Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Manutenção Informações Complemento Estabelecimento - FP0570

Visão Geral do Programa

Permite parametrizar as informações dos Sindicatos, Planos de Lotação e as Origens de Contratação de mão-de-obra do Estabelecimento dentro da Organização. Desta forma, são parametrizadas as informações do relacionamento entre o Estabelecimento com os Prestadores de Serviço fornecedores de mão-de-obra.

Manutenção Complemento Estabelecimento

Objetivo da tela:

Efetuar o cadastramento do complemento das informações referentes aos Estabelecimentos e suas relações quanto a Sindicatos, Planos de Lotação e a Origem de Contratação de Mão de Obra e suas respectivas características.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Código e a descrição do estabelecimento na qual serão efetuadas as parametrizações das informações referentes ao Plano de Lotação, Sindicato e Origem de Mão-de-obra.

Manutenção Complemento Estabelecimento - Pasta Plano Lotac

Objetivo da tela:

Efetuar o relacionamento entre os Estabelecimentos a um determinado Plano de Lotação anteriormente definido, contendo uma estrutura, identificando a partir das datas de início e fim de validade, qual o plano de lotação atualmente válido para um determinado estabelecimento, bem como manter o histórico dos planos de lotação anteriormente utilizados pelo estabelecimento. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Permite cadastrar os Planos de Lotação a serem utilizados pelo estabelecimento definido no sistema. Para informações adicionais, veja a tela Complem Plano Lotação Estabelecimento - FP0570A.

Modificar

Permite efetuar as modificações nas informações definidas para o Plano de Lotação do Estabelecimento. Para isto, basta selecionar o plano de lotação desejado e acionar este botão. 

Eliminar

Permite efetuar as eliminações das informações definidas para o Plano de Lotação do Estabelecimento. Para isto, basta selecionar o plano de lotação desejado e acionar este botão. O sistema solicitará a confirmação da eliminação. 

Complemento Plano Lotação Estabelecimento – FP0570A

Objetivo da tela:

Identificar quais as unidades de lotação que compõem o organograma de uma determinada data anterior, permitindo desta forma a emissão de relatórios ou consultas que necessitam desta informação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Plano de Lotação

Código do plano de lotação que será relacionado ao estabelecimento que está sendo parametrizado no sistema. Para detalhes sobre o cadastramento do plano de lotação, ver Manutenção Plano Lotação - FP0800.

Início Validade

Data de início em que o plano de lotação passará a ter validade no estabelecimento em questão. 

Fim Validade

Data fim em que o plano de lotação não terá mais validade sobre o estabelecimento em questão.

Manutenção Complemento Estabelecimento - Pasta Sindicato

Objetivo da tela:

Definir os sindicatos a serem utilizados no estabelecimento que está sendo definido nesta função e todas as informações referentes à Integração com o Contas a Pagar, caso a organização utilize.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Permite cadastrar os sindicatos a serem utilizados pelo estabelecimento definido no sistema. Para informações adicionais, veja em Complemento Sindicato Estabelecimento - FP0570C.

Modificar

Permite efetuar as modificações nas informações definidas para o sindicato do estabelecimento. Para isto, basta selecionar o sindicato desejado e acionar este botão. 

Eliminar

Permite efetuar as eliminações das informações definidas para o sindicato do estabelecimento. Para isto, basta selecionar o sindicato desejado e acionar este botão. O sistema solicitará a confirmação da eliminação.

Complemento Sindicato Estabelecimento – Pasta Integração – FP0570C

Objetivo da tela:

Cadastrar os dados da integração dos sindicatos a serem utilizados pelo estabelecimento definido no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sindicato

Código do sindicato que será associado ao Estabelecimento que está sendo parametrizado no sistema. Permite relacionar ao estabelecimento todos os sindicatos cadastrados no sistema, facilitando assim a sua utilização.

Mensalidade Sindical - Forma Pagamento

Forma de pagamento a ser relacionada com o Sindicato para a geração das informações com o módulo Contas a Pagar do EMS, caso a organização utilize o pagamento destas instituições desta forma.

