Árvore de páginas

Configuração para aglutinar Pedidos de Venda e itens no Faturamento.

Produto:

Protheus

Versões:

A partir da 11

Ocorrência:

Aglutinação de Pedidos de Venda e itens no Faturamento

Ambiente:Faturamento

Passo a passo:

Índice



    Aglutinação de itens em registros pedido de venda/documento de saída

    KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Aglutinação de itens no faturamento


    Quando determinado produto é incluído no Pedido de Vendas e este possui referências, como por exemplo Lote e Sub-Lote a informação é registrada em "N" linhas na Tabela "SC9 - Liberações de pedidos de venda" e na Tabela "SD2 - Itens das notas fiscais de saída" de forma a manter a integridade dos dados, e estabelecer os devidos relacionamentos de cada quantidade com sua respectiva referência.


    Ainda que um mesmo produto, por exemplo, possua quantidade suficiente para atender o Pedido, porém, rateada por 2 Lotes ou Sub-Lotes distintos, serão gerados 2 registros (2 linhas) diferentes na SC9 (de forma a relacionar cada quantidade com o respectivo lote e realizar as integrações do sistema corretamente).

    Observação:

    Assim, não é possível aglutinar as quantidades de um mesmo produto na NF quando são gerados dois ou mais registros na Tabela SC9 para registro das referências (o DANFE se baseia nas informações da Tabela SD2, então é gerado da mesma forma).


    Já para controles de Endereço e Serie não são gravados na SC9 e SD2, mas sim na Tabela SDC.

    Deste modo, ao realizar a liberação de Estoque automaticamente o sistema seleciona os Endereços e Series (com base no conceito FEFO) gerando apenas uma linha na SC9.

    No entanto, se liberar de forma manual, sendo imprescindível selecionar manualmente cada Endereço/Serie, então, serão geradas sequências de liberação C9_SEQUEN em linhas distintas da SC9.

    De igual modo, se na inclusão do Pedido for imprescindível selecionar manualmente cada Endereço/Serie (incluindo "n" registros para cada endereço / série) também seguirão para a SC9 e SD2 em linhas distintas, e não serão posteriormente aglutinados na Nota.


    Observações

    Se for necessário alterar os critérios, o RDMAKE de Danfe é aberto para customizações. Solicite à seu GAR - Gestor de Atendimento e Relacionamento com a TOTVS um desenvolvimento por nossa Fábrica de Software de acordo com sua necessidade.




    Aglutinação de pedidos de venda diferentes de vendo em um documento de saída

    KCS: Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT (Faturamento) - Aglutinação de pedidos de venda no faturamento


    Para que mais de um Pedido de venda seja aglutinado na nota fiscal de saída, validar os seguintes campos de forma que contenham o mesmo valor, para que sejam efetivamente considerados similares e aglutinados:

    - Tipo Pedido (C5_TIPO)
    - Cliente (C5_CLIENTE)
    - Loja do Cliente (C5_LOJACLI)
    - Tipo Cliente (C5_TIPOCLI)
    - Cliente Entrega (C5_CLIENT)
    - Loja Entrega (C5_LOJAENT)
    - Tipo Reajuste (C5_REAJUST)
    - Condição Pagamento (C5_CONDPAG) [desde que seja diferente do Tipo 9 conforme descrito abaixo]
    - Vendedores (C5_VEND'x') (Todos os pedidos devem ter a mesma quantidade de vendedores, registrados os mesmos códigos, e nos mesmos campos)
    - Tipo Frete (C5_TPFRETE)
    - Transportadora (C5_TRANSP)
    - ISS Incluso (C5_INCISS)
    - Recolhe ISS (C5_RECISS)
    - Fornecedor ISS (C5_FORNISS)
    - Presença Com (C5_INDPRES)


    Além disso, considerar:

    1. Em casos de moedas diferentes da Padrão, em "Atualizações > Cadastros > Moedas" a Moeda em questão (X) do Pedido de venda deve estar com uma Taxa Cadastrada para a Data em que está emitindo a NF;

    2. Parâmetro MV_MOEDA(x) precisa estar devidamente preenchido e compatível com o Pedido;

    3. Na rotina MATA455 (Liberação de Estoque) os Status dos Pedidos devem estar Liberados;

    4. A condição de pagamento deve ser diferente do Tipo 9 a qual não é considerada para esta operação;

    5. Na preparação do documento, no browser da rotina MATA460A, selecione os pedidos que deverão ser aglutinados (checkbox), clique no botão "Prep. Doc's", selecione a pergunta "Aglut. Ped. Iguais ?" e deixe igual a "Sim", desta forma, o sistema gerará uma única nota com os pedidos aglutinados.

