Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


Observações
− Ao executar o processo 'Incluir Bolsa Retroativa' o sistema irá verificar se as parcelas indicadas no processo possuem lançamentos financeiros gerados e, caso haja lançamentos gerados será aplicada uma Bolsa Retroativa, caso não, será aplicada uma Bolsa normal e, no cadastro das bolsas aplicadas nos contratos, será gravada a informação com a origem da bolsa.
− As regras para inclusão de bolsas em contratos serão mantidas, não sendo permitida a inclusão de bolsas em contratos Cancelados e em contratos gerados por Acordo.
− As parcelas com lançamentos já gerados não serão alteradas. Na inclusão de Bolsas Retroativas para esses casos, serão calculados os valores a serem devolvidos e um lançamento a pagar, de devolução de crédito, será criado.
− Os créditos criados pela inclusão de Bolsa Retroativa, de acordo com a parametrização realizada para aproveitamento do crédito, poderão ser aproveitados através da inclusão de 'Vínculos' criados nos lançamentos financeiros das parcelas que tiverem status 'Em aberto', assim estes lançamentos terão um crédito vinculado.
− A inclusão e Bolsa Retroativa em parcelas que possuem lançamentos financeiros com status 'Baixado' irão gerar normalmente os lançamentos financeiros de devolução, porem estes lançamentos de crédito não poderão ser vinculados aos lançamentos financeiros destas parcelas pois o 'Vínculo' somente pode ser feito em lançamentos financeiros ainda 'Em aberto'.
−  Na baixa e no cancelamento da baixa do valor não vinculado do lançamento financeiro de devolução criado pela bolsa retroativa (novo modelo), será atualizado o valor restante do crédito no contrato. Na baixa do valor não vinculado do lançamento de devolução o valor da baixa estará preenchido e o valor vinculado será igual a zero. Quando baixamos o valor vinculado, o valor da baixa é igual a zero e o valor vinculado é preenchido. Desta forma, o serviço irá receber o valor vinculado e o valor baixado.

Importante:
No cadastro do 'Serviço' existe uma opção que define se os lançamentos financeiros referentes a estes serviços poderão aproveitar ou não os valores de crédito/débito originados de Bolsa Retroativa através da inclusão de 'Vínculos' nos lançamentos envolvidos, possibilitando que este valor possa ser abatido do valor original do lançamento da parcela. Se desejar que o sistema não aproveite estes valores nos lançamentos financeiros de determinado serviço, edite o cadastro do respectivo serviço e marque a opção 'Desconsiderar crédito de bolsa retroativa'.


1.2 – Exclusão de bolsa
A exclusão de bolsa retroativa aplicada em parcela que já possui lançamento gerado irá resultar na inclusão de novas parcelas nos contratos dos alunos para gerar as cobranças referentes aos valores não cobrados. No contrato do aluno e na bolsa serão incluídos registros para consultas futuras com as informações da exclusão da bolsa e dos débitos e também informações com a rastreabilidade das movimentações com Bolsa Retroativa.

É necessário agora definir os dados a serem utilizados na inclusão destas parcelas de cobrança criando uma configuração padrão e também direcionar a forma como o sistema irá fazer a cobrança destes débitos. Estas opções estão disponíveis em Ambiente | Configuração | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional | Fin – Bolsa Retroativa 3/3 – aba Parâmetros gerais.

Escolha entre uma das duas formas disponibilizadas para cobrança do crédito devolvido. A forma aqui escolhida será adotada como default (padrão) quando o processo de 'Exclusão de Bolsa Retroativa' for executado, podendo, no entanto, conforme permissão especial atribuída no cadastro de Perfil do usuário, ser alterada durante a sua execução.

...