Exemplo:
Código            Descrição
01                    Caixa
02                    Depósito Bancário 

Mensalidade Sindical - Fornecedor

Código do fornecedor que será associado ao Sindicato para a integração das informações com o módulo Contas a Pagar do EMS. O código do Fornecedor aqui inserido representará o código do Sindicato cadastrado no EMS.

Exemplo:
              HR                                        EMS
Sindicato       Descrição                 Fornecedor         Descrição
-------------       --------------------             ----------------        ----------------------
01                          Sindicato PD                              367                               Sindicato PD
Esta relação representa o cadastramento das informações do HR com o respectivo relacionamento com o EMS, para a geração das informações no Processo de Integração com o módulo Contas a Pagar. 

Mensalidade Sindical - Portador

Código do portador na qual serão efetuados os pagamentos das obrigações ao sindicato que está sendo parametrizado no sistema. Geralmente o portador cadastrado na organização é uma Instituição Bancária, mas nada impede a organização de definir o caixa da empresa como um portador.

Exemplo:
01 – Banco do Brasil
02 – Caixa Econômica Federal
03 – Caixa da Empresa 

Contribuição Sindical - Forma Pagamento

Forma de pagamento a ser relacionada com a Contribuição Sindical para a geração das informações com o módulo Contas a Pagar do EMS, caso a organização utilize o pagamento destas instituições desta forma.

Contribuição Sindical - Fornecedor

Código do fornecedor que será associado à Contribuição Sindical para a integração das informações com o módulo de Contas a Pagar do EMS. O código do Fornecedor aqui inserido representará o código da Contribuição Social cadastrado no EMS. 

Contribuição Sindical - Portador

Código do portador na qual serão efetuados os pagamentos das obrigações à contribuição sindical que está sendo parametrizado no sistema. Geralmente o portador cadastrado na organização é uma Instituição Bancária, mas nada impede a organização de definir o caixa da empresa como um portador.

Contribuição Confederativa / Assistencial - Forma Pagamento

Forma de pagamento a ser relacionada com a Contribuição Federativa para a geração das informações com o módulo Contas a Pagar do EMS, caso a organização utilize o pagamento destas instituições desta forma.

Contribuição Confederativa / Assistencial Fornecedor

Código do fornecedor que será associado à Contribuição Federativa para a integração das informações com o módulo Contas a Pagar do EMS. O código do Fornecedor aqui inserido representará o código da Contribuição Federativa cadastrado no EMS.

Contribuição Confederativa / Assistencial Portador

Código do portador na qual serão efetuados os pagamentos das obrigações à contribuição federativa que está sendo parametrizado no sistema. Geralmente o portador cadastrado na organização é uma Instituição Bancária, mas nada impede a organização de definir o caixa da empresa como um portador.

Complemento Sindicato Estabelecimento – Pasta Pagamento – FP0570C

Objetivo da tela:

Cadastrar os dados de pagamentos dos sindicatos a serem utilizados pelo estabelecimento definido no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Mês Pagamento

Opção para o mês em que será efetuado o pagamento para o Grupo cadastrado. As opções disponíveis são:

  • Mês Referência: representa que o grupo de pagamento será gerado para o Contas a Pagar efetuar o pagamento no mês de referência da Folha de Pagamento.

  • Mês Posterior Referência: representa que o grupo de pagamento será gerado para o Contas a Pagar efetuar o pagamento no mês posterior de referência da Folha de Pagamento.

Tipo Dia Pagamento

Tipo de dia para pagamento que o grupo de pagamento cadastrado utilizará na integração com o módulo Contas a Pagar. As opções disponíveis são:

  • Semana Posterior Dia Pagamento.

  • Dia Calendário.

  • Dia Útil.

  • Dia Pagamento.

  • Último Dia Útil. 

Ind Dia Semana

Dia da semana em que será efetuado o pagamento dos títulos a serem gerados para o módulo Contas a pagar. As opções disponíveis são:

  • Segunda.

  • Terça.

  • Quarta.

  • Quinta.

  • Sexta.

  • Dia Útil da Semana. 

