Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

1.1.    Empresa/Coligada


É o primeiro cadastro que deve ser realizado nesta integração. No RM esta entidade é um cadastros comum. Mas no Protheus a Empresa é definida no arquivo “Sigamat.emp” que fica no diretório “System” do ambiente do Protheus e não faz parte de uma tabela de banco de dados. Este é o arquivo que permite à empresa utilizar o sistema. Isto faz parte da implantação do Protheus padrão.

Não há de/para no lado Protheus no momento do cadastro da empresa.

RM

Este cadastro deverá ser feito manualmente. Neste caso, não será utilizada nenhuma mensagem para o sincronismo deste cadastro.

O De-Para RM sempre será do RM para ele mesmo, ou seja, o campo “Valor Chave Primária RM” receberá o CODCOLIGADA e o campo “Valor Chave Integração” receberá também o CODCOLIGADA. O cadastro é realizando em “RM.exe -> Segmento Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> De-Para”.



Deck of Cards
idconfiguração

Caso o usuário tente cadastrar uma nova moeda com o mesmo símbolo para a empresa que já tenha este símbolo integrado o RM retornará uma mensagem de erro. Exemplo:

Neste caso será retornado uma mensagem de erro pois a empresa 01 já possui a moeda 01 com o símbolo € cadastrado. Este tratamento será feito no RM via eventos.

Se alterado no PROTHEUS dados de uma moeda, cuja exista mais de um de-para no RM, as demais moedas do RM sofrerão a alteração, porém no PROTHEUS as demais moedas nada sofrerão. Exemplo:

Para a alteração acima serão alterados o cadastro da moeda 01 da empresa 02 do Protheus e na moeda € do RM porém, as moedas 01 da empresa 01 e 03 do Protheus não serão alteradas.

Ao gravar a moeda é necessário informar o tipo (TIPO) da moeda, porém este não é informado na mensagem, o mesmo será preenchidos (via Eventos) com valor do parâmetro “TIPOMOEDA” já definido na integração.

 

Protheus

SIGACTB ->Atualizações -> Cadastros -> Moedas Contabeis

O cadastro de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.

 

6.Cotação de Moeda

As cotações de moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CurrencyQuotation.

 

RM

O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma cotação com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de cotação.

É necessário informar o código da moeda de referência para a cotação (Ex.: Cotação do Dolar referente a moeda Real). Já no Protheus a moeda de referência é a moeda configurada para localização (Ex.: Real). Para tratar esta particularidade do RM, existirá um parâmetro que terá um valor configurado pelo implantador da integração para a moeda de referência, por padrão terá o valor vazio, sendo necessário informar uma moeda que já tenha sido cadastrada no Protheus:

Acesse RM.exe | Integração | Aba Integração | Mensagem Única | Integrações, selecione a integração com Identificador = 1002 e clique em Anexo | Parâmetros da Integração.

Card
labelCadastros

1.

Local de Estoque

Os Locais de Estoque devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Warehouse.

RM

Ao cadastrar uma filial, sempre será cadastrado um Local de Etoque Padrão com código igual a “9999999” caso o mesmo não exista.

Protheus

SIGACOM ->Atualizações -> Cadastros -> Locais de Estoque

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus o mesmo irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

 

 

2. Unidade de Medida

As Unidades de Medida devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única UnitOfMeasure.

RM

No Protheus as unidades de medida é um cadastro por empresa e no RM o cadastro de unidade de medida é um cadastro compartilhado, para solucionar esse caso as unidades de medida com mesmo símbolo no Protheus irão apontar para uma mesma unidade de medida do RM.

No RM deve ser informada uma Unidade Base, porém não temos esta informação no Protheus, desta forma, este campo será preenchido com o valor do campo “Code” da Mensagem Unica.

O campo “FATORCONVERSAO” receberá sempre o valor 1, pois a Unidade Base será sempre o mesmo código da Unidade Principal.

Protheus

SIGAQIE->Atualizações -> Cadastros -> Unidades Medida

 

O cadastro de Unidade de Medida é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa e Unidade de Negócio por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.

 

3.Centro de Custo

Os Centros de Custos devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CostCenter.

RM

As configurações iniciais da integração irão apagar a máscara do código, caso a mesma já esteja definida no RM.  Dessa forma será possivel cadastrar o código do RM pelo mesmo código cadastrado no Protheus, podendo este conter números, letras ou caracteres especiais.

Protheus

SIGACTB ->Atualizações -> Entidades -> Custos

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

 

4.Produto

Os Produtos e Serviços devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Item.

RM

As configurações inicias da integração irá alterar a máscara do Código do Produto para “QQQQQQQQQQQQQQQ” que permite 15 caracteres de qualquer tipo. Também será alterado o parâmetro de Opções para a Máscara do Produto para “Não controla níveis de máscara”.

O processo de exportação de produto para suprimento/faturamento não é contemplado nesta integração, pois conforme descrito, todos os cadastros devem ser bloqueados no RM, permitindo o cadastro somente no Protheus. não existindo a necessidade de enviar produto do RM ao Protheus.

A primeira unidade de medida do Protheus será gravada em todas unidades de medida (Controle, Compra e Venda) do Produto no RM.

A primeira e segunda unidades de medida, serão salvas em uma outra tabela HCUNDCONV (tabela utilizada somente quando houver integrações com mensagem única)  que será utilizada para conversão de unidade de medida por produto. Para gravar a informação nesta tabela é necessário o cadastro no PROTHEUS da segunda unidade de medida e do fator de conversão. Somente com estas duas informações é que será gerado um registro na tabela HCUNDCONV.

Produto Global: Ao receber a mensagem única como produto global, o RM irá verificar via Eventos se nos parâmetros de produto está configurado para utilizar Produto Global, se estiver, será ignorado o código da coligada (CompanyId) enviado pelo Protheus e será gravado com o código 0 (zero).

As configurações/parametrizações de Produto Global no Protheus e no RM ficarão a cargo do implantador.

Conforme citado no parágrafo anterios ao definir que no RM será utilizado Produto Global, ficará a cargo também do implantador definir a nova máscara do produto.

Informações de valores do produto e unidade de medida serão gravados na TPRODUTODEF para cada coligada existente, mesmo o produto sendo global (coligada igual a 0). Caso uma coligada seja criada após o produto ter sido criado, a tabela de informação complementar do produto (TPRODUTODEF) não terá a infromação desta nova coligada. Será necessário alterar o produto para que esta informação seja incluída.

 

Links relacionados a Utilização de Produto Global

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=42043475

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/EST/EST.ProdutoGlobal.aspx

 

Protheus

SIGAEST ->Atualizações -> Cadastros -> Produto

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

Caso seja utilizado produto global no RM o cadastro deve ser compartilhado no Protheus a nível de Empresa ou Unidade de Negócio.

 

5.Moeda

As moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Currency.

RM

O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma moeda com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de moeda. Exemplo:

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

01

01

Moeda 01

 2

02

01

Moeda 02

 2

03

01

Moeda 03

 2

O de/para no RM ficará:

Tabela

Chave RM

Valor Chave RM

Sistema Integrado

 Chave Integração

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 01| |01

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 02| |01

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 03| |01

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

01

02

Moeda 02

 2

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

02

01

Moeda 01 alterada

 4

Nome do Parâmetro

Tipo

Valor Padrão

MOEDAPADRAO

String

<Valor chave RM (SIMBOLO)>

Este parâmetro deverá ser configurado pelo implantador. Após cadastrar um Produto no Protheus, será necessário verificar na tabela de De-Para (Integração | Mensagem Única De-Para) do RM qual a Chave (campo: Valor Chave Primária RM) que foi gerada deste Produto e atualizar o Valor do Parâmetro acima.

O campo <SIMBOLOREF> será preenchido com o valor do parâmetro “MOEDAPADRAO”.

O ano e mês da mensagem única são fixos, já o dia é preenchido dentro de uma lista de cotações, desta forma, será feito um loop para ler todos os campos da tag <ListOfQuotation> e para cada registro montar a data (Dias + Mês + Ano).

Protheus:

O cadastro de cotação do Protheus permite a alteração da cotação de várias moedas para uma mesma data. Neste caso será enviado uma mensagem para cada moeda alterada.

Protheus

SIGACTB -> Atualizações -> Cadastros -> Cambio

 

No Protheus a cotação da moeda 01 é sempre 1,0000. Isto ocorre em função do sistema considerar a moeda 01 como a moeda oficial da localização instalada, ou seja, na localização Brasil a moeda 01 é sempre o Real e na localização México a moeda 01 é sempre o Peso Mexicano.

