Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Faturamento de Pedidos - FT4002

Visão Geral do Programa

Essa função visa efetuar a emissão de uma nota fiscal, exclusivamente a partir de um pedido de venda. Os pedidos selecionados neste programa não podem estar relacionados a nenhum embarque na função Preparação do Faturamento (EQ0506) ou na função Pré-Faturamento Automático (EQ0505) ou na simulação de embarques Simulação de Embarques (EQ0503). Nesse caso, todas as informações de itens para a nota fiscal serão assumidas do pedido. O pedido pode ser atendido total ou parcialmente no cálculo da nota fiscal.

Para o cálculo de pedidos de beneficiamento/consignação é possível faturar itens configurados/compostos para a nota quando o estoque a ser baixado for do item pai. Nesse caso, os itens filhos não efetuarão movimentação com saldo em poder de terceiros. Essa movimentação é realizada somente com o item pai.

Os pré-requisitos para emissão da nota de beneficiamento/consignação são:

  • Natureza de Operação: deve efetuar movimento com saldo em poder de terceiros, baixar estoque e ser do tipo remessa para beneficiamento/consignação;

  • Item-Pai: deve estar parametrizado para baixar estoque.

Importante:

Quando estiver ativa a função SPP-SGT todo faturamento deve ocorrer a partir do romaneio enviado pela Solução da Operacional Têxtil (SGT), para ser replicado no EMS. Para evitar que seja possível faturar pedidos, faturar no embarque ou efetuar o faturamento automático, ao executar o programa, apresenta mensagem informando que existe integração com o SGT e que o faturamento deve ser feito pelo romaneio.

A emissão de NF-e em contingência somente é possível quando os itens a seguir forem atendidos:

  • a série informada estiver entre 900 e 999 e se o parâmetro Emite NF-e estiver assinalado;

  • o estabelecimento estiver parametrizado para permitir a emissão de NF-e em contingência;

  • o usuário possuir permissão para emissão de NF-e em contingência.

Quando o sistema esta parametrizado para utilizar o conceito de unidade de negocio, o parâmetro de controle de unidade de negocio por estabelecimento/deposito, não é possível utilizar depósitos com unidades de negócio associadas distintas para alocação de um item e quando houver algum deposito com unidade de negócio associada, essa unidade de negócio é gravada no item da nota fiscal. Se nenhum deposito tiver unidade de negócio associada, a unidade de negócio do item da nota fiscal permanece inalterada, se for necessário alocar depósitos associados a unidades de negócio diferentes, é necessário criar outra sequência do item, ou no caso de devolução/retorno de terceiros, gerar mais itens conforme a necessidade.

Quando o primeiro depósito utilizado para alocar o item não possuir quantidade suficiente e houver saldo apenas em depósitos associados a unidades de negocio diferente do primeiro deposito alocado, é considerado que não há saldo disponível suficiente para atender o item, sendo necessário fazer a alocação manualmente.

No momento do cálculo da nota fiscal, quando o campo "Cidade CIF" estiver preenchido, somente são retiradas do valor da mercadoria as despesas de exportação que estão com o campo Despesa Inclusa assinalado.

Nota:

Quando o módulo está configurado para utilizar segurança por estabelecimento, um determinado usuário somente poderá visualizar ou cadastrar informações do estabelecimento se ele pertencer ao grupo de usuários que possuem acesso a esse estabelecimento, definido no relacionamento grupos de usuário x estabelecimento.

Observação:
Enquanto este programa estiver aberto na sessão do usuário, outros programas podem ser afetados com a segurança por estabelecimento.

Tela Faturamento de Pedidos – Pasta Itens Ped

Objetivo da tela:

Permitir realizar os cálculos para a emissão de notas fiscais a partir de um pedido de venda.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Seleciona Pedido para Cálculo

Com o acionamento desse botão, será iniciado o processo de faturamento do pedido. Serão habilitadas as pastas Itens Faturamento, Representantes, Duplicatas e Embalagens.

Nota:

Selecionar um pedido está diretamente relacionado à existência de saldo a ser faturado.

Os pedidos que possuírem itens com quantidade alocada maior que zero deverão ser faturados pela função Preparação do Faturamento (EQ0506).

