Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Contabilização por competência é a que apropria receitas e despesas no período de sua realização, ou seja, é a contabilização realizada no período em que o serviço foi realmente prestado, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas que, quando ocorre, é contabilizado pelo regime de caixa. Na contabilização por competência, haverá a contabilização do valor total previsto para o contrato do aluno e, ao longo da prestação dos serviços, mês a mês, haverá a respectiva apropriação mensal.

Exemplo:
No período letivo 2015, a instituição presta ao aluno o serviço MENSALIDADE.
Meses em que o serviço será prestado: 1 a 12 de 2015.
Alguns alunos irão pagar em 12 vezes, outros em 3 vezes, outros a vista...

Com o processo de contabilização por competência teremos a contabilização realizada no período em que o serviço for realmente prestado ao aluno conforme o seu contrato (de 1 a 12 de 2015 conforme o exemplo acima) e não de acordo com a forma de pagamento que cada aluno pode adotar. A soma das parcelas existentes no contrato do aluno, de acordo com a forma de pagamento adotada, irá fornecer o valor total do contrato a ser contabilizado pelo regime de competência.

No sistema, a contabilização por competência dos contratos dos alunos pode ser realizada através de dois modelos distintos. Em ambos, porém, sempre será incluído inicialmente um lançamento contábil referente à contabilização do valor total do contrato, como uma previsão total de recebimento, e depois, mês a mês, o lançamento referente à realização ou apropriação do serviço efetivamente prestado. A diferença básica entre os dois modelos de contabilização previstos no sistema é a forma como as alterações ocorridas no valor do contrato, sejam elas devido a aumento ou devido à redução nos valores dos serviços que o compõe, serão contabilizadas. Nos parâmetros do sistema, Ambiente | Parâmetros | TOTVS Educacional | Integração | Contabilidade, é que devemos indicar qual, entre os dois modelos, queremos que o sistema adote para a realização da contabilização por competência através das opções 'Utiliza contabilização por competência' e 'Registra separadamente contabilizações de cancelamento e aumento'.

Recomendamos que o modelo a ser adotado seja bem estudado e que, uma vez definido, não seja mais alterado. Para obter detalhes sobre os dois modelos previstos no sistema e seus exemplos, clique no link Modelos de Contabilização por competência.

Independente do modelo a ser adotado, para que o sistema faça a contabilização por competência é necessário primeiramente que alguns parâmetros e informações sejam devidamente preenchidos, lembrando que neste caso o sistema fará a integração direta com o TOTVS Gestão Contábil. Neste caso devemos verificar as parametrizações específicas relacionadas abaixo, tanto no TOTVS Educacional como no TOTVS Gestão Contábil. Para obter detalhes sobre as parametrizações e exemplos de utilizações, clique nos respectivos links abaixo.

1 - Parametrizações necessárias no TOTVS Gestão Contábil:
-  Contas contábeis e Contas gerenciais
-  Período Contábil
-   Período do Usuário para manutenção em lançamentos contábeis
-   Lotes


2 - Parametrizações necessárias no TOTVS Educacional:
 -  Serviços
-  Bolsas
-  Situação de Matrícula
-  Eventos Contábeis
-  Defaults contábeis
-  Parâmetros de Integração | Contabilidade

...

  Informações Complementares

...

Geração da contabilização por competência



 Veja Também



...

Modelos de Contabilização por competência
Competência contábil
Cálculo do valor do contrato X Contabilização 
Cálculo do valor de bolsas X Contabilização
Cancelamento do contrato X Contabilização
Alteração no Valor do Contrato X Contabilização