O cadastro de Cotação de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.

O cadastro de cotação que aparece na tela inicial do sistema para o primeiro usuário que acessá-lo no dia não enviará a mensagem para o RM. Somente através do cadastro disponível no SIGACTB.

Apesar da cotação da tela inicial não chamar a integração ela irá atualizar a cotação disponível desde que os parâmetros de moeda estejam configurados corretamente.

Exemplo:

Moeda

MV_MOEDAX

MV_SIMBX

1

REAL

R$

2

US DOLAR

US$

3

EURO

4

LIBRA

£

5

IENE

¥

6

PESO ARG

$(ARG)

CTO_MOEDA

CTO_DESC

CTO_SIMB

01

REAL

R$

02

US DOLAR

US$

03

EURO

04

LIBRA

£

05

IENE

¥

06

PESO ARG

$(ARG)

De-para RM (Empresa)

Tabela RM

GCOLIGADA

Chave Primária RM

CODCOLIGADA

Valor Chave Primária RM

<Valor CODCOLIGADA>

Sistema Integrado

PROTHEUS

Valor Chave Integração

<valor CODCOLIGADA>




Serão definidas algumas configurações via trigger (TG_PARAMETROSCOLIGADA) para a coligada cadastrada no RM,  sendo elas:




Geral

Valor Default

Máscara do Cliente/Fornecedor

Em Branco

Máscara do Centro de Custos

Em Branco

Número Maxímo de Codição de Pagamento

5

Produto Global

0 (não utiliza)

Máscara do Produto

‘QQQQQQQQQQQQQQQ’

Máscara da Hierarquia do Produto

0 (não controla)

Não altera código do Produto

1 (não altera)

Cadastra Nível de Estoque de Produto

0 (não cadastra)

Máscara do Local de Estoque

'QQQQQQQ'

Número de Decimais para Custos

2

Nome do Preço 1

Preço 1

Moeda Preço 1

R$

Usa Preço 1 de Produtos

1 (usa)

Nome do Preço 2

Preço 2

Moeda Preço 2

R$

Tipo de Documento Padrão

Valor

Código

PR

Consistências do cli/for no lançamento

0 (não)

Descrição

Provisão

Classif.do Tipo de Documento

4 (Previsão)

Gera Número do Documento

2 (Copiar Referência)

Não Contabilizar Baixa Zerada

0 (não)

Pagar ou Receber

3 (A pagar e a Receber)

Último Número

'00000000'

Fiscal

Valor Default

Usa Preço 2 de Produtos

1 (usa)

Deseja Calcular Valores Lf Automatico

0 (não)

Indica se Consiste Data E/S do Lancto

0 (não)

Consiste Valor Contábil de Ipi no Lf

0 (não)

Controla Lancto Parcelado

0 (não)

Edita Campos Fechamento Icms / Ipi

0 (não)

Edita Data da Contabilização

0 (não)

Edita Itens do Lancamento

0 (não)

Edita Valores de Mercadoria no Lancto

0 (não)

Indica se Edita Produto no Lancto

0 (não)

Edita Tipo de Natureza

0 (não)

Inicializa Observacao do Lancto

0 (não)

Permite Incluir Lf com Vlr Mercad. Nulo

0 (não)

Edita Janela de Mercadorias Automatico

0 (não)

Indica se Deve-Se Limpar a Tela do Lf

0 (não)

Natureza Global

1 (sim)

Indica se Agrupa Lf Parc. com Doc.Final

0 (não)

Indica Cli./Forn. Sera Editado Lf Saída

0 (não)

Usa Campo Opcional da Natureza

0 (não)

Edita Campos Opcionais do Lancto

0 (não)

Utiliza Credito Presumido

0 (não)

Indica se Utiliza Lotes

0 (não)

Indica se Utiliza Rotina de Recalculo

0 (não)

Utiliza Aliquota do Estado

0 (não)

Série Padrão

Valor

Série

PHT

Descrição da utilização da série

Série Padrão

Número Geral

1

Exercício da Natureza de Operação

Valor

Descrição

Exercício Fiscal Padrão

Máscara Natureza

'#.###.##'

Fórmula p/ Valor Bruto

Valor

Código da Fórmula

'000001'

Código do Tipo da Fórmula

1

Texto da Fórmula

KQT*KPU

Título da Fórmula

Valor Bruto

Letra da Aplicacao

T

Fórmula p/ Valor Liquido / Subtotal

Valor

Código da Fórmula

'000002'

Código do Tipo da Fórmula

1

Texto da Fórmula

MVB

Título da Fórmula

Valor do Documento

Letra da Aplicacao

T






2.Filial


Este cadastro deverá ser feito manualmente no Protheus e no RM e depois configurar o “de/para” de integração correspondente (RM e Protheus possuem interfaces específicas para este fim). Neste caso, não será utilizada nenhuma mensagem para o sincronismo deste cadastro.


RM

Após o cadastro das filiais é necessário realizar o relacionamento entre as filiais do RM com as filiais do PROTHEUS. O relacionamento é realizando em “RM.exe -> Segmento Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> De-Para”.




De-para RM (Filial)

Tabela RM

GFILIAL

Chave Primária RM

CODCOLIGADA|CODFILIAL

Valor Chave Primária RM

<Valor CODCOLIGADA|CODFILIAL do RM>

Sistema Integrado

PROTHEUS

Valor Chave Integração

<Valor EMPRESA|FILIAL DO Protheus>




É necessário criar todos os tipos de movimentos (listados abaixo) utilizados nos parâmetros do projeto, ao criar uma nova filial. Estes tipos de movimentos serão criados automaticamente via trigger (TG_PARAMETROSFILIAL), após o registro ser criado com sucesso pelo RM.



Movimento

Descrição

Série

Descrição

1.1.01

SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM  - MOVIMENTO PADRÃO       

P01

SÉRIE SOLICITAÇÃO ARMAZÉM

1.1.02

SOLICITAÇÃO DE COMPRA HISTÓRICO - MOVIMENTO PADRÃO

P02

SÉRIE SOLICITAÇÃO COMPRA HISTÓRICO

1.1.03

SOLICITAÇÃO DE COMPRA  - MOVIMENTO PADRÃO        

P03

SÉRIE SOLICITAÇÃO COMPRA

1.1.04

PEDIDO DE COMPRA - MOVIMENTO PADRÃO              

P04

SÉRIE PEDIDO COMPRA

1.1.05

PROVISAO DE PAGAMENTO - MOVIMENTO PADRÃO         

P05

SÉRIE PROVISAO PAGAMENTO

1.2.02

TITULO A PAGAR - MOVIMENTO PADRÃO                

P06

SÉRIE TITULO A PAGAR

1.2.04

NOTA FISCAL - MOVIMENTO PADRÃO                   

P07

SÉRIE NOTA FISCAL

2.1.01

PEDIDO DE VENDA - MOVIMENTO PADRÃO               

P08

SÉRIE PEDIDO VENDA

2.1.02

PROVISAO DE RECEBIMENTO - MOVIMENTO PADRÃO       

P09

SÉRIE PROVISAO RECEBIMENTO

2.2.01

BAIXA DE ESTOQUE - MOVIMENTO PADRÃO              

P10

SÉRIE BAIXA ESTOQUE

2.2.03

TITULO A RECEBER - MOVIMENTO PADRÃO              

P11

SÉRIE TITULO A RECEBER

2.2.04

NOTA FISCAL - VENDA

P13

SÉRIE NOTA FISCAL

4.1.04

ATUALIZACAO DE CUSTO - MOVIMENTO PADRÃO          

P12

SÉRIE ATUALIZACAO CUSTO


Protheus

A partir da versão 11, um novo conceito de empresa e filial foi criado no Protheus. Quando utilizamos a Gestão de empresa, passamos a ter quatro niveis, Grupo de Empresa, Empresa, Unidade negocio e Filial.

Grupo de Empresas: Conjunto de Empresas que estão ligadas entre si por razões diversas e que compartilham as mesmas definições do modelo de dados.

Empresas: Conjunto de Filiais ou Unidades de Negócios que estão dentro da mesma dependência jurídica ou fiscal.

Unidades de Negócio: Conjunto de filiais que estão dentro da mesma atividade econômica.

