Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


ÍNDICE

Índice
excludeÍNDICE

01. VISÃO GERAL
Âncora
VisãoGeral
VisãoGeral

Permite realizar a gestão dos contratos de venda, de compra, de terceiros e em terceiros por Entidade (cliente/fornecedor). Por meio do Gestor de Entidade é possível realizar transferências entre contratos, consultar saldos, registrar fixações e pagamentos ou recebimentos para os contratos da entidade selecionada.


02. PROCEDIMENTOS
Âncora
Procedimentos
Procedimentos


Para realizar a gestão dos contratos de uma determinada Entidade (cliente/fornecedor)

  1. Em Gestão de Agronegócio (SIGAAGR) acesse Atualizações > Comercialização > Gestor Comercial > Gestor de Entidade
  2. No campo superior da tela informe o código e loja da entidade que se deseja consultar.
  3. Clique em Atualizar.

03. PARÂMETROS/CONFIGURAÇÕES
Âncora
Parâmetros
Parâmetros


Informações
titleNota

O conteúdo dos parâmetros pode ser alterado na rotina Parâmetros do módulo Configurador.

Parâmetro

Descrição

Conteúdo padrão

MV_AGRO002

Utiliza novo modelo de comercialização.

.F.

MV_AGRO016Grupo de Aprovação padrão utilizado nos registros de negócios de cancelamento  [Vazio]
MV_AGRO031Prefixo utilizado para geração da Nota de Crédito a Cliente (NCC) através do controle de alçadas.  NCC
MV_ITMCLVLInforme 1 para utilização do Item Contábil e Classe de valor, 2 para não utilizar, ou 3 para utilizar item/classe sem obrigatoriedade de ambos.  2
MV_AGRO032Prefixo para gerar NDC de ContratosNDC
MV_OGDECPSDetermina a quantidade de decimais no peso romaneios0
MV_OGPICPSDefine o formato para campos de peso no romaneio.@E 999,999,999
MV_OGCTRMV

Tipos de Movimentos de Processos: Transferência Simples (TRFS), Transferência Múltipla (TRFM)  

TRFS|;TRFM|;
MV_AGRO208Realiza ajuste fino no calculo de complemento..F.
MV_OGASERSDefine a série padrão a ser utilizada na geração dos documentos de saída.  [Vazio]
MV_CONDPADCondição de Pagamento Padrão.[Vazio]
MV_OGASEREDefine a série padrão a ser utilizada na geração dos documentos de entrada.  [Vazio]


04. TELA PRINCIPAL
Âncora
TelaPrincipal
TelaPrincipal

O Gestor de Entidade é dividido em dois painéis: Saldos e Contratos.

No painel Saldos são apresentados todos os tipos de contrato que a Entidade consultada possui registrado, podendo ele ser Contrato de Venda, de Compras, de Terceiros e Em Terceiros. Conforme a linha que é posiciona no painel Saldos, no painel inferior (Contratos) são apresentados os contratos referente ao registro. Por exemplo: No painel Saldos caso esteja selecionado Contrato de Venda, no painel inferior são apresentados todos os contratos de venda da entidade consultada.

O painel Saldos exibe um totalizador agrupado por tipo de contrato das quantidades dos volumes físico/fiscal recebidas ou entregues, saldos, diferença quantidade de volume fiscal, quantidade reservada volume reservado e quantidade disponível para transferência. 

A quantidade disponível para transferência considera o volume de entrada quando contrato de compra; ou saída quando contrato de venda, subtraindo os volumes fixados e vinculados a romaneio, devoluções e reservas.

Os dados da coluna Diferença Fiscal refere referem-se a diferença de peso Físico e Fiscal do recebimento ou entrega.

As mesmas colunas do painel Saldos são apresentadas no painel Contratos. A diferença consiste que o primeiro é um agrupador por tipo de contrato e o segundo são dados individuais de cada contrato.


