Histórico da Página
CONTEÚDO
- Visão Geral
- Manutenção Contas Corrente X Chave Pix
- Manutenção Cliente Financeiro
- API Cliente Fianceiro
- Manutenção Bancos
- Manutenção Portador EDI
- Parâmetros Destinação de Cobrança
- Manutenção Ocorrência Bancária Parceiro
- Gerar Destinação de Cobrança
- Enviar Movimento Cobrança Escritural
- Receber Movimento Cobrança Escritural
- Manutenção Lotes Implantação Títulos ACR
- API de Implantação de Títulos ACR
- Alteração Títulos ACR
- API de Alteração de Títulos ACR
- Alterar Movimentos Escritural
- Consulta Título Contas a Receber
- Relatório Movimento Ocorrência Bancária
- Liberações
- Liberação Fase 1 - Cadastros
- Liberação Fase 2 - Rotinas
- Liberação PIX - Layout Híbrido de Cobrança Escritural
- Tabela Nova
- Campos novos disponibilizados
01. VISÃO GERAL
Pagamentos instantâneos (Pix) são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. É uma nova modalidade de pagamentos e recebimentos, na qual as transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.
As demais formas de pagamentos já conhecidas, como DOC/TED, Boletos, etc, continuarão existindo, porém o Pix trará uma grande agilidade na compensação dos valores para o recebedor, visto que é para acontecer de forma instantânea. Para isso, algumas mudanças no sistema serão necessárias para atender a demanda, e este documento centralizará todas as mudanças e orientações aos usuários do Datasul.
A nova modalidade de pagamento Pix possibilita que seja utilizada uma chave para identificar os dados bancários. A chave não é obrigatória, mas fará com que os pagamentos sejam mais ágeis.
Neste momento a chave deverá ser criada diretamente no sistema bancário que é utilizado pelos usuários e posteriormente poderá ser vinculada no Datasul.
A chave, que poderá ser usada no lugar do banco/agência e conta, poderá ser identificada de 4 formas diferentes:
- CPF/CNPJ
- Celular
- Chave aleatória
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O controle da cobrança na modalidade PIX serão geradas através da estrutura de Cobrança Escritural já existente, portanto os novos layouts disponibilizados pelos bancos deverão ser tratado através do módulo EDI, o que facilitará o processamento de Envio e Retorno nesta modalidade. Para mais detalhes utilize o documento: PIX - Mapas e Processamento |
02. Manutenção Contas Corrente X Chave Pix
Manutenção Contas Correntes - UTB099AA
O programa de Manutenção de Conta Corrente foi alterado para ter mais uma opção de cadastro filho, aonde serão definidos as Chaves Pix das Contas Correntes da Empresa.
O usuário deverá informar o tipo da chave PIX: CPF/CNPJ, Celular, E-mail ou Chave aleatória.
Poderá vincular até 20 chaves diferentes e uma mesma conta, contudo não é possível vincular a mesma chave em mais de uma conta.
Se a Conta Corrente tiver Conta Corrente PIX cadastrada, terá que ter uma preferencial. Se não for informada nenhuma preferencial ou tentar informar mais de uma é preferencial o programa irá validar.
03. Manutenção Cliente Financeiro
Manutenção Clientes Financeiro - UFN011AA
Na Manutenção Clientes Financeiro foi incluído um novo campo indicando se aquele cliente aceita cobrança PIX. Uma vez marcado o parâmetro, permitirá no programa Gerar Destinação Cobrança o envio dos títulos para um portador modalidade PIX.
04. API Cliente Financeiro
A API de Cliente (UTB765zl) foi evoluída para considerar o novo campo indicando se aquele cliente aceita cobrança PIX. Uma vez marcado o parâmetro, permitirá no programa Gerar Destinação Cobrança o envio dos títulos para um portador modalidade PIX.
A documentação da API pode ser acessada pelo link UTB765ZL - Manutenção/Integração de Cliente/Fornecedor. Na documentação conterá a seguinte orientação:
"O atributo log_cobr_acr_pix da temp-table tt_params_generic_api_id foi criado para informar se o cliente financeiro utiliza cobrança PIX ou não. Neste caso ao criar este registro na tt_params_generic_api_id deverá informar os campos da seguinte forma:
tt_params_generic_api_id.ttv_cod_id_tab = string(tt_clien_financ_integr_e.tta_cod_empresa) + '/' + string(tt_clien_financ_integr_e.tta_cdn_cliente)
tt_params_generic_api_id.ttv_cod_tabela = “tt_clien_financ_integr_e”
tt_params_generic_api_id.ttv_cod_campo = “log_cobr_acr_pix”
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar se o cliente Financeiro é igual “yes”' (Aceita Cobrança PIX) ou “no” (Não Aceita Cobrança PIX)."
