Índice
Pré-requisitos
- O ambiente Fluig precisa estar em uma atualização Waterdrop (1.6.4) ou superior.
- É necessário que tenha sido realizada a configuração de acesso externo no ambiente Fluig.
Sobre o provisionamento Fluig
Provisionamento é o processo de criação automática de usuários do Identity em uma outra aplicação ou serviço. Existem tipos distintos de provisionamento disponíveis, como SCIM, Salesforce, Google e Fluig. Nesta página será abordada a configuração do Modo de Provisionamento Fluig.
Em uma integração padrão entre fluig e Identity, o provisionamento do usuário é realizado apenas quando o indivíduo faz o primeiro acesso ao fluig através do Identity. Contudo, é possível configurar o aplicativo para que a criação no fluig seja feita ao atribuir o app para o usuário no Identity.
Por exemplo, ao criar o usuário João de Souza em http://minhaempresa.fluigidentity.com, o administrador poderá atribuir a ele um aplicativo Fluig. Após a atribuição, o Identity enviará uma requisição via API ao Fluig para que o perfil do usuário João de Souza também seja criado automaticamente na plataforma.
Saiba como fazer atribuição de aplicativos Gerenciar usuários.
Atenção
Usuários com status Convidado ou Desativado não serão provisionados, apenas usuários com status Ativo. Para usuários convidados, o provisionamento ocorrerá no momento em que a conta for ativada.
Configuração de provisionamento no aplicativo
Siga o passo a passo para habilitar o provisionamento de usuários em um aplicativo Fluig.
- Acessar o Identity com o Administrador do contexto.
- Acionar o menu Aplicativos.
- Localizar o aplicativo Fluig e clicar sobre o nome para acessar as configurações.
- Acionar a opção Clonar para criar um novo aplicativo com as mesmas propriedades do atual.
- Selecionar a aba Provisionar.
- Marcar a opção Habilitar Provisionamento.
- No item Modo de Provisionamento, marcar a opção Fluig.
- Em Tipo de Autenticação, marcar a opção OAuth 1.0a.
- No campo URL REST, informar a URL da API de criação de usuários do Fluig, substituindo {dominio} pelo endereço de acesso ao Fluig:
{dominio}/api/public/wcm/user/create
- Em Nome do usuário do Administrador do Domínio, informar o e-mail de um usuário que seja administrador tanto do Fluig quanto do Identity. Este usuário deve existir em ambas as ferramentas.
- Informar a senha desse mesmo administrador no campo Senha do Administrador do Domínio.
- Definir uma senha padrão temporária para os usuários que serão criados através do provisionamento em Senha Temporária do Usuário.
- Para concluir, é preciso atribuir o aplicativo aos usuários. Para saber mais, acesse a documentação Atribuir aplicativos aos usuários.
IMPORTANTE!
Dependendo da quantidade de usuários que estejam na fila, o processo de provisionamento pode demorar a partir de 15 minutos para ser concluído.
Orientamos que o aplicativo seja configurado, para que seja mantido ativo somente a cópia do padrão navegável.
Desativação de usuários
Quando o usuário for desassociado do aplicativo Fluig no Identity e não possuir pendências na plataforma, ele é desativado na plataforma.
Caso tenha alguma pendência, ele só é desativado do Identity. Nesse caso, o administrador da plataforma deverá fazer a transferência de pendências do usuário e desativá-lo manualmente.
Se o usuário for excluído do Identity, ele não é desativado na plataforma Fluig.
Saiba como fazer a transferência de pendências e a desativação do usuário nos helps Transferir Pendência e Usuários)