Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Saúde Planos

Linha de Produto:

Linha Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:HRC - Revisão de Contas Médicas
Função:

                  

RotinaFunção
Importação de Movimentos - RPWDTVW40AA
Exportação Movimentos para CobrançaHRC0510M

                  

País:Brasil
Requisito:

DSAUGPSCONTAS-16206

DSAUGPSCONTAS-16200

DSAUGPSCONTAS-17544

DSAUGPSCONTAS-17545


IMPORTANTE!

PTU XML 2.0 (Entrada em vigor: 01/07/2022).

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Adequar os programas do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul à nova versão XML 2.0 do protocolo A500 do Manual PTU.

Entrada em vigor: 01/07/2022

03. SOLUÇÃO

As alterações visam compatibilizar o TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul aos processos de exportação/importação de arquivos A500 versão 2.0 (XML) da Unimed do Brasil.  

  1. Realizado a substituição da tela "Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 (hac.attendanceType)" para o novo cadastro "Manutenção Associativa Classe de Atendimento (hac.attendanceClass)".
  2. Manutenção Classe Atendimento • hac.attendanceClass
    1. O novo conceito de Classe de Atendimento vem substituir a antiga associativa Tipos de Atendimento TISS na relação com a Classe de Nota. 
    2. Através da Classe de Atendimento será possível realizada a vinculação de uma Classe de Nota com a combinação entre os seguintes campos TISS 4.00.01.
      1. Tipo de Atendimento (Tab. TISS 50)

      2. Tipo de Consulta (Tab. TISS 52)
      3. Regime de Atendimento (Tab. TISS 76)
      4. Saúde Ocupacional (Tab. TISS 77)
  3. IMPORTANTE: Programa SPP (sp-carga-classe-atendimento.p) para geração das Classes de Atendimento referentes aos registros da TISS 3.05.00 e anteriores. (Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 - hac.attendanceType).


03. PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO


O PTU XML 2.0 traz como principal alteração a possibilidade de trafegar guias TISS 4. Para isso, além da atualização da tabela X8 de Tipos de Atendimento (Tab. TISS 50), foram criadas três novas tabelas, a saber:

    • Cobertura Especial (Tab. TISS: 75. Tab. PTU: X15)
    • Regime de Atendimento (Tab. TISS 76. Tab. PTU: X13)
    • Saúde Ocupacional (Tab. TISS 77. Tab. PTU: X14)

Para permitir o tráfego de guias na TISS 3 e TISS 4 de forma concomitante o PTU define que cada guia utilizará os domínios TISS pertencentes à versão TISS em que ela foi criada.

Guias TISS 3.05.00 utilizarão os domínios da tabela Tipos de Atendimento (X8) válidos para a TISS 3.05.00 e não poderão conter os Tipos de Atendimento criados para a TISS 4.00.00 nem conterão os novos domínios Regime de Atendimento, Saúde Ocupacional e Cobertura Especial.

Guias TISS 4.00.00 ou superiores utilizarão os domínios da tabela Tipos de Atendimento (X8) válidos a partir da TISS 4.00.00 e não poderão conter os Tipos de Atendimento da TISS 3.05.00 que foram descontinuados na TISS 4.00.00. Além disso, guias TISS 4.00.00 ou superior terão o campo Regime de Atendimento obrigatório e poderão informar também valores de Cobertura Especial e Saúde Ocupacional.

Sendo assim, na exportação do PTU XML 2.0 as guias da operadora criadas na TISS 3.05.00 ou anterior serão enviadas com valores dos domínios TISS vigentes na versão TISS daquela guia, não sendo necessário qualquer tipo de conversão para TISS 4 como havia sido publicado nas primeiras versões do PTU XML 2.0. Já as guias criadas na operadora na TISS 4.00.00 ou superior serão trafegadas como tal, respeitando os campos e domínios da TISS 4.

Da mesma forma, na importação de um PTU XML 2.0 poderão ser criados documentos no HRC com versão TISS 4.00.00 ou superior e documentos com versão TISS 3.05.00 ou inferior conforme a indicação de cada guia no arquivo PTU, não sendo necessário qualquer tipo de conversão.

