Árvore de páginas

Objetivo

O módulo Manutenção Industrial visa administrar e controlar manutenções de equipamentos, de acordo com os conceitos de manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Características

As principais características do módulo são:

  • Dados históricos.

  • Tratamento de TAG.

  • Propagação de parada de um equipamento.

  • Aceite de tarefas.

  • Reduz estoques de peças sobressalentes e consequentemente os custos do processos.

  • Promove a integração e a troca de informações com outras áreas afins.

Descrição

Otimiza e agiliza as manutenções, buscando minimizar o tempo de parada dos equipamentos, reduzir o número de manutenções corretivas e preventivas, bem como a administração da utilização ao máximo dos recursos de material e MOB (Mão de obra) aplicados na execução.

Facilita a geração de manutenções programadas, embasada em fatos históricos ou previstos, bem como controla material e MOB aplicados.

Tem o objetivo de apresentar panoramas de históricos e de custo para posteriores consultas e relatórios.

Manutenção é um termo muito empregado no dia-a-dia das pessoas de forma genérica e abrangente. Parece difícil definir Manutenção do ponto de vista industrial. A maioria das pessoas entendem por manutenção o ato de consertar e reparar equipamentos e instalações, para assegurar a continuidade operacional. Isto é conservação, e não Manutenção.

Manutenção é também conservar, mas além disso é: manter, prevenir, analisar, melhorar continuamente, dominar tecnologicamente e economicamente os meios produtivos.

Um fator importante dentro de uma empresa é a Manutenção Industrial, cujo desempenho reflete diretamente na capacidade produtiva da fábrica, sendo que o grau de importância cresce de acordo com o nível de automação da produção.

Quanto mais máquinas e processos automatizados existirem na empresa, maior é a importância da área de Manutenção Industrial.

Utilização de recursos visuais (arquivos OCX)

Nesse módulo existem várias funções que utilizam componentes visuais do tipo OCX. São as funções que utilizam alguma forma de comunicação visual como gráficos, imagens, fotos, envio de e-mail, entre outras. Para que essas funções funcionem corretamente, é necessário que todos os componentes estejam implantados e ativos. Quando isso não ocorre, é apresentada uma mensagem de erro PROGRESS, informando que o OCX não está instalado ou não está devidamente registrado.

Para dúvidas específicas sobre erros de OCX consulte a base de conhecimento DMMI0100 - Utilização de recursos visuais (arquivos OCX).


Integração com Outros Módulos

 

Módulo:Integração:

Planejamento da Produção

Na eliminação, inclusão e geração automática de uma Ordem de Manutenção (MI0307 e MI0303), bem como nas movimentações ou requisições de materiais, os itens das reservas têm suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Ao encerrar uma OM (MI0309), o programa desativará as reservas e os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Na movimentação de um equipamento para um novo TAG, pode-se eliminar Ordens de Manutenção (MI1006), os itens das reservas têm suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim. Neste mesmo momento poderá haver uma parametrização para transferir também a estrutura do equipamento.

Na propagação de parada de um equipamento (MI1009), as OMs correspondentes ao equipamento podem ter sua data de manutenção alterada. Os itens das reservas têm suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Ao efetuar a propagação de parada de um TAG (MI1020), as OMs correspondentes ao equipamento poderão ter sua data de manutenção alterada. Os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Quando o apontamento é efetuado, bem como o encerramento de Ordens de Lubrificação (MI1024), as OMs correspondentes podem ter movimentações de materiais. Neste caso, os itens das reservas atendidas, ou da ordem encerrada, têm suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Para atualização do item é necessário que este tenha tipo de controle de MRP igual a "Produção" (CD1107).

Planejamento da Manutenção Industrial

Nas movimentações ou requisições de materiais (MI0306), o item tem suas informações de planejamento atualizados. O item é atualizado para replaneja = sim.

Na eliminação, inclusão, geração automática de uma Ordem de Manutenção (OM.) (MI0307 e MI0303), os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Ao encerrar uma OM (MI0309), o programa desativará as reservas e os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Na propagação de parada de um equipamento (MI1009), as OMs correspondentes ao equipamento poderão ter sua data de manutenção alterada. Os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Ao efetuarmos a propagação de parada de um TAG (MI1020) as OMs correspondentes ao equipamento poderão ter sua data de manutenção alterada. Os itens das reservas tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

No apontamento, bem como no encerramento de Ordens de Lubrificação (MI1024), as OMs correspondentes podem ter movimentações de materiais. Neste caso os itens das reservas atendidas ou da ordem encerrada tem suas informações de planejamento atualizadas. O item é atualizado para replaneja = sim.