Se o cliente tiver a instalação Protheus padrão com empresa e filial ele pode utilizar o cadastro de Grupo de Empresas ou de Empresas para armazenar a empresa dependendo da parametrização. Caso o cliente utilize Gestão de Empresa o cadastro de empresa será feito pelo formulário Grupo de Empresas e a Filial em ambos os casos fica no cadastro de Filial.

No caso da instalação padrão utilizando empresa e filial o código da filial terá dois dígitos e caso seja utilizado a Gestão de Empresas a filial pode ter até 12 (doze) dígitos.


No Protheus o de/para necessita que esteja definida a empresa e a filial para que o mesmo possa ser inserido.



De-Para Protheus (Empresa)/(FILIAL)

Referência

RM

Company

<Valor da Coligada RM>

Branch

<Valor da Filial RM>

Emp. Protheus

<Empresa do Protheus>

Fil.Protheus

<Filial do Protheus>



3. Local de Estoque

Os Locais de Estoque devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Warehouse.


RM

Ao cadastrar uma filial, sempre será cadastrado um Local de Etoque Padrão com código igual a “9999999” caso o mesmo não exista.


Protheus

SIGACOM ->Atualizações -> Cadastros -> Locais de Estoque

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus o mesmo

 

7.Cliente

Os clientes devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendor.

RM

As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.

Protheus

SIGAFAT -> Atualizações -> Cadastros -> Cliente

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

 

 

8

4.

Fornecedor

Unidade de Medida

As Unidades de Medida Os fornecedores devem ser cadastrados cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendorUnitOfMeasure.


RM

As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.

Protheus

SIGAFIN -> Atualizações -> Cadastros -> Fornecedor

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

 

9.Condição de Pagamento

No Protheus as unidades de medida é um cadastro por empresa e no RM o cadastro de unidade de medida é um cadastro compartilhado, para solucionar esse caso as unidades de medida com mesmo símbolo no Protheus irão apontar para uma mesma unidade de medida do RM.

No RM deve ser informada uma Unidade Base, porém não temos esta informação no Protheus, desta forma, este campo será preenchido com o valor do campo “Code” da Mensagem Unica.

O campo “FATORCONVERSAO” receberá sempre o valor 1, pois a Unidade Base será sempre o mesmo código da Unidade Principal.


Protheus

SIGAQIE->Atualizações -> Cadastros -> Unidades Medida

 

O cadastro de Unidade de Medida é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa e Unidade de Negócio por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.


 

5.Centro de Custo

Os Centros de Custos devem ser cadastrados As codices de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única PaymentConditionCostCenter.

 

RM

Os Dias de vencimento na semana (TCPG. DIASVENCSEMANA) grava para cada dia um valor definido que são: (domingo: 64; segunda-feira: 1; terça-feira: 2; quarta-feira: 4; quinta-feira: 8; sexta-feira: 16; sábado: 32). O RM permite marcar mais de um dia da semana, como por exemplo: segunda-feira e quarta-feira. Nesta integração será permitido selecionar somente uma opção. Abaixo a tabela De-Para referente ao campo WeekDayFixed.

WeekDayFixed

Mensagem Padrão

RM

Domingo

1

64

Segunda-feira

2

1

Terça-feira

3

2

Quarta-feira

4

4

Quinta-feira

5

8

sexta-feira

6

16

Sábado

7

32

Abaixo a tabela De-Para referente ao campo DayCondition.

DayCondition

Mensagem Padrão

RM

Data do Dia

1

0

Fora o Dia

2

-

Fora Semana

3

1

Fora Quinzena

4

3

Fora Mês

5

2

Fora Dezena

6

4

Fora Ano

-

5

Protheus

SIGACOM -> Atualizações -> Cadastros -> Cond. de Pagamento

 

Por padrão este cadastro é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial e o mesmo deve ser alterado para funcionar de forma compartilhada entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial.

O Protheus não possui suporte ao campo DayCondition.

No Protheus a Condição de pagamento pode ser dos tipos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C e D. Para os tipos 1, 2, 4, 5, 6 e 8 será enviada toda a regra para o RM. Para os demais casos será enviado o código e a descrição.

Segue as regras para os tipos no Protheus:

 

Tipo 1

Estrutura

Definir qualquer código para representar a condição. O campo "Cond. Pagto." indica o deslocamento em dias a partir da data base. Os valores devem ser separados por vírgula.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 1
Condição - 00,30,60

Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:

1ª parcela à vista
2ª parcela 30 dias
3ª parcela 60 dias

Tipo 2

Estrutura

O campo "Código" do cadastro Condição de Pagamento, representa os vencimentos, de acordo com a fórmula:

O campo "Cond. Pagto." deve determinar o multiplicador.

 Exemplo:

Código – 341
Tipo – 2
Condição - 7 (Multiplicador

Tipo 3

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, a carência e as datas padronizadas para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 3
Condição - 3,42,7,14,21

O programa calcula, após a data de emissão, as datas de vencimento, ajustando-as de acordo com as datas padrão fornecidas, sempre para a próxima.

Tipo 4

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, o intervalo de dias e o dia da semana para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.

Em que D pode assumir:

1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado

 Exemplo:

Código – 001
Tipo – 4
Condição - 4,30,3

Esta condição indica que o título terá quatro parcelas com vencimento a cada trinta dias, toda terça-feira.

Tipo 5

Estrutura

O  campo "Cond. Pagto" representa a carência, a quantidade de duplicatas e os vencimentos, nesta ordem, representado por valores numéricos.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 5
Condição - 10,12,30

Assim, a condição “10,12,30” representa:

Tipo 6

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" assume dias da semana padronizados para o vencimento, considerando o intervalo de dias entre cada parcela.

Em que D pode assumir:

1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado 

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 6
Condição - 6,15,4,30

Assim, a condição “6,15,4,30” representa:

 

Tipo 7

Estrutura

Permite a definição de datas fixas de vencimento no período de um ano. O valor de cada parcela será calculado dividindo-se o Valor Total da Nota pelo Número de Parcelas.

Esta condição trata as parcelas da seguinte maneira:

São definidos 13 valores numéricos com dois dígitos, separados por vírgula;
O primeiro valor numérico indica o número de parcelas;
Os demais devem ser utilizados para informar os dias de vencimento das parcelas de janeiro a dezembro seqüencialmente;
O vencimento da primeira parcela será a data imediatamente posterior à data base.

Quando o dia informado for superior ao último dia do mês, o último dia do mesmo será assumido.

Exemplo:

Data Base 25/03/2002
Código – 001
Tipo – 7
Condição - 03, 05, 10, 15, 20, 25, 30, 05, 10, 15, 20, 25, 30

Assim, temos: 3 parcelas com vencimento nos dias 20/Abril, 25/Maio e 30/Junho.

Tipo 8

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" representa os dias de deslocamento e os percentuais de cada parcela na seguinte forma: [nn, nn, nn], [xx, xx, xx], em que:

[nn, nn, nn] são os deslocamentos em dias a partir da data base.
[xx, xx, xx] são os percentuais de cada parcela

Os valores deverão ser separados por vírgula.

A soma dos totais dos percentuais deve ser de 100%.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 8
Condição - [30,60,90],[25,35,40]

Num total de 1.000 reais serão geradas as seguintes parcelas.

para 30 dias, 25% do total R$ 250,00
para 60 dias, 35% do total R$ 350,00
para 90 dias, 40% do total R$ 400,00

1.1.12.  Projeto

Os Projetos devem ser cadastradas somente no TOTVS Obras e Projetos e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Project.

Ao excluir um projeto, o mesmo será verificado se existem tarefas, caso não exista, o comportamento será normal, caso contrário, cada produto (RM e Protheus) ficará responsável por excluir os seus registros relacionados (Tarefas e Contratos) da base de dados e do De-Para.

Ao alterar o código do projeto no TOTVS Obras e Projetos o mesmo enviará uma mensagem Project (Capítulo 7.9) com a alteração do código para o Protheus. O Protheus realizará a troca de código do projeto via rotina automática alterando o código em todas as tabelas que utilizem o código do projeto.

Em função do código do projeto ser chave em várias tabelas e fazer parte da chave única, o Protheus também irá alterar esta chave na tabela de de/para para todas os EDTs e tarefas pertencentes ao projeto alterado. Ao final do processo será gerada uma nova thread que irá enviar a mensagem de InternalID (Capítulo 7.22) com todas as chaves únicas alteradas para que as mesmas também sejam alteradas no de/para do TOTVS Obras e Projetos.