Cancela Seleção do Pedido

Com o acionamento desse botão, a seleção do pedido de venda para os cálculos da nota fiscal será desfeita.

Modificar

Com o acionamento desse botão, será exibida a tela Cálculo de NF - Dados Gerais (FT4003B), onde o usuário poderá alterar as informações que deverão constar na nota fiscal do respectivo pedido de venda.

Nota:

Esse botão será habilitado somente depois da seleção do pedido de venda para cálculo, por intermédio do botão Seleciona Pedido para Cálculo.

Calcula Nota Fiscal

Quando acionado, é apresentada a tela Cálculo de Notas Fiscais - Totais (FT4005), por intermédio da qual será confirmada a geração da nota fiscal com base nos dados do pedido apresentados na tela Faturamento de Pedidos.

Obrigatoriamente, para que seja confirmada a geração da nota, os itens devem estar confirmados, ou seja, são apresentados em destaque. Isto ocorre somente depois de pressionados os botões "Atend Seq" ou "Atend Ped"

Importante:

Caso o faturamento seja de um processo de Drawback e não exista saldo disponível para os itens do ato concessório que está sendo faturado, o sistema gera um relatório, o qual alerta para o fato de não haver saldo suficiente. Mesmo que essa listagem seja apresentada, o faturamento da nota fiscal não é barrado e o saldo disponível dos itens no ato concessório é baixado.

Simulação Cálculo

Com o acionamento desse botão, será gerado um relatório simulando a geração da nota, porém somente de caráter provisório, antecipando como seria gerada a nota.

Informações Adicionais da Nota Fiscal

Quando acionado, é apresentada a tela de Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035), a qual permite que sejam inseridas as informações necessárias para o preenchimento do arquivo SPED Fiscal. Ver mais detalhes na função Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035).

Despesa Exportação

Quando acionado, é apresentada a tela Despesas Exportação na Nota Fiscal (EX0340), na qual é possível visualizar e manutenir as informações referentes às despesas de exportação.

Nota:

Esse botão somente é habilitado quando o emitente for estrangeiro ou trading e o módulo de exportação estiver implantado.

Informações para Cálculo de Frete

Quando acionado, é apresentada a função Manutenção de Dados de Fretes (XC0408), na qual é possível registrar os dados necessários para as rotinas do TMS.

Nota:

Esse botão somente é apresentado quando o EMS 2 estiver integrado ao TMS.

Vá Para

Quando acionado, é apresentada a tela Vá Para, a qual permite uma rápida localização da sequência desejada. Para isso, na tela Vá Para, deverá ser inserido o número da sequência desejada e acionar o botão OK para que o sistema localize a sequência e posicione o cursor na mesma.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Cliente/Fornec

Exibe o nome abreviado do cliente do pedido selecionado, não podendo o mesmo ser alterado nessa função. 

Pedido Cliente

Exibe o código/número do pedido do cliente cadastrado no pedido de venda. 

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento conforme cadastro no pedido de venda. Essa informação poderá ser alterada e deverá conter o código do estabelecimento que estará efetuando o faturamento do pedido.

Nota:

O estabelecimento deve conter relação com todos os itens do pedido, definido na função Implantação de Itens (CD0204).

Série

Selecionar o código da série da nota fiscal a ser faturada.

Nota:

A série deve estar relacionada ao estabelecimento.

Por intermédio da série o sistema identifica a espécie do titulo a ser gerado no contas a receber, o controle do próximo faturamento, se a nota fiscal emitida é ou não NF-e, o formato do DANFE, a quantidade de dias em aberto considerando a data para o próximo faturamento, o número da fatura a ser gerada o número da nota fiscal a ser gerada.  

Dt Emissão

Inserir a data de emissão da nota a ser gerada. Sugerida a data do último faturamento da série se houver controle do próximo faturamento. Se a série utilizada possui controle para o próximo faturamento, essa data deve estar em acordo com a data do próximo faturamento no cadastro relação Série x Estabelecimento.

Nota:

Caso seja inserida uma data de emissão inferior à data corrente, o sistema exibirá uma mensagem de alerta.  

Natureza Operação

Selecionar a natureza de operação que se refere à geração da nota fiscal. Essa natureza é sugerida conforme cadastrado no pedido de venda. 

