Atenção
Esta página é destinada para atualizações 1.6 e superiores do TOTVS Fluig Plataforma.
Índice
Objetivo
O objetivo deste artigo é descrever o procedimento para alterar o tempo de transação padrão da plataforma.
Transação
Uma transação é uma unidade de trabalho contendo uma ou mais operações compartilhando recursos e que possui propriedades ACID.
O acrônimo ACID corresponde em inglês à atomicity, consistency, isolation e durability. Cada propriedade corresponde:
- Atomicidade: uma transação é atômica, ou seja, toda a operação realizada pela transação deve ser efetivada ou nenhuma parte da operação deve ser efetivada;
- Consistência: quando uma transação é concluída, todo o sistema deve estar em uma condição estável e consistente;
- Isolamento: transações diferentes devem ser isoladas;
- Durabilidade: as operações realizadas por uma transação são persistentes após "comitadas". Depois de efetivada, as alterações realizadas pela transação não serão perdidas mesmo em caso de falha do servidor.
Alterar o tempo de transação
A alteração do tempo de transação da plataforma TOTVS Fluig é realizada no arquivo [diretório_instalação]/appserver/domain/configuration/domain.xml.
<subsystem xmlns="urn:jboss:domain:transactions:3.0"> <core-environment> <process-id> <uuid/> </process-id> </core-environment> <recovery-environment socket-binding="txn-recovery-environment" status-socket-binding="txn-status-manager"/> <coordinator-environment default-timeout="300"/> </subsystem>
O tempo de transação padrão da plataforma é de 300 segundos. Para alterar o tempo de transação basta substituir o valor padrão e reiniciar o serviço do fluig.
Importante
O tempo de transação padrão deveria ser suficiente para a realização de uma transação convencional. Antes de aumentar o tempo de transação, verifique o fato que o levou a esta decisão.
Por exemplo, revise customizações ou integrações realizadas nos eventos de processos de workflow. Otimizações de customização podem reduzir o tempo necessário para realizar uma transação.