Árvore de páginas

Verificações a realizar quando o sistema apresenta um bloqueio OU liberação indevida de Crédito 

Produto:

Protheus

Ambiente:

Faturamento

Ocorrência:

Identificar a causa de o Pedido de Venda ter ficado indevidamente bloqueado (ou indevidamente liberado) por Crédito

Passo a passo:

    Verifique qual das duas ocorrências abaixo identificou no seu processo e verifique os parâmetros e os processos/campos mencionados para a solução do seu problema:

    "Aba 1" para pedidos liberados indevidamente. (era para bloquear e não bloqueou)
    "Aba 2" para pedidos bloqueados indevidamente. (era para liberar e não liberou)
    "Aba 3" caso verifique tudo das abas respectivas ao seu cenário e não ache a causa dela ocorrer.



    Primeiramente é necessário validar se o Pedido está Bloqueado por falta de Crédito, para isso, consulte por uma das formas abaixo:

    • Análise de Crédito de Pedido de Venda (MATA450): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)

    • Análise de Crédito de Cliente (MATA450A): Identifique o cliente para o qual esta tentando realizar a venda, clique em “Manual” e na aba “Pedidos”, o sistema apresentará todos os pedidos, deste cliente, que possuem Bloqueio de Crédito

    • Liberação de Crédito e Estoque (MATA456): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)


    Caso o pedido esteja Liberado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo:

      • MV_BLOQUEI: Para ativar a Avaliação de Crédito na Liberação de Pedidos, é necessário que o parâmetro esteja ativado (.T.)


      • MV_LIMINCR: Define o Valor Mínimo para submeter os Pedidos à Avaliação de Crédito


      • MV_CREDCLI: Verifique se está configurado com a letra C (Cliente), neste caso o sistema irá considerar o Crédito de todas as Lojas (A1_LOJA) deste Cliente (A1_COD), caso outra loja possua crédito, o pedido será liberado. Caso alguma loja esteja com o campo A1_MSBLQL = 1 (Status = Inativo) as informações ainda serão consideradas na avaliação de crédito


      • MV_RISCO: Caso o cliente possua títulos vencidos, o sistema irá verificar o risco informado no campo “Risco” (A1_RISCO) e comparar com o conteúdo do MV_RISCO equivalente. Exemplo: Cliente possui o campo “Risco” (A1_RISCO) preenchido como “B – Risco B”, o sistema verifica o parâmetro “MV_RISCOB”. Saiba mais.


      ATENÇÃO

      Caso o cliente possua títulos vencidos em um prazo superior ao estabelecido no MV_RISCO e o sistema não esteja Bloqueando o Crédito dele, certifique-se de que os títulos vencidos estão com o campo “Status” (E1_STATUS) preenchido como “A” (Aberto). Caso contrário, eles não entram no cálculo para validação de Crédito do Cliente.

      1. Os campos “Saldo Pedidos Liberados” (A1_SALPEDL) e "Saldo Duplicatas" (A1_SALDUP) indicam o quanto do “Limite de Crédito” (A1_LC) já foi consumido. Avalie a composição dos campos, um conteúdo incorreto irá comprometer o resultado da Análise Automática. Saiba mais.

      2. Está realizando a Liberação Automática de Crédito? Caso esteja utilizando a opção "MANUAL", o sistema irá desconsiderar a configuração de Crédito do Cliente e realizar a Liberaçãoforçada”. Saiba mais.

      3. Valores de Impostos e Despesas: É importante esclarecer que os Impostos e Despesas Acessórias (Frete/Seguro/Despesas) não entram no cálculo de Liberação de Crédito Automática, estes valores só serão abatidos do Crédito disponível após o faturamento, ou seja, para as próximas compras do cliente. Saiba mais.

      4. É importante esclarecer que, mesmo que o Cadastro deste Cliente esteja Bloqueado por meio do campo “A1_MSBLQL”, as definições em seu cadastro continuam sendo consideradas para Análise de Crédito. O Bloqueio apenas impede de utilizar o registro em outras rotinas. Saiba mais.

      5. Títulos do tipoRA” (Recebimento Antecipado) são considerados Crédito para o cliente, quando incluídos, o valor deles é abatido do campo “Saldo de Duplicatas (A1_SALDUP)". Quando vencidos, não são considerados na análise de Risco.


      Observação

      O módulo Financeiro (SIGAFIN) tem disponível a rotina “Refaz Dados Cliente / Fornecedor” (FINA410), esta rotina atualiza os dados dos campos do Cadastro de Clientes (MATA030), caso identifique alguma inconsistência nas informações dos campos, execute esta rotina e verifique se ela é corrigida. Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/bqFc.

      Caso o pedido esteja Bloqueado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo:

        • MV_BLQCRED:
          T - Realiza o Bloqueio do Crédito propositalmente caso não haja Saldo de Estoque Disponível para atender o pedido, de forma a não comprometer o saldo de Limite de Crédito.
          F - Não bloqueia o crédito.

