Este processo fica disponível no menu Financeiro/Contábil | Assistentes | Incluir / Excluir Bolsa Retroativa.
 
A tela do processo é a mesma tanto para incluir como para excluir Bolsa Retroativa. Se desejar 'Incluir Bolsa Retroativa', selecione o 'Tipo de operação' = Inclusão.
 
Este processo é responsável por incluir bolsas em parcelas cujos lançamentos financeiros já foram gerados ou até mesmo baixados. A inclusão de Bolsas Retroativas irá, conforme parametrização prévia, incluir lançamentos financeiros a pagar para registrar as devoluções correspondentes à cada bolsa incluída retroativamente ou atualizar automaticamente a Conta Corrente dos alunos com os valores das bolsas incluídas retroativamente.
 
Na primeira etapa do assistente informe o 'Período Letivo' para o qual as bolsas serão incluídas, em seguida indique o 'RA do aluno' ou grupo de alunos ou uma sentença SQL, conforme desejar e clique no botão 'Adicionar alunos'. Ainda nesta etapa, na aba 'Contratos selecionados' confirme os contratos para os quais deseja a inclusão da Bolsa Retroativa. Se desejar não atribuir bolsa para algum dos contratos exibidos, remova-o desta lista, selecionando-o e clicando no botão 'Remover'. 
 
Na próxima etapa, indique a Bolsa que deseja incluir aos contratos anteriormente selecionados e o Serviço para os quais a bolsa será incluída. Indique também a(s) parcela(s) ou uma data como Período válido para a bolsa retroativa. Confirme ou indique o Tipo de desconto com o percentual ou o valor para o mesmo, lembrando que a alteração desta informação somente será permitida se no cadastro da referida Bolsa for dada a devida permissão. Após estes preenchimentos, clique no botão 'Adicionar'.


Nesta mesma etapa do processo será apresentada a aba 'Valores opcionais' cujas informações serão apresentadas conforme definidas previamente nos parâmetros do sistema (Ambiente | Configuração | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional | Fin – Bolsa Retroativa 2/3). Mantenha ou altere estas informações conforme desejar.
 
Se desejar incluir mais alguma Bolsa, informe todos os dados e novamente clique em 'Adicionar'. Para passar para a próxima etapa do processo clique no botão 'Avançar'.
 

Atenção:

− Caso a opção escolhida previamente nos parâmetros do sistema para se trabalhar com Bolsa Retroativa tenha sido a opção 'Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)', e caso o usuário tenha recebido permissão especial em seu perfil (Perfil | Anexos | Parâmetros educacionais | <<aba>> Financeiro/Bolsa Retroativa | Alterar parâmetros de comportamento padrão na geração de devoluções) para permitir alterar o comportamento definido previamente como padrão para a geração de devoluções, neste processo de 'Inclusão de Bolsa Retroativa' ainda será apresentada mais uma etapa com as opções para o aproveitamento automático dos créditos gerados com a inclusão da Bolsa Retroativa.

− Caso a opção escolhida previamente nos parâmetros do sistema tenha sido a opção 'Utilizar a movimentação em conta corrente' o processo de 'Inclusão de Bolsa Retroativa' será finalizado aqui.

− Após todos os passos, ao executar o processo, caso o sistema perceba que o responsável financeiro do aluno é do tipo 'Cliente', uma mensagem é exibida, de forma que para prosseguir, será necessário permitir que o sistema altere o tipo do responsável para 'Ambos'.

No final do processo, será gerado um LOG com informações sobre as bolsas incluídas, lançamentos gerados, créditos e 'Vínculos' atualizados.


Observações importantes sobre o cálculo dos valores de bolsas:
 

As bolsas serão adicionadas no contrato do aluno com o respectivo campo "Ordem" preenchido conforme ordem de inclusão das bolsas no processo.

No caso do sistema estar parametrizado com o "Modo de aplicação de bolsas" por "Contrato", e o tipo da bolsa no contrato for "Aplicar bolsas em cascata", a ordem de cálculo de valores de bolsas será conforme esse campo "Ordem" da bolsa do contrato.

No caso do sistema estar parametrizado com o "Modo de aplicação de bolsas" por "Classificação de Bolsa", o campo "Ordem" continuará sendo preenchido conforme ordem de inclusão de bolsas no processo mas a ordem prioritária a ser seguida para cálculo dos valores de bolsas será a ordem preenchida no cadastro da classificação da bolsa. Quando estivermos trabalhando com classificação de bolsas, será habilitado um campo "i" com uma descrição explicando o funcionamento do cálculo por classificação tanto no processo de inclusão de bolsa retroativa quanto no cadastro da bolsa no contrato do aluno.


  • Período de competência contábil no processo de inclusão da Bolsa Retroativa

No processo de Incluir Bolsa Retroativa é possível informar o Período de competência contábil para bolsa, assim ao incluir a bolsa retroativa no contrato essa data já será preenchida.