A entidades que têm a chave única alterada no Protheus e que serão sincronizadas com o RM são: Projeto (entidade Project, tabela AF8) via ResponseMessage da mensagem de troca de código enviada pelo RM, obra (entidade SubProject, tabela AFC), etapa (entidade StepProject, tabela AFC) e tarefa (entidade TaskProject, tabela AF9) via mensagem InternalID.

Ao realizar revisões simples o IDPRJ é mantido para evitar a necessidade de atualização de relacionamento pelo De/Para, mas na utilização de Revisões Multiplas o IDPRJ é alterado, com isto a integração realizara o envio de mensagem de InternalID para o Protheus para que o mesmo atualize o De/Para de projeto, também sera enviado mensagens de InternalID para alteração do De/Para das tarefas do Projeto.

Ao realizar uma revisão de venda o código de projeto recebe o sufixo “_V” e é dispara a mensagem de integração de um novo projeto com todas as tarefas, de forma que o Protheus terá dois projetos o principal e o de venda, sendo sempre atualizado o De/Para com o ultimo IDPRJ das revisões verticais. As revisões horizontais não serão sincronizadas e as apropriações são registradas na ultima revisão vertical do projeto.

Obs.: É necessário alterar o grupo de campo 097-Projeto do Protheus para o tamanho 24 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo código de Projeto do TOTVS Obras e Projetos.

RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Projeto -> Selecionar Projeto

Serão sincronizados apenas os projetos que estiverem com os Status definidos como “True” nos Parâmetros da Integração. Esta validação será feita via eventos no RM.

Este mesmo tratamento será feito para o cadastro de Obra, Etapa e Tarefa.

Acesse “RM.exe -> Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> Integrações”, selecione a integração com Identificador = 1002 e entre em “Anexo -> Parâmetros da Integração”

Nome do Parâmetro

Tipo

Valor do Parâmetro

STATUSPRJ_EMANDAMENTO

Bolean

True

STATUSPRJ_PARALISADO

Bolean

True

STATUSPRJ_CONCLUIDO

Bolean

True

STATUSPRJ_AEXECUTAR

Bolean

True

STATUSPRJ_EMNEGOCIACAO

Bolean

True

STATUSPRJ_REVISADO

Bolean

True

STATUSPRJ_CANCELADO

Bolean

True

Os parâmetros do Projeto serão atualizados automaticamente pela integração após a criação de um novo projeto. O usuário não poderá alterá-los.

No RM existem dois tipos de revisão de projetos:

Revisão de Projetos: Esta não será necessário sincronizar com o Protheus, pois a revisão irá manter o Projeto atual (já sincronizado) e criar uma cópia do mesmo para histórico.

Revisão Multipla de Projetos: Será desenvolvido no RoadMap da versão 12.00.

 

Protheus

O módulo PMS não estará disponível quando o Protheus estiver integrado com o TOTVS Obras e Projetos.

Para que seja possível cadastrar o projeto no Protheus é necessário que se tenha um calendário padrão cadastrado. O calendário padrão deve ser informado no parâmetro MV_INTCAL. Caso este parâmetro não exista ou esteja vazio, o adapter irá considerar a utilização do calendário 001. Caso o parâmetro contenha um calendário inválido o sistema retornará um erro.

Antes de sincronizar o contrato é preciso rodar o update U_UPDPMS.

Por padrão todos os projetos do Protheus são cadastrados com a fase 01 e esta não permite que o projeto seja utilizado no financeiro, em compras, faturamento e outros módulos. Como o módulo PMS ficará desabilitado com a integração não será permitido alterar a fase do projeto no Protheus.

Nota: Para conseguir cadastrar a fase do projeto os parâmetros MV_PMSITMU e MV_RMCOLIG devem conter o valor 0(zero).  Após retornar o conteúdo correto para o parâmetro MV_PMSITMU.

 

Deste modo será necessário cadastrar uma nova fase de projeto para a utilização com o Solum. Esta nova fase pode ser cadastrada em SIGAPMS (Gestão de Projetos | Cadastros | Fases do Projeto). Ele deve conter:

Aba Dados Gerais

Código:

06

Descr.Status:

INTEGRACAO RM SOLUM

Browse:

Azul

Aba Gerenciam. Projetos

Alterar Prj.:

Sim

Excluir Prj.:

Sim

Excluir EDT:

Sim

Excluir Trf.:

Sim

Incluir Trf.:

Sim

Incluir EDT:

Sim

Alterar EDT:

Sim

Alterar Trf.:

Sim

Alt.Qtd.Trf.:

Sim

Alt.Cal.Trf.:

Sim

Incl.Event.:

Sim

Alt. Event.:

Sim

Excl.Event.:

Sim

Alt.Dur.Trf.:

Sim

Alt.Ini.Trf.:

Sim

Alt.Fin.Trf:

Sim

Inc.REc.Trf.:

Sim

Alt.Rec.Trf.:

Sim

Exc.Rec.Trf.:

Sim

Inc.Dsp.Trf.:

Sim

Alt.Dsp.Trf.:

Sim

Exc.Dsp.Trf.:

Sim

Inc.Rel.Trf.:

Sim

Alt.Rel.Trf.:

Sim

Exc.Rel.Trf.:

Sim

Trf. Monitor:

Sim

Aba Gerenciam. Execucao

Atual.Exec.:

Sim

Gerar Plan.:

Sim

Incluir SC:

Sim

Incluir SC:

Sim

Incluir CP:

Sim

Incluir SA:

Sim

Incluir OP:

Sim

Perm.Encerr.:

Nao

Aba Gerenciam. Documentos

Atual. Doc.:

Sim

Visual.Doc.:

Sim

Aba Controle de Revisao

Iniciar. Ver:

Sim

Final. Ver.:

Sim

Aba Apontamentos do Projeto

Incl.Requi.:

Sim

Incl.Desp.:

Sim

Incl. NFE.:

Sim

Incl. PV.:

Sim

Incl. Rec.:

Sim

Aptm.Recurso:

Sim

Mov. Banc.:

Sim

Pre Apt.Rec.:

Sim

Apr.Pre Apon:

Sim

Aba Confirmacoes

Incl.Cnf.Trf.:

Nao

Incl.Cnf.EDT:

Nao

Alt.Conf.Trf:

Sim

Alt.Conf.EDT:

Nao

Exc.Conf.Trf:

Nao

Exc.Conf.EDT:

Não

Após o cadastro da fase 06 será necessário alterar o parâmetro MV_PRJINIC para 06.

Caso já exista uma fase com o código 06 ela pode ser criada com outro código. Lembrando apenas de alterar o parâmetro MV_PRJINIC com o código criado.

Ao trocar o código do projeto no TOP será enviada uma mensagem Project para que o Protheus execute a troca do código internamente e, em função do campo ser chave no Protheus, será retornada uma mensagem de InternalID para o TOP com todos os de/para que forem atualizados no Protheus.

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos o projeto ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

 

10.Obra

As Obras devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única SubProject.

RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades

Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.

Processos relacionados a Planilha de atividades que serão integrados:

  • Troca de Código da Tarefa;
  • Alterar Nome/Descrição das Tarefas;
  • Reorganizar Código da Tarefa;
  • Alterar Hierarquia da Tarefa;
  • Copiar Tarefas / Etapas;
  • Transformar Etapa em Serviços.

É permitido alterar o código de uma Obra, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Obra será enviado uma mensagem SubProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.

Todo este tratamento citado acima, também será regra para os cadastros de

Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a obra ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

Ao ativar a integração com o Solum é necessário alterar o grupo de campo EDT/Tarefa para o tamanho 50 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo do TOTVS Obras e Projetos.

 

11.Etapa

As Etapas devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única StepProject.

RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades

Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.

É permitido alterar o código de uma Etapa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Etapa será enviado uma mensagem StepProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.

Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a etapa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

 

12.Tarefa

As Tarefas devem ser cadastradas  somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única TaskProject.

RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades

Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.

É permitido alterar o código de uma Tarefa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Tarefa será enviado uma mensagem TaskProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.

Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a tarefa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

 

13.Contrato

Os contratos serão cadastrados somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única Contract.

O Protheus apenas irá exibir as informações não permtindo qualquer tipo de alteração.

RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Controle -> Contratos

Será criado um filtro para envio apenas de contratos do tipo “A Pagar” e que possuírem a finalidade de “Prestação de serviços” ou “Marco Contratual ”.