Nro Dia Pagamento

Número do dia de pagamento para o grupo de pagamento parametrizado e que gerará informações para o módulo Contas a Pagar.

Nota
titleNota:
Este campo somente fica habilitado quando no campo Tipo Dia Pagamento for selecionada a opção “Dia Calendário” ou “Dia Útil”. Se o campo assinalado for Dia Calendário, inserir o dia do calendário que este grupo utiliza para gerar as informações para o Contas a Pagar. Caso seja Dia Útil, inserir o dia útil desejado para a geração das informações deste grupo para o módulo Contas a Pagar. 

Dia Alternativo

Dia alternativo para que seja gerado o título para o módulo Contas a Pagar. Opções deste campo:

  • Dia Útil Anterior: identifica que será efetuada a geração do título com a data de pagamento do último dia útil anterior ao dia útil definido nos parâmetros do grupo de pagamento.

  • Dia Útil Posterior: identifica que será efetuada a geração do título com a data de pagamento do último dia útil posterior ao dia útil definido nos parâmetros do grupo de pagamento.


Manutenção Complemento Estabelecimento - Pasta Orig MDO

Objetivo da tela:

Definir as informações de origem de contratação de mão-de-obra a ser utilizada dentro do estabelecimento definido.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Permite cadastrar as informações de Origem de Contratação de Mão de Obra a serem utilizados pelo estabelecimento que está sendo definido no sistema. Para informações adicionais, veja Complemento Origem MDO Estabelecimento. 

Modificar

Permite efetuar as modificações nas informações definidas para a Origem de Contratação de Mão de obra do Estabelecimento. Para isto, basta selecionar o Sindicato desejado e acionar este botão. 

Eliminar

Permite efetuar as eliminações das informações definidas para a Origem de Contratação de Mão de obra do Estabelecimento. Para isto, basta selecionar o Sindicato desejado e acionar este botão. O sistema solicitará a confirmação da eliminação.

Complemento Origem MDO Estabelecimento – Pasta Gerais – FP0570F

Objetivo da tela:

Definir as informações gerais para a origem de contratação (origem de mão-de-obra) determinada para o Estabelecimento. 


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Origem Contratação

Origem de contratação a ser parametrizada para o estabelecimento, visto que é a partir desta parametrização que o sistema habilita o cadastramento dos Contratos Especiais utilizados por este estabelecimento. Opções deste campo:

  • Temporário.

  • Cooperado.

  • Contratado.

  • Sócio.

  • Estagiário.

  • Terceiro – Ponto.

Prestador Serviço

Código do prestador de serviço que representará o tipo de origem de contratação definido. Desta forma, de acordo com estas parametrizações são definidas e habilitadas as janelas constantes nesta função.

Nota
titleNota:
Este campo não fica habilitado quando a opção escolhida no campo “Origem Contratação” for “Estagiário”, visto que o sistema identifica ser o prestador de serviço a própria organização.
Início ValidadeData de início de validade do tipo de origem de contratação definido no sistema. A validade identifica o período em que as informações parametrizadas poderão ser utilizadas pelo estabelecimento selecionado dentro dos processos do sistema.

Fim Validade

Data fim de validado do tipo de origem de contratação (origem de mão-de-obra) que está sendo parametrizada para o estabelecimento. A data fim de validade delimita o período em que o tipo de contratação (mão-de-obra) poderá ser utilizado pelo estabelecimento selecionado.

Calcula Folha Normal

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser efetuado o cálculo da Folha Normal dentro do sistema. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, é possível efetuar o cálculo da Folha Normal dentro do sistema.

Calcula PLR

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser efetuado o cálculo do PLR (Participação Lucros e Resultados) dentro do sistema. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, é possível efetuar o cálculo do PLR dentro do sistema.

Calcula Adiantamento Normal

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser efetuado o cálculo do Adiantamento Normal dentro do sistema. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, é possível efetuar o cálculo do Adiantamento Normal dentro do sistema.

Gera Demonstrativo Contábil

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser gerado o demonstrativo contábil. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, para este tipo de origem é possível gerar o demonstrativo contábil.

