Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Manutenção Cadastros Gerais Item - CD0204

Visão Geral do Programa

Possibilita a consulta e a atualização de itens.

Importante:

  • Sempre que a descrição do item for alterada, será gerado histórico para geração de alteração do item o no arquivo do SPED Fiscal.
  • Quando o item estiver cadastrado no programa Integração do Produto (WM0102), as atualizações realizadas por intermédio desta função serão replicadas automaticamente para o WMS.
  • Neste programa quando existir a integração com Sistema Hospitalar – HIS não será permitido:
    • Incluir itens com grupo de estoque parametrizado pelo HIS.
    • Eliminar itens com origem no HIS.
    • Alterar a descrição, grupo de estoque, unidade de medida e família de itens com origem no HIS.

Implantação Item

Objetivo da tela:

Permitir a consulta e a atualização de itens.

Importante:

Quando ocorre a eliminação do item, se ele já estiver cadastrado em outros módulos, sua eliminação não será permitida. Sendo necessário que sua situação seja alterada para que ele não seja mais utilizado.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Exportar

Quando acionado, apresenta a tela Exportação de Itens (CD0204K1).

Características do Item

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção de Características Técnicas do Item (CD0204B).

Importante:

É necessário cadastrar folha de especificação para poder acessar características do item.

Imagem do Item

Quando acionado, permite visualizar a imagem do item.

Nota:

Para que as imagens sejam abertas por meio do visualizador padrão Datasul, deve-se ativar a função "visualiz-pad-datasul" por meio da rotina CD7070 (Função Liberação Especial).

Para utilizar o visualizador de imagens padrão do Windows não é necessário cadastrar a função, ou caso a função esteja cadastrada, esta deve estar desativada.

Despacho a Plaza

Quando acionado, apresenta o programa Extensão Manutenção do Item (ARG0214E), para que sejam informados os dados específicos dos itens para a localização Argentina.

Para mais informações, acesse o documento: Extensão Manutenção do Item - ARG0214E.

Criar Workflow

Quando acionado, apresenta a tela CD0204WF, que permite realizar a implantação ou revisão de item via workflow, caso o Fluig esteja instalado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Inserir o código do item.

Descrição

Inserir a descrição do item. Essa descrição poderá ser considerada para o item no módulo Faturamento, conforme parametrização efetuada por intermédio do programa Itens para Faturamento (CD0903).

Implantação Item - Pasta Básico

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar as informações básicas sobre o item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Grupo Estoque

Inserir o código do grupo de estoque do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição Manutenção de Grupos de Estoque (CD0201).

Família

Inserir o código da família de material do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição Manutenção de Famílias de Materiais (CD0202).

Família Comercial

Inserir o código da família comercial do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição do campo Família Comercial, programa Manutenção de Famílias Comerciais (CD0206).

Unid Medid

Inserir a unidade de medida do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição do campo Unid Medid, programa Manutenção de Unidades de Medida (CD0203).

Estabelecimento Padrão

Inserir o código do estabelecimento do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição do campo Estab, programa Manutenção de Estabelecimentos (CD0403).

Situação

Selecionar a situação do item a ser implantado, que pode assumir quatro aspectos:

  • Ativo: Informa que o item não está obsoleto.
  • Obsoleto Ordens Automáticas: Informa que o item está parcialmente obsoleto (não são mais emitidas ordens automáticas de compra e de produção). Não é possível realizar o apontamento destas ordens.
  • Obsoleto Todas as Ordens: Informa que, além de parcialmente obsoleto, não é mais emitida nenhuma ordem, seja automática ou manual. Também não é permitida a geração do acabado, sendo assim, não é possível realizar o apontamento destas ordens.

    Nota:

    O sistema não traz o item obsoleto que está na estrutura na Engenharia, e também não bloqueia caso desejar incluir manualmente uma reserva de item obsoleto.
    Este é um procedimento correto do sistema, para permitir incluir o item somente como documentação. O sistema irá bloquear apenas no momento do reporte e da requisição.
  • Obsoleto Total: Informa que o item é totalmente obsoleto (não é mais permitida a emissão de qualquer tipo de requisição, nem a criação de ordens e movimentações no estoque).

Nota:

Ainda que declarado como obsoleto, total ou parcial, o item pode voltar à situação de ativo. Esta característica permite a execução do controle manual de determinado item, quando necessário. Ele pode, posteriormente, retornar ao controle automático. 

Pode-se evitar a utilização do item na produção, informando, nos parâmetros do item no módulo Planejamento, que ele é obsoleto. 

