Árvore de páginas

Libera pedidos de venda que foram bloqueados por Regra de Negócio, por Verbas de Vendas ou por limitação de compras (AL).

O bloqueio ocorre em três situações na geração do Pedidos de Venda:

Bloqueio por regra de negócio

O Sistema verifica se os itens e o cabeçalho do pedido de venda estão de acordo com a definição do cadastro de Regras de Negócio.

Se a regra estipulada não for atendida, o pedido fica bloqueado por regra de negócio e apresenta status de cor azul na janela de manutenção do pedido de venda.

Observação:

É possível visualizar a causa do bloqueio de regra através das Ações Relacionadas na opção Blq. Regra.

Bloqueio por verba de venda

Ocorre quando é utilizada uma verba de venda e o desconto aplicado é maior que o permitido pela política comercial da empresa. O Sistema apura duas situações:

  • Na análise da verba verifica se o desconto concedido nos itens do pedido é maior que o permitido pela empresa.
  • A diferença entre o permitido pela regra e o concedido no pedido de venda é descontada do saldo da verba de venda, se existir saldo. Para saldo insuficiente, o pedido é bloqueado por verba e fica com status de cor laranja, na janela de manutenção do pedido de venda.

Observação:

As rotinas de liberação de pedidos podem ser utilizadas somente após a liberação dos pedidos de venda por regra, liberação de crédito e liberação de estoque para posterior preparação do documento de saída.

Bloqueio por limitação de compras (AL)

Ocorre quando as compras são efetuadas por clientes não inscritos no cadastro de contribuintes, conforme estabelecido pelo RICMS do Estado de Alagoas.

Esse bloqueio ocorre somente se o parâmetro MV_LIMFTAL estiver configurado com valor maior que 0 (zero) e o cliente for um não-contribuinte do ICMS do Estado de Alagoas.

Importante:

 Se o valor total do faturamento mensal desse cliente ultrapassar o limite configurado, o pedido não é liberado.



Procedimentos

Para liberar pedidos de venda bloqueados por regra:

  1. Em Liberação Regras, selecione o pedido bloqueado e clique em Liberar.
  2. Leia as informações apresentadas e confirme.
  3. O pedido está apto para ser considerado nas liberações de pedido, crédito e estoque.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.



Veja também