Árvore de páginas

Manutenção Itens Materiais - CD0138

Visão Geral do Programa

O programa permite também realizar as alterações necessárias nos programas de itens de compras, estoque, recebimento e controle da qualidade, exportando as alterações para os relacionamentos do item.

Importante:

Quando o item estiver cadastrado na função Integração do Produto (WM0102), as atualizações realizadas por intermédio desta função serão replicadas automaticamente para o WMS.

Manutenção Itens Materiais - Pasta Geral 1

Objetivo da tela:

Realiza a manutenção e exportação dos itens de materiais.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Compras

Quando acionado, é apresentado o programa Manutenção de Itens de Compra ( CC0103 ), na qual é possível efetuar a manutenção das informações do item que são pertinentes ao módulo Compras.

Nota:

Depois de realizar as alterações necessárias, o usuário poderá exportar os dados do item utilizando o programa Exportação Dados do Item (CD0138A).

Estoque

Quando acionado, é apresentado o programa Manutenção de Itens de Estoque (CE0106), na qual é possível efetuar a manutenção das informações do item que são pertinentes ao módulo Estoque.

Nota:

Depois de realizar as alterações necessárias, o usuário poderá exportar os dados do item utilizando o programa Exportação Dados do Item (CD0138A).

Recebimento

Quando acionado, é apresentado o programa Manutenção de Itens de Recebimento (RE0106), na qual é possível efetuar a manutenção das informações do item que são pertinentes ao módulo Recebimento.

Nota:

Depois de realizar as alterações necessárias, o usuário poderá exportar os dados do item utilizando o programa Exportação Dados do Item (CD0138A).

Controle da Qualidade

Quando acionado, é apresentado o programa Manutenção de Itens do Controle da Qualidade (CQ0113), na qual é possível efetuar a manutenção das informações do item que são pertinentes ao módulo Controle de Qualidade.

Nota:

Depois de realizar as alterações necessárias, o usuário poderá exportar os dados do item utilizando o programa Exportação Dados do Item (CD0138A).

Comex

Quando acionado, é apresentado o programa Manutenção de Itens para Comex (CD2510), na qual é possível efetuar a manutenção das informações do item que são pertinentes ao módulo Importação.

Nota:

Depois de realizar as alterações necessárias, o usuário poderá exportar os dados do item utilizando o programa Exportação Dados do Item (CD0138A).

Exportação

Quando acionado, é apresentada a tela Exportação Dados do Item (CD0138A), na qual é possível para os relacionamentos que este faz com outros programas.

Unid. Negócio

Quando acionado, será chamado o programa Unidade de Negócio por Item (CD9762).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Família

Inserir o código da família de material do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes no programa Manutenção de Famílias de Materiais (CD0202).

Grupo Estoque

Inserir o código do grupo de estoque do item. Este campo somente será habilitado quando o item selecionado não possuir nenhum movimento no estoque.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes no programa Manutenção de Grupos de Estoque (CD0201).


Estabelecimento Padrão

Inserir o código do estabelecimento padrão para o item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição do Estab, programa Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)Manutenção de Estabelecimentos (CD0602) e/ou Manutenção de Estabelecimentos do Estoque (CD0611).

Depósito Padrão

Selecionar o depósito padrão do item.

Nota:

Este depósito será sugerido pelo sistema quando houver movimentação para o item.

Quando este campo for alterado o novo depósito será exportado para os relacionamentos do item estabelecimento.

O depósito padrão deverá estar previamente cadastrado no programa Manutenção de Depósitos (CD0601).

Localização Única

Inserir o código da localização única do item.

Nota:

Caso utilizado o parâmetro Localização Única = sim no programa (CD0138), o campo Localização ficará desabilitado no recebimento de uma mercadoria, não sendo possível alterar esta informação.

Localização

Inserir a localização do item no estoque, sendo essa sugerida quando da sua movimentação.

Tipo Controle

Inserir o tipo de controle dos itens em estoque, os parâmetros disponíveis são os seguintes:

  • Físico: somente são controlados os saldos físicos de itens.

  • Total: são controlados os saldos físicos e financeiros de itens.

  • Consignado: são itens que pertencem a terceiros e que estão em poder da empresa. Esses itens são controlados apenas fisicamente.

  • Débito Direto: alguns materiais não são controlados no estoque, como materiais de escritório, limpeza e outros; mesmo assim, necessita-se do controle para compras e cotações. Nesses casos, são criados códigos de itens, cujos parâmetros de estoque identificam-nos como Itens de Débito Direto, sendo o valor debitado diretamente no centro de custo requisitante.

Nota:

O sistema de estoque faz o controle contábil do item.

Para as compras de todos os produtos não controlados pelo estoque, existe um código de item (normalmente “ “ - branco), pois a cada compra desse item pode ser criada uma narrativa diferente com as suas especificações.