05. Manutenção Bancos
Na Manutenção Bancos foi incluído o campo Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiros (ISPB). Este código é único por Instituição Financeira assim como código Febraban e será utilizado nos layouts de Cobrança PIX.
06. Manutenção Portador EDI
Manutenção Portador EDI - UFN009AA
Na Manutenção Portador EDI foi incluído o parâmetro Cobrança PIX. Este parâmetro fará a diferenciação dos demais portadores EDI's, justamente para ser utilizado na Manutenção Destinações de Cobrança nos casos em que a Regra de Destinação for do tipo Cobrança PIX.
É possível configurar na Cobrança PIX para utilizar o Layout Híbrido de Cobrança Escritural no módulo do Contas a Receber, para isso foi incluído o parâmetro Híbrida (Normal com PIX). Este parâmetro possibilita utilizar boletos de cobrança normal (400 posições) com registro adicional para solicitar e receber QR Code, dando opção para o cliente pagar com o código de barras ou usando o QR Code. Para títulos em portadores PIX Híbrido, deixa de gerar a ocorrência PIX - Excluir QR Code e gera as ocorrências de cobrança normal.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
É recomendado que seja criada uma nova Carteira para Cobrança Híbrida (Manutenção Carteira Bancária - UFN012AA) e um novo Parceiro EDI, e configurar o Contas a Receber e o EDI conforme esses novos cadastros. |
07. Parâmetros Destinação de Cobrança
Parâmetros Destinação de Cobrança - ACR025AA
Na Manutenção Destinações de Cobrança foi incluído um novo campo indicando que a Regra de Destinação criada é exclusiva para Cobrança PIX.
Estas regras poderão ser selecionadas na rotina de Destinação de Cobrança quando o usuário selecionar a opção de Destinação Cobrança PIX.
O Portador e Carteira Auto Emissão deverão serão validados se estão marcados como Cobrança PIX na Manutenção Portador EDI. Caso contrário não permitira a inclusão ou alteração desta Destinação com Aceita Cobrança PIX.
08. Manutenção Ocorrência Bancária Banco
Manutenção Ocorrência Bancária Parceiro - UFN002AA
Na Manutenção Ocorrências Bancárias Banco (UFN002AA) foi incluído as novas opções para atender a Remessa Cobrança Escritural PIX:
- Ocorrência Gerar QR Code prevista para envio de remessa inicial em Cobrança PIX.;
- Ocorrência Excluir QR Code prevista para utilizar na alteração da forma de cobrança do título ou seja retirar o título de Cobrança PIX;
Na Manutenção Ocorrências Bancárias Banco (UFN002AA) foi incluído as novas opções para atender a Retorno Cobrança Escritural PIX:
Estas novas ocorrências disponibilizadas no sistema deverão ser relacionadas ao código de ocorrência correspondente de cada banco.
09. Gerar Destinação de Cobrança
No programa Destinar Títulos - ACR foi inserido o parâmetro Aceita Cobrança Pix que permite ao usuário realizar destinação de títulos para portadores de cobrança Pix. Para poder realizar a destinação após marcar o parâmetro é necessário selecionar uma Regra de Destinação Pix, que deve ser cadastrada conforme item Parâmetro Destinação de Cobrança deste tutorial.
Uma vez selecionado a Regra de destinação Pix, o sistema permite realizar a destinação de títulos cujo o cadastro de cliente financeiro. Para parametrizar o cliente para aceitar cobrança Pix, utilize o item 03 deste documento.
A Destinação seguirá as mesmas regras da cobrança normal indicadas na documentação Destinação de Títulos Contas a Receber.
Se houver apenas uma regra de destinação Pix, ao marcar o parâmetro indicado acima, o sistema irá sugerir esta Regra.
10. Enviar Movimento Cobrança Escritural
No programa Enviar Movimento Cobrança - ACR757AA foram acrescentadas as ocorrências de remessa Pix, permitindo a geração do arquivo remessa e envio dos títulos nesta modalidade de cobrança.
