Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tratamento para os valores de curto e longo prazo nos contratos de aluguel, de acordo com a CPC 06 R2 - IFRS16

As normas contábeis determinam que valores a pagar registrados na contabilidade, devem ser contabilizados no curto prazo (vencimentos até 12 meses) e no longo prazo (vencimentos
acima de 12 meses). Com isso, as finalidades contábeis do Ativo Fixo  Fixo que representam esses valores ficaram da seguinte forma:

  • Leasing Financeiro Longo Curto PrazoEncarg Financ Leas Longo Prazo
  • Encargos Financeiros Leasing Curto prazo
  • Leasing Financeiro  (Curto Longo Prazo)Encargos Financeiros Leasing (Curto prazo)
  • Encargos Financeiros Leasing Longo Prazo

Importante: Essas finalidades contábeis são cadastradas nos programas Manutenção Conta Contábil Integração - UTB033AA e Parâmetros Contabilização - FAS712AA.

Veja mais informações do conceito Finalidades Contábeis e Cross Segmentos - Linha Datasul - FAS - Finalidades Contábeis utilizadas no Ativo Fixo.

Nota: Esses parâmetros contábeis podem serem listados em relatórios pelos programas Relatório Contas Contábeis Integração - UTB301AA e Relatório Parâmetros Contabilização - FAS339AA.


Implantação e Reajuste de Contrato
Ao implantar o contrato, o imobilizado de Leasing (base Leasing) das primeiras 12 parcelas será contabilizado na conta de curto prazo (- Leasing financeiro) e o restante será contabilizado na
conta de longo prazo (Leasing financeiro longo prazo). O mesmo - Leasing Financeiro Longo Prazo. O mesmo ocorre para os encargos, ou seja, contabilizar o valor das primeiras 12 parcelas 12 parcelas dos encargos na conta de Encargos Financeiros Leasing e o restante na conta de Encarg Financ Leas Longo de Encargos Financeiros Leasing Longo Prazo.
Quando for feito um reajuste do contrato, para os valores gerados no reajuste, deve ser será feito o mesmo tratamento, separando os valores de curto e longo prazo, conforme as regras descritas acimadescritas acima.

Cálculo Leasing
Ao efetuar o cálculo das apropriações de Leasing (fas719aa), será gerada pelo Calcular Apropriação Leasing - FAS719AA, será gerada mais uma apropriação contábil vinculada ao registro de cálculo, retirando o valor da parcela da parcela do Longo Prazo e lançando no Curto Prazo, tanto para o imobilizado quanto para os encargosos encargos.


Baixa do contrato
No cancelamento de um contrato, na baixa do bem relacionado a ele (fas702aa), será baixado tanto os valores pelo Baixa Bem Patrimonial - FAS702AA, será baixado tanto os valores das contas de curto prazo quantos os valores das contas de longo prazo (imobilizado e encargos), tanto para o imobilizado, quanto para os encargos. Os valores já contabilizados também serão somados para gerar a apropriação.

No arquivo abaixo é possível visualizar a contabilização de acordo com as finalidades contábeis:

View file
nameContabilizaçãoIFRS16.xlsx
height250

.


Observação:

Para os contratos que estão sendo implantados a partir da liberação do tratamento de curto e longo prazo, basta seguir o que está descrito acima.

Mas, para contratos já implantados e que estão sendo calculados mensalmente, o saldo foi implantado todo na conta de curto prazo, então o tratamento é o seguinte:

  • Caso o saldo de longo prazo tenha sido implantado manualmente na conta de longo prazo e esteja sendo ajustado mensalmente, a partir do próximo cálculo das apropriações de leasing, o programa já vai fazer o tratamento para tirar o valor mensal da conta de longo prazo e trazer para a conta de curto prazo. Neste caso não precisará mais ser feito o lançamento manual de transferência do longo para o curto prazo
  • Agora, caso o saldo de longo prazo não tenha sido implantado manualmente na conta de longo prazo, então o saldo restante de longo prazo deverá ser implantado manualmente, antes de ser realizado o primeiro cálculo das apropriações de leasing com o novo pacote (este lançamento vai tirar o saldo de longo prazo da conta de curto prazo e transferir para a conta de longo prazo). Então, com este saldo implantado, o programa de cálculo vai transferir o valor mensal da conta de longo para a conta de curto prazo. Para saber qual é o saldo de longo prazo, poderá ser utilizado o programa Relatório Contratos Leasing - FAS318AA. Nele existe uma opção de exportar para Planilha Excel, onde deve ser marcada a opção Apropriações Leasing. Aí na planilha Excel gerada, basta somar a coluna Base Leasing correspondente aos meses que representem o longo prazo do arrendamento, para fazer o lançamento na conta de longo prazo (Leasing Financeiro Longo Prazo) e a coluna Valor Encargo correspondente aos meses que representem o longo prazo dos encargos, para fazer o lançamento na conta de longo prazo (Encargos Financeiros Leasing Longo Prazo).


Importante:Importante

Na geração dos títulos do Contas a Pagar, não existirá o controle de documentos a vencer a curto e longo prazo, pois no Contas a Pagar não existe controle de curto e longo prazo.

...

Passado este 1 (um) ano, ele geraria os títulos para o segundo ano e assim sucessivamente, ficando tudo no curto prazo, pois no passivo o valor total já foi lançado em curto e longo prazo nas contabilizações do módulo Ativo Fixo.


Conteúdos Relacionados:

Contrato de Leasing

Leasing (ou arrendamento mercantil)

Finalidades Contábeis

Manutenção Contrato Leasing - FAS012AA

Consulta Contrato de Leasing - FAS213AA

Relatório Contratos Leasing - FAS318AA

Calcular Apropriação Leasing - FAS719AA

Baixa Bem Patrimonial - FAS702AA

Manutenção Conta Contábil Integração - UTB033AA

Parâmetros Contabilização - FAS712AA

Tutorial - Arrendamento Mercantil - CPC 06 - R2 (IFRS 16)