Canal Venda

Selecionar o canal de vendas que estará atendendo a geração da nota fiscal. Esse canal é sugerido conforme cadastrado no pedido de venda. 

Seq

Exibe o código da sequência de implantação do item no pedido de venda. Essa informação é definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Principal, campo Sequência. 

Item

Exibe o código do item pertencente ao pedido de venda. Essa informação é definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Principal, campo Item. 

Refer

Exibe o código de referência do item do pedido de venda. Essa informação é definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Principal, campo Referência. 

Nat Oper

Exibe o código da natureza de operação do item para o pedido de venda. Essa informação é definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Complementos, campo Natur Operação. 

Entrega

Exibe a data de entrega do item do pedido de venda, definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Complementos, campo Dt Entrega. 

Qt Pedida

Exibe a quantidade solicitada pelo cliente do item selecionado, para o referido pedido. Essa informação é definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Principal, campo Qtde Pedida. 

Qt Atende

Exibe a quantidade atendida do item para o pedido de venda selecionado. 

Qt Aloca

Exibe a quantidade alocada do item para o pedido de venda selecionado, definida na função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), pasta Itens, tela Principal, campo Qtde a Alocar. 

Pre Liq

Exibe o preço líquido de um item do pedido de venda. 

Vl Liq Abe

Exibe o valor líquido total em aberto do item para o pedido de venda selecionado.

 

Tela Faturamento de Pedidos – Pasta Itens Fat

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas ao faturamento de pedidos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Alterar

Ao acionar esse botão, é apresentada a tela Cálculo de NF - Itens da Nota (FT4004), a qual permite efetuar alterações no item do pedido antes de realizar a geração da nota. 

Atend Seq

Ao acionar esse botão, é considerado que a referida sequência selecionada obterá o atendimento integral dos saldos existentes. 

Atend Ped

Ao acionar esse botão, é considerado que se pretende atender a todos os saldos existentes das sequências do pedido. 

Eliminar

Ao acionar esse botão, é possível eliminar a sequência selecionada do pedido. 

Drawback

Quando acionado, é apresentada a função Baixa Saldo Itens Drawback (EX4330), na qual é possível selecionar os saldos dos itens de drawback a serem vinculá-los ao faturamento de pedidos, permitindo efetuar a baixa dos saldos dos itens do ato concessório do processo de Drawback, cuja modalidade seja suspensão.

Importante:

Esse botão somente é habilitado quando a natureza de operação estiver parametrizada como Natureza Drawback.

Caso essa opção não seja acessada, a baixa do saldo de Drawback é feita pelo método FIFO (primeiro que entra é o primeiro que sai), baixando os atos concessórios com data de validade mais antiga.

Vá Para

Quando acionado, é apresentada a tela Vá Para, a qual permite uma rápida localização da sequência desejada. Para isso, na tela Vá Para, deverá ser inserido o número da sequência desejada e acionar o botão OK para que o sistema localize a sequência e posicione o cursor na mesma.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Seq

Exibe o código da sequência de implantação do item no pedido de venda. 

Item

Exibe o código do item pertencente ao pedido de venda. 

Refer

Exibe o código de referência do item do pedido de venda. 

Nat Oper

Exibe o código da natureza de operação do item para o pedido de venda. 

Qt

Exibe a quantidade solicitada pelo cliente do item selecionado, para o referido pedido. 

Un

Exibe a unidade de medida do item selecionado. 

Pre Liq

Exibe o preço líquido de um item do pedido de venda. 

Vl Mercad Liq

Exibe o valor líquido total em aberto do item para o pedido de venda selecionado. 

Nr Proc Exp

Exibe o número do processo de exportação ao qual o item do pedido de venda esta relacionado.

Importante:

No faturamento de pedidos do mercado interno a coluna será a última do browser de itens a faturar, e no faturamento de pedidos de exportação ela será a primeira coluna do browser. Será gerado um registro no browser de itens a fatura para cada processo de exportação que a entrega estiver vinculada e cada registro possuirá a quantidade relacionada ao processo de exportação correspondente. A classificação do browser será feita por essa coluna (que estará em branco para os pedidos internos) e depois pelo número da sequência.

A coluna somente será apresentada se o módulo de Exportação estiver implantado.