Calcula Rescisão

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser efetuado o cálculo de Rescisão dentro do sistema. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, para este tipo de origem é possível efetuar o cálculo da Rescisão dentro do sistema.

Integra Ponto

Efetua o controle das horas do tipo de origem de contratação apuradas pelo módulo Controle de Frequência a serem integradas na Folha de Pagamento. Desta forma, o sistema efetua a geração das horas do ponto para a valorização dentro da Folha de Pagamento.

Calcula Provisão Férias/13º

Indica que para o tipo de origem de contratação deverá ser efetuado o cálculo de Provisão de Férias e 13° Salário dentro do sistema. De acordo com o tipo selecionado este campo é habilitado ou não. Caso seja assinalado este campo, para este tipo de origem é possível efetuar o cálculo de Provisões.

Nota
titleNota:
Na inclusão/manutenção da Origem de Mão de Obra igual a "Estagiário" este campo é apresentado habilitado e assinalado. Ao assinalar este campo será selecionada automaticamente a opção "Recesso Estágio" para o campo "Pagamento Férias", e vice-versa.

Considera Cálculo Ponto

Indica que para o tipo de origem de contratação selecionado será considerado o cálculo do Ponto para a geração das horas para o pagamento ao tipo selecionado. Desta forma, o usuário poderá controlar as informações de ponto necessárias para esta geração.

Gera Evento SST eSocial cooperadosIndica que para o tipo de origem de contratação selecionado será gerado eventos SST para o eSocial. O campo fica habilitado somente para tipo de origem de contratação Cooperado.

Pagamento Férias

Opção para o pagamento das Férias do tipo de origem de contratação definido no sistema. A seguir são apresentadas as formas de pagamento disponíveis:

  • Não Calcula: os valores referentes ao pagamento das férias não serão calculados quando for selecionada esta opção.

  • Na Rescisão: quando assinalado esta opção o pagamento das férias para o tipo selecionado somente será efetuado quando da rescisão de contrato de trabalho. Desta forma, o sistema vai provisionando estes valores para a quitação quando da rescisão de contrato.

  • Mensalmente: assinalando esta opção, o sistema efetua o pagamento das férias mensalmente para o tipo de origem de contratação que está sendo definido e parametrizado no sistema. Este pagamento é efetuado a partir do cálculo da Folha Normal.

  • Recesso Estágio: quando assinalado esta opção, o sistema vai provisionando os valores de férias mensalmente, sendo o pagamento efetuado a partir do cálculo da Folha Normal, quando for efetuada a programação de férias para o estagiário.

Nota
titleNota:

Na inclusão/manutenção da Origem de Mão de Obra igual a "Estagiário", somente serão apresentadas as opções "Não Calcula" e "Recesso Estágio".

Para as demais origens de contratação, neste campo não será apresentada a opção "Recesso Estágio".

Pagamento 13º

Opção para o pagamento do 13° Salário do tipo de origem de contratação que está sendo definido no sistema. A seguir são apresentadas as formas de pagamento disponíveis:

  • Não Calcula: os valores referentes ao pagamento do 13º Salário não serão calculados quando for selecionada esta opção.

  • Na Rescisão: quando assinalado esta opção o pagamento do 13º Salário para o tipo selecionado somente será efetuado quando da rescisão de contrato de trabalho. Desta forma, o sistema vai provisionando estes valores para a quitação quando da rescisão de contrato.

  • Mensalmente: assinalando esta opção, o sistema efetua o pagamento do 13o salário mensalmente para o tipo de origem de contratação que está sendo definido e parametrizado no sistema. Este pagamento é efetuado a partir do cálculo da Folha Normal.

Nota
titleNota:

Para a Origem de Mão de Obra igual a "Estagiário”, este campo não é habilitado, mantendo a opção "Não Calcula" selecionada.

Faixa Matrícula Inicial

Faixas inicial e final das matrículas a serem consideradas para o cadastramento do tipo de origem de contratação selecionado. Desta forma, o usuário poderá definir, para cada tipo de origem de contratação, faixas (blocos) de matrículas por tipo. Assim, facilita-se tanto na navegação das funções por tipo de origem quanto no cadastramento destes no sistema.