11. Receber Movimento Cobrança Escritural
No programa Receber Movimento Cobrança - ACR759AA foi criado tratativa para processar os arquivos de títulos em cobrança Pix. No entanto não foi adicionado nenhum parâmetro novo, bastando apenas selecionar o parceiro EDI relacionado ao portador Pix.
12. Manutenção Lotes Implantação Títulos ACR
Na Manutenção Lotes de Implantação ACR foi criado a tratativa para ser possível inserir os dados da Cobrança Pix. Para tal é necessário informar um Portador de Cobrança Pix, conforme item Manutenção Portador EDI deste tutorial. Através dele é possível informar manualmente as informações de cobrança através do botão Cobrança Escritural.
Através da modal que será apresentada, será possível informar Agência de Cobrança, Pix Link, Url Json e EMV QR Code da Cobrança Pix. Tirando a Agência de Cobrança, se a cobrança pix for controlado pelo banco, estas informações serão fornecidas pelo Banco. Na tela, também será possível gerar o QR Code através do botão Gerar QR Code, existente ao lado do campo EMV QR Code.
Quando o portador informado na implantação do título está configurado com o parâmetro Híbrida (Normal com PIX) selecionado, ao acessar a tela de modal pelo botão cobrança escritural, além dos campos mencionados anteriormente será apresentado também o campo Num Título Banco, conforme tela abaixo:
Uma vez informado o Pix link ou EMV QR Code na modal acima e ao atualizar o lote com o título, o mesmo será colocado em cobrança Pix, e serão geradas as ocorrências bancárias remessa e retorno Pix - Gerar QR Code e Pix - Emissão Confirmada respectivamente.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Não é obrigatório realizar este procedimento. Caso tenha realizado o envio escritural do título para Cobrança Pix, o banco irá retornar estas informações e o sistema irá atualizar no processamento arquivo retorno. |
13. API de Implantação de Títulos ACR
A API de Alteração de Títulos (ACR711ZV) foi evoluída para considerar os novos campos da cobrança PIX, assim como ocorreu com a rotina implantação.
A documentação da API pode ser acessada pelo link ACR900ZI - Integração/Implantação de Títulos. Na documentação conterá a seguinte orientação sobre modalidade de Cobrança PIX. Segundo os layouts dos bancos possuem informações diferentes da cobrança escritural normal e estas precisam estar disponíveis para alteração pelo usuário.
Informações necessárias:
- campo dsl_pix_link - Link gerado para pagamento do Qr Code dinâmico. Será retornado pelo Banco neste primeiro momento.
- campo des_url_loc_payload_json - URL presente no EMV do QR Code dinâmico e que contém os dados da cobrança
- campo dsl_emv_qr_code - EMV do QR Code dinâmico. Esse campo deve ser utilizado no processo de geração de imagem (base64).
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo Link:
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de item lote implantação)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_integr_acr_item_lote_impl_9':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'dsl_pix_link':U.
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar pix link fornecido pelo banco.
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo URL :
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de item lote implantação)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_integr_acr_item_lote_impl_9':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'des_url_localiz_json':U.
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar URL presente no EMV do QR Code fornecido pelo banco.
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo EMV:
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de item lote implantação)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_integr_acr_item_lote_impl_9':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'dsl_emv_qrcode':U.
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar URL presente no EMV do QR Code fornecido pelo banco.
14. Alteração de Títulos ACR
Na Alteração Títulos Contas a Receber foi criado a tratativa para ser possível inserir os dados da Cobrança Pix. Para tal é necessário informar um Portador de Cobrança Pix, conforme item Manutenção Portador EDI deste tutorial. Através dele é possível informar manualmente as informações de cobrança através do botão Cobrança Escritural.
Através da modal que será apresentada, será possível informar Agência de Cobrança, Pix Link, Url Json e EMV QR Code da Cobrança Pix. Tirando a Agência de Cobrança, se a cobrança pix for controlado pelo banco, estas informações serão fornecidas pelo Banco. Na tela, também será possível gerar o QR Code através do botão Gerar QR Code, existente ao lado do campo EMV QR Code.
