Árvore de páginas

Esta build contém uma configuração que permite sinalizar ao ODBC Manager que um pool de conexões pode ser utilizado. 

SituaçãoUtilização do DBAccess para acesso a dados dos bancos relacionais homologados via ODBC.
OcorrênciaEm ambientes onde existe um grande volume concorrente de conexões e desconexões com o SBDB, as conexóes eram individualmente fechadas e recriadas.
MelhoriaAo especificar a chave ODBCConnectionPool=1 na seção [general] do arquivo de configuração do DBAccess (dbaccess.ini), o DBAccess informa ao ODBC Manager que ele pode usar um Pool de Conexões. Com isto, o ODBC Manager não desconecta do SGDB imediatamente apos a conexáo com o DBaccess ser finalizada, ficando a mesma disponivel em um pool por tempo determinado pelo ODBC Manager, para ser re-aproveitada por uma nova conexáo do DBAccess com o SGDB.
Informações adicionais
  • Náo há chamado relacionado. Melhoria realizada em conformidade com o processo de melhoria contínua da aplicação.
  • Disponível a partir do DBAccess Build 20141119 com data de geração igual ou superior a  
  • Esta configuração somente será considerada caso o DBAccess estiver configurado para mapear as funções de ODBC da API 3.0 ou superior.
  • Este recurso é habilitado mediante a inserção da chave ODBC30=1 na seção [general]  do arquivo de configuração dbaccess.ini
  • O recurso de Connection Pooling é disponibilizado pelo ODBC Manager do Sistema Operacional. Caso o Driver em uso não possua suporte a este recurso, o comportamento do driver permanecerá sem o pooling de conexões.
  • O Pool de Conexões do Driver ODBC somente é significativo em desempenho, em cenários onde existe um alto volume de conexões e desconexões com o Banco de Dados em curtos períodos de tempo, onde o reaproveitamento de uma conexão do pool elimina o overhead de estabelecer uma nova conexão. Mesmo sem usar o pool de conexão, o tempo de conexão do DBAccess com o SGDB é muito rápido.