

Descrição:

Série

Selecionar o código ou o número de série da nota fiscal, na qual se deseja efetuar o relacionamento série x estabelecimento. 

Estabelecimento

Selecionar o código do estabelecimento que será relacionado à série de nota fiscal. 

Nota Fiscal Fatura

Quando assinalado, indica que a série de nota fiscal é uma nota fiscal fatura.

Nota:

Esse campo é apenas documentacional. 

Espécie

Inserir a sigla da espécie de título que será gerada para o módulo de Contas a Receber.

Nota:

O sistema permite inserir brancos no momento de cadastrar ou alterar o código de espécie do título. Esta informação não é obrigatória.

Durante o cálculo da nota fiscal, se o código da espécie do título do relacionamento Série X Estabelecimento estiver em branco, o sistema irá buscar a espécie dos parâmetros do módulo Contas a Receber. 



A Espécie ou Classe, será utilizada para indicar o tipo de nota que será emitida pela série.

Para a manutenção da série, além da classe, será utilizada a letra referente ao tipo de cliente que a série atenderá e o ponto de emissão.

Nota:

Não poderá existir mais de uma série/estabelecimento com a mesma letra, ponto de venda e tipo de documento (espécie).

Controla Próximo Faturamento

Quando assinalado, indica que a data do próximo faturamento da série de nota fiscal será controlada.

Série CFDI

Indica que a série em questão é utilizada para a emissão de Comprovantes Fiscais Digitais por Internet (CFDI), para o México. Para novas séries incluídas, este parâmetro virá automaticamente selecionado e não permitirá alterações. Para séries já existentes, não permitirá alterações mas permanecerá com o valor atual.

Emite Nota Fiscal Eletrônica

Quando assinalado, indica que as notas emitidas nesse estabelecimento e série são do tipo Nota Fiscal Eletrônica.

Nota:

As NF-e implicam em enviar os dados da nota fiscal para a SEFAZ por meio eletrônico, não sendo necessário a emissão de nota fiscal em papel, sendo somente necessário a impressão do DANFE para acobertar as mercadorias. Mais detalhes estão disponíveis na descrição do processo Nota Fiscal Eletrônica.
Esse campo é dessinalado automaticamente quando o campo Emite Manifesto Documentos Fiscais ou Emite Documento Eletrônico de Transporte for assinalado. 

Bloqueia Emissão NF-e com modelo diferente de 55

Quando assinalado, indica que impedirá a emissão de Nota Fiscal Eletrônica com modelo diferente de 55.

Nota:

Esse campo só é habilitado para marcar caso o parâmetro "Emite Nota Fiscal Eletrônica" esteja marcado.

Esse campo é dessinalado automaticamente quando o campo Emite Manifesto Documentos Fiscais ou Emite Documento Eletrônico de Transporte for assinalado. 

Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Quando assinalado, indica que as notas emitidas nesse estabelecimento e série são do tipo Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

Nota:

Este campo somente será visualizado, caso estiverem ativas as funções "INTEG-TSS" e "INTEG-NFSE".
Esse campo é dessinalado automaticamente, quando o campo Emite Manifesto Documentos Fiscais ou Emite Documento Eletrônico de Transporte for assinalado.

Emite Manifesto Documentos Fiscais

Quando assinalado, determina que o estabelecimento realiza manifestação dos documentos fiscais.

Nota:

Ao assinalar esse campo, os campos Emite Nota Fiscal Eletrônica, Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e Emite Documento Eletrônico de Transporte são dessinalados automaticamente. 

Emite Documento Eletrônico de Transporte

Quando assinalado, indica que esse estabelecimento e série emite documento eletrônico de transporte (DT-e)

Nota:

Ao assinalar esse campo, os campos Emite Nota Fiscal Eletrônica, Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e Emite Manifesto Documentos Fiscais são dessinalados automaticamente. 

Série NF-e Vinculada

Selecionar a série a ser direcionada, quando a natureza de operação e cliente estiverem parametrizados para emitir NF-e.

Nota:

A série a ser vinculada deve ser uma série cujo campo Emite Nota Fiscal Eletrônica esteja assinalado.

A informação desse campo somente é considerada quando a série não estiver parametrizada para emissão de NF-e.

Formato DANFE

Selecionar a opção que determina o formato do DANFE. As opções disponíveis são:

Utiliza Word Viewer para Impressão DANFE

Quando assinalado, permite a abertura de arquivos .doc e .docx, sem ter a necessidade de instalação do pacote Microsoft Office Word, e sim utilizar o WordViewer, por ser um software freeware.

Nota:

Somente os ambientes que NÃO possuírem nem o Microsoft Office nem o LibreOffice deverão marcar este parâmetro. Caso contrário, o próprio programa responsável pela impressão do DANFE (FT0518) será responsável por decidir a impressão.

Gerar DANFE em PDF

Quando assinalado, permite emitir a impressão do DANFE em PDF.

Número Dias em Aberto

Inserir o número de dias em aberto considerado para o controle do próximo faturamento.

Dt Último Fat

Inserir a data do último faturamento. Esta data é atualizada automaticamente pelo sistema a cada nota fiscal emitida.

Dt Próximo Fat

Exibe a data do próximo faturamento da série da nota fiscal. Esta data é controlada pelo sistema, caso optado pelo controle do próximo faturamento, e é definida a partir da data do último faturamento, acrescida do número de dias em aberto. Tem por objetivo limitar as datas disponíveis.