Obs: Não será possivel  criar um filtro por status do contrato no RM. Caso um contrato mude para um status em que o Protheus não possa exibir o RM não pode disparar uma mensagem de deleção pois o contrato poderá ser chave estrangeira de registros já criados no Protheus.

Protheus

Os contratos deverão ser filtrados de acordo com o projeto escolhido, ou seja, somente deverão ser exibidos os contratos referente ao projeto selecionado.

Os contratos serão utilizados no Protheus no rateio de projeto/tarefa da NF de entrada que pode ser acessada através do "SIGACOM -> Atualizações -> Movimentos -> Documento Entrada". O rateio de Projeto/Tarefa pode ser acessado através do botão “Ações relacionadas|Projetos”.

 

14.Natureza Financeira

As naturezas financeiras devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única FinancialNature.

RM

As naturezas financeiras podem ser visualizadas acessando o módulo BackOffice\Gestão Financeira em “Cadastros | Movimentos | Natureza Orçamentária / Financeira”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão Financeira.

15.Grupo de Produto

Ao grupo de produtos são cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única StockGroup.

RM

Os Grupo de Produtos podem ser visualizados no RM no módulo de Gestão de Estoque acessando “Cadastros | Tabelas de Classificação | Grupo de Produtos”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão de Estoque / Compras e Faturamento.

No cadastro do produto o grupo esta informado em detalhes na aba classificação.

Card
labelProcessos


RM

As configurações iniciais da integração irão apagar a máscara do código, caso a mesma já esteja definida no RM.  Dessa forma será possivel cadastrar o código do RM pelo mesmo código cadastrado no Protheus, podendo este conter números, letras ou caracteres especiais.


Protheus

SIGACTB ->Atualizações -> Entidades -> Custos


Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

 

6.Produto

Os Produtos e Serviços devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Item.


RM

As configurações inicias da integração irá alterar a máscara do Código do Produto para “QQQQQQQQQQQQQQQ” que permite 15 caracteres de qualquer tipo. Também será alterado o parâmetro de Opções para a Máscara do Produto para “Não controla níveis de máscara”.

O processo de exportação de produto para suprimento/faturamento não é contemplado nesta integração, pois conforme descrito, todos os cadastros devem ser bloqueados no RM, permitindo o cadastro somente no Protheus. não existindo a necessidade de enviar produto do RM ao Protheus.

A primeira unidade de medida do Protheus será gravada em todas unidades de medida (Controle, Compra e Venda) do Produto no RM.

A primeira e segunda unidades de medida, serão salvas em uma outra tabela HCUNDCONV (tabela utilizada somente quando houver integrações com mensagem única)  que será utilizada para conversão de unidade de medida por produto. Para gravar a informação nesta tabela é necessário o cadastro no PROTHEUS da segunda unidade de medida e do fator de conversão. Somente com estas duas informações é que será gerado um registro na tabela HCUNDCONV.

Produto Global: Ao receber a mensagem única como produto global, o RM irá verificar via Eventos se nos parâmetros de produto está configurado para utilizar Produto Global, se estiver, será ignorado o código da coligada (CompanyId) enviado pelo Protheus e será gravado com o código 0 (zero).

As configurações/parametrizações de Produto Global no Protheus e no RM ficarão a cargo do implantador.

Conforme citado no parágrafo anterios ao definir que no RM será utilizado Produto Global, ficará a cargo também do implantador definir a nova máscara do produto.

Informações de valores do produto e unidade de medida serão gravados na TPRODUTODEF para cada coligada existente, mesmo o produto sendo global (coligada igual a 0). Caso uma coligada seja criada após o produto ter sido criado, a tabela de informação complementar do produto (TPRODUTODEF) não terá a infromação desta nova coligada. Será necessário alterar o produto para que esta informação seja incluída.

 

Links relacionados a Utilização de Produto Global

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=42043475

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/EST/EST.ProdutoGlobal.aspx

 

Protheus

SIGAEST ->Atualizações -> Cadastros -> Produto


Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.

Caso seja utilizado produto global no RM o cadastro deve ser compartilhado no Protheus a nível de Empresa ou Unidade de Negócio.


 

7.Moeda

As moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única Currency.


RM

O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma moeda com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de moeda. Exemplo:

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

01

01

Moeda 01

 2

02

01

Moeda 02

 2

03

01

Moeda 03

 2


O de/para no RM ficará:

Tabela

Chave RM

Valor Chave RM

Sistema Integrado

 Chave Integração

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 01| |01

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 02| |01

GMOEDA

SIMBOLO

Protheus

 03| |01


Caso o usuário tente cadastrar uma nova moeda com o mesmo símbolo para a empresa que já tenha este símbolo integrado o RM retornará uma mensagem de erro. Exemplo:

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

01

02

Moeda 02

 2


Neste caso será retornado uma mensagem de erro pois a empresa 01 já possui a moeda 01 com o símbolo € cadastrado. Este tratamento será feito no RM via eventos.

Se alterado no PROTHEUS dados de uma moeda, cuja exista mais de um de-para no RM, as demais moedas do RM sofrerão a alteração, porém no PROTHEUS as demais moedas nada sofrerão. Exemplo:

Empresa

Moeda

Descrição

Símbolo

 Casas Decimais

02

01

Moeda 01 alterada

 4


Para a alteração acima serão alterados o cadastro da moeda 01 da empresa 02 do Protheus e na moeda € do RM porém, as moedas 01 da empresa 01 e 03 do Protheus não serão alteradas.


Ao gravar a moeda é necessário informar o tipo (TIPO) da moeda, porém este não é informado na mensagem, o mesmo será preenchidos (via Eventos) com valor do parâmetro “TIPOMOEDA” já definido na integração.

 

Protheus

SIGACTB ->Atualizações -> Cadastros -> Moedas Contabeis


O cadastro de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.


 

8.Cotação de Moeda

As cotações de moedas devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CurrencyQuotation.

 

RM

O símbolo da moeda é a chave primária. Desta forma, ao cadastrar no Protheus uma cotação com um símbolo que já exista no RM ele será vinculado ao registro cadastrado anteriormente caso seja de empresas diferentes, ou seja, teremos dois registros no de/para do RM apontando para um único registro de cotação.

É necessário informar o código da moeda de referência para a cotação (Ex.: Cotação do Dolar referente a moeda Real). Já no Protheus a moeda de referência é a moeda configurada para localização (Ex.: Real). Para tratar esta particularidade do RM, existirá um parâmetro que terá um valor configurado pelo implantador da integração para a moeda de referência, por padrão terá o valor vazio, sendo necessário informar uma moeda que já tenha sido cadastrada no Protheus:

Acesse RM.exe | Integração | Aba Integração | Mensagem Única | Integrações, selecione a integração com Identificador = 1002 e clique em Anexo | Parâmetros da Integração.


Nome do Parâmetro

Tipo

Valor Padrão

MOEDAPADRAO

String

<Valor chave RM (SIMBOLO)>


Este parâmetro deverá ser configurado pelo implantador. Após cadastrar um Produto no Protheus, será necessário verificar na tabela de De-Para (Integração | Mensagem Única De-Para) do RM qual a Chave (campo: Valor Chave Primária RM) que foi gerada deste Produto e atualizar o Valor do Parâmetro acima.


O campo <SIMBOLOREF> será preenchido com o valor do parâmetro “MOEDAPADRAO”.

O ano e mês da mensagem única são fixos, já o dia é preenchido dentro de uma lista de cotações, desta forma, será feito um loop para ler todos os campos da tag <ListOfQuotation> e para cada registro montar a data (Dias + Mês + Ano).

Protheus:

O cadastro de cotação do Protheus permite a alteração da cotação de várias moedas para uma mesma data. Neste caso será enviado uma mensagem para cada moeda alterada.


Protheus

SIGACTB -> Atualizações -> Cadastros -> Cambio

 

No Protheus a cotação da moeda 01 é sempre 1,0000. Isto ocorre em função do sistema considerar a moeda 01 como a moeda oficial da localização instalada, ou seja, na localização Brasil a moeda 01 é sempre o Real e na localização México a moeda 01 é sempre o Peso Mexicano.


O cadastro de Cotação de Moeda é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial por padrão. O mesmo deve ser alterado para ser compartilhado entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial para que a integração funcione.


O cadastro de cotação que aparece na tela inicial do sistema para o primeiro usuário que acessá-lo no dia não enviará a mensagem para o RM. Somente através do cadastro disponível no SIGACTB.