Quando o portador do título está configurado com o parâmetro Híbrida (Normal com PIX) selecionado, ao acessar a tela de modal pelo botão cobrança escritural, além dos campos mencionados anteriormente será apresentado também os campos referente a cobrança normal, como: Num Título Banco, Obs Cobrança, Instr. Bancária 1 e Inst Bancária 2.
Uma vez informado o Pix link ou EMV QR Code na modal acima, ao atualizar a alteração do título, o mesmo será colocado em cobrança Pix, e serão geradas as ocorrências bancárias remessa e retorno Pix - Gerar QR Code e Pix - Emissão Confirmada respectivamente.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Não é obrigatório realizar este procedimento. Caso tenha realizado o envio escritural do título para Cobrança Pix, o banco irá retornar estas informações e o sistema irá atualizar no processamento arquivo retorno. |
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Quando o título está em Cobrança PIX Híbrida ao alterar qualquer título, por exemplo: Alteração de Valor ou Vencimento Não gera a ocorrência bancária de remessa PIX - Excluir QR Code. Nessas situações as alterações de títulos geram ocorrências de cobrança Normal (Concessão de abatimento, Alteração de Vencimento, etc). |
15. API de Alteração de Títulos ACR
A API de Alteração de Títulos do Contas a Receber (ACR711ZV) foi evoluída para considerar os novos campos da cobrança PIX, assim como ocorreu com a rotina Alteração Títulos ACR.
A documentação da API pode ser acessada pelo link ACR711ZV - Alteração de Títulos. Na documentação conterá a seguinte orientação sobre modalidade de Cobrança PIX. Segundo os layouts dos bancos possuem informações diferentes da cobrança escritural normal e estas precisam estar disponíveis para alteração pelo usuário.
Informações necessárias:
- campo dsl_pix_link - Link gerado para pagamento do Qr Code estático ou dinâmico. Será retornado pelo Banco neste primeiro momento.
- campo des_url_loc_payload_json - URL presente no EMV do QR Code dinâmico e que contém os dados da cobrança
- campo dsl_emv_qr_code - EMV do QR Code dinâmico ou estático. Esse campo deve ser utilizado no processo de geração de imagem (base64).
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo Link:
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de Título de Alteração)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_alter_tit_acr_base_5':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'dsl_pix_link':U.
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar pix link fornecido pelo banco.
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo URL :
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de Título de Alteração)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_alter_tit_acr_base_5':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'des_url_localiz_json':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_valor = char(100).
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar URL presente no EMV do QR Code fornecido pelo banco.
Exemplo Criação temp-table tt_params_generic_api para campo EMV:
create tt_params_generic_api.
assign tt_params_generic_api.ttv_rec_id = (Campo Recid da temp-table de Título de Alteração)
tt_params_generic_api.ttv_cod_tabela = 'tt_alter_tit_acr_base_5':U
tt_params_generic_api.ttv_cod_campo = 'dsl_emv_qrcode':U.
E no campo tt_params_generic_api_id.ttv_cod_valor indicar EMV do QR Code fornecido pelo banco.
16. Alterar Movimentos Escritural
Na Alteração dos Movimentos foram incluídas as Ocorrências de Remessa Pix, para permitir que a alteração das mesmas a exemplo do que já ocorre com as ocorrências na Cobrança Normal.
17. Consulta Título Contas a Receber
O Detalhe da Consulta de Títulos e Movimentos -ACR212AA também foi alterado para poder apresentar as informações de cobrança Pix. Para visualizar as mesmas basta detalhar o título, clicar no botão Cobrança Pix. É possível também, através do botão Gerar QR Code realizar a geração do QR Code conforme informação do campo EMV QR Code.
O campo Cobrança Híbrida (Normal com PIX) apresentado nessa tela, caso esteja selecionado, indica que o título se encontra em cobrança escritural e no envio seu portador na Manutenção Portadores EDI estava parametrizado como Híbrida (Normal com Pix).
Também foi incluído um Detalhe das informações Pix que o banco devolve via arquivo escritural por Ocorrência Retorno. Para visualizar, basta detalhar a Ocorrência Retorno desejada e clicar no botão Pix.
18. Relatório Movimento Ocorrência Bancária
No Relatório Movimento de Ocorrências Bancárias - ACR317AA foram incluídas as ocorrências de Remessa Cobrança Pix, permitindo a listagem e controle destas pelos usuários.
19. Liberações
a. Liberação Fase 1 - Cadastros
- Disponibilidade da função Retrofit via Console a partir do Release 12.1.27.
