Árvore de páginas

Manutenção do Local de Marcação - PE0220

Visão Geral do Programa 

Permite cadastrar um local físico que pode agrupar relógios, onde o funcionário tem permissão para registrar as marcações.

Cada funcionário deve estar relacionado a um local de marcação de ponto. No caso de refeição, não existe o relacionamento do funcionário com o local de marcação.

Manutenção Local de Marcação

Objetivo da tela:

Permite realizar a manutenção do local de marcação.

Para se incluir um Local de Marcação, deve-se indicar o tipo de função destinado ao local de marcação.

Importante:

Para o HCM Start, o campo "Estabelec" e sua descrição não são apresentados. No momento da gravação, assume o primeiro estabelecimento encontrado para a empresa logada.

   

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Tipo Função

Selecionar o tipo de função destinado ao local, de marcação:

  • Ponto: Local somente para marcação de horário de entradas e saídas (portarias, setores);
  • Refeitório: É utilizado somente para marcação de refeição e acompanhamento (refeitório);
  • Saída 1º Período + Refeição: A ideia é que o funcionário não seja obrigado a realizar a batida de saída do 1º período no Local de Marcação, o mesmo pode ir direto no refeitório e a 1ª batida no horário de intervalo será considerado como saída do 1º período + refeição, caso o funcionário não tenha realizado esta batida em um relógio de ponto (seu local de marcação).

Nota:

As pastas de funções Categoria de Refeição e Função de Acompanhamento, somente serão habilitadas quando selecionado o Tipo de função Refeição ou Refeição + Saída 1º Período. 

 

Categoria Refeição

Objetivo da tela:

Para implementação desta Pasta, deve-se antes ter cadastrado a Categoria da Refeição na função Manutenção da Categoria de Refeição. (Ver detalhes no processo Preparação das Informações – função Manutenção Categoria de Refeição).

O sistema possibilita que seja pesquisado um código dentre os que foram implantados pelo programa Categoria de Refeição, para isto o usuário deve acionar a tecla “F5” ou clicar duas vezes sobre o campo (Ver detalhes no processo Preparação da Informação – função Manutenção Categoria de Refeição).

Para cada categoria de refeição serão informados os códigos referente as funções de primeira refeição (Função Refeição Padrão) e as refeições adicionais (Função Refeições Adicionais).

  • Função Refeição Padrão: Tendo como base os horários de intervalo dos funcionários, verifica-se qual a categoria de refeição a qual está relacionado.

Exemplo:

O horário de refeição de um determinado funcionário é das 11:00h às 12:00h, se o mesmo está na categoria de refeição das 10:00h às 14:00h, então a primeira batida dentro deste horário é considerada como refeição padrão.

  • Função Refeições Adicionais : São consideradas como refeições adicionais, aquelas realizadas a mais dentro do horário da categoria de refeição a qual está incluído o horário de intervalo do funcionário.

Exemplo:

A empresa estabeleceu que a primeira refeição do funcionário dentro do intervalo será subsidiada e a refeição adicional será paga o valor integral. Caso o funcionário realize sua refeição fora do período, pode-se então determinar que seja descontado do mesmo, o preço real da refeição.

Dica

O funcionário só terá uma refeição relacionada à primeira refeição por dia. As demais batidas que não possuam função, serão consideradas como refeições adicionais.

Para se preencher estes campos, deve-se antes ter cadastrada a função de marcação, (Ver detalhes no processo Preparação das Informações – função Manutenção da Função de Marcação). Esta função é utilizada para o preenchimento dos dois campos “Função Refeição Padrão” e “Função Refeições Adicionais”.

O relacionamento das funções dos quais estão relacionados os preços, são por categoria de refeição, portanto pode-se cobrar preços diferenciados para horários diferenciados.

  

Função Acompanhamento

Objetivo da tela:

Esta pasta tem como função, informar os acompanhamentos que estiverem disponíveis no local de marcação.

Para incluir informações nesta pasta, deve-se clicar na Opção “Formar”, onde irá abrir uma tela com as informações que foram cadastradas anteriormente no cadastro de Função de Marcação (Ver detalhes no processo Preparação de Informação – função Manutenção da Função de Marcação). A mesma só conterá informações, se ao criar uma função de marcação o campo Indicador de Função estiver informado como “Acompanhamentos”, sendo assim, seleciona-se a Função do Relógio, transferindo para o lado direito apenas aquelas informações que deseja-se incluir na Pasta Função de Acompanhamentos.

Importante:

Todas as batidas do relógio de refeitório que tenham função, serão consideradas como função de acompanhamento, se no processo de importação de batidas não estiver cadastrada a função da batida no sistema, será gerado um erro de importação.

Importante:

Para o HCM Start, essa pasta é desabilitada.