Exemplo:
Tipo Origem Contratação = Temporários;
Faixa Matrícula = 1000 a 2000.

A Matrícula sugerida para os Temporários no sistema quando do seu cadastramento estará compreendida na faixa definida acima, ou seja, 1000, 1001, e assim sucessivamente.

Isto é uma facilidade para o usuário quando este navegar nas funções que possuem o tratamento referente a Origem de Contratação.

Complemento Origem MDO Estabelecimento – Pasta Temporários – FP0570F

Objetivo da tela:

Definir as informações dos Temporários a serem parametrizadas dentro dos aspectos de cálculo e controles do sistema. Esta pasta fica habilitada no sistema quando selecionada a opção Temporário no campo Origem Contratação e assinalado o campo Calcula Folha Normal na pasta Gerais.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Percentual Total Encargos

Percentual a ser utilizado para o cálculo dos encargos normais e de 13º salário dentro do sistema. Com a definição deste percentual, o sistema aplica este percentual no valor de base de cálculo a ser considerado. 

Evento Encargo Normal

Código do evento que será definido para armazenar o valor do Encargo Normal a ser calculado dentro do sistema.

Nota
titleNota:
Cabe salientar que no cadastro de Eventos Analíticos, os eventos que deverão compor esta base de cálculo devem estar assinalados no campo Incide Encargos Temporário.

Evento Encargo 13°

Código do evento que será definido para armazenar o valor do Encargo 13o a ser calculado dentro do sistema.

Nota
titleNota:

Cabe salientar que no cadastro de Eventos Analíticos, os eventos que deverão compor esta base de cálculo devem estar assinalados no campo Incide Encargos Temporário.

Calcula Encargo Adiantamento

Quando no cálculo de adiantamento normal for necessário o cálculo do Encargo sobre os valores gerados neste tipo de cálculo.

Tipo Taxa Administrativa

Tipo de taxa administrativo a ser utilizada dentro dos processos do módulo. A seguir são apresentados os tipos de taxa a serem utilizadas:

  • Nenhum: não é efetuado o cálculo da taxa administrativa dentro do sistema.

  • Percentual: o valor informado no campo Taxa Administrativa corresponde a um percentual a ser utilizado dentro dos cálculos do sistema.

  • Valor Fixo: no campo taxa administrativa, corresponde ao valor fixo da taxa administrativa.

Taxa Administrativa

Percentual a ser utilizado para o cálculo do valor da taxa administrativa a ser considerada dentro do sistema. Com a definição deste percentual, o sistema aplica este percentual no valor de base de cálculo a ser considerado. Este campo também poderá ser um valor, visto que no campo Tipo Taxa Administrativa”, se a opção selecionada for “Valor Fixo”.

Evento Taxa Administrativa

Código do evento que será definido para armazenar o valor da Taxa Administrativa a ser calculada dentro do sistema.

Nota
titleNota:
Cabe salientar que no cadastro de Eventos Analíticos, os eventos que deverão compor esta base de cálculo devem estar assinalados no campo Incide Taxa Administrativa.

Calcula Taxa Adm Adiantamento

Quando no cálculo de adiantamento normal for necessário o cálculo da Taxa Administrativa sobre os valores gerados neste tipo de cálculo.

Base Cálculo Taxa Administrativa

Tipo de base de cálculo a ser selecionado para o cálculo da taxa Administrativa dentro do sistema. Opções de base de cálculo para a taxa:

  • Nenhum: não é efetuado o cálculo da taxa administrativa no sistema.

  • Base Cálculo: o sistema monta a base de cálculo sobre o qual será aplicado o percentual de taxa administrativa de acordo com o valor dos eventos com incidência para a taxa administrativa.

  • Base Cálculo + Eventos: o sistema monta a base de cálculo sobre o qual será aplicado o percentual de taxa administrativa de acordo com a soma do valor dos eventos com incidência para a taxa administrativa mais os encargos.

  • Evento: como base de cálculo para a taxa administrativa, será considerado um evento a ser informado pelo usuário no sistema. Tendo como base este evento, é calculada a taxa administrativa em questão.