Introdução:

O PTU XML 1.1 era compatível apenas com a versão 3.05.00 da TISS. A tabela X8 - Tipos de Atendimento aceitava os códigos 1 ao 22. Havia um registro no cadastro "Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 (hac.attendanceType)" para cada código válido, associando-o a uma Classe de Nota do TOTVS e não existia o conceito de Regime de Atendimento.


O PTU XML 2.0 além de aceitar guias TISS 3.05.00 aceitará também guias da TISS 4, de forma que para importar um PTU que contenha guias TISS 4.00.00 ou superior será necessário realizar as parametrizações necessárias para a inclusão de documentos TISS 4 no HRC, que consiste na criação de Classes de Atendimento da TISS 4, detalhadas mais adiante neste documento. "Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 (hac.attendanceType)"

Exemplo:

Guias TISS 3.05.00 aceitam o Tipo de Atendimento 5 - Exame Ambulatorial na tabela X8 pois é um tipo de atendimento válido nessa versão da TISS.


Já na TISS 4.00.00 o Tipo de Atendimento 5 - Exame Ambulatorial passa a não ser mais vigente.


Guias TISS 3.05.00 podem continuar utilizando o Tipo de Atendimento 5, mas guias TISS 4.00.00 ou superior deverão utilizar uma combinação de Tipo de Atendimento e Regime de Atendimento válidos na TISS 4. 

Exemplo de guia TISS 4.00.00 equivalente a uma guia TISS 3.05.00 com Tipo de Atendimento 5.

    • Tipo de Atendimento TISS 4: 23 - Exame
    • Regime de Atendimento TISS 4:  01 - Ambulatorial


Procedimentos para os novos cadastros

1 - Novo cadastro Classe de Atendimento

Para adequar o sistema às alterações conceituais da TISS 4, o cadastro "Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 (hac.attendanceType)" foi descontinuado e substituído por um conceito de Classes de Atendimento.

O novo cadastro "Manutenção Associativa Classe de Atendimento (hac.attendanceClass)" permite que para Classes da TISS 4 seja feita uma associação entre o Tipo de Atendimento TISS com os novos campos Regime de Atendimento e Saúde Ocupacional para definir a Classe de Nota resultante, já que o Tipo de Atendimento por si só já não é mais suficiente para tal parametrização.

Classes de Atendimento TISS 3.05.00 continuam contendo apenas o Tipo de Atendimento.


Após aplicar o patch e rodar o script sp-carga-classe-atendimento.p, todos os registros do antigo cadastro "Terminologia Tipo de Atendimento TISS Tabela 50 (hac.attendanceType)" serão transportados para o novo cadastro "Manutenção Associativa Classe de Atendimento (hac.attendanceClass)" mantendo a mesma codificação do antigo cadastro e a mesma associação com a Classe de Nota existente no cadastro antigo.

O cadastro de Classes de Atendimento, até esse momento, é um simples substituto para o antigo cadastro de Tipos de Atendimento e todos os documentos do Contas antes associados ao antigo cadastro de Tipo de Atendimento agora estão associados ao novo cadastro de Classe de Atendimento, de forma que todo o funcionamento do sistema permanece o mesmo de forma transparente para o usuário.


Tomando o exemplo anterior, onde tratávamos do Tipo de Atendimento 5 - Exame Ambulatorial da TISS 3.05.00, para permitir a inclusão no HRC de documentos equivalente na TISS 4 devemos criar um registro de Classe de Atendimento com versão TISS 4 e relacionando o novo Tipo de Atendimento 23 - Exame com o Regime de Atendimento 01 - Ambulatorial, associando essa Classe de Atendimento com a mesma Classe de Nota 2- Exame SADT que na TISS 3 era associada ao Tipo de Atendimento 5 - Exame Ambulatorial.


Abaixo, imagem do novo cadastro Classe de Atendimento associando o Tipo de Atendimento 23 - Exame com o Regime de Atendimento 1 - Ambulatorial à Classe de Nota 2 - Exame SADT em substituição ao antigo cadastro do Tipo de Atendimento 5:



Definição da Classe de Nota na Importação

Com a criação do conceito de Classe de Atendimento como um agrupador dos conceitos Tipo de Atendimento, Tipo de Consulta, Regime de Atendimento e Saúde Ocupacional, resolve-se a questão da ambiguidade existente nas versões anteriores onde um mesmo Tipo de Atendimento poderia resolver para Classes de Nota diferentes a depender do regime de atendimento ou do tipo de beneficiário (assistencial ou ocupacional).