Painel Saldos04.01 PAINEL SALDOS: Outras Ações / Ações relacionadas

Deck of Cards
effectDuration0.5
idMenuSaldos
effectTypefade
Card
id1
labelTrf. Mult. Origens

Permite realizar transferência de saldos de contratos de múltiplas origens. Para mais informações acesse o tópico 05.Transferência de Múltiplas OrigensEssa operação é possível somente para contratos de compra e de armazenagem de terceiros. 

Ao acessar essa opção é aberta nova tela onde por meio do menu Outras Ações é possível definir os filtros de pesquisa para selecionar os contratos que serão transferidos. Após selecionar os contratos, deve-se clicar na opção de menu Transferir que abrirá tela para informar os dados do contrato de destino.

As transferências geralmente são utilizadas para mudar a titularidade da mercadoria. Abaixo são descritas as movimentações possíveis:

  • Transferências entre contratos de compra

 São gerados romaneios sem pesagem automaticamente para efetivar a movimentação. Para o contrato de origem é gerado um romaneio com operação de saída do tipo Devolução de Compra. Para o contrato de destino é gerado um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada por Compra.

  • Transferências entre contratos de armazenagem de terceiros 

A movimentação fiscal é gerada automaticamente. Para o contrato de origem é gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Depósito e para o contrato de destino um romaneio sem pesagem com operação de entrada do tipo Entrada para Depósito.

  • Transferências de contrato de armazenagem de terceiros para contrato de compra

É gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Depósito para o contrato origem e um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada por Compra para o contrato de destino.

  • Transferências de contrato de compra para contrato de armazenagem 

É gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Compra para o contrato origem e um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada para Depósito para o contrato de destino.

Os principais campos do contrato de destino para serem preenchidos:

CampoDescrição
Entidade / Loja Indica o código da entidade e loja de destino.
Tipo Contrato 

Indica o tipo de contrato de destino. As opções disponíveis são Compra e Armazém 3º.

TES Indica a TES para movimentação do contrato de destino.
Local Indica o Local do Estoque de destino.
Form. PróprioIndica se é formulário próprio ou não. Quando a opção é não, deve se informar os dados do documento fiscal como número e série. Marcando a opção como SIM o documento fiscal será gerado pela módulo.

Na parte inferior da tela de transferência são apresentados os contratos de origem selecionados. Os principais campos para preenchimento são:

CampoDescrição
TES Indica a TES para movimentação do contrato de origem.
Local Indica o Local do estoque de origem.
QuantidadeIndica a quantidade a ser transferida.
Card
id2
labelContrato de Compra

Permite acessar a rotina de Contratos de Compra apresentando apenas os contratos de compra para a da Entidade que está informada no Gestor de Entidade.

Card
id3
labelContrato de Venda

Permite acessar a rotina de Contratos de Venda apresentando apenas os contratos de venda para a da Entidade que está informada no Gestor de Entidade.

Card
id4
labelContrato Depósito de 3º

Permite acessar a rotina de Contratos de Terceiros apresentando apenas os contratos para a da Entidade que está informada no Gestor de Entidade.

Card
id5
labelContrato Depósito em 3º

Permite acessar a rotina de Contratos em Terceiros apresentando apenas os contratos para a da Entidade que está informada no Gestor de Entidade.

Card
id6
labelServiços Armazenagem

Permite acessar a rotina de Serviços de Armazenagem apresentando apenas os dados de serviço para a da Entidade que está informada no Gestor de Entidade.

...


04.02 PAINEL CONTRATOS: Outras Ações / Ações relacionadas

Deck of Cards
effectDuration0.5
idMenuContratos
effectTypefade
Card
id1
labelRomaneios

Permite consultar os romaneios gerados para o contrato que encontra-se posicionado.

Card
id2
labelVisualizar

Permite visualizar os dados do contrato que encontra-se posicionado. Essa opção abre o a rotina de cadastro de Contrato de Venda contrato, conforme o tipo, em modo de visualização.