- Expedição com tratamento nos campos novos a partir do Release 12.1.31.
Foram disponibilizados os itens nos pacotes:
Release | Data Liberação |
12.1.29.5 | 11/12/2020 |
12.1.28.11 | |
12.1.27.15 |
b. Liberação Fase 2 - Rotinas
Será disponibilizado a Cobrança Escritural primeiramente para os bancos: Itaú e Bradesco, para atender aos bancos será necessário realizar a atualização dos MAPAS padrões e atualizações de programas que realizam o envio e retorno escritural do módulo Financeiro Contas a Receber.
Os mapas mencionados acima (Itaú e Bradesco) se referem à cobrança PIX "pura", não cobrança híbrida (código de barras e QR Code PIX).
Esta parte do projeto encontra-se em desenvolvimento e a previsão de liberação é a 12.1.34 com retrofit para as releases 12.1.33, 12.1.32 e 12.1.31.
c. Liberação PIX Híbrido - Cobrança Escritural
Será possível configurar na Cobrança PIX para utilizar o Layout Híbrido de Cobrança Escritural no módulo do Contas a Receber que possibilita utilizar boletos de cobrança normal (400 posições) com registro adicional para solicitar e receber QR Code, dando opção para o cliente pagar com o código de barras ou usando o QR Code.
Esta parte do projeto encontra-se em desenvolvimento e a previsão de liberação é a 12.1.2311 com liberação nos patches 12.1.2307-3, 12.1.2301-11 e 12.1.2209-16.
Banco Itaú:
Foram criados os mapas "107 - Cobrança Banco Itaú - Export - BoleCode" e "108 - Cobrança Banco Itaú - Import - BoleCode" da Cobrança Escritural para atender o Layout 400 híbrido do Itaú. Para utilizar deve ser feito a Importação dos novos mapas através do arquivo "edi_1100_508_hibrido_pix.d" no programa "Exportação e Importação de Mapas - EDU717za".
Esses mapas de Cobrança Escritural Híbrida do Itaú tem previsão de liberação na 12.1.2311 com liberação nos patches 12.1.2307.6 , 12.1.2301.14 e 12.1.2209.19.
A Ocorrência Bancária Banco "Pix - Gerar QR Code" deve estar vinculada ao código de ocorrência "71".
Conforme página 14 do Layout do Itaú de Julho/2021 deve ser utilizado o código "71 REMESSA – BOLECODE (emissão do boleto e QR Code pix)". Para alteração do boleto não é necessário o envio do registro.
Banco Bradesco:
Foram criados os mapas "109 - Cobrança Bradesco - Import - Híbrido" e "110 - Cobrança Bradesco - Export - Híbrido" da Cobrança Escritural para atender o Layout 400 híbrido do Bradesco. Para utilizar deve ser feito a Importação dos novos mapas através do arquivo "edi_1100_508_hibrido_pix.d" no programa "Exportação e Importação de Mapas - EDU717za".
Esses mapas de Cobrança Escritural Híbrida do Bradesco tem previsão de liberação na 12.1.2403 com liberação nos patches 12.1.2311.2, 12.1.2307.8 e 12.1.2301.16.
Para os demais bancos os clientes podem customizar os mesmos.
20. Tabelas Novas
Liberação realizada na 12.1.31:
Criado uma tabela para armazenar as chaves PIX da conta corrente. Esta tabela é filha da tabela cta_corren e se relaciona pelo campo cod_cta_corren.
Liberado dicionário com esta tabela nova Retrofit também.
- Cta_corren_pix
Liberação será realizada na 12.1.34:
Criado uma tabela para armazenar as informações do pix inseridas na implantação. Esta tabela é filha da tabela item_lote_impl_tit_acr e se relaciona pelos campos cod_estab, cod_refer e num_seq_refer.
- ext_item_lote_impl_acr
Criado uma tabela para armazenar as informações do pix retornadas nas ocorrências via arquivo pelo Banco. Esta tabela é filha da tabela movto_ocor_bcia e se relaciona pelos campos cod_estab, num_id_tit_acr, num_seq_movto_ocor_bcia,
- ext_movto_ocor_bcia
Liberado dicionário com esta tabela nova Retrofit também.