Exemplo:
Data Último Faturamento = 20/02/2001
Nr. Dias em Aberto = 2
Data Próximo Faturamento = 22/02/2001
Sempre que o número de dias em aberto for superior a zero, ao ser informada uma nova data de faturamento no cálculo de notas fiscais, que não exceda a data do próximo faturamento, o sistema automaticamente gera essa data, evitando que todos os dias, uma nova data tenha que ser disponibilizada por intermédio deste programa.

Nr Última Fatura


Inserir o número da última fatura gerada, com a série de nota fiscal fatura.

Nota:

Quando o sistema estiver parametrizado para a geração de faturas, o número da última fatura é controlado por intermédio do programa Manutenção de Parâmetros do Faturamento (FT0301), campo Nr Última Fatura.

Ult Nota Emitida

Inserir o número da última nota fiscal emitida pelo estabelecimento, mesmo que em outro sistema. A partir deste número, o sistema controlará automaticamente esta numeração a cada nota fiscal calculada.

Utiliza Série Nota Fiscal

Quando assinalado, indica que ao gerar o XML da NFS-e será gerado a mesma série utilizada no cálculo da nota fiscal nesse XML, caso contrário o sistema gera a série fixa “NF”.

Opção não será habilitada para o Modelo de Transmissão NFS-e Nacional.

Utiliza RPS Distinto

Quando assinalado, indica que será gerado o número do RPS diferente ao número da nota fiscal.

Nota:

Como padrão, ao calcular uma NFS-e, o número do RPS será o mesmo número da nota fiscal, porém ao selecionar esse novo parâmetro, passa a valer o número informado no campo Nr Último RPS.

Opção não será habilitada para o Modelo de Transmissão NFS-e Nacional.

Nr Último RPS

Inserir o número do RPS que será utilizado no cálculo da NFS-e.

Nota:

Esse campo sempre será alimentado automaticamente, após o cálculo de uma nota fiscal de serviços, porém esse número poderá ser diferente ao número da nota, caso seja necessário.

Opção não será habilitada para o Modelo de Transmissão NFS-e Nacional.

Letra

Indica o tipo de cliente que a série atenderá. São permitidos os valores: “A” – Clientes Inscritos, “B” – clientes não inscritos, “C” – Consumidor Final, “E” – Exportação, "R" Numeração de Remitos ou “X” – Não utiliza letra. 

Ponto de Venda

Ponto de venda de emissão da nota. É permitido conter até 4 dígitos numéricos.

Série EMS5

Informar a série que deverá estar criada como Talonário Fiscal com a Série com os mesmos: ponto de venda, estabelecimento e letra, que a série registrada no FT0114. Também deverão estar marcados os campos “Gera Comprovante Eletrônico” e “WebService AFIP”. (Ver detalhes Manutenção de Talonários Fiscais lar006aa)

Gera Comprovante Eletrônico

Quando selecionado o parâmetro “Gera Comprovante Eletrônico”, este ponto de venda estará habilitado para emitir comprovantes eletrônicos. Caso contrário, pode utilizar-se para inclusão das Faturas Eletrônicas geradas na página de AFIP.

WebService AFIP

Quando selecionados os parâmetros “WebService AFIP” e “Gera Comprovante Eletrônico”, indica que este ponto de venda estará habilitado para emitir comprovantes eletrônicos para seu posterior envio ao WebService da AFIP e solicitar o CAE.

CAEA

Quando selecionados os parâmetros “CAEA”, "WebService AFIP” e “Gera Comprovante Eletrônico”, indica que esse ponto de venda está habilitado para gerar comprovantes eletrônicos com Código de Autorização Eletrônica Antecipado.

WebService MTXCA

Quando marcado o parâmetro “WebService MTXCA”, automaticamente serão marcados os parâmetros “Gera Comprovante Eletrônico” e “WebService AFIP”.

WebService MiPyME

Quando marcado o parâmetro "WebService MiPyme", automaticamente serão marcados os parâmetros “Gera Comprovante Eletrônico” e “WebService AFIP”.

Quantidade itens a imprimir

Indica a quantidade de itens que serão listados por remito e/ou por fatura.

Formulário Pré-impresso

Indica que a fatura será impressa utilizando um formulário pré-impresso.

Prefixo

Informar o prefixo relacionado à numeração do documento.

Sem Prefixo

Quando marcado, indica que a numeração do documento gerada no XML para envio da fatura eletrônica será sem o prefixo. Quando desmarcado, indica que a numeração será composta do prefixo.

Exemplo:

Sem prefixo marcado: número fatura 000020

Sem prefixo desmarcado: número fatura AAAA000020

Tipo Documento

Indica o tipo de documento ao qual se refere esta série. 

Opções disponíveis:

  • Fatura de Venda Nacional
  • Fatura de Exportação
  • Fatura de Contingência
  • Nota de Crédito 
  • Nota de Débito
  • Pré-impressa.

par.jpg

Indica o tipo de documento ao qual se refere esta série. 

Opções disponíveis:

  • Fatura eletrônica
  • Fatura electrônica de exportação
  • Nota de crédito eletrônica
  • Nota de débito eletrônica
  • Nota de remissão eletrônica
  • Documento não eletrônico
Numeração Inicial

Informar a numeração inicial da série. 

Emite Comprovante Eletrônico

Quando assinalado, indica que a série emite comprovante eletrônico.



Conteúdos Relacionados:

Controle da Numeração das Duplicatas

Série de Nota Fiscal

DANFE

Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

Manutenção de Séries de Nota Fiscal (CD0905)

Manutenção de Espécie de Títulos (CD0906)


Documento Traduzido