Apesar da cotação da tela inicial não chamar a integração ela irá atualizar a cotação disponível desde que os parâmetros de moeda estejam configurados corretamente.


Exemplo:

Moeda

MV_MOEDAX

MV_SIMBX

1

REAL

R$

2

US DOLAR

US$

3

EURO

4

LIBRA

£

5

IENE

¥

6

PESO ARG

$(ARG)

CTO_MOEDA

CTO_DESC

CTO_SIMB

01

REAL

R$

02

US DOLAR

US$

03

EURO

04

LIBRA

£

05

IENE

¥

06

PESO ARG

$(ARG)


 

9.Cliente

Os clientes devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendor.


RM

As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.


Protheus

SIGAFAT -> Atualizações -> Cadastros -> Cliente

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.


 

10.Fornecedor

Os fornecedores devem ser cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única CustomerVendor.


RM

As configurações iniciais desta integração irá remover a máscara do código do Cliente/Fornecedor.


Protheus

SIGAFIN -> Atualizações -> Cadastros -> Fornecedor

 

Caso o cadastro seja compartilhado no Protheus no nível Empresa e Unidade de Negócio o EAI irá gerar várias cadastros no RM para que ele fique disponível dentro do mesmo escopo cadastrado no Protheus.

Este cadastro deve ser compartilhado a nível de filial no Protheus para que a integração funcione.


 

11.Condição de Pagamento

As codices de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única PaymentCondition.

 

RM

Os Dias de vencimento na semana (TCPG. DIASVENCSEMANA) grava para cada dia um valor definido que são: (domingo: 64; segunda-feira: 1; terça-feira: 2; quarta-feira: 4; quinta-feira: 8; sexta-feira: 16; sábado: 32). O RM permite marcar mais de um dia da semana, como por exemplo: segunda-feira e quarta-feira. Nesta integração será permitido selecionar somente uma opção. Abaixo a tabela De-Para referente ao campo WeekDayFixed.

WeekDayFixed


Mensagem Padrão

RM

Domingo

1

64

Segunda-feira

2

1

Terça-feira

3

2

Quarta-feira

4

4

Quinta-feira

5

8

sexta-feira

6

16

Sábado

7

32


Abaixo a tabela De-Para referente ao campo DayCondition.

DayCondition


Mensagem Padrão

RM

Data do Dia

1

0

Fora o Dia

2

-

Fora Semana

3

1

Fora Quinzena

4

3

Fora Mês

5

2

Fora Dezena

6

4

Fora Ano

-

5



Protheus

SIGACOM -> Atualizações -> Cadastros -> Cond. de Pagamento

 

Por padrão este cadastro é exclusivo por Grupo de Empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial e o mesmo deve ser alterado para funcionar de forma compartilhada entre Empresa, Unidade de Negócio e Filial.

O Protheus não possui suporte ao campo DayCondition.

No Protheus a Condição de pagamento pode ser dos tipos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C e D. Para os tipos 1, 2, 4, 5, 6 e 8 será enviada toda a regra para o RM. Para os demais casos será enviado o código e a descrição.

Segue as regras para os tipos no Protheus:

 

Tipo 1

Estrutura

Definir qualquer código para representar a condição. O campo "Cond. Pagto." indica o deslocamento em dias a partir da data base. Os valores devem ser separados por vírgula.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 1
Condição - 00,30,60

Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:

1ª parcela à vista
2ª parcela 30 dias
3ª parcela 60 dias


Tipo 2

Estrutura

O campo "Código" do cadastro Condição de Pagamento, representa os vencimentos, de acordo com a fórmula:


O campo "Cond. Pagto." deve determinar o multiplicador.

 Exemplo:

Código – 341
Tipo – 2
Condição - 7 (Multiplicador



Tipo 3

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, a carência e as datas padronizadas para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.


Exemplo:

Código – 001
Tipo – 3
Condição - 3,42,7,14,21



O programa calcula, após a data de emissão, as datas de vencimento, ajustando-as de acordo com as datas padrão fornecidas, sempre para a próxima.


Tipo 4

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" determina o número de parcelas, o intervalo de dias e o dia da semana para o vencimento. O usuário pode definir qualquer código para representar a condição.


Em que D pode assumir:

1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado

 Exemplo:

Código – 001
Tipo – 4
Condição - 4,30,3

Esta condição indica que o título terá quatro parcelas com vencimento a cada trinta dias, toda terça-feira.

Tipo 5

Estrutura

O  campo "Cond. Pagto" representa a carência, a quantidade de duplicatas e os vencimentos, nesta ordem, representado por valores numéricos.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 5
Condição - 10,12,30

Assim, a condição “10,12,30” representa:



Tipo 6

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" assume dias da semana padronizados para o vencimento, considerando o intervalo de dias entre cada parcela.



Em que D pode assumir:

1 – Domingo
2 – Segunda
3 – Terça
4 – Quarta
5 – Quinta
6 – Sexta
7 - Sábado 

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 6
Condição - 6,15,4,30

Assim, a condição “6,15,4,30” representa:


 

Tipo 7

Estrutura

Permite a definição de datas fixas de vencimento no período de um ano. O valor de cada parcela será calculado dividindo-se o Valor Total da Nota pelo Número de Parcelas.

Esta condição trata as parcelas da seguinte maneira:

São definidos 13 valores numéricos com dois dígitos, separados por vírgula;
O primeiro valor numérico indica o número de parcelas;
Os demais devem ser utilizados para informar os dias de vencimento das parcelas de janeiro a dezembro seqüencialmente;
O vencimento da primeira parcela será a data imediatamente posterior à data base.

Quando o dia informado for superior ao último dia do mês, o último dia do mesmo será assumido.

Exemplo:

Data Base 25/03/2002
Código – 001
Tipo – 7
Condição - 03, 05, 10, 15, 20, 25, 30, 05, 10, 15, 20, 25, 30



Assim, temos: 3 parcelas com vencimento nos dias 20/Abril, 25/Maio e 30/Junho.


Tipo 8

Estrutura

O campo "Cond. Pagto" representa os dias de deslocamento e os percentuais de cada parcela na seguinte forma: [nn, nn, nn], [xx, xx, xx], em que:

[nn, nn, nn] são os deslocamentos em dias a partir da data base.
[xx, xx, xx] são os percentuais de cada parcela

Os valores deverão ser separados por vírgula.

A soma dos totais dos percentuais deve ser de 100%.

Exemplo:

Código – 001
Tipo – 8
Condição - [30,60,90],[25,35,40]

Num total de 1.000 reais serão geradas as seguintes parcelas.

para 30 dias, 25% do total R$ 250,00
para 60 dias, 35% do total R$ 350,00
para 90 dias, 40% do total R$ 400,00

12.  Projeto

Os Projetos devem ser cadastradas somente no TOTVS Obras e Projetos e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Project.

O sistema passa a enviar as informações de projetos necessárias para atender as exigências da EFD - REINF.

As informações enviadas são:

  • Código Nacional de Obras (CNO);
  • Indicativo de prestação de serviços;
  • CPF ou CNPJ do proprietário.

Ao excluir um projeto, o mesmo será verificado se existem tarefas, caso não exista, o comportamento será normal, caso contrário, cada produto (RM e Protheus) ficará responsável por excluir os seus registros relacionados (Tarefas e Contratos) da base de dados e do De-Para.

Ao alterar o código do projeto no TOTVS Obras e Projetos o mesmo enviará uma mensagem Project com a alteração do código para o Protheus. O Protheus realizará a troca de código do projeto via rotina automática alterando o código em todas as tabelas que utilizem o código do projeto.

Informações
titleInformações sobre o REINF:
  • Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver em branco ou preenchido com "Não se Aplica" o projeto não deve enviar os campos da Reinf na mensagem do PROJECT;
  • Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver preenchido com "Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula" o campo "Número do CNO" deve ser preenchido com o CNPJ da filial do projeto;
  • Se no cadastro do projeto o campo "Indicativo de Prestação de Serviços" estiver preenchido com "Obra de Construção Civil - Empreitada Total" ou "Obra de Construção Civil - Empreitada Parcial" deve ser enviado o "Número do CNO".

Saiba mais em: DT Informações do Projeto para EFD - REINF

Em função do código do projeto ser chave em várias tabelas e fazer parte da chave única, o Protheus também irá alterar esta chave na tabela de de/para para todas os EDTs e tarefas pertencentes ao projeto alterado. Ao final do processo será gerada uma nova thread que irá enviar a mensagem de InternalID com todas as chaves únicas alteradas para que as mesmas também sejam alteradas no de/para do TOTVS Obras e Projetos.

