Árvore de páginas

Geração de Dados para Emissão da DIRF - APB764ZA

Visão Geral do Programa

Nesse programa são geradas as informações para a emissão da DIRF. A emissão da DIRF é realizada no programa Emissão da DIRF (APB336AA).

Na DIRF são informados todos os rendimentos tributáveis pagos ou creditados pelo declarante. Também são informados o respectivo imposto de renda retido na fonte e todos os beneficiários que sofreram retenção na fonte, ainda que em um mês do ano-calendário.

Quando se tratar de pessoa física, deve apenas conter as informações de identificação dos beneficiários: nome e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Quando for pessoa jurídica deve conter o nome da empresa e seu número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Na geração da DIRF as informações de imposto de pessoas jurídicas são apresentadas título a título. Para pessoas físicas são apresentados valores acumulados por código de retenção.

Importante:

A geração de dados DIRF é pré-requisito para a execução de eliminação de movimentos (limpeza da base).

Para alterar uma DIRF já entregue, deve-se apresentar uma DIRF Retificadora. Para emitir a DIRF Retificadora, o usuário deve primeiramente alterar as informações do imposto que forem necessárias e efetuar novamente a geração dos dados para a DIRF. A DIRF Retificadora substituirá integralmente as informações apresentadas na DIRF anterior.

Geração de Dados para Emissão DIRF

Objetivo da tela:

Permitir a geração das informações para a emissão da DIRF - Declaração de Imposto de Renda na Fonte.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Imprime

Quando acionado, executa o programa Classif Rendto Pessoa Estrang (APB764TA), quando existirem dados para classificação, passando quais rendimentos estão sendo gerados pelo processo para que o usuário possa classificar o tipo de rendimento e a forma de tributação de cada pagamento. Na sequência imprime o relatório conforme parametrizações.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Empresa

Exibe o código da empresa relacionado ao usuário que está efetuando a geração dos dados para emissão da DIRF.

Importante:

O relacionamento Empresa x Usuário é realizado no módulo de Segurança. Veja mais informações na descrição do programa Relacionar Empresa x Usuário (SEC900ZA).

Período

Inserir os períodos inicial e final (mês e ano com quatro dígitos) a ser considerado para a geração dos dados para a emissão da Dirf.

Somente são considerados para a geração da DIRF os impostos criados no período informado.

IR

Quando assinalado, determina a emissão do informe de rendimentos de imposto de renda separadamente do informe de rendimentos de impostos de retenção de PIS/COFINS/CSLL.

PIS/COFINS/CSLL

Quando assinalado, determina a emissão do informe de rendimentos de impostos de retenção de PIS/COFINS/CSLL separadamente do informe de rendimentos de imposto de renda. 

Gerar valores pela data de pagamento

Quando assinalado, determina que os valores de impostos de retenção PIS/COFINS/CSLL, serão gerados para a DIRF pela data de pagamento do título normal, caso contrário, pela data de transação do título.

Importante:

Este parâmetro somente é habilitado se for parametrizado para geração de impostos de PIS/COFINS/CSLL. Esta opção visa atender clientes que retém esses impostos na implantação da nota fiscal, mas desejam gerar para a DIRF pela data de pagamento do título e não pela data de transação do título de imposto, visto que, pela legislação da retenção de PIS/COFINS/CSLL o fato gerador desses impostos é o pagamento da nota fiscal de serviço. Quando esta opção é selecionada e a retenção foi feita na implantação, os valores serão gerados na primeira baixa encontrada no título.

Consid Impto Título Baixado Substituição

Quando assinalado, determina que os impostos com documentos de origem baixados por substituição devem ser considerados na geração da DIRF.

Importante:

Este parâmetro somente é habilitado se for parametrizado para geração de impostos de PIS/COFINS/CSLL, de acordo com a lei 10.925, impostos de PIS/COFINS/CSLL o fato gerador é o pagamento, logo, os dados destes impostos somente deverão ir para a DIRF se houve pagamento, neste caso, títulos que possuem baixa por substituição a princípio não devem ser considerados, pois o título que foi gerado pela substituição, se o mesmo for pago, será ele que deverá ser considerado, caso contrário, haverá duplicação do rendimento tributável (se o flag for marcado), devendo cada empresa analisar seus procedimentos e processos internos e definir se deve ou não marcar este flag. 

Imprime Relatório

Quando assinalado, determina que ao término da execução da geração dos dados para emissão da DIRF será emitido relatório com as informações geradas. 

Estabelecimento

Inserir os códigos de estabelecimento inicial e final, determinando dessa forma, uma faixa de dados que deve ser considerada na emissão da DIRF. 

Classificação

Assinalar a opção que determina a forma de apresentação e organização das informações no relatório. Pode ser:

Por Estabelec/Fornecedor/Imposto - Quando assinalada, determina que as informações geradas devem ser apresentadas em ordem de código de estabelecimento, depois por código do fornecedor e por último por código do imposto.

Por Estabelec/Imposto/Fornecedor - Quando assinalada, determina que as informações geradas devem ser apresentadas em ordem de código de estabelecimento, depois por código de estabelecimento, depois por código de imposto e por último por código de fornecedor.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório. 

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Ver mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório.

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Ver mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório.

Imprime Parâmetros

Ao assinalar esse campo, os parâmetros utilizados nessa execução são apresentados na última página do relatório gerado.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório. 

Linhas

Esse campo exibe o número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número pode ser aqui alterado.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório.

Colunas

Esse campo exibe o número de colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número não pode ser alterado.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Imprime Relatório.

 

Conteúdos Relacionados:

Para que seja possível efetuar a geração da DIRF corretamente, é necessário que todos os impostos relacionados aos fornecedores estejam registrados, mesmo que o seu valor seja menor que o valor mínimo informado para recolhimento. O valor mínimo para recolhimento é determinado no programa Manutenção Validade Tabela Progressiva (UTB104AA).

Também deve ser observado se no cadastro do imposto o campo Acumula Dados DIRF está assinalado. Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Impostos (UTB085AA).