No controle do item no estoque do tipo Total, o valor do material fica na conta de saldo do grupo de estoque até o momento em que este item for consumido. Tanto os controles do tipo Físico, quanto os dos tipos Débito Direto e Consignado irão direto para uma conta de aplicação. O tipo Físico permite o controle de quantidade no estoque.

Para os itens com controle do tipo Total, a contabilização é feita no módulo de Estoque. Nos demais casos, é feita na própria conta do centro de custo.

Aplicação

Selecionar qual aplicação será utilizada para o item. As opções disponíveis são:

  • Material.

  • Serviço.

Nota:

Este campo é definido pela engenharia no momento que é feito o cadastramento do item.

Situação

Definir a situação do item para o sistema. Este poderá ser definido conforme as informações abaixo:

  • Ativo: informa que o item está habilitado para movimentações;

  • Obsoleto Ordem Automática: informa que o item está parcialmente obsoleto (não são mais emitidas ordens automáticas de compra e de produção);

  • Obsoleto Todas as Ordens: informa que, além de parcialmente obsoleto, não é mais emitida nenhuma ordem, seja automática ou manual; porém, o material pode ser consumido normalmente;

  • Obsoleto Total: informa que o item é totalmente obsoleto (não é mais permitidas a emissão de qualquer tipo de requisição, nem a criação de ordens e movimentações no estoque).

Nota:

Mesmo sendo declarado como obsoleto, total ou parcialmente, o item pode voltar à situação de ativo. Esta característica permite a execução do controle manual de determinado item, quando necessário. Ele pode, posteriormente, retornar ao controle automático. 
Pode-se evitar a utilização do item na produção, informando, nos parâmetros do item, no módulo Planejamento, que ele é obsoleto. 
Necessitando-se reutilizar o item, deve-se modificá-lo para ativo, para que ele não sofra nenhum procedimento até a liberação.

Conta Aplicação

Definir a conta de aplicação que será utilizada para o item em uma movimentação. Sempre que for utilizado este item, o sistema vai sugerir esta conta.

Este campo será habilitado quando o controle de estoque do item for igual a Débito Direto ou Físico e nestes casos, o cadastramento da conta será obrigatório.

Nota:

O item de controle Físico atualiza o estoque em quantidade, porem o saldo em valor será baixado para a conta de aplicação. Já para o item Débito Direto, esta conta será utilizada para fazer a contabilização (baixar), tanto a quantidade quanto o valor.

Unid. Medid

Inserir a unidade de medida do item.

Nota:

Esta informação deve estar previamente cadastrada. Ver detalhes na descrição do campo Unid Medid, programa Manutenção de Unidades de Medida (CD0203).

Unidade de Negócio

Inserir a unidade de negócio associada ao item.

Importante:

A Unidade de Negócio pode ser definida como uma subdivisão da empresa por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado, etc. Não é uma unidade independente, embora ela possa gerenciar as transações e os resultados financeiros apresentados no balanço e demonstrativos da empresa na medida em que eles se preocupam com as áreas de negócio. O conceito de unidade de negócio permite extrair resultados a partir de uma análise de lucratividade segmentada.

Manutenção Itens Materiais - Pasta Geral 2

Objetivo da tela:

Realiza a manutenção e exportação dos itens de materiais.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Política

Selecionar a política padrão do item, sendo essa sugerida quando da movimentação do mesmo. A política é o critério a ser adotado na geração de ordens de compra ou de produção, referente ao item no estabelecimento. As opções disponíveis são:

  • Período Fixo: toda a quantidade necessária em um determinado período é produzida ou comprada de uma só vez.

  • Lote Econômico: as necessidades de compra ou produção são geradas em quantidades correspondentes a um lote econômico definido em função do consumo ou do preço do item.

  • Ordem: para cada pedido de cliente ou para cada reserva é gerada uma Ordem. Este conceito é utilizado por empresas cuja produção é por encomenda, havendo a necessidade de acompanhar a produção por intermédio do pedido de venda.

  • Nível Superior: para item que possuem este tipo de política o sistema gera uma Ordem de produção para cada pedido de cliente, porém observando o saldo disponível de itens. Se houver saldo suficiente, os pedidos são atendidos até zerar o saldo disponível no estoque. Quando não houver saldo suficiente são geradas Ordens de Compra para ressuprimento.

  • Configurado: o item de um produto configurado é gerado à partir de uma estrutura de modelos definida no módulo Configurador de Produtos(ver detalhes no Manual de Referência Configurador de Produtos – Processo Estrutura de Modelos- Função Montagem das Estruturas). Sua utilização é mais característica para empresas que produzem sob encomenda, ou fabricação de produtos com grande variedade de opções.

  • Composto: semelhante ao produto configurado, utilizado para a formação de Kits.

Prioridade Aprov.

Selecionar a prioridade de aprovação da ordem de compra. As opções disponíveis são:

  • Muito Alta.

  • Alta.