Necessitando-se reutilizar o item, deve-se modificá-lo para ativo, para que ele não sofra nenhum procedimento até a liberação.

Data Implantação

Inserir a data de implantação do item.

Data Liberação

Inserir a data de liberação do item.

Implantação Item - Pasta Complemento 

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares sobre o item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Folha Especificação

Inserir a folha de especificação do item. Ver detalhes no programa Manutenção de Folhas de Especificação (CD0213).

Lote Econômico

Inserir o lote econômico no cadastro do item, implementar a quantidade a ser produzida ou comprada, objetivando a sua viabilização econômica.

Nota:

Quando se trata de item fabricado, a quantidade do lote econômico correspondente deve ser informada. No caso dos itens comprados, o lote é calculado automaticamente pelo módulo Estoque.

Código Complementar

Inserir o código complementar do item.

Inf Complementar

Inserir a informação complementar do item.

Imagem

Inserir a imagem do item.

Classificação Item

Selecionar a classificação do item, quando este é aplicado a AGROINDÚSTRIA (integração com PIMS). As opções disponíveis são:

  • Genérico: Define que é um item não específico. Permite gravar as 16 posições do item;
  • Produto: Define que o item é produzido/fabricado. É validado que o código do item seja cadastrado com o formato numérico de 4 posições;
  • Insumo: Define que o item é de matéria-prima ou elemento essencial para a produção do item. É validado que o formato do código do item seja numérico de 8 posições.

Nota:

A mensagem XML não será enviada ao PIMS quando a classificação do item for “Genérico”.

Este campo somente é apresentado quando o parâmetro "Agroindústria" estiver habilitado no Cadastros Gerais de Parâmetros (CD0101)

Importante:

Para clientes que não utilizam a integração com Agroindústria, recomenda-se não alterar o valor padrão do campo (Genérico), para não restringir o formato do código do item.

Implantação Item - Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Inserir uma narrativa do item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Narrativa

Inserir a narrativa do item implementado. Essa narrativa poderá ser considerada para o item no módulo Faturamento, conforme parametrização efetuada por intermédio do programa Itens para Faturamento (CD0903).

Implantação Item - Pasta Com. Exterior

Objetivo da tela:

Permitir informar se o item terá uma licença de importação cadastrada no módulo Com.Exterior.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Necessita LI

Quando assinalado o item deverá ter uma licença de importação cadastrada no módulo Com.Exterior.

Implantação Item - Pasta Coletor Dados

Objetivo da tela:

Permitir que todos os itens sejam cadastrados, segundo os parâmetros definidos, realizando a configuração entre o DataCollection e TOTVS RFID.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Integra Item com módulo Data Collection?

Quando assinalado, os demais campos da tela são habilitados para que seja possível editá-los.

O campo é habilitado se o banco do DataCollection MGCLD e o parâmetro global <modulo-cl> estiverem selecionados.

Item Externo-1

Inserir o código do item no cliente. 

Item Externo-2

Inserir um dos seguintes dados: Código EAN do produto, Código da embalagem do item ou um outro dado importante para o item que não existe no cadastro de itens. 

Item Externo-3

Inserir um dos seguintes dados: Código EAN do produto, Código da embalagem do item ou um outro dado importante para o item que não existe no cadastro de itens. 

Item Externo-4

Inserir um dos seguintes dados: Código EAN do produto, Código da embalagem do item ou um outro dado importante para o item que não existe no cadastro de itens. 

Imprime Etiqueta

Quando assinalado, o programa imprime a etiqueta para o item.

Fator Quantidade/Etiqueta

Inserir a quantidade de itens que corresponde uma etiqueta de embalagem. Assim, a quantidade informada para um item, numa transação, será dividida por este valor para encontrar o número de etiquetas a serem impressas. Este fator representa o agrupamento de unidades individuais do item dentro de uma embalagem.

Exemplos:

1) Numa transação de entrada, no item “A” a quantidade é de 100 peças e precisa-se imprimir 50 etiquetas, pois em cada embalagem cabem 2 unidades do produto. Logo o fator quantidade/etiqueta é 2, pois 100/2 = 50;

2) Usando o exemplo 1, precisa-se imprimir 200 etiquetas, logo o fator quantidade/etiqueta passa a ser 0,5, pois 100/0,5 = 200;

3) O programa de fatoração tem a capacidade de alocar o resto da quantidade em outra etiqueta. Quantidade = 100, fator = 3, com esta configuração são geradas 33 etiquetas com 3 itens cada e mais uma etiqueta com apenas 1 de quantidade.

4) Para imprimir somente uma etiqueta, independentemente da quantidade de itens da transação de entrada, deve ser informado o valor 9999999999, nesse campo.