 

Tela Faturamento de Pedidos – Pasta Repres

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas ao representante.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

 

Ação:

Descrição:

Incluir

Com o acionamento desse botão, é apresentada a tela Cálculo de NF - Representantes (FT4008), onde é possível incluir os representantes que receberão comissões de vendas sobre a nota. Ver maiores detalhes na descrição da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), tela Cálculo de NF - Representantes. 

Alterar

Com o acionamento desse botão, sobre um dos representantes será apresentada a tela Cálculo de NF - Representantes (FT4008), na qual é possível efetuar alterações no representante inserido. Ver mais detalhes na descrição da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), tela Cálculo de NF - Representantes. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, sobre um dos representantes da lista, o mesmo será eliminado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Repres

Exibe o código do representante que receberá comissão sobre as vendas da nota fiscal. 

Nome Abreviado

Exibe o nome abreviado do representante que receberá comissão sobre as vendas da nota fiscal. 

% Comis

Exibe o percentual total de comissão para o referido representante, para a nota fiscal a ser emitida. 

% Emis

Exibe o percentual de comissão que será pago ao representante no momento da emissão do pedido.


Tela Faturamento de Pedidos – Pasta Duplicatas

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas as duplicatas.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

 

Ação:

Descrição:

Incluir

Com o acionamento desse botão, será apresentada a tela Cálculo de NF - Duplicatas (FT4006), onde é possível incluir as parcelas das duplicatas da referida nota fiscal. Ver maiores detalhes na descrição da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), tela Cálculo de NF - Duplicatas. 

Alterar

Com o acionamento desse botão, sobre uma das duplicatas será apresentada a tela Cálculo de NF - Duplicatas (FT4006), onde será possível efetuar alterações na duplicata selecionada. Ver maiores detalhes na descrição da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), tela Cálculo de NF - Duplicatas. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, sobre uma das duplicatas da lista, a mesma será eliminada

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Pa

Exibe o número da parcela da fatura da duplicata. 

CV

Exibe o código do vencimento da fatura. 

Dt Vencto

Exibe a data de vencimento da fatura.

Nota:

A data de vencimento da duplicata deve ser maior que o vencimento da parcela anterior e maior que a data de emissão da Nota Fiscal.

Dt Desco

Exibe a data limite para fornecimento de desconto sobre a duplicata.

Nota:

 A data de desconto deve ser maior ou igual à data de base das duplicatas e menor ou igual à data de vencimento da parcela.

Vl Desc

Exibe o valor do desconto para pagamentos efetuados antecipadamente. 

Vl Líquido

Exibe o valor líquido de cada parcela da duplicata. 

Comissão

Exibe o valor da base de cálculo da comissão dos representantes.


Tela Faturamento de Pedidos – Pasta Embalagens

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas as embalagens.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Manutenção

Com o acionamento desse botão, é apresentada a tela Cálculo de NF - Embalagens (FT4013), onde é possível incluir, modificar e eliminar manualmente embalagens relacionadas ao item da nota.

Ver maiores detalhes na descrição da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), tela Cálculo de NF - Embalagens. 

Geração Automática

Com o acionamento desse botão, serão geradas embalagens automaticamente para os itens da nota. Depende exclusivamente de haver previamente cadastrado relacionamento de embalagem para o item.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Sig

Exibe a sigla da embalagem. 

Qt Vol

Exibe a quantidade de volumes contido na embalagem. 

Descrição Volumes

Exibe a descrição do conteúdo dos volumes da embalagem.

 

Tela Cálculo NF – Totais

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas aos totais.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Efetiva Nota

Com o acionamento desse botão, será confirmada a geração da nota conforme os valores apresentados.

Ao efetivar a nota, será apresentada uma mensagem indicando o numero e situação da nota gerada. 

Retorna

Com o acionamento desse botão, será cancelada a geração da nota fiscal, retornando à tela Faturamento de Pedidos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Base de ICMS

Exibe o valor utilizado como base para cálculo do ICMS.

Valor de ICMS

Exibe o valor do ICMS calculado para a nota fiscal. Para maiores detalhes, verificar a descrição do conceito Determinação das Alíquotas de ICMS nos Cálculos das Notas Fiscais. 

Valor de ICMS Outras

Exibe o valor do ICMS Outras calculado para a nota fiscal. 