Caso o período de competência contábil já estiver preenchido no cadastro da Bolsa | Bolsas por período letivo essa data virá automaticamente no processo, mas terá também a opção de alterar esse período antes de Adicionar a bolsa. 


1 - Utilizando a opção 'Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)':

Utilizando esta opção e caso tenha permissão especial no perfil de usuário, será apresentada mais uma etapa neste processo onde você deverá selecionar a opção que indicará como o sistema irá devolver os créditos que serão gerados pela inclusão da Bolsa. Lembrando mais uma vez que a opção aqui apresenta selecionada foi indicada previamente como default nos parâmetros do sistema e você pode neste momento simplesmente confirmar esta indicação clicando no botão 'Avançar' e finalizar o processo, ou selecionar a opção desejada. A forma de aproveitamento selecionada é armazenada para o crédito gerado e, caso esse crédito seja aproveitado em um outro contrato, o comportamento do aproveitamento será o mesmo.  

  • Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que não possuem lançamentos financeiros gerados:
    As bolsas serão incluídas normalmente no contrato do aluno, mas estas ficarão marcadas como bolsa comum e não serão incluídos lançamentos de devolução nem serão gerados créditos. Ao serem gerados os lançamentos financeiros das parcelas deste contrato, estas bolsas serão computadas como desconto normalmente.

  • Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que já possuem lançamentos financeiros gerados:
    Com este processo serão incluídos lançamentos financeiros a pagar para registrar as devoluções correspondentes à cada bolsa incluída em parcela que já possui lançamento financeiro gerado com o valor da respectiva bolsa incluída retroativamente, gerando assim um crédito de bolsa retroativa. E atenção, como será incluído um lançamento a pagar, o responsável financeiro do aluno deve estar classificado como 'Ambos' e não mais apenas como cliente.  O mês/ano de competência do lançamento de devolução incluído pode ser preenchida conforme parâmetro "Mês de competência".  O aproveitamento do crédito gerado irá variar conforme a opção abaixo escolhida:

1.1 – Aplicar devolução no lançamento da primeira parcela em abertoPara visualizar os exemplos, clique aqui.
1.2 – Dividir devolução pela quantidade de parcelas restantesPara visualizar os exemplos, clique aqui.
1.3 – Devolver em espécie: Para visualizar os exemplos, clique aqui.


Na geração do lançamento a pagar do crédito de bolsa retroativa as instituições que trabalharem com o regime de caixa e que desejarem contabilizar as inclusões dos lançamentos financeiros poderão integrar neste mesmo momento com o sistema contábil, basta parametrizar os sistemas envolvidos. Assim, no momento em que o lançamento financeiro do crédito for gerado, além de haver a sua respectiva inclusão no TOTVS Gestão Financeira, estando parametrizado para tal, haverá também a inclusão no TOTVS Gestão Contábil.
Para saber mais sobre a contabilização da inclusão do lançamento financeiro, 
clique aqui.

2- Utilizando a opção 'Utilizar a movimentação em conta corrente':

Conforme descrito anteriormente, a última etapa deste processo, onde é possível selecionar a forma de aproveitamento do crédito de devolução não será apresentada quando a opção escolhida previamente nos parâmetros do sistema tiver sido a opção 'Utilizar a movimentação em conta corrente', pois neste caso as bolsas incluídas retroativamente não irão resultar na inclusão de lançamentos de devolução, uma vez que os créditos gerados pela inclusão de Bolsa Retroativa serão lançados diretamente na Conta Corrente dos alunos.

− Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que não possuem lançamentos financeiros gerados:
As bolsas serão incluídas normalmente no contrato do aluno, mas estas ficarão marcadas como bolsa comum e não serão incluídos créditos na Conta Corrente do aluno. Ao serem gerados os lançamentos financeiros das parcelas deste contrato, estas bolsas serão computadas como desconto normalmente.

− Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que já possuem lançamentos financeiros gerados:
As bolsas serão incluídas no contrato do aluno e ficarão marcadas como Bolsa Retroativa. Na Conta Corrente do aluno serão incluídos automaticamente os créditos para registrar as devoluções correspondentes às bolsas incluídas retroativamente, neste caso então, não serão incluídos lançamentos financeiros para registrar as devoluções.


Caso a bolsa incluída seja do tipo "outro sacado", se for identificado um registro em conta corrente de débito ao aluno referente a parcela, o sistema irá gerar um registro de crédito com o mesmo valor, de modo que, ao ser aproveitado os créditos, esse valor não irá impactar as demais parcelas. 


O aproveitamento dos créditos gerados na Conta Corrente do aluno provenientes das inclusões de Bolsa Retroativa serão aproveitados futuramente conforme parametrização específica que deverá ser realizada para a utilização da Conta Corrente. Para obter informações sobre a parametrização e utilização da Conta Corrente dos alunos, clique aqui.

Para visualizar os exemplos, clique aqui.


  • Sem rótulos