  • Média.

  • Baixa.

Forma Obtenção

Demonstra a forma de obtenção do item. As opções disponíveis são:

  • Comprado;

  • Fabricado.

Nota:

Este campo é definido pela engenharia no momento que é feito o cadastramento do item.

Natureza Despesa

Selecionar a natureza de despesa padrão do item, sendo essa sugerida quando da sua movimentação. 

Tipo Fluxo Financ

Selecionar o tipo de fluxo financeiro padrão do item, sendo esse sugerido ao movimentá-lo.

Moeda Padrão Variação

É o código que identifica a moeda padrão de variação, válida para o item cadastrado.

Nota:

Ver detalhes no programa Manutenção Moedas.

Esta definição será utilizada em vários outros programas dos módulos Custos e Estoque, ou seja, quando nos parâmetros destes for solicitado à correção dos valores a serem listados, no momento da execução, os valores são convertidos da moeda corrente para a moeda padrão de variação aqui especificada, numa determinada data, e depois convertidos para uma data futura.

Variação Permitida

Inserir a variação permitida para o item. Essa informação será utilizada para a aprovação eletrônica de solicitações de compras do item.

Lote Econômico

Inserir o lote econômico (LE) do item, o qual representa a quantidade ideal que a empresa deve comprar ou produzir.

Nota:

Ver detalhes no conceito Lote Econômico.

Lote Mínimo

Inserir a quantidade de itens a partir da qual o sistema calcula as necessidades para as ordens de compra e produção.

Lote Múltiplo

Inserir a quantidade de itens a partir da qual o programa calcula uma ordem múltipla de compra ou de produção. O lote múltiplo é utilizado nos casos em que os materiais comprados são fornecidos somente em quantidades preestabelecidas pelo fornecedor, sendo aplicado o conceito de lote múltiplo.

Ressup CQ

Inserir o prazo em dias corridos necessários para o setor de controle de qualidade libere os materiais para o estoque, a contar da data do recebimento para fins de inspeção.

Ressup CQ Fabric

Inserir o tempo em dias úteis decorridos entre a data de término da ordem de produção e a de aprovação do item pelo setor de controle de qualidade.

Ressup Fornec.

Inserir o prazo médio em dias corridos necessários para que o fornecedor efetue a entrega dos materiais programados, a contar da data do pedido, até a data do efetivo recebimento na empresa.

Ressup Compras

Inserir o prazo em dias corridos necessários a que o departamento de compras efetive o ressuprimento do item. O tempo necessário é contado a partir da data que ocasionou o ressuprimento, até a liberação do pedido para o fornecedor. 

Ressup Fabric

Inserir o prazo mínimo em dias úteis do ressuprimento de fabricação para o item. 

Cód GTIN (Trib)

Inserir o código GTIN (Número Global do Item Comercial) do item na unidade tributável do item na NF-e (unidade de medida do estoque), o qual será utilizado na geração do XML da Nota Fiscal Eletrônica a ser enviada para a SEFAZ.

Nota:

O código GTIN equivale aos antigos códigos EAN, UPC, DUN-14 ou código de barras.

O código deve ser informado no padrão GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14.

A informação desse campo também pode ser alterada por intermédio do campo Código EAN, do programa Manutenção de Itens para Compras (CC0103).

Manutenção Itens Materiais - Pasta Internacional

Objetivo da tela:

Realiza a manutenção e exportação dos itens de materiais.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Depósito Externo

Selecionar o depósito externo do item.

Importante:

Este campo somente poderá ser informado quando o parâmetro "Trata Depósitos Externos" estiver marcado no programa IM0000 - Manutenção de Parâmetros de Importação.

Depósito Drawback

Selecionar o depósito de drawback do item.

Importante:

Este campo somente poderá ser informado quando o parâmetro "Trata Depósito Drawback" estiver marcado no programa IM0000 - Manutenção de Parâmetros de Importação.

Exportação Dados Item

Objetivo da tela:

Nesta tela são apresentados os estabelecimentos aos quais serão exportados os dados do item selecionado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Marca

Quando acionado, será relacionado (individualmente) o estabelecimento para o qual serão exportados os dados do item selecionado. Depois que o estabelecimento for relacionado, será identificado com um asterisco (*) no campo Mod, localizado ao lado do campo Estab, indicando que está disponível para a exportação.

Nota:

Caso o estabelecimento esteja selecionado, o botão permite desfazer o relacionamento.

Inverte

Quando acionado esse botão serão relacionados todos os estabelecimentos apresentados na tela, para os quais será realizada a exportação dos dados do item.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Exporta apenas os campos alterados?

Quando selecionado esse campo serão exportados somente os campos alterados do item selecionado.

Exporta conforme conteúdo anterior?

Quando selecionado esse campo serão exportados os dados existentes no item selecionado antes da manutenção realizada.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Cadastros Gerais Item (CD0204)