21. Campos novos disponibilizados
- A partir da release 12.1.31:
Campo | Descrição |
---|---|
clien_financ.log_cobr_acr_pix | Cliente Financeiro Aceita Cobrança PIX |
banco.cod_sist_pagto_bra | Código do Sistema de Pagamentos Brasileiro |
portad_edi.log_cobr_acr_pix | Portador EDI Aceita Cobrança PIX |
destinac_cobr.log_cobr_acr_pix | Destinação Aceita Cobrança PIX |
ext_tit_acr.log_cobr_acr_pix | Extensão Título Contas a Receber em Cobrança PIX |
movto_ocor_bcia.cod_chave_pix | Chave PIX utilizada no movimento Remessa Escritural PIX |
- A partir da release 12.1.32:
Campo | Descrição |
---|---|
banco.cod_sist_pagto_bra | Código do Sistema de Pagamentos Brasileiro |
- A partir da release 12.1.34:
Campo | Descrição |
---|---|
ext_tit_acr.dsl_pix_link | Código Pix Link fornecido pelo banco |
ext_tit_acr.des_url_localiz_json | URL presente no EMV do QR Code fornecido pelo banco |
ext_tit_acr.dsl_emv_qrcode | EMV do QR Code fornecido pelo banco |
- A partir da release 12.1.2311
Campo | Descrição |
---|---|
portad_edi.log_cobr_hibr_pix | Cobrança Híbrida (Normal com PIX) |
ext_tit_acr.log_cobr_hibr_pix | Cobrança Híbrida (Normal com PIX) |
VISÃO GERAL
Foi reformulada a rotina pixde Vinculação de Impostos ACR para a Liquidação do Contas a Receber. O objetivo principal desta implementação é apresentar o valor da Base de Cálculo do Imposto proporcionalmente aos valores liquidados, parcial ou total.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Disponibilidade da função Retrofit via Console a partir do Release 12.1.23:
Expedição com tratamento nos campos novos a partir do Release 12.1.26. |
CAMPOS NOVOS DISPONIBILIZADOS NA 12.1.26
...
Impto_vincul_tit_acr.val_base_retid
...
Impto_liquidac_tit_acr.val_base_liquidac
...
IMPLANTAÇÃO DE TÍTULO DO CONTAS A RECEBER
Inicialmente ao implantar um novo título no programa prgfin/acr/acr702aa.r, é possível vincular impostos através do botão Retenções.
Ao entrar no botão Retenções, o que foi informado no campo Valor da tela Item Lote Implantação Títulos ACR é apresentado no campo Base Total do browser Impostos Vinculados ao Título. Este campo é editável e permite o usuário informar outro valor diferente do sugerido se houver necessidade.
Neste mesmo browser é possível alterar o valor da alíquota, disponível na coluna Aliq.
Os outros campos serão detalhados logo abaixo quando falarmos sobre a rotina de Liquidação de Títulos ACR.
Importante: Vale lembrar ainda que se o imposto for do tipo opcional, é escolha do usuário vincular o mesmo já na Implantação ou deixar para fazê-lo na Liquidação, portanto vincular e liquidá-lo.
LIQUIDAR TÍTULO DO CONTAS A RECEBER
Ao realizar uma Liquidação de Título no Contas a Receber através do programa prgfin/acr/acr726aa.r, ao digitar os dados do título a liquidar o sistema habilita o botão Retenções. Ao clicar neste botão o sistema abre a tela Vincula Impostos a Título/Liquidação. Esta tela apresentará três browsers:
- Contém relação e as informações dos impostos relacionados ao cliente da duplicata que está sendo liquidada;
- Apresenta os impostos já vinculados ao título e os dados de vinculação como Bases, valores, alíquota, etc;
- O terceiro browser apresenta os dados dos impostos vinculados para a liquidação que está sendo realizada.
BROWSER IMPOSTOS VINCULADOS AO TÍTULO
Campos que estão no browser:
...
Label
...
Descrição
...
País
...
País do Imposto
...
UF
...
Unidade Federativa do Imposto
...
Impto
...
Código do Imposto
...
Classif
...
Classificação do Imposto
...
Base Total
...
Valor da base total do Imposto a reter
...
Base Retida
...
Valor da base retida do Imposto até o momento
...
Base Liquidação
...
Valor da base liquidação do Imposto
...
Aliq
...
Alíquota do Imposto
...
Retido Moeda Tit
...
Valor Retido na moeda título
...
Indic Impto
...