A entidades que têm a chave única alterada no Protheus e que serão sincronizadas com o RM são: Projeto (entidade Project, tabela AF8) via ResponseMessage da mensagem de troca de código enviada pelo RM, obra (entidade SubProject, tabela AFC), etapa (entidade StepProject, tabela AFC) e tarefa (entidade TaskProject, tabela AF9) via mensagem InternalID.

Ao realizar revisões simples o IDPRJ é mantido para evitar a necessidade de atualização de relacionamento pelo De/Para, mas na utilização de Revisões Multiplas o IDPRJ é alterado, com isto a integração realizara o envio de mensagem de InternalID para o Protheus para que o mesmo atualize o De/Para de projeto, também sera enviado mensagens de InternalID para alteração do De/Para das tarefas do Projeto.

Ao realizar uma revisão de venda o código de projeto recebe o sufixo “_V” e é dispara a mensagem de integração de um novo projeto com todas as tarefas, de forma que o Protheus terá dois projetos o principal e o de venda, sendo sempre atualizado o De/Para com o ultimo IDPRJ das revisões verticais. As revisões horizontais não serão sincronizadas e as apropriações são registradas na ultima revisão vertical do projeto.

Obs.: É necessário alterar o grupo de campo 097-Projeto do Protheus para o tamanho 24 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo código de Projeto do TOTVS Obras e Projetos.


RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Projeto -> Selecionar Projeto


Serão sincronizados apenas os projetos que estiverem com os Status definidos como “True” nos Parâmetros da Integração. Esta validação será feita via eventos no RM.

Este mesmo tratamento será feito para o cadastro de Obra, Etapa e Tarefa.

Acesse “RM.exe -> Integração -> Aba Integração -> Mensagem Única -> Integrações”, selecione a integração com Identificador = 1002 e entre em “Anexo -> Parâmetros da Integração”

Nome do Parâmetro

Tipo

Valor do Parâmetro

STATUSPRJ_EMANDAMENTO

Bolean

True

STATUSPRJ_PARALISADO

Bolean

True

STATUSPRJ_CONCLUIDO

Bolean

True

STATUSPRJ_AEXECUTAR

Bolean

True

STATUSPRJ_EMNEGOCIACAO

Bolean

True

STATUSPRJ_REVISADO

Bolean

True

STATUSPRJ_CANCELADO

Bolean

True


Os parâmetros do Projeto serão atualizados automaticamente pela integração após a criação de um novo projeto. O usuário não poderá alterá-los.


No RM existem dois tipos de revisão de projetos:

Revisão de Projetos: Esta não será necessário sincronizar com o Protheus, pois a revisão irá manter o Projeto atual (já sincronizado) e criar uma cópia do mesmo para histórico.

Revisão Multipla de Projetos: Será desenvolvido no RoadMap da versão 12.00.

 

Protheus

O módulo PMS não estará disponível quando o Protheus estiver integrado com o TOTVS Obras e Projetos.

Para que seja possível cadastrar o projeto no Protheus é necessário que se tenha um calendário padrão cadastrado. O calendário padrão deve ser informado no parâmetro MV_INTCAL. Caso este parâmetro não exista ou esteja vazio, o adapter irá considerar a utilização do calendário 001. Caso o parâmetro contenha um calendário inválido o sistema retornará um erro.

Antes de sincronizar o contrato é preciso rodar o update U_UPDPMS.

Por padrão todos os projetos do Protheus são cadastrados com a fase 01 e esta não permite que o projeto seja utilizado no financeiro, em compras, faturamento e outros módulos. Como o módulo PMS ficará desabilitado com a integração não será permitido alterar a fase do projeto no Protheus.


Nota: Para conseguir cadastrar a fase do projeto os parâmetros MV_PMSITMU e MV_RMCOLIG devem conter o valor 0(zero).  Após retornar o conteúdo correto para o parâmetro MV_PMSITMU.

 

Deste modo será necessário cadastrar uma nova fase de projeto para a utilização com o Solum. Esta nova fase pode ser cadastrada em SIGAPMS (Gestão de Projetos | Cadastros | Fases do Projeto). Ele deve conter:



Aba Dados Gerais

Código:

06

Descr.Status:

INTEGRACAO RM SOLUM

Browse:

Azul

Aba Gerenciam. Projetos

Alterar Prj.:

Sim

Excluir Prj.:

Sim

Excluir EDT:

Sim

Excluir Trf.:

Sim

Incluir Trf.:

Sim

Incluir EDT:

Sim

Alterar EDT:

Sim

Alterar Trf.:

Sim

Alt.Qtd.Trf.:

Sim

Alt.Cal.Trf.:

Sim

Incl.Event.:

Sim

Alt. Event.:

Sim

Excl.Event.:

Sim

Alt.Dur.Trf.:

Sim

Alt.Ini.Trf.:

Sim

Alt.Fin.Trf:

Sim

Inc.REc.Trf.:

Sim

Alt.Rec.Trf.:

Sim

Exc.Rec.Trf.:

Sim

Inc.Dsp.Trf.:

Sim

Alt.Dsp.Trf.:

Sim

Exc.Dsp.Trf.:

Sim

Inc.Rel.Trf.:

Sim

Alt.Rel.Trf.:

Sim

Exc.Rel.Trf.:

Sim

Trf. Monitor:

Sim





Aba Gerenciam. Execucao

Atual.Exec.:

Sim

Gerar Plan.:

Sim

Incluir SC:

Sim

Incluir SC:

Sim

Incluir CP:

Sim

Incluir SA:

Sim

Incluir OP:

Sim

Perm.Encerr.:

Nao

Aba Gerenciam. Documentos

Atual. Doc.:

Sim

Visual.Doc.:

Sim





Aba Controle de Revisao

Iniciar. Ver:

Sim

Final. Ver.:

Sim





Aba Apontamentos do Projeto

Incl.Requi.:

Sim

Incl.Desp.:

Sim

Incl. NFE.:

Sim

Incl. PV.:

Sim

Incl. Rec.:

Sim

Aptm.Recurso:

Sim

Mov. Banc.:

Sim

Pre Apt.Rec.:

Sim

Apr.Pre Apon:

Sim







Aba Confirmacoes

Incl.Cnf.Trf.:

Nao

Incl.Cnf.EDT:

Nao

Alt.Conf.Trf:

Sim

Alt.Conf.EDT:

Nao

Exc.Conf.Trf:

Nao

Exc.Conf.EDT:

Não








Após o cadastro da fase 06 será necessário alterar o parâmetro MV_PRJINIC para 06.

Caso já exista uma fase com o código 06 ela pode ser criada com outro código. Lembrando apenas de alterar o parâmetro MV_PRJINIC com o código criado.

Ao trocar o código do projeto no TOP será enviada uma mensagem Project para que o Protheus execute a troca do código internamente e, em função do campo ser chave no Protheus, será retornada uma mensagem de InternalID para o TOP com todos os de/para que forem atualizados no Protheus.

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos o projeto ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.


 

13.Obra

As Obras devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única SubProject.


RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades


Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.


Processos relacionados a Planilha de atividades que serão integrados:

  • Troca de Código da Tarefa;
  • Alterar Nome/Descrição das Tarefas;
  • Reorganizar Código da Tarefa;
  • Alterar Hierarquia da Tarefa;
  • Copiar Tarefas / Etapas;
  • Transformar Etapa em Serviços.


É permitido alterar o código de uma Obra, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Obra será enviado uma mensagem SubProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.

Todo este tratamento citado acima, também será regra para os cadastros de tarefas.


Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a obra ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

Ao ativar a integração com o Solum é necessário alterar o grupo de campo EDT/Tarefa para o tamanho 50 para que haja compatibilidade com o tamanho do campo do TOTVS Obras e Projetos.

 

14.Etapa

As Etapas devem ser cadastradas somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única StepProject.


RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades


Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.

É permitido alterar o código de uma Etapa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Etapa será enviado uma mensagem StepProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.


Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a etapa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

 

15.Tarefa

As Tarefas devem ser cadastradas  somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única TaskProject.


RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Orçamento -> Planilha de Atividades


Serão sincronizados apenas dados da Planilha de Atividades. Não existe integração para Planilha de Serviços.