Evento Base Cálculo

Código do evento que será utilizado como base para o cálculo da taxa administrativa no sistema.

Nota
titleNota:
Este campo somente ficará habilitado se no campo “Base Cálculo Taxa Administrativa” for definida a opção “Evento”.

Complemento Origem MDO Estabelecimento – Pasta Estagiários – FP0570F

Objetivo da tela:

Definir as informações dos Estagiários a serem parametrizadas dentro dos aspectos de cálculo e controles do sistema. Esta pasta fica habilitada no sistema quando selecionada a opção Estagiário no campo Origem Contratação e assinalado o campo Calcula Folha Normal na pasta Gerais.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Evento Bolsa Estudo

Código do evento analítico que represente o Evento de Bolsa Estudo a ser relacionado ao Estagiário que está sendo parametrizado no sistema. Desta forma, o evento aqui parametrizado será o evento onde se efetuam os pagamentos do estagiário em relação aos tipos de cálculo que serão realizados.

Nota
titleNota:
Neste campo, caso não seja parametrizado o Evento de Bolsa de Estudo, de acordo com o Turno do Estagiário serão efetuados os pagamentos em relação ao cálculo que está sendo realizado no sistema. Não há mais a necessidade de existir turnos diferentes para funcionários e estagiários. O sistema automaticamente converte os eventos de horas normais para o evento aqui parametrizado.

Complemento Origem MDO Estabelecimento – Pasta Cooperados – FP0570F

Objetivo da tela:

Definir as informações dos Cooperados a serem parametrizadas dentro dos aspectos de cálculo e controles do sistema.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Tipo Taxa Administrativa

Tipo de taxa administrativo a ser utilizada dentro dos processos do módulo. A seguir são apresentados os tipos de taxa a serem utilizadas:

  • Nenhum: não é efetuado o cálculo da taxa administrativa dentro do sistema.

  • Percentual: o valor informado no campo Taxa Administrativa corresponde a um percentual a ser utilizado dentro dos cálculos do sistema.

  • Valor Fixo: no campo taxa administrativa corresponde ao valor fixo da taxa administrativa.

Taxa Administrativa

Percentual a ser utilizado para o cálculo do valor da taxa administrativa a ser considerada dentro do sistema. Com a definição deste percentual, o sistema aplica este percentual no valor de base de cálculo a ser considerado. Este campo também poderá ser um valor, visto que no campo Tipo Taxa Administrativa”, se a opção selecionada for “Valor Fixo”. 

Evento Taxa Administrativa

Código do evento que será definido para armazenar o valor da Taxa Administrativa a ser calculada dentro do sistema.

Nota
titleNota:
Cabe salientar que no cadastro de Eventos Analíticos, os eventos que deverão compor esta base de cálculo devem estar assinalados no campo Incide Taxa Administrativa. 

Calcula Taxa Adm Adiantamento

Assinalado quando no cálculo de adiantamento normal é necessário o cálculo da Taxa Administrativa sobre os valores gerados neste tipo de cálculo.

Base Cálculo Taxa Administrativa

Tipo de base de cálculo a ser selecionado para o cálculo da taxa Administrativa dentro do sistema. Opções de base de cálculo para a taxa:

  • Nenhum: não é efetuado o cálculo da taxa administrativa no sistema.

  • Base Cálculo: o sistema monta a base de cálculo sobre o qual será aplicado o percentual de taxa administrativa de acordo com o valor dos eventos com incidência para a taxa administrativa.

  • Base Cálculo + Eventos: monta a base de cálculo sobre o qual será aplicado o percentual de taxa administrativa de acordo com a soma do valor dos eventos com incidência para a taxa administrativa mais os encargos.

  • Evento: como base de cálculo para a taxa administrativa, será considerado um evento a ser informado pelo usuário no sistema. Tendo como base este evento, é calculada a taxa administrativa em questão. 

Evento Base Cálculo

Código do evento que será utilizado como base para o cálculo da taxa administrativa no sistema.

Nota
titleNota:
Este campo somente ficará habilitado se no campo “Base Cálculo Taxa Administrativa” for definida a opção “Evento”.