Fator Quantidade/Etiqueta Total

Inserir a quantidade de embalagens a que corresponde uma etiqueta de pallet. Assim, a quantidade de embalagens para um item, numa transação, será dividida por este valor, para encontrar o número de etiquetas a serem impressas. Este fator representa o agrupamento de embalagens do item, dentro de uma embalagem com maior capacidade de acondicionamento ou pallet. 

Selecionar Tipo Etiqueta

Quando assinalado, significa que o tipo de etiqueta a ser emitido está definido na extensão do item, família ou item x cliente. Caso contrário, vale a definição de tipo de etiqueta que se encontra na extensão da família do item. 

Tipo Etiqueta

Inserir o código da etiqueta, cadastrado no programa bc0103.w, a ser utilizado para a geração do movimento etiqueta do item. 

Tipo Etiqueta Total

Inserir o código da etiqueta, cadastrado no programa bc0103.w, a ser utilizado para a geração do movimento etiqueta para embalagem.

Integrado com TOTVS RFID

Quando assinalado, indica que além de cadastrar o item na extensão do item, este deve integrar com o TOTVS RFID.

Código de Integração RFID

Inserir o código de integração com TOTVS RFID. Apenas os itens que possuem o código de integração podem ser integrados com o TOTVS RFID.

Nota:

As informações de Código de Integração RFID necessitam ser informadas manualmente e individualmente por item.

Exportação de Itens - CD0204K1

Objetivo da tela:

Permitir exportar as informações dos itens selecionados.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Marca

Quando acionado, assinala no campo Mod um sinal que significa que as informações serão exportadas para o estabelecimento selecionado.

Inverte

Quando acionado, inverte a lista de selecionados para não assinalados.

Características Técnicas Item - CD0204B

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar as características técnicas do item.

Nota:

Para mais detalhes sobre o cadastramento das características técnicas do item, consultar Manutenção de Folhas de Especificação (CD0213).


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Atualizar

Quando acionado, podem ser exibidas as seguintes telas, dependendo do seu tipo de resultado:

Tipo Resultado:                                                                                      Tela:

Tabela          ----------------------------------- Resultado Tabelado Característica Item - CD0204G

Texto             ---------------------------------- Resultado Texto Características Item - CD0204C

Data              ---------------------------------- Resultado Data Características Item - CD0204E

Numérico     ---------------------------------- Resultado Numérico Característica Item - CD0204F

Observação ---------------------------------- Observação Características Item - CD0204D

Resultado Tabelado Característica Item - CD0204G

Objetivo da tela:

Permitir incluir o resultado tabelado da característica do item.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir Descrição

Inclui uma descrição no campo Resultado do programa Características Técnicas Item.

Excluir Descrição

Exclui uma descrição no campo Resultado do programa Características Técnicas Item.

Complemento

Exibe a tela Complemento Resultado Item obedecendo o Cadastro de Manutenção Tabela Resultados.

Complemento Tabelado Item

Objetivo da tela:

Permitir informar um complemento para o item em questão.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Complemento

Permite cadastrar complemento para descrição da característica do item.

Resultado Texto Características Item - CD0204C

Objetivo da tela:

Permitir inserir o resultado de texto para o item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Resultado Data

Incluir ou alienar o resultado da data. Apenas permitido data entre data mínima e máxima.

Resultado Numérico Característica Item - CD0204F

Objetivo da tela:

Permitir inserir o resultado numérico para o item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Resultado Numérico

Incluir ou alienar o resultado numérico. Apenas permitido valor entre valor mínimo e máximo.

Workflow Item - CD0204WF

Objetivo da tela:

Implantar ou revisar um item via workflow, caso o Fluig esteja instalado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tipo de solicitação

Selecionar o tipo de solicitação do item no workflow. As opções disponíveis são:

  • Inclusão;
  • Revisão.
Item

Inserir o item a ser criado no workflow. Este workflow cria a solicitação para a substituição de componentes em itens na engenharia de produto do ERP.

Descrição

Inserir a descrição do item a ser criado no workflow.

Esse campo é habilitado somente se o tipo de solicitação for de revisão.

DetalhamentoInserir o detalhamento da solicitação a ser criada/revisada.


Conteúdos Relacionados:

Item

Manutenção de Grupos de Estoque (CD0201)

Manutenção de Famílias de Materiais (CD0202)

Manutenção de Famílias Comerciais (CD0206)

Manutenção de Unidades de Medida (CD0203)

Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

Cálculo do Preço Médio (CE0401)

Manutenção Extensão Item (BC0106)