Árvore de páginas

Sistema Hospitalar - HIS

O Sistema HIS controla informações a respeito de médicos, pacientes, leitos e salas de operação de um hospital.

Este sistema, permite que cada médico possa atualizar o histórico de todas as suas atividades, assim como ao gerente do hospital e ao setor de atendimento ao público serem capazes de determinar que atividade um certo médico está desempenhando a cada momento e em que local do hospital essa atividade está sendo desempenhada.

O sistema permite ao setor de atendimento ao público ser capaz de registrar a entrada de novos pacientes no hospital, alocando-o em um leito então vago, assim como ao enfermeiro ser capaz de registrar cada movimento de pacientes entre leitos e salas de operação, tornando possível aos enfermeiros, médicos, setor de atendimento ao público e ao gerente do hospital determinar o local exato onde se encontra cada paciente a cada momento, até a sua saída do hospital, que deve ser registrada no Sistema HIS pelo setor de cobranças do hospital.

Desta forma, cada paciente tem um médico responsável, desde o momento de sua entrada no hospital até a sua saída.

Permite o controle de leitos e salas de operação, que só podem ser ocupados por um paciente por vez.

Pelo sistema HIS, o setor de atendimento ao público e também todo enfermeiro é capaz de verificar quais os leitos livres em um certo momento, assim como são capazes de identificar qual paciente encontra-se em cada leito a cada momento.

No sistema HIS, todo médico, todo enfermeiro e o gerente do hospital devem ser capazes de verificar quais as salas de operação livres em certo momento, assim como devem ser capazes de identificar qual paciente encontra-se em cada sala de operação a cada momento.

Através do Sistema HIS, o gerente do hospital deve ser capaz de verificar toda a lista de pacientes sendo atendidos por um certo médico, assim como deve ser capaz de identificar qual médico está atendendo determinado paciente.

 

Integração EMS x Sistema Hospitalar (HIS)

Tem como objetivo efetuar a integração do EMS com o sistema Hospitalar para que possa haver um sincronismo das informações e um controle integrado do estoque.

Na integração do EMS com o sistema Hospitalar, o ERP será responsável por efetuar as compras, fazer o recebimento das notas fiscais e atualizar o saldo estoque, enviando estes saldos ao sistema Hospitalar.

O sistema Hospitalar será responsável por efetuar a gestão das atividades Hospitalares e enviará ao ERP o consumo dos itens e materiais. Também haverá a sincronização de alguns cadastros conforme descrito abaixo nos tópicos abaixo.

  • Sincronização de Cadastros

A sincronização de cadastros serão feitas para Item, Unidade de Medida, Família de Material, Depósito e Natureza de Operação. Sendo que o cadastro de natureza de operação estará enviando informações para o Sistema Hospitalar e os demais cadastros irão receber informações deste sistema.

  • Movimentações

No EMS não será permitido movimentar itens com grupo de estoque Hospitalar, com exceção de movimentos de notas fiscais (entradas e saídas), despesas acessórias de notas fiscais, impostos, inventário, implantação de saldos, transferência entre depósitos (devido ao controle de qualidade), transação diversa (TD) de quantidade e valor, movimento de requisição (REQ) gerado por movimentação de nota fiscal no recebimento e acerto do preço médio (movimento gerado automaticamente durante o calculo do preço médio).

  • Código de Barras

O sistema HIS trabalha com o código de barras do fabricante e esse código é obtido através da nota fiscal. O fornecedor pode possuir um código de barras para o item e este código pode variar em função da quantidade de comprimidos da caixa, em outros casos o código de barras pode variar em função do lote. Será alterado o Cadastro do Relacionamento Item x Fornecedor (CC0105) para incluir a informação do código de barras padrão do fabricante para o item e se esta informação será obrigatória na nota fiscal de entrada. Essas informações poderão ser informadas apenas para os itens do grupo de estoque Hospitalar.