Árvore de páginas

Plano Equipamento - MI1010

Visão Geral do Programa

Ao efetuar o relacionamento entre a Manutenção e o Equipamento serão replicadas as informações referentes as tarefas, as especialidades, os itens, as ferramentas, os equipamentos de proteção individual e a Rede PERT.

Depois do cadastramento poderá haver eventuais alterações para adequar a necessidade do equipamento.

Plano Equipamento – Pasta Tarefas

Objetivo da tela:

Permitir incluir, copiar, alterar ou excluir registro de associação de equipamento a um plano de manutenção, permitindo a associação de tarefas e definindo a rede PERT com as tarefas.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, apresenta a tela Plano Manutenção Equipamento (MI1010A), na qual é possível incluir planos de equipamento.

Cria uma cópia da ocorrência corrente

Quando acionado, apresenta a tela Plano Manutenção Equipamento (MI1010A), na qual é possível incluir planos de equipamento, por intermédio de cópia do plano corrente.

Altera ocorrência corrente

Quando acionado, apresenta a tela Plano Manutenção Equipamento (MI1010A), na qual é possível alterar o plano de equipamento selecionado.

Eliminar ocorrência corrente

Quando acionado, apresenta a tela para confirmar a eliminação por faixa, conforme seleção.

Cópia Manutenção com Tarefas

Quando acionado, apresenta a tela Cópia Plano Equipamento (MI1010I), na qual é possível efetuar a cópia do equipamento de destino e origem.

Aglutinação de Planos

Quando acionado, apresenta tela Aglutinação de Planos (MI1010O), que permite selecionar os planos que serão aglutinados.

Plano Equipamento – Pasta Rede PERT

Objetivo da tela:

Permitir definir a interdependência entre as tarefas, também conhecida como Rede PERT. Esta interdependência tem por objetivo definir a sequência de execução das tarefas. Esta informação é considerada no cálculo de alocação de mão de obra. Esta interdependência poderá ser gerada de forma automática ou manual. A geração automática efetuará a interdependência em ordem crescente de tarefa, já a manual o usuário poderá efetuar as ligações como desejar. Ao final deste cadastramento existe uma verificação se a rede manutenida não possui loop.

A Rede PERT é a definição de dependência entre as tarefas. O controle da Rede PERT é efetuada somente no nível de reporte de MOB.

Exemplo:
Temos as tarefas 10 e 20. A tarefa 10 é predecessora da 20. Somente poderei apontar MOB para a tarefa 20 quando houver pelo menos um reporte de MOB para a tarefa 10.

Aglutinação de Planos – MI1010O

Objetivo da tela:

Permitir aglutinar os planos de manutenção de um mesmo equipamento a um plano principal. Na lista da esquerda são listados os planos de manutenção que podem ser aglutinados ao plano selecionado. Serão listados todos os planos de manutenção do equipamento que ainda não tenham sido aglutinados a nenhum plano de manutenção. Quando o plano é aglutinado, a opção Plano Aglutinado no cadastro do plano será selecionada automaticamente indicando que o plano foi aglutinado.

Ao selecionar um plano da lista esquerda e movê-lo para a direita, o fator de aglutinação poderá ser calculado automaticamente caso os valores de Faixa de Tempo ou Faixa de Utilização dos planos sejam múltiplos. Por exemplo, se o plano principal possui Faixa de Tempo igual a 30 dias e o plano aglutinado possui Faixa de Tempo igual a 60 dias, então o programa irá sugerir o Fator de Aglutinação igual a 2, indicando que o plano aglutinado é executado a cada duas realizações do plano principal.

Se a faixa de tempo ou utilização do plano aglutinado não for múltiplo do plano principal, então o valor do fator será arredondado para baixo.

Por exemplo:

Frequência do plano principal: 30 dias

Frequência do plano aglutinado: 75 dias

Neste caso, o fator do plano aglutinado será igual a 2 (60 dias), pois 75 não é múltiplo de 30. O valor do fator de aglutinação pode ser alterado manualmente caso necessário. Ao aglutinar um plano com tipo de controle diferente do plano principal (por exemplo, o plano principal é controlado por faixa de tempo e o plano aglutinado é controlado por faixa de utilização), então não será possível calcular o fator de aglutinação automaticamente, portanto o valor sugerido para o fator será sempre 1. Se o tipo de controle do plano de manutenção principal for ambos (faixa de tempo e utilização), então ao aglutinar um plano que também trabalha com o controle tipo ambos, o cálculo do fator será calculado prioritariamente com base na faixa de tempo.

Por exemplo:

Frequência do plano principal: 30 dias ou 50 horas

Frequência do plano aglutinado: 90 dias ou 300 horas

O fator do plano aglutinado será 3 (90 dias ou 150 horas)


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, inclui o plano selecionado na aglutinação de planos.

Retira

Quando acionado, desfaz o relacionamento, devolvendo o plano para a coluna da esquerda.

Alterar fator

Quando acionado, apresenta a tela MI1010P, onde é possível informar o fator de aglutinação da manutenção selecionada.

Execuções do Plano

Quando acionado, apresenta a tela MI1010Q, onde é possível informar o número de execuções do plano.

 MI1010P

Objetivo da tela:

Permitir inserir o fator de aglutinação da manutenção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Fator de Aglutinação

Inserir o fator de aglutinação do plano.

Utilizar descrição deste plano na geração da ordem de manutenção

Quando assinalado, indica que será utilizada a descrição do plano selecionado na geração da ordem de manutenção.

Nota:

Se a ordem de manutenção possuir tarefas de vários planos aglutinados e a opção para utilizar a descrição do plano aglutinado estiver assinalada em todos eles, então a OM será gerada com a descrição do plano que possuir o maior fator de aglutinação.

 Aglutinação de Planos – MI1010Q

Objetivo da tela:

Permitir inserir o número de execuções do plano.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Execuções do Plano

Inserir o número de execuções do plano.

Nota:

Este campo é opcional e poderá ser alterado caso o plano principal já tenha sido executado antes da implantação de planos aglutinados.

 

Conteúdo Relacionado:

HOW TO:

Diminuir o número de ordens de manutenção geradas pelo planejamento
Este processo tem por objetivo aglutinar as tarefas das ordens de manutenção em uma única ordem quando o vencimento dos planos de um mesmo equipamento coincidirem. Desta forma, é possível reduzir o número de ordens geradas pelo planejamento da manutenção. Permite também a adequação do aplicativo de Manutenção Industrial à norma regulamentadora 13 (NR 13), no que diz respeito à inspeção de segurança de vasos de pressão. Esta inspeção é constituída por exame externo, interno e teste hidrostático, obedecendo a prazos máximos estabelecidos na norma.
Essa funcionalidade está disponível a partir do release 12.1.3 da linha Datasul.