Árvore de páginas

Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.


Esta rotina processa o arquivo em formato texto do retorno bancário Cnab, de acordo com o seu layout, cadastrado no sistema na implantação da rotina via configurador CNAB a Pagar (CFGX043 - SIGACFG). ou buscar o arquivo de configuração no CNAB Cloud - Financeiro.

O arquivo de retorno do banco poderá vir com uma extensão qualquer, motivo pelo qual o Sistema converte esses formatos para a base de dados padrão, para que seus dados possam ser interpretados.

Os títulos retornados pelo banco, poderão ter o pagamento confirmado ou pagamento rejeitado, dependendo da ocorrência listada na linha do título, para processamento do título a ocorrência do banco deve ser amarrada a ocorrência do sistema - Ocorrências Cnab (FINA140 - SIGAFIN).

  • Se o pagamento for confirmado, sistema efetua a baixa dos títulos, para isso o banco selecionado para geração do movimento de baixa será:
    • Layout Modelo 1 (400 posições):
      • Quando no cadastro dos Parâmetros de Bancos - FINA130, os campos Banco Oficial (EE_CODOFI), Agência Oficial (EE_AGEOFI) e a Conta Oficial (EE_CTAOFI), estiverem preenchidos, serão usado na geração do movimento bancário, caso contrário, irá considerar banco informado pelo usuário nos perguntes da rotina;
    • Layout Modelo 2 (240 posições):
      • Quando no cadastro dos Parâmetros de Bancos - FINA130, os campos Banco Oficial (EE_CODOFI), Agência Oficial (EE_AGEOFI) e a Conta Oficial (EE_CTAOFI), estiverem preenchidos, serão usado na geração do movimento bancário;
      • Quando os campos acima estiverem em branco, irá considerar a posição de Banco/Agência/Conta retornado no arquivo do banco.
      • Caso contrário, irá considerar banco informado pelo usuário nos perguntes da rotina;
    • Ponto de entrada: F430PORT - Define se utiliza o Portador ou o banco de retorno do CNAB na baixa do título
      • Quando retornar .T. irá considerar o Banco (EA_PORTADO), Agência (EA_AGEDEP) e Conta (EA_NUMCON) usados na geração do borderô
  • Se o pagamento for rejeitados serão retirados do borderô



Importante:

Para que seja possível receber o arquivo, é necessário que os seguintes cadastros estejam definidos:

Cnab a pagar - Configurador

Parâmetros de bancos - Financeiro

Cadastro de ocorrências Cnab - Financeiro



Importante:

  • No retorno Cnab a baixa dos títulos é multifuncional, ou seja, permite que esse processo se faça para as diferentes filiais.
  • É possível definir a utilização  de uma conta oficial, caso esteja definido na rotina de Parâmetros Bancários.
  • Ao configurar o parâmetro MV_TLOTCNB com o contéudo em 1 é possível definir se as baixas provenientes de retorno CNAB devem ser aglutinadas por sublotes.


Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI, é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.  



Procedimentos

Para efetuar o retorno do Cnab a Pagar:

  1. Em Manutenção de Retorno Cnab a Pagar, selecione a opção Parâmetros.

O sistema apresenta a tela de parametrização da rotina.


Importante:

Caso necessário utilize o parâmetro MV_LOCREC informando o diretório para os arquivos CNAB que retornarão do banco e serão processados.


 2. Configure os parâmetros e confirme.

Observe o campo Nome do arquivo e informe BRASIL.

3. Na tela de configuração CNAB Mod.2, inclua a linha:

Identificação: 1H

Descrição: Header lote

4. Clique [F4] para visualizar a tela de lay-out Cnab a pagar de retorno.

A visualização da tela estará sem conteúdo. Preencha as posições dos dados no arquivo de retorno, de acordo com o manual do seu banco.

Observe a pergunta:

Processa Filial? - Disponibilizadas as opções Todas Filiais ou Filial Atual.


Importante:

Para o correto funcionamento ao selecionar Todas Filiais o recurso IDCNAB para múltiplas filiais deve estar instalado.

Em caso de utilização de contabilização on-line, informar o parâmetro Processa Filial = Todas Filiais e a contabilidade estiver em modo exclusivo, a contabilização será executada de forma off-line via rotina "CTBAFIN - Contabilização Offline".


5. Confirme a alteração.


Importante:

As posições estão definidas no header de lote.

As informações a respeito da conta corrente do lote serão obtidas a cada leitura de um header de lote.

Verifique sempre se as informações contidas no arquivo de retorno coincidem com o cadastro de contas bancárias da empresa.

Caso as contas correntes tenham sido cadastradas utilizando caracteres especiais (hífens, pontos etc.), será necessário adequar a informação retornada pelo banco ao código da conta corrente cadastrada no cadastro de bancos (SA6).


6. Em seguida, selecione a opção Receber Arquivo.

7. Neste momento, o Sistema iniciará o processo de busca e conversão dos dados do arquivo de recepção, conforme parâmetros determinados nas configurações.