É permitido alterar o código de uma Tarefa, porém este campo é chave primária no Protheus, desta forma, ao alterar o código de uma Tarefa será enviado uma mensagem TaskProject como alteração (upsert) e o Protheus irá fazer o tratamento para alterar este código.


Protheus

Como o módulo PMS fica desabilitado quando há integração com o TOTVS Obras e Projetos a tarefa ficará disponível para visualização apenas nos processos onde há integração com projetos.

Exemplo: Rateio de projeto da nota fiscal de entrada, solicitação de armazém, solicitação de compra, pedido de compra, título a pagar, etc.

 

16.Contrato

Os contratos serão cadastrados somente no TOP e serão sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única Contract.

O Protheus apenas irá exibir as informações não permtindo qualquer tipo de alteração.


RM

RM.exe -> Projetos -> Construção e Projetos -> Aba Controle -> Contratos


Será criado um filtro para envio apenas de contratos do tipo “A Pagar” e que possuírem a finalidade de “Prestação de serviços”, "Insumo" ou “Marco Contratual ”.

Obs: Não será possivel  criar um filtro por status do contrato no RM. Caso um contrato mude para um status em que o Protheus não possa exibir o RM não pode disparar uma mensagem de deleção pois o contrato poderá ser chave estrangeira de registros já criados no Protheus.


Protheus

Os contratos deverão ser filtrados de acordo com o projeto escolhido, ou seja, somente deverão ser exibidos os contratos referente ao projeto selecionado.

Os contratos serão utilizados no Protheus no rateio de projeto/tarefa da NF de entrada que pode ser acessada através do "SIGACOM -> Atualizações -> Movimentos -> Documento Entrada". O rateio de Projeto/Tarefa pode ser acessado através do botão “Ações relacionadas|Projetos”.


 

17.Natureza Financeira


As naturezas financeiras devem ser cadastradas somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única FinancialNature.


RM

As naturezas financeiras podem ser visualizadas acessando o módulo BackOffice\Gestão Financeira em “Cadastros | Movimentos | Natureza Orçamentária / Financeira”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão Financeira.



18.Grupo de Produto


Ao grupo de produtos são cadastrados somente no BackOffice Protheus e serão sincronizados automaticamente para o RM através de mensagem única StockGroup.

RM

Os Grupo de Produtos podem ser visualizados no RM no módulo de Gestão de Estoque acessando “Cadastros | Tabelas de Classificação | Grupo de Produtos”. Fica a critério do implantador o controle de permissão para este cadastros caso o pacote RM do cliente contenha o módulo de Gestão de Estoque / Compras e Faturamento.

No cadastro do produto o grupo esta informado em detalhes na aba classificação.

Será descrito os processos do TOTVS Obras e Projetos integrados ao Protheus.

1.Pedido de Material

RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Planejamento -> Geração de Pedidos

No “Pedido de Material” pode ser gerada uma “Solicitação de Compra” ou uma “Solicitação de Armazem” que são enviadas para o Protheus através do processo “Enviar pedido para Suprimento/Faturamento gerando apenas 1(um) movimento”.

Caso haja um Contrato com a finalidade “Contrato de Material” com saldo para algum dos itens da solicitação, será gerado um “Pedido de Compra” para esses itens que estão associados ao contrato. Caso entre os item com Contrato associado, o contrato não tenha saldo suficiente, será gerado também uma solicitação com o restante do item.  Será gravado apenas o de-para do pedido e seus itens, sendo ignorado os rateios.

A exclusão de um “Pedido de Material” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, é realizada pelo processo “Exclusão de Movimento”.

Documentação da funcionalidade

http://helpwiki.totvs.http://helpwiki.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJGeracaoPedidosSuprFat.aspx

2.Solicitação de Armazém

Na “Solicitação de Armazem” sera gerado um movimento (“1.1.01– SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor  “001”.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario. 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra do tipo Solicitação de Armazém pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Requis. Ao Armazem => Solicit.ao Armazem (MATA105).

As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SGS respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SCP.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.

3.Solicitação de Compra

Na “Solicitação de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.03 – SOLICITAÇÃO DE COMPRA  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor  “000”. Será gravado apenas o de-para do pedido e seus itens, sendo ignorado os rateios.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.

 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra do tipo Solicitação de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Solicitar/Cotar => Solict.de Compras (MATA110).

As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SCP respectivamente e os dados da solicitação são armazenados na tabela SC1.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.

4. Pedido de Compra

No “Pedido de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.04 – PEDIDO DE COMPRA  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com o valor  “1”.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.

 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).

Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.

5.Pedido de Material Extra

RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Planejamento -> Geração de Pedido Extra

No “Pedido de Material Extra” será gerada uma “Solicitação de Compra” que é enviada para o protheus através do processo “Gerar 1 movimento”.

Caso exista no sistema um “Contrato de Material” com saldo, o mesmo pode ser associado de foma manual aos itens do pedido, para esses itens será gerado um “Pedido de compra”.

A exclusão de um “Pedido de Material Extra” é realizada exclusivamente pelo TOVS Obras e Projetos, é realizada pelo processo “Excluir Movimentos”.

Documentação da funcionalidade

http://helpwiki.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.GeracaoPedExtra.aspx

5.1 Solicitação de Armazém

Na “Solicitação de Armazem” sera gerado um movimento (“1.1.01– SOLICITAÇÃO AO ARMAZÉM  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor  “001”.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.

 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra do tipo Solicitação de Armazém pode ser acessado no Protheus através do módulo de Estoque (SIGAEST) no menu Atualizações => Requis. Ao Armazem => Solicit.ao Armazem (MATA105).

As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SGS respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SCP.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.

5.2. Solicitação de Compra

Na “Solicitação de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.03 – SOLICITAÇÃO DE COMPRA  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Request sendo preenchida a tag “Type” com o valor  “000”.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.

 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra do tipo Solicitação de Compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Solicitar/Cotar => Solict.de Compras (MATA110).

As solicitações geradas pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AFH e SCP respectivamente e os dados da solicitação são armazenados na tabela SC1.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização da solicitação.

5.3 Pedido de Compra

No “Pedido de Compra” sera gerado um movimento (“1.1.04 – PEDIDO DE COMPRA  - MOVIMENTO PADRÃO”) esse movimento será sincronizado com o protheus pela mensagem de Order sendo preenchida a tag “OrderPurpose” com o valor  “1”.

O tipo de movimento utilizado pelo processo não pode ser alterado pelo usuario.

 

Visualizando no Protheus

O pedido de compra pode ser acessado no Protheus através do módulo de Compras (SIGACOM) no menu Atualizações => Pedidos => Pedidos de Compra (MATA121).

Os pedidos gerados pelo TOTVS Obras e Projetos serão agrupados por item, sendo que as informações de projeto/tarefa e centro de custo ficarão nas tabelas de rateio AJ7 e SCH respectivamente e os dados do pedido são armazenados na tabela SC7.

As informações de rateio de projeto/tarefa podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Projeto e as informações de centro de custo podem ser acessadas pelo menu Ações Relacionadas => Rateio. Ambos os menus estão disponíveis na tela de visualização do pedido.

6.Contratos

RM.exe -> Projetos -> Contrução e Projetos -> Controle -> Contrato

Será integrado os processos dos contratos das seguintes finalidades:

  • Finalidade: Prestação de Serviço (Tipos: A Pagar, A Receber)
    • Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
    • Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
    • Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)
  • Finalidade: Parcelas Fixas (Tipos: A Pagar, A Receber)
    • Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
  • Finalidade: Marco Contratual (Tipos: A Pagar, A Receber)
    • Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Controle de Liberação)
    • Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
    • Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)
  • Finalidade: Contrato de Insumo (Tipos: A Pagar)
    • Processo: Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento (Anexo Periodos do Contrato)
    • Processo: Liberação de Retenção (Anexo Retenções Contratuais)
    • Processo: Liberar Adiantamento (Anexo Adiantamento de Contrato)

O processo “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” do Anexo “Periodos do Contrato” irá gerar um movimento de Pedido, e quando houver retenção irá gerar um movimento de Provisão para cada registro do “Rateio de Estado/Municipio”.

O processo “Liberar Adiantamento” irá gerar um movimento de Titulo.

O processo de “Liberação de Retenção” irá faturar os movimentos de provisão gerados no processo “Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento” criando movimentos de Titulos.

Documentação da funcionalidade (TOTVS Obras e Projetos)

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Contrato.aspx