Card
id4
labelFinanceiro

Permite acessar a rotina de financeiro para vincular os romaneios as fixações, ajustar pendências como notas de complementos e incluir ordens de pagamento. Para mais informações acesse o tópico 07. Financeiro.as funcionalidades financeiras do contrato como vincular as entregas com as fixações, resolver pendências de diferença de preço (nota de complemento/ajuste financeiro) e incluir ordens de pagamento ou recebimento

Aviso
titleAtenção

Essa opção não está disponível para contratos incluídos por meio da Nova Comercialização

Para contratos da Nova Comercialização deve ser utilizado o Painel Financeiro para vinculação dos pagamentos ou recebimentos.


Fixações:

Por meio da opção de menu Incluir é possível adicionar fixações de preço para determinado volume do contrato quando o contrato é do tipo à Fixar. Na inclusão é possível informar os valores para os componentes de preço em Outras Ações → Composição de Preço. Mais informações no documento Composição de Preço (OGA420).

É possível vincular as fixações de preços às entregas por meio da opção de menu Outras Ações → Vincula Doc. Caso seja preciso desfazer o processo, acesse a opção de menu Outras Ações → Desvincula Doc. O processo de vínculo/desvínculo das entregas também são válidos para contratos fixos.

Pendências

Ao vincular um romaneio com uma fixação o sistema poderá apresentar divergências em relação ao preço que foi faturado com o que está fixado. Para essas situações, são geradas pendências e exibidas no painel Entregas da Fixação. Para resolvê-las, clique na opção de menu Pendências onde será apresentada tela para geração da nota fiscal de complemento ou ajuste financeiro.

Os status das pendências são:

  • Requer NF. Complemento/Própria (quando no romaneio foi marcado como formulário próprio);
  • Requer NF. Complemento/Produtor (quando no romaneio não foi marcado como formulário próprio);
  • Não Possui Pendência Fiscal/Financeira;
  • Nf. Complemento Própria Emitida;

  • Vr. Fixação  Menor/Requer Ajuste Financeiro;
  • Ajuste Financeiro processado;

  • Nf. Complemento/Produtor Vinculada.

Quando o valor faturado é menor que o fixado é sugerida a geração de uma nota fiscal de complemento. Caso contrário é sugerido um ajuste financeiro.

Financeiro: Pagamentos/Recebimentos

Essa rotina permite incluir uma ordem de pagamento ou recebimento para cada fixação que visa agrupar os títulos emitidos. 

Essa rotina é utilizada como um facilitador de pagamento ou recebimento, pois ao incluir uma ordem de pagamento ou recebimento, os romaneios são selecionados automaticamente conforme o volume informado. Os títulos dos romaneios selecionados existentes no módulo do financeiro são liquidados e é gerado um único título para pagamento ou recebimento (contas a pagar ou contas a receber conforme o contrato). 

Para Paraguai e Argentina será gerado um pedido de venda\Compra para relacionar e agrupar os romaneios e gerar a Fatura para recebimento ou pagamento.

Principais campos:

CampoDescrição
Forma

Indica a forma da ordem financeira. As ações disponíveis são:

  • 1 - Normal (exige que haja uma fixação);
  • 2 - Antecipada (permite uma cobrança antecipada sem uma fixação).
MoedaCódigo da moeda.
VencimentoData de vencimento do novo título.
Quantidade/KgIndica o volume que se deseja gerar a ordem de pagamento ou recebimento. Conforme o volume informado, os romaneios vinculados a fixação são marcados para baixa. A seleção dos romaneios pode ser consultada na mesma tela, na pasta Entregas.
Valor TotalIndica o valor total da ordem de pagamento ou recebimento.
Cond. PgtoIndica o código da condição de pagamento ou recebimento.
Favorecido/LojaIndica o código da Entidade e Loja a qual se destina a ordem de pagamento ou recebimento.
Nat. FinanceiraIndica o código da natureza financeira.
BancoIndica o código do banco.
Agência e Dv. AgênciaIndica o número e dígito verificador da agência
Conta e Dv. ContaIndica o número da conta e o dígito verificador da conta
Card
id4
labelTransferência

Permite transferir saldos entre contratos. Essa operação é possível somente para contratos de compra e de armazenagem de terceiros. 

