O contexto de conjunto de dados permite utilização de dados de um dos bancos de dados suportados pelo gerador de saídas. É possível criar uma ou mais tabelas no contexto e as tabelas podem ter relacionamentos entre si. Para adicionar uma tabela ou relacionamento, clique com o botão direito na área do diagrama e escolha uma das opções do menu.

Antes de adicionar uma tabela ou consulta SQL é necessário definir os dados da conexão do Layout, esta conexão será utilizada para que o gerador faça a leitura dos meta-dados da base para exibir as tabelas da base dados com seus respectivos campos.

1Tabela
Representa uma tabela ou consulta SQL do conjunto de dados com os seus campos e relacionamento. Clique duas vezes na tabela para alterar as suas propriedades. Para mais informações consulte Propriedades da Tabela e Propriedades da Consulta SQL.
2Relacionamento
Representa os relacionamentos entre as tabelas do conjunto de dados. Quando um relacionamento é criado, a tabela será exibida como uma lista filha da tabela principal na árvore do contexto. Para criar um relacionamento, clique com o botão direito e selecione a opção para adicionar relacionamento no menu. Para alterar as propriedades de um relacionamento, clique duas vezes no nome do relacionamento dentro da tabela pai. Para mais informações consulte Propriedades do Relacionamento.
3Parâmetros
Quando uma tabela do contexto possuir um parâmetro de filtro, o mesmo será exibido na guia parâmetros para que seja definido o seu valor. Para mais informações consulte Parâmetros do Contexto.
  • Sem rótulos