Valor de ICMS Isento

Exibe o valor do ICMS Isento calculado para a nota fiscal. 

Base de ICMS Substituto

Exibe o valor utilizado como base para cálculo do ICMS Substituto. 

Valor de ICMS Substituto

Exibe o valor do ICMS Substituto calculado para a nota fiscal. Para maiores detalhes, verificar a descrição do conceito Determinação da Alíquota de ICMS Substituto e Percentual de Substituição Tributária. 

Valor de ICMS Complementar

Exibe o valor do ICMS Complementar calculado para a nota fiscal. 

Valor de IRF

Exibe o valor do Imposto de Renda Retido na Fonte calculado para a nota fiscal. Ver maiores detalhes na descrição do procedimento Preparando o Módulo de Faturamento para calcular IRF. 

Base de IPI

Exibe o valor utilizado como base para cálculo do IPI. 

Valor de IPI

Exibe o valor do IPI calculado para a nota fiscal. Ver maiores detalhes na descrição do procedimento Preparando o cálculo do valor do IPI nos itens da nota fiscal. 

Valor de IPI Outras

Exibe o valor do IPI Outras calculado para a nota fiscal. 

Valor de IPI Isento

Exibe o valor do IPI Isento calculado para a nota fiscal. 

Base de ISS

Exibe o valor utilizado como base para cálculo do ISS. 

Valor de ISS

Exibe o valor do ISS calculado para a nota fiscal. Ver maiores detalhes na descrição do procedimento Preparando o cálculo do ISS. 

Valor de INSS

Exibe o valor do INSS calculado para a nota fiscal. Ver maiores detalhes na descrição do procedimento Cálculo de Retenção de INSS. 

Total de Mercadorias

Exibe o valor total das mercadorias contidas na nota fiscal. 

Total de Despesas

Exibe o valor total das despesas pertencentes à nota fiscal. Para maiores detalhes, verificar a descrição do procedimento Preparando o cálculo das despesas constantes nas notas fiscais. 

Valor Total da Nota

Exibe o valor total da nota fiscal.

Valor Total dos Descontos

Exibe o valor total dos descontos efetuados para a nota fiscal. 

Peso Líquido da Nota

Exibe o peso líquido dos itens da nota fiscal. 

Peso Bruto da Nota

Exibe o peso bruto dos itens da nota fiscal.

Nota:

No momento do cálculo da nota fiscal será assumida a alíquota de ICMS definida para o item no Estado. Essa definição é realizada na função Manutenção de ICMS Diferenciado (FT0312).

 

Conteúdos Relacionados:

Importante:

Não é possível efetuar o faturamento de processos de exportação, quando as despesas do mesmo não tiverem sido rateadas para as entregas. Esse rateio pode ser efetuado por intermédio das funções:

Função Implantação de Pedidos de Venda (PD4000)

Função Acompanhamento Processo Exportação (EX0200)

Função Relacionamento Processo Exportação (EX0190)

Arredondamento dos Valores dos Pedidos e das Notas Fiscais

Cálculo da moeda forte antes da conversão para a moeda padrão

Cálculo das Datas de Vencimentos das Duplicatas

Cálculo do preço unitário final da moeda corrente

Cálculos do Preço Unitário e Valor da Mercadoria dos Pedidos e das Notas Fiscais

Cálculo dos Valores Unitários dos Itens da Nota Fiscal

Cálculos intermediários

Cidades Zona Franca

Controle da Numeração das Duplicatas

Contabilização de Notas Fiscais de Consignação Mercantil

Conversão do preço para a unidade da família

Definição do Código de Tributação para o Cálculo dos Impostos

Definição do Percentual de Desconto de ICMS

Determinação da Alíquota de ICMS Substituto e Percentual de Substituição Tributária

Determinação das Alíquotas de ICMS nos Cálculos de Notas Fiscais

Duplicata

Duplicatas do ICMS Substituto

Entrega Futura

Fatura

Faturamento de Itens Controlados por Lote

Geração de Embalagens

Nota Fiscal-Fatura

Preço Original

Transferência entre Estabelecimentos

Tratamento de Fretes no Cálculo de Notas Fiscais

Volume de uma Embalagem

Cadastrando Notas Fiscais de Transferência com coincidência de identificação de notas