O volume permitido para transferência é apresentando na coluna Quant. Para mais informações acesse o tópico 06.Transferência de Saldo Entre Contratos.

...

Disponível para Transferência no painel Saldos e Contratos do Gestor de Entidade. A quantidade disponível para transferência considera o volume de entrada, subtraindo os volumes fixados e vinculados a romaneio, devoluções e reservas.

As transferências geralmente são utilizadas para mudar a titularidade da mercadoria. Abaixo são descritas as movimentações possíveis:

  • Transferências entre contratos de compra

 São gerados romaneios sem pesagem automaticamente para efetivar a movimentação. Para o contrato de origem é gerado um romaneio com operação de saída do tipo Devolução de Compra. Para o contrato de destino é gerado um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada por Compra.

  • Transferências entre contratos de armazenagem de terceiros 

A movimentação fiscal é gerada automaticamente. Para o contrato de origem é gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Depósito e para o contrato de destino um romaneio sem pesagem com operação de entrada do tipo Entrada para Depósito.

  • Transferências de contrato de armazenagem de terceiros para contrato de compra

É gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Depósito para o contrato origem e um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada por Compra para o contrato de destino.

  • Transferências de contrato de compra para contrato de armazenagem 

É gerado automaticamente um romaneio sem pesagem com operação de saída do tipo Devolução de Compra para o contrato origem e um romaneio com operação de entrada do tipo Entrada para Depósito para o contrato de destino.

Os principais campos para serem preenchidos na transferência são:

CampoDescrição
TES (origem)Indica a TES para movimentação do contrato de origem.
Local (origem)Indica o Local do estoque de origem.
Transf. DespesaIndica se as despesas do contrato de armazenagem serão transferidas para o contrato de destino.
Entidade / Loja (destino)Indica o código da entidade e loja de destino.
Tipo Contrato (destino)

Indica o tipo de contrato de destino. As opções disponíveis são Compra e Armazém 3º.

TES (destino) Indica a TES para movimentação do contrato de destino.
QuantidadeIndica a quantidade a ser transferida.
Local (destino)Indica o Local do Estoque de destino.
Form. PróprioIndica se é formulário próprio ou não. Quando a opção é não, deve se informar os dados do documento fiscal como número e série. Marcando a opção como SIM o documento fiscal será gerado pela módulo.



Card
id5
labelPendências

Permite resolver as pendências dos contratos de venda incluídos por meio da Nova Comercialização.

As pendências são geradas automaticamente ao faturar e sempre quando há diferença entre o preço fixado e o que preço faturado.

A solução da pendência ocorre por meio da geração de uma nota fiscal de complemento ou nota de débito (NDC) quando o valor faturado é menor que o fixado; ou nota de crédito quando o valor faturado é maior que o fixado. 

Quando a solução escolhida é a geração de uma nota de débito (NDC) ou nota de crédito (NCC) os dados são enviados para aprovação de alçadas do módulo de Compras. Para o correto funcionamento da rotina o parâmetro MV_AGRO016 - Grupo de Aprovação padrão para aprovação de alçada precisa estar devidamente preenchido e concluída as configurações de aprovação por alçada no módulo de Compras. 

Aviso
titleAtenção

Essa opção não está disponível para contratos incluídos por meio da Comercialização Clássica.

05

...

Principais Campos e Parâmetros

...

Principais Campos e Parâmetros

...

TABELAS UTILIZADAS
Âncora
TabelasUtilizadas
TabelasUtilizadas

  • NJR - Contratos;
  • NN8 - Fixações;
  • NNC - Fixações x Entregas;
  • NN5 - Ordens de Pagamento;
  • NJJ - Romaneio;
  • NJM - Itens do Romaneio

...

  • ;
  • NC8 - Pendências do Romaneio;
  • N8T - Romaneio X Precificação.

06CONTEÚDOS RELACIONADOS
Âncora
ConteudosRelac
ConteudosRelac