Moeda do Imposto
...
Ret Moeda Impto
...
Valor a reter na moeda Imposto
BASE TOTAL
Foi implementado neste browser o campo Base Total, este apresenta os valores das Bases a reter dos Impostos vinculados na Implantação do Título. Se o imposto é opcional e não foi vinculado na implantação do título, pode ser feita esta vinculação na liquidação e será apresentado no campo Base Total o Valor Original do título.
Exemplo:
Se o título é de 1000,00 reais e for informado para liquidar 400,00 reais, ao entrar no botão Retenções o valor Base Total estará 1000,00 e o valor Base Liquidação 400,00.
Ao realizar uma Liquidação apresenta o valor da Base Total, mas permite o usuário alterar.
Se alterar o valor Base Total, o sistema atualiza também o valor Base Liquidação e recalcula o Valor do Imposto no campo Ret Moeda Impto.
Importante: O valor Base de Liquidação será abordado posteriormente.
BASE RETIDA
O campo Base Retida na primeira liquidação mostrará o valor 0 (zero). Se for realizada uma nova liquidação, este campo vem preenchido com a base já retida naquele título pelas liquidações anteriores.
BASE LIQUIDAÇÃO
O campo Base Liquidação apresenta o valor da liquidação. Se for uma liquidação parcial irá considerar o valor da Base Total para fazer uma proporção.
Exemplo:
Se um título for de 1000,00 reais e a Base Total informada na implantação foi 900,00 reais, ao realizar uma Liquidação Parcial de 400,00 reais, apresentará a Base Total do imposto 900,00 reais e Base Liquidação 360,00 reais. Portanto a Base de Liquidação seria 400,00 x 900,00 /1000,00. Mas o sistema permite alterar este valor de Base Liquidação também.
Se alterar o campo Base Liquidação recalcula o Valor do Imposto do campo Ret Moeda Impto, mas não atualiza o campo Base Total.
BROWSER IMPOSTOS VINCULADOS A LIQUIDAÇÃO
Campos que estão no browser:
...
Label
...
Descrição
...
Base Liquidação
...
Será apresentado o valor da base de liquidação
...
Ret Moeda Tit
...
Valor do Imposto na Moeda do Título
...
Ret Moeda Impto
...
Valor do Imposto na Moeda do Imposto
Se alterar o valor imposto a reter no campo Ret Moeda Impto o sistema atualiza também o valor no campo Ret Moeda Impto do browser Impostos Vinculados ao Título.
Caso o imposto vinculado à liquidação tenha uma Base Liquidação somada à base já retida maior que o valor Base Total de cálculo do imposto, será apresentada uma mensagem questionando para dar continuidade ao processo de liquidação ou cancelar:
CONSULTA TÍTULO CONTAS A RECEBER
No botão Retenções da consulta de títulos além dos dados dos impostos serão apresentadas as seguintes informações:
...
Vale ressaltar que o valor da coluna Alíq x Base Retida no Browser da consulta ACR212AA nem sempre baterá com o Imposto retido presente na coluna Ret IE Impto.
Esta situação é gerada quando realizada mais de uma liquidação para o mesmo título, mas informando alíquota de imposto diferentes para cada uma delas.
O Valor da Alíquota sempre deixa gravado a última informação de alíquota utilizada no imposto do título.
Exemplo:
Conforme imagem acima, explicando valor do imposto 11 da linha destacada.
No Título de 1000,00 com dois impostos vinculados sendo imposto código 11 base de calculo 900,00.
É realizado uma liquidação parcial de 400,00, onde base liquidação ficou 360,00 e alíquota 15,00. Portanto gerou um imposto de 54,00.
Em seguida é realizada outra liquidação de 600,00, onde base liquidação ficou 540,00 e foi alterada alíquota para 10% e por consequência gerou imposto de 54,00.
Por isto na imagem da Consulta acima apresenta alíquota de 10% base retida 900,00 e imposto 108,00, não batendo assim se feito o cálculo direto.
Para chegar no valor da coluna Ret IE Impto e Base Retida, você deverá somar os valores impostos retidos em cada movimento de liquidação. Portanto você deverá dar um duplo clique no movimento de liquidação, entrar no botão Relações e depois no botão Impostos.
Exemplo:
Primeira Liquidação no valor de 400,00:
Segunda Liquidação no valor de 600,00:
...