Calcula Contrib Previdência

Quando o cooperado que está sendo cadastrado no sistema, será realizado ou não o cálculo de Contribuição Previdenciária dentro do sistema.

Evento Contrib Previdência

Código do evento que será utilizado como base para o cálculo da Contribuição Previdenciária no sistema.

Nota
titleNota:
Este campo somente ficará habilitado se no campo “Calcula Contrib Previdência” for assinalada.

Tipo Cálculo ISS

Opção de cálculo do ISS (Imposto sobre Serviços) para o cooperado que está sendo cadastrado no sistema. Opções de cálculo do ISS:

  • Nenhum: não é efetuado o cálculo do ISS para o cooperado dentro do sistema.

  • Percentual Remuneração: o sistema efetua o cálculo o cálculo do ISS do cooperado tendo como base o percentual definido diante da remuneração estabelecida para o cooperado.

  • Valor Fixo: no campo ISS Funcionário, corresponde ao valor fixo do ISS a ser descontado.

ISS Funcionário

Valor ou o percentual do ISS a ser descontado para o cooperado que está sendo parametrizado no sistema. Este campo varia entre valo e percentual de acordo com a opção definida no “Tipo Cálculo ISS”.

Evento ISS

Código do Evento de ISS que conterá o valor a ser descontado do cooperado tendo como bases os parâmetros definidos no sistema.

Composição Cálculo Produção

Composição de cálculo de produção do cooperado dentro do sistema. Opções de composição:

  • Nenhum.

  • Remuneração.

  • Isenção Tabela IRF.

Produção

Valor da produção.

Evento Produção Cooperado

Código do evento que representará a Produção do Cooperado calculada no sistema, tendo como base os parâmetros definidos no campo “Composição Cálculo Produção”.

Antecipação Sobras

Código de antecipação de sobras.

Manutenção Complemento Estabelecimento – Pasta Localidade

Objetivo da tela:

Selecionar as localidades a serem relacionadas ao estabelecimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Formar

Apresenta a tela FP0570G, sendo possível relacionar mais localidades.

Formar Localidade – FP0570G

Objetivo da tela:

Relacionar mais localidades.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Implantar

Apresenta a tela Manutenção Localidade - FP1930, sendo possível incluir, modificar ou eliminar uma localidade.

Seta para Direita

Movimenta o item selecionado para o quadro direito. 

Seta para Esquerda

Movimenta o item selecionado para o quadro esquerdo.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Estabelecimento o qual vão ser relacionadas as localidades.

Manutenção Complemento Estabelecimento – Pasta Histor GPS

Objetivo da tela:

Visualizar os Históricos com informações da GPS relacionados a um determinado estabelecimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Modificar

Permite modificar as informações apresentadas em tela habilitadas. Para mais detalhes, verificar Histórico GPS – FP0570H.

Nota
titleNota:
Não é permitida a alteração dos valores do mês de referência da empresa, caso o cálculo de provisões esteja concluído ou iniciado.

Filtrar

Permite filtrar o ano, mês e tomador a serem apresentados na Manutenção Complemento Estabelecimento – Pasta Histor GPS.

Desoneração

Permite replicar os valores da desoneração lançados de acordo com uma faixa estipulada.

Histórico GPS – FP0570H

Objetivo da tela:

Permitir a alteração das informações apresentadas em tela habilitadas.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Referência

Mês de referência da geração da GPS. 

Ano

Ano de referência da geração da GPS. 

Tomador Serviço

Código/nome do tomador ao qual se refere às informações da GPS. 

Histórico Original

Identifica se houve ou não alteração dos valores do histórico em decorrência da regeração da GPS. 

Valor Faturamento

Valor do faturamento que foi considerado na geração da GPS. 

Valor Retenção

Valor da retenção que foi considerado na geração da GPS. 

Compensação

  • Resto Mês Anterior: valor que não pôde ser compensado na GPS do mês anterior (calculado a partir do valor informado do mês anterior).
  • Informado: valor de compensação informado em tela quando da geração da GPS.
  • Compensado: valor que foi compensado na geração da GPS. 