Dessa forma, a Classe de Nota de uma guia de SADT importada passa a ser definida exclusivamente pela sua Classe de Atendimento, sendo descontinuadas todas as regras fixas para determinar a Classe de Nota que existiam no PTU XML 1.0 e 1.1 (regras antigas disponíveis neste link).

Em resumo: ao importar um A500, a combinação dos campos Tipo de Atendimento, Tipo de Consulta, Regime de Atendimento e Saúde Ocupacional, resultarão em uma Classe de Atendimento e a Classe de Nota relacionada a essa Classe de Atendimento é que será utilizada na importação.

Demais informações

Na eventualidade de receber uma guia com versão TISS 4.00.00 ou superior, porém com Tipo de Atendimento vigente apenas na TISS 3.05.00, essa guia será importada como uma guia TISS 3.05.00, seguindo todo o processo de uma guia TISS 3.05.00, buscando a classe de nota conforme as regras já existentes na versão 3.05.00 descritas neste link.

    • Os tipos de atendimento TISS 3,05.00 que perderam vigência na TISS 4.00.01 são: 5, 6, 7,11, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22;
    • Esse documento será criado no HRC com versão TISS igual a 3.05.00;
    • Não será criada estrutura TISS para esse documento pois ele será TISS 3.05.00;
    • Os valores dos campos TISS originalmente recebidos no PTU ficarão armazenados na estrutura PTU XML.


As alterações em regras do Manual PTU XML 2.0: 

AlteraçãoResumo
Número da versão da transação

Entrada em vigor (alterações): 02/05/2022

DADOS DO CONTRATADO EXECUTANTE (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE CONSULTA

  • Nome

DADOS DA GUIA (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE CONSULTA

  • coberturaEspecial
  • regimeAtendimento
  • saudeOcupacional

DADOS DO EXECUTANTE (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE SP/SADT

  • Nome

DADOS DO ATENDIMENTO (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE SP/SADT

  • coberturaEspecial
  • regimeAtendimento
  • saudeOcupacional

DADOS DA GUIA (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE SP/SADT

  • nr_GuiaTissPrincipal

DADOS DOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE SP/SADT

  • qt_Cobrada

DADOS DO SOLICITANTE (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE INTERNAÇÃO

  • cd_cpf
  • cd_cnpj

DADOS DOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE INTERNAÇÃO

  • qt_cobrada

DADOS DOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS (OBRIGATÓRIO) – GUIA DE HONORÁRIO

  • qt_Cobrada

DADOS DA GUIA (OBRIGATÓRIO) – COBRANÇA DE NOTA FISCAL DO FORNECEDOR

  • qt_Cobrada

DADOS DO PROCEDIMENTO (OBRIGATÓRIO) – COBRANÇA DE REEMBOLSO

  • qt_Cobrada

DADOS DO PROCEDIMENTO (OBRIGATÓRIO) – COBRANÇA DE RESSARCIMENTO AO SUS

  • qt_Cobrada
















A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Procedimentos para Implantação e Configuração.

  1. Acesse o programa Importação Menu Datasul e importe o arquivo univdata/men_hrc.d para efetuar a atualização do menu do módulo HRC - Revisão de Contas Médicas.

  2. No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Layout – TE0110Q e por meio da opção F6 – Exportação / Importação, realize a importação do arquivo database\dados\tablas.d para efetuar a inclusão dos novos layouts.

3. Programas de layout que serão criados:

A500 – Notas de Fatura em Intercâmbio

      • LAPTUA500E-020 → Exportação de Movimentos - Custo Operacional
      • LAPTUA500I-020 → Importação de Movimentos - Custo Operacional

4. No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas - RC0510J e cadastre os novos layouts de Exportação e Importação.

5. No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Parâmetros Exportação Contratante - RC0510K e cadastre o novos layouts de Exportação.

6. No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Parâmetros Importação Prestador - RC0510L e cadastre os novos layouts de Importação.