Páginas filhas
  • PDD - Provisão de Débitos Duvidosos

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

01. VISÃO GERAL

A Provisão de Débitos Duvidosos (PDD), também conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), é um processo contábil e financeiro utilizado pelas empresas para estimar a perda provável de receitas devido à inadimplência de seus clientes. Esse processo é especialmente importante para garantir a adequada apresentação das demonstrações financeiras, refletindo de forma realista a situação financeira da empresa.

02. Parametrizações

De todas as parametrizações descritas a seguir, apenas os Parâmetros Perdas - CRE0216 é obrigatório. Existem regras previstas que serão aplicadas apenas com a existência de alguns cadastros e quando se aplicar, então os dados cadastrais deverão ser preenchidos.

...

Expandir
titleTipos de Garantia

CRE0211 - Cadastro de tipos de Garantia

Tem o objetivo de definir, conforme o tipo de garantia, se esta poderá ser considerada como uma garantia válida para as definições das regras do PDD, conforme o parâmetro 'Considerar no cálculo do PDD?'. O tipo de garantia será considerado somente se esse indicador estiver marcado.

Expandir
titleGarantias por Cliente/Raiz

CRE0212 - Garantias por Cliente/Raiz

Tem por objetivo informar os dados referentes às garantias comuns. Exemplos desse tipo de garantia são hipoteca de imóveis e equipamentos que o cliente prevê em contrato com a empresa.

Regras:

  1. A garantia pode ser gravada por Raiz de CNPJ ou por código de cliente. Se não for informada a Raiz de CNPJ, será permitido informar o código do cliente. A informação é obrigatória para uma das duas opções.
  2. Data emissão contrato: equivale à data da assinatura do contrato de garantia.
  3. Garantia formalizada: marcar quando todas as informações/documentações já foram repassadas.


Opção "Pedidos"

Regras:

  1. Os pedidos informados deverão pertencer ao cliente/CNPJ informado na tela. Assim, ao informar um pedido, essa garantia será aplicada apenas aos títulos relacionados ao pedido informado.
  2. Ao informar o pedido, a empresa do pedido fica acessível, porém não é obrigatória.
  3. Pode existir mais de um pedido relacionado a garantia.
  4. Quando houver somente 1 pedido para a garantia, esta informação ficará na tela principal. Se houver mais de um pedido, não existirá informação na tela principal e um menu, conforme consta na imagem, ficará disponível para a digitação.


Opção "Fiadores"

Regras:

  1. Quando a garantia exige fiador, é obrigatório informar CNPJ/CPF, nome e telefone do concessor. Esta informação está relacionada com a base cadastral da Receita Federal, mas não tem obrigatoriedade de existir no cadastro de clientes.
  2. Será permitido informar em tela o Estado Civil. Se a informação for 'Casado', o sistema exigirá informar nome, CPF e telefone do cônjuge.
  3. Será permitido informar mais de um fiador.
  4. Se um CNPJ/CPF fiador já estiver cadastrado para outro Cliente/CNPJ, o sistema emitirá um aviso (mostrando código e nome do cliente) e irá questionar se continua utilizando a informação.


Opção "Documentos"

Regras:

  1. Na opção “Documentos” é permitido indicar documentos que estão relacionados às garantias informadas. Essa opção será utilizada pela rotina de PDD quando em uma regra existir garantia por documento.
  2. A Manutenção de Títulos no Contas a Receber - FIN10050, apresenta as garantias relacionadas ao documento consultado.
  3. Existe uma regra que pode ser criada que avalia esses 3 itens: se existir alguma garantia para o Cliente/CNPJ, ou ainda para o pedido informado e por fim para o documento informado nessas telas.


...

Expandir
titleParâmetros Perdas

CRE0216 - Parâmetros Perdas

Esse é o programa no qual são definidas as regras de validação dos filtros utilizados para selecionar os documentos indicados para a provisão de clientes duvidosos.

Regras:

  1. Conforme a legislação, as operações que ultrapassem um determinado valor e que estejam vencidos há um determinado tempo, é necessário que tenham sido enviados para processos judiciais para que possa ser provisionada a perda. Dessa forma, será indicado por portador no FIN10016 aqueles que se referem a títulos em processos judiciais. Se na regra esse indicador estiver marcado, ela será aplicada aos documentos com portadores definidos como judiciário.
  2. Existirão regras diferenciadas para documentos com e sem garantia.
  3. As regras não poderão ser excluídas, mas ativadas ou desativadas, pois serão utilizadas para justificar os motivos pelos quais os títulos foram indicados para a provisão.


Opção "Contábeis"

Permite informar as contas contábeis envolvidas no processo de contabilização dos valores. As finalidades são pré-definidas.


Opção "AEN x Centro Resultado"

Permite realizar o relacionamento entre as áreas estratégicas de negócio x centro de resultado para a contabilização.


Opção "eXceção tipos de clientes"

Permite visualizar os tipos de clientes exceção para a regra consultada.


03. Processamento

Descrevemos abaixo a utilização da rotina de seleção dos títulos indicados para Provisão de Débitos Duvidosos (PDD) e onde consultá-los após o processamento.

...