        • MV_PERMAX: Percentual de uso máximo em relação ao limite de crédito (A1_LC) a ser usado nas avaliações.

          Exemplo de uso do MV_PERMAX
          Exemplo: Em um pedido de vendas, supondo um cliente com um certo limite de crédito com sua capacidade máxima, ou seja, não realizou nenhuma compra para que seja debitado alguma quantia do seu limite:

          • Lim. Credito (A1_LC) = 1.000
          • MV_PERMAX = 50 (%)

          Em uma análise de crédito com as configurações acima, por causa do parâmetro MV_PERMAX será usado apenas 50% do total, então é como se o cliente tivesse o limite de crédito A1_LC = 500 (50% de 1.000).

          Se o mesmo cliente do exemplo acima fizer um Pedido de Vendas (MATA410) com total de R$600 e liberá-lo, ele será bloqueado por crédito.


        • MV_LIBNODP: Define se deve ser avaliado crédito para pedido que não gera duplicata.
          N - Não avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não')
          T - Avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não')

        1. A Análise Automática de Crédito abate do Limite de Crédito do Cliente (A1_LC) o valor de Pedidos Liberados (A1_SALPEDL) e o valor dos Títulos em Aberto (A1_SALDUP). Avalie o conteúdo destes três campos. Saiba mais.

        2. Verifique o conteúdo do campo “Risco” (A1_RISCO) no Cadastro do Cliente (MATA030), caso o risco do cliente seja B, C ou D, verifique o conteúdo do parâmetroMV_RISCOB/C/D”, avaliando se este cliente possui títulos com “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto) com prazo superior ao que está preenchido no Parâmetro

        3. Caso o campo “Risco” (A1_RISCO) esteja com conteúdo E, todos os faturamentos dele serão Bloqueados por Crédito, sendo necessário realizar a Liberação Manual de Crédito. Saiba mais.

        4. Verifique se este cliente possui títulos no financeiro que, ainda que baixados, permanecem com o “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto), pois este título será considerado no consumo do Crédito do Cliente e na Análise de Risco. Caso identifique esta ocorrência em seu ambiente, entre em contato com o Suporte do Módulo Financeiro (SIGAFIN)

        5. Verifique se o conteúdo dos campos “Moeda do LC” (A1_MOEDALC) do Cadastro do Cliente, “Moeda” (C5_MOEDA) do Pedido de Vendas e do parâmetro “MV_MCUSTO” são iguais. Estes registros devem possuir o mesmo conteúdo

        6. Verifique se o campo Classe Cred (A1_CLASSE) possui preenchimento A/B/C, caso possua, verifique o conteúdo do parâmetro MV_PEDIDOA/B/C, pois este parâmetro define qual o Valor Máximo de venda, por Pedido de Venda, permitido para este cliente.  Saiba mais.

        Caso tenha avaliado os parâmetros e processos da documentação do seu caso e ainda não tenha localizado o erro, note para envio e análise (por print ou por escrito):


        1 - Conteúdo dos parâmetros:

        • MV_BLQCRED
        • MV_LIBNODP
        • MV_PERMAX
        • MV_AVALEST
        • MV_BLOQUEI
        • MV_LIMINCR
        • MV_CREDCLI
        • MV_RISCO
        • MV_MCUSTO
        • MV_PEDIDOA,  MV_PEDIDOB e MV_PEDIDOC


        2 - Conteúdo dos campos (TES):

        • F4_DUPLIC da TES do pedido de venda (C6_TES)


        3 - Conteúdo dos itens pela liberação do pedido de venda:

        • C9_BLWMS
        • C9_BLEST
        • C9_BLCRED


        4 - Conteúdo dos campos do cliente que está tendo o pedido de venda bloqueado:

        • A1_CLASSE
        • A1_MOEDALC
        • A1_RISCO
        • A1_LC
        • A1_VENCLC
        • A1_SALDUP
        • A1_SALPEDL


        5 - Conteúdo de campos do pedido de venda:

        • C5_TIPLIB
        • C5_MOEDA


        6 - Informe a verificação do processo:

        • A liberação do pedido de venda é automática ou manual?


        7 - Print da rotina "Contas A Receber [FINA740]", filtrado pelo cliente com o pedido de venda bloqueado da seguinte forma: ("E1_CLIENTE" e "E1_STATUS = A"), mostrando as legendas:


        Para Conhecimento

        A partir da visualização dos registros da Tabela SC9 do sistema, pela rotina de Consultas Genéricas (EDAPP) é possível verificar a causa do Bloqueio de Crédito, pelo conteúdo do campo “Bloq. Crédito” (C9_BLCRED). Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/Zk1tDQ

        Pode lhe interessar:
        Bloqueio de Estoque: https://tdn.totvs.com/x/zGk-Dg

        Configurações para Análise e Bloqueio de Crédito: https://tdn.totvs.com/x/Trl3DQ

        Liberações / Bloqueios do Pedido de Vendas: https://tdn.totvs.com/x/RjS4Ew