Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 03 min



ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela de Configuração
    1. Principais Campos e Parâmetros
    2. Notas importantes
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Cadastro que permite inserir relacionamento entre a empresa, centro de custo matéria-prima, a conta matéria-prima e o tipo de retorno(formação ou tratos soca) referente a conta.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A configuração realizada é utilizada no processo que irá apurar a composição do custo da matéria-prima a partir dos movimentos de exaustão e amortização dos custos de formação e tratos soca do ativo biológico.

03. TELA DE CONFIGURAÇÃO

a) Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Data de ReferênciaData a qual se inicia a validade da configuração.
Empresa

Empresa a qual se refere a configuração que deverá ser a mesma demonstrada nas consultas de saldo das culturas que por sua vez é uma empresa parametrizada como sendo uma empresa de custos em CSTG_C->CD_EMPRESA.

C. Custo

Centro de Custo de matéria-prima que deve estar relacionado com a empresa informada no campo "Empresa".

Conta CusteioConta de Custeio de matéria-prima, referente ao tipo de retorno, que não pode possuir o tipo da conta classificado como "Receita".
Tipo de RetornoTipo de retorno referente a configuração da empresa+centro de custo+conta custeio. Este tipo possui três valores válidos: FOR-Formação/TCS-Tratos Soca/AMB=Formação+Soca. Este último tipo existe para o caso da conta custeio ser única para compor o custo de exaustão e amortização dos custos de formação e tratos soca e não pode co-existir com uma configuração de FOR ou TCS, ou seja, este tipo é único para a mesma data de referência+empresa+c. custo matéria-prima+conta custeio matéria-prima.


      b) Notas Importantes

          Importante salientar que a data de referência existe para o caso de existir mudança na configuração de uma empresa+c. custo+conta custeio a partir de um determinado mês em diante mantendo assim os dados calculados anteriormente rastreáveis quanto a sua configuração.

         Caso seja necessária a mudança de apenas uma configuração para uma empresa+c. custo+conta custeio é obrigatório copiar a outra configuração da mesma empresa para a mesma data a qual está se inserindo a nova configuração.

         Ex: Abaixo temos uma configuração válida por três meses, de janeiro/2019 a março/2019, porém em abril sofreu alteração da conta utilizada para o tipo de retorno FOR-Formação e manteve a conta utilizada para TCS-Tratos Soca

               Data de Referência / Empresa                     / C. Custo                    / Conta Custeio                                    / Tipo de Retorno

                          01/2019       / 123-TOTVS Industrial / 15000 Matéria-Prima / 6.666666-Exaustão Formação          / FOR-Formação

                          01/2019       / 123-TOTVS Industrial / 15000 Matéria-Prima / 7.777777-Amortização Tratos Soca / TCS-Tratos Soca

                          04/2019       / 123-TOTVS Industrial / 15000 Matéria-Prima / 5.555555-Exaustão Nova Formação / FOR-Formação

                          04/2019       / 123-TOTVS Industrial / 15000 Matéria-Prima / 7.777777-Amortização Tratos Soca / TCS-Tratos Soca


IMPORTANTE!

A mudança exemplificada acima deve ser seguida para que o processamento execute até o final sem que haja interrupção por inconsistência do cadastro.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • Cadastro de Empresas do aplicativo Configuração Central
  • Cadastro de Centros de Custo do aplicativo Configuração Central
  • Cadastro de Contas de Custeio do aplicativo Orçamentos e Custos - Cadastros