Páginas filhas
  • Concebendo interfaces com usabilidade

Home

\\ h6.Navegação {pagetree:root=@home|startDepth=2|expandCollapseAll=true}

Visão Geral do Processo 

A metodologia de usabilidade adotada pela Datasul é embasada nos conceitos da metodologia Usage Centered Design do consultor Larry Constantini que pode ser verificada no site www.foruse.com

As metodologias de desenvolvimento Datasul foram adaptadas para que possamos conceber software com usabilidade. A metodologia em si é da Datasul, independente da usabilidade baseada no RUP (Rational Unified Process) da IBM. Este processo unificado da IBM prega que temos as fases e as disciplinas. Observando essas fases e disciplinas, a usabilidade encontra-se com um grau de esforço bem alto nos momentos iniciais, que são modelagem de negócio, requisitos e análise de design, com menor esforço durante o processo de construção e implementação, retornando na fase final de testes. Ou seja, retornando durante a fase de testes para fazer os testes de interação com o usuário.

As atividades de usabilidade são executadas em três ciclos, sendo que a cada ciclo, todas os artefatos são executados e servem de insumo para as próximas atividades fases do projeto, que são análise de sistemas e projeto. Analisando mais afundo a metodologia de usabilidade que está sendo adotado, pode-se verificar que a metodologia está embasada na ISO18529. Esta ISO prega sete grandes grupos de atividades para que você garanta ter usabilidade e um aceitável nível de maturidade em usabilidade na sua compania.




Estes sete grandes grupos, apresentam nos dois primeiros a ênfase em garantir que a companhia tenha métodos e processos voltados a usabilidade. Do terceiro grupo ao sexto grupo, do qual estamos trabalhando nesta metodologia, são as atividades que se repetem a cada projeto. Detalharemos melhor essas atividades que acontecem em cada projeto. A sétima e última etapa desta ISO prega atividades relacionadas a implementação, a geração de manuais, a treinamento de usuário e formas de suporte, completando assim a experiência que o usuário terá com aquela empresa, com aquela companhia que está fornecerá o software.


Nosso enfoque não vai ser nesta sétima, nem na primeira e na segunda. Estaremos aqui concentrados do terceiro ao sexto grupo de atividades. Olhando este grupo de atividades, a terceira e a quarta tentam identificar quem são os usuários, quais são suas atividades, suas metas de negócios, suas necessidades. O quinto grupo são as atividades relacionadas a projetar interface, a sugerir metáfora, sugerir uma navegação, sugerir mecanismos de interface. E a sexta etapa está relacionada a testar, a verificar a usabilidade e realizar testes de interação dessas propostas da fase número cinco.

As atividades de usabilidade são trabalhadas em três ciclos, sendo que a primeira enfoca mais em identificação de requisitos, a segunda em detalhamento de requisitos e a terceira em finalização desses requisitos. Então, olhando do ponto de vista do RUP, nós estamos utilizando insumos da modelagem de negócio, mapeando tudo isso, projetando interface e devolvendo como requisitos para a fase de requisitos e análise que acontecerão dali em diante.

Veja Também


  • Sem rótulos