Para atualização do item nas situações citadas, é necessário que ele tenha tipo de controle de MRP igual a "Manutenção Industrial" (CD1107).

Ao serem efetuados os apontamentos de MOB (MI0308 e MI0312), é feita a realocação das especialidades. Os apontamentos de MOB poderão ser pelo Reporte e/ou Estorno.

Dentro do módulo MI, existem várias consistências que verificam o estado da ordem, pois se o módulo PI estiver implantado, o estado inicial das ordens é "Liberada", caso contrário é "Não Iniciada".

Estoque

Nas movimentações ou requisições de materiais (MI0306), são feitas consistências sobre a data do médio em relação à data de movimentação do estabelecimento e da implantação do Módulo Estoque.

Ao efetuar a eliminação, inclusão, geração automática de uma Ordem de Manutenção (MI0307 e MI0303), são verificadas informações de moedas para a criação do arquivo EXT-ORD.

Nos apontamentos de MOB (MI0308 e MI0312), são feitas consistências sobre a data do médio em relação à data de movimentação e tipo de médio.

Ao reabrir uma OM (MI0314), são feitas consistências sobre a data do médio em relação à data de reabertura da ordem.

Ao cadastrar (MI1001) ou executar movimentos (MI1002) sobre uma Solicitação de Serviço (SS), caso ela possua uma manutenção é necessário saber a moeda dos parâmetros, para que seja possível o cálculo do valor orçado da manutenção.

Na movimentação de um equipamento para um novo TAG, poderemos transferir Ordens de Manutenção (MI1006), são feitas consistências sobre a data do último período fechado em relação aos movimentos de material da ordem.

No apontamento bem como o encerramento de Ordens de Lubrificação (MI1024), as OMs correspondentes podem ter movimentações de materiais.

Ao efetuar a atualização do Valor Orçado de uma Manutenção (MI1025), é necessário saber a moeda dos parâmetros para calcular-se o valor orçado da manutenção.

Após a criação de uma ordem de manutenção em função de solicitação de serviço, será possível incluir novas solicitações a esta ordem (MI1019). Esta função permite incluir/eliminar solicitações de serviço da ordem de manutenção.

Na execução do Cálculo do Preço Médio (CE0401), são consistidas as fases do médio e existência de ordens de manutenção para a ordem de produção sendo valorizada.

CRP

Na eliminação, inclusão, geração automática de uma Ordem de Manutenção (MI0307 e MI0303), é necessário a atualização das horas gastas pelas tarefas da manutenção na produção. Tem por objetivo reduzir a disponibilidade do grupo de máquina para o planejamento da capacidade.

Produção

O módulo produção é acionado sempre que uma OM é implantada no sistema, seja manualmente, automaticamente ou via solicitação de serviço. Para cada OM gerada, é criada uma OP com mesmo número para armazenar as contas da ordem, para efeito de valorização.

Também são verificados os parâmetros da produção para definir que numeração a OM receberá, pois para cada tipo de ordem, existe uma faixa de números pré-definidos.

Exemplo:
Ordens de produção manuais: 1 a 1.000.000
Ordens de produção automática: 1.000.001 a 2.000.000
Ordens de manutenção manuais: 2.000a 3.000.000
Ordens de manutenção automática: 3.000.001 a 4.000.000
Ordens de planejamento (PI): 4.000.001 a 5.000.000

Na inclusão, eliminação de Ordens (CP0301), é consistida a existência de OM. correspondente a OP. a incluir ou eliminar.

Ao efetuar o Reporte da Produção (CP0311, CP0320, CP0321 e CP0324), se a ordem for uma OM não deixa reportar. Ao reportar uma ordem de produção, o grupo de máquina das operações é verificado e se permitir a propagação de utilização, o programa propagará a utilização proporcional ao tempo usado na fabricação da quantidade reportada para os equipamentos do grupo de máquina.

Na alocação de ordens (CPR008), não podemos alocar ordens de MI.

Ao efetuar a importação de ordens (CP0913), não podemos importar ordens de MI. Nas listagens CPR004 e CPR005 se a ordem for de MI, esta não será listada.