Desoneração

  • Receita Bruta Total: valor da Receita Bruta do mês/ano do histórico referente a todos os serviços, atividades, produtos efetuados pela empresa no mês.

  • Receita não Enquadrada: valor da Receita Bruta do mês/ano do histórico referente aos serviços não contemplados na lei da desoneração (Leis nº 12.546/2011, 12.715/2012 e seguintes que contemplem a lei do Brasil Maior).

  • Coeficiente de Redução: coeficiente de redução dos encargos desonerados. Lançando os valores de receita bruta, o sistema calculará o coeficiente: Receita Bruta não Enquadrada/ Receita Bruta Total.

  • % Encargo Desonerado: percentual, já aplicado aos 20%, que será assumido pelos encargos marcados como desonerados para o cálculo previdenciário sobre a folha de pagamento.

Observações

Observações informadas quando da geração da GPS.

Desoneração – Pasta Seleção – FP0570J

Objetivo da tela:

Permite replicar os valores da desoneração lançados de acordo com uma faixa estipulada.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Faixa de estabelecimentos a serem considerados na replicação dos valores da desoneração lançados.

Tomador

Faixa de tomadores a serem considerados na replicação dos valores da desoneração lançados. 

Mês Referência

Faixa dos meses de referência a serem considerados na replicação dos valores da desoneração lançados.

Desoneração – Pasta Parâmetros – FP0570J

Objetivo da tela:

Permite replicar os valores da desoneração lançados de acordo com os parâmetros estipulados.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Ano Referência

Ano de referência a ser considerado na replicação dos valores da desoneração lançados.

Receita Bruta Total

Valor da Receita Bruta do mês/ano do histórico referente a todos os serviços, atividades, produtos efetuados pela empresa no mês a ser considerado na replicação dos valores da desoneração lançados.

Receita Bruta não Enquadrada

Valor da Receita Bruta do mês/ano do histórico referente aos serviços não contemplados na lei da desoneração (Leis nº 12.546/2011, 12.715/2012 e seguintes que contemplem a lei do Brasil Maior) a ser considerado na replicação dos valores da desoneração lançados. 

Coeficiente de Redução

Coeficiente de redução dos encargos desonerados a ser considerado na replicação dos valores da desoneração lançados. Lançando os valores de receita bruta, o sistema calculará o coeficiente: Receita Bruta não Enquadrada/ Receita Bruta Total. 

% Encargo Desonerado

Percentual, já aplicado aos 20%, que será assumido pelos encargos marcados como desonerados para o cálculo previdenciário sobre a folha de pagamento, a ser considerado na replicação dos valores da desoneração lançados.

Desoneração – Pasta Impressão – FP0570J

Objetivo da tela:

Determinar o destino da geração, a forma de execução, e a necessidade ou não de imprimir os parâmetros utilizados.

Manutenção Complemento Estabelecimento – Pasta Hist SEFIP

Objetivo da tela:

Visualizar as informações referente ao SEFIP.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Mês

Mês de referência da geração da SEFIP. 

Ano

Ano de referência da geração da SEFIP. 

Tomador

Código/nome do tomador ao qual se referem às informações da SEFIP. 

Histórico Original

Identifica se houve ou não alteração dos valores do histórico em decorrência da regeração da SEFIP. 

Valor Faturamento

Valor do faturamento que foi considerado na geração da SEFIP. 

Valor Dedução

Valor da dedução que foi considerado na geração da SEFIP. 

Quadro Compensação

  • Valor: valor que foi compensado na SEFIP.
  • Período: período ao qual se refere o valor compensado. 

Quadro Recolhimento

  • Valor Segurados: valor referente ao recolhimento dos segurados de meses anteriores, que não foi efetuado por ser inferior ao valor mínimo estipulado em lei.
  • Valor Terceiros: valor referente ao recolhimento de terceiros de meses anteriores, que não foi efetuado por ser inferior ao valor mínimo estipulado em lei.


Pré-requisitos:

Manutenção Informações Gerais Estabelecimentos - FP0560

Manutenção Sindicatos - FP0600

Manutenção Plano Lotação - FP0800