Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 05 min


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Processo
    1. Geração
    2. Reversão
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Processo de apuração dos custos industriais, recebendo do aplicativo Exaustão do Canavial o valor das quotas de exaustão e amortização dos gastos incorridos com a formação da lavoura e os tratos culturais, compondo assim os custos da matéria-prima cana. As quotas são geradas mensalmente para a contabilização e enviadas ao CUSTAG em um centro de custo matéria-prima e nas contas (matéria-prima exaustão da formação e matéria-prima amortização de tratos soca), para que o aplicativo dê continuidade ao cálculo dos processos e produtos industriais. Para esta etapa do processamento são usadas apenas bases de rateio do tipo Pós-autodefinida.


Diálogo da Geração


Diálogo da Reversão


Os valores apurados por este processo são oriundos dos dados gerados pelo Cálculo da Contabilização. Desta forma há a possibilidade de gerar a contabilização e, em seguida de forma automática, executar o retorno do valor matéria-prima ao custo selecionando o check-box conforme figura abaixo:


A reversão da contabilização possui check-box para reverter automaticamente o retorno do valor matéria-prima ao custo conforme figura abaixo:


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Este processo irá recuperar o custo apurado, na geração do processo de cálculo da contabilização, por empresa e natureza de custo para o mês escolhido para o processamento.

Para cada empresa e natureza de custo irá buscar uma configuração válida, na tela de parametrização de centro de custo matéria-prima e conta de custeio matéria-prima, para gerar movimento por empresa+c. custo matéria-prima+conta custeio matéria-prima nas entradas de custo e nos valores primários de custo e, em sequência, executar a última etapa do cálculo de custos, denominado rateio de bases de rateio pós auto-definida, apurando assim o custo industrial do mês incluindo a composição dos custos de exaustão e amortização de formação e tratos soca.

A natureza do custo é determinada na contabilização pela composição dos códigos B1-Moagem Cultura Formada e C1-Moagem Tratos Soca conforme figura abaixo:



O valor de B1 é atribuído à configuração da empresa+c. custo matéria-prima+conta custeio matéria-prima para o tipo de retorno FOR-Formação e o valor de C1 é atribuído à configuração da empresa+c. custo matéria-prima+conta custeio matéria-prima para o tipo de retorno TCS-Tratos Soca.

Caso a configuração indique que a conta custeio matéria-prima é única para os valores da exaustão e amortização dos custos de formação e tratos soca, os valores de B1 e C1 serão somados e atribuídos à configuração da empresa+c. custo matéria-prima+conta custeio matéria-prima para o tipo de retorno AMB-Formação+Tratos Soca.


Tela de parametrização do centro de custo matéria-prima e conta de custeio matéria-prima


Movimento gerado em contas matéria-prima visualizado no relatório localizado no aplicativo Orçamentos e Custos - Relatórios(CSTG_REL) em Visões->Relatórios-Custo→Demonstrativo de Resultados - Conta Custeio, em destaque os valores calculados pelo aplicativo Exaustão.

Movimento gerado em centro de custo matéria-prima e conta de custeio matéria-prima visualizado na consulta localizada no aplicativo Orçamentos e Custos - Relatórios(CSTG_REL) em Visões->Consultas-Custo→Demonstrativo de Resultados - C. Custo/Conta de Custeio

03. TELA PROCESSO

Geração: Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Último processamento da ContabilizaçãoIndica o período atual do processamento da contabilização
Último processamentoIndica o mês do último processamento do retorno do valor da matéria-prima ao custo
Período

Combo-box contendo os meses disponíveis para processamento preenchidos automaticamente

com data menor ou igual no último processamento da contabilização. Os períodos listados

estão cadastrados em Parâmetros Processamento Custos no aplicativo Orçamentos e Custos - Tabelas.

DeData inicial e data final do mês escolhido na combo-box.
ParâmetrosDescrição
EXAUSTAO->FG_UTILIZA_EXAUSTAOFlag para controlar a utilização do módulo EXAUSTAO. Para habilitar a opção de processamento, este parâmetro deve estar com valor S.
EXAUSTAO->FG_RETORNA_MAT_PRIMARetorno de valores da exaustão (MP) para o custag. Para habilitar a opção de processamento, este parâmetro deve estar com valor S.
EXAUSTAO->DT_PROC_RET_MATPRIM_CSTGData Último Processamento do Retorno Matéria-Prima ao Custo.
EXAUSTAO->FG_METODO_CONTABILIZMétodo da Contabilização da Exaustão. Para correto funcionamento, é necessário que este parâmetro esteja com valor 1.



       Reversão: Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Último processamentoIndica o mês do último processamento do retorno do valor da matéria-prima ao custo.
Reverter atéMês ao qual se deseja reverter o processamento do retorno do valor da matéria-prima ao custo.


IMPORTANTE!

O mês de preenchimento em "Reverter até" deverá ser no máximo o mês anterior ao último fechamento de custos, indicando assim que será processado o mês em que o custo está parcialmente fechado. Ex: custo parcialmente fechado até abril/2019, então mês de "Reverter até" será março/2019.


05. TABELAS UTILIZADAS