Custos

Nas movimentações ou requisições de materiais (MI0306), é necessário ter o módulo Custos para a geração de movimentos de material.

Na eliminação de uma Ordem de Manutenção (MI0307), são verificadas informações do estado da ordem.

Ao encerrar a OM (MI0309) ou o fechamento automático de OMs (mi0319), é necessário ter o módulo Custos para a geração de movimentos de material.

Quando reabrimos uma OM (MI0314), são feitas consistências sobre o estado da ordem.

Tanto no apontamento quanto no encerramento de Ordens de Lubrificação (MI1024), é necessário ter o módulo Custos para a geração de movimentos de material.

Investimentos

Na eliminação, inclusão, geração automática de uma Ordem de Manutenção (MI0307 e MI0303), são passadas informações da ordem para controle de investimentos.

Chão de Fábrica

Na eliminação, inclusão, geração automática de uma Ordem de Manutenção (MI0307 e MI0303), informações da ordem e tipo de transação efetuada são exportados em forma de arquivo.

Na propagação de parada de um equipamento (MI1009) ou de um TAG (MI1020), as OMs correspondentes ao equipamento poderão ter sua data de manutenção alterada. O programa exporta para arquivo as informações da ordem e o tipo de transação efetuada.

Patrimônio

Ao efetuar movimentações do equipamento (MI0310), a divisão origem e divisão destino somente serão atualizadas se este módulo estiver implantado.

Na importação de equipamento (MI9010), a divisão é consistida se este módulo estiver implantado.

Ao cadastrar um equipamento (CD0910), é verificado se o equipamento está cadastrado no patrimônio.

Contas a Pagar

Na importação de Títulos de Contas a Pagar, é consistido se este módulo estiver implantado para o arredondamento (se implantado = sim) ou a truncagem (se implantado = não) do valor original e de saldo do título.

Engenharia

Ao efetuarmos a atualização de estruturas, o item é atualizado para replaneja = SIM.

Compras

Ao efetuarmos a eliminação/inclusão/modificação de itens do fornecedor, o item é atualizado para replaneja = SIM.

No cadastro de famílias de material, ao promovermos atualizações na família, todos os itens da família terão modificado o parâmetro replaneja = SIM. Ao promovermos atualizações na Atualização e Eliminação de Pedidos/ Ordens, ou no Cadastro de Cotações do Item, o item é atualizado para replaneja = SIM.

Recebimento

Quando do recebimento de algum material, pode-se associar este material com a ordem de manutenção.

Bancos Históricos

No momento da criação de uma ordem de manutenção, o sistema verifica se o número da ordem já existe nos bancos históricos. Caso exista, este não poderá ser utilizado.

Execução Orçamentária do EMS 5.05

Integra os lançamentos das contas de despesas relacionadas as Ordens de Manutenções do MI referentes a (Material, MOB e GGF) com os valores fixados para essas despesas no módulo Execução Orçamentária do EMS 5.0. Desta forma o sistema de Execução Orçamentária irá confrontar o empenho realizado em cada conta contra o orçado. Os gastos referentes a MI (Material, MOB e GGF) estarão limitados ao valor disponível no módulo Execução Orçamentária. Ver detalhes de parametrização no programa Parâmetros Manutenção Industrial (MI0101).

Nota:

Esta integração apenas estará disponível para os clientes que possuírem o módulo Execução Orçamentária existente no EMS 5 em conjunto com o EMS 2. Os programas envolvidos nessa integração são:

  • Requisição / Devolução Material (MI0306)
  • Requisição de Material (CE0205)
  • Devolução de Material (CE0205A)
  • Apontamento Material (MI1030)
  • Atualiza Quantidade Utilizada (Apontamento Ordem Lubrificação) (MI1024)
  • Solicitação Material / Compra por Ordem (CD0738)
  • Solicitação / Requisição de Reservas (CD0744)
  • Apontamento de MOB-OM (MI0308)
  • Apontamento de Mão de Obra (MI0312)
  • Apontamento Ordem de Inspeção (MI1029)
  • Reporte de Mão de Obra (CS0301)
  • Reporte GGF (CS0306)


Conteúdos Relacionados:

Integração de contas da Manutenção Industrial com Materiais e Execução Orçamentária




  • Sem rótulos