    6. Com a NF Layout 3.10 o SEFAZ valida se o CFOP está compatível com o tipo da NF que é indicado na TAG FinNFE. Desta forma, em adaptação ao SEFAZ, as NFs com CFOP de Devolução, devem ser geradas com a TAG com conteúdo = 4 (devolução) e os CFOPs de Venda com TAG = 1 (Normal), não podendo mais ser em uma mesma NF. Assim, não ocorre a aglutinação se os Pedidos não tiverem CFOPs compatíveis (todos de devolução, por exemplo);

    7. O parâmetro MV_NUMITEN, onde é informado o número máximo de itens por Nota fiscal para controlar a quebra de nota automaticamente, deve estar com um conteúdo que comporte a quantidade de itens dos Pedidos a Faturar.

    8. Integrações com o Pedido de Vendas: Pedidos gerados pelas integrações dos módulos SIGAGCT e SIGATMK, aglutinam Pedidos em uma mesma nota desde que, as condições mencionadas acima (campos) sejam respeitadas.

    9. Os volumes correspondentes a espécies iguais serão somados, e as diferentes serão distribuídas nos campos F2_VOLUME'x' e F2_ESPECI’x’ conforme a ordem de processamento dos pedidos, ou seja, não haverá necessariamente correspondência entre C5_ESPECI1 e F2_ESPECI1).

    10. Peso líquido C5_PESOL e peso bruto C5_PBRUTO são somados respectivamente na aglutinação (Exemplo de gravação abaixo).

      Observações

      Caso as espécies de "n" pedidos possam totalizar cinco ou mais espécies distintas, devem ser criados campos adicionais para receberem os dados na nota (F2_VOLUME'x' e F2_ESPECI’x’), exemplo: F2_VOLUME5 e F2_ESPECI5. Assim por diante.



      • Exemplo de gravação:

        • SC5 - Cabeçalho Pedidos de Venda

          Filial Num. Pedido Espécie 1 Volume 1 Espécie 2 até 4 Volume 2 até 4 Peso líquido Peso bruto Nota Fiscal
          01 000001 CAIXA 5 - - 1 2 000000120
          01 000002 PALETE 7 - - 1 2 000000120
          01 000003 BOBINA 10 - - 1 2 000000120
          01 000004 CAIXA 15 - - 1 2 000000120



        • SF2 - Cabeçalho das NF de Saída

          Filial Nota Fiscal Espécie 1 Volume 1 Espécie 2 Volume 2 Espécie 3 Volume 3 Espécie 4 Volume 4 Peso líquido Peso bruto
          01 000000120 CAIXA 20 PALETE 7 BOBINA 10 - - 4 8


    Observações

    • Há um limite de tamanho do arquivo que deve ser transmitido à SEFAZ para se obter a autorização de uso: os arquivos XML não poderão exceder a 500 Kbytes. Caso a nota possua muitos itens, divida em 2 ou mais notas para não exceder o tamanho de 500kb

    • Seu ambiente deve estar atualizado. Seguindo este procedimento criteriosamente, os Pedidos devem ser aglutinados, salvo, ambiente desatualizado ou com customizações que impactam no processo.

    • Caso aglutine Pedidos de Venda similares, em uma única Nota, será levado para o F2_MENNOTA apenas a informação registrada no C5_MENNOTA do último Pedido.

    • Ao aglutinar Pedidos de Vendas similares onde apenas um dos pedidos contém valor de frete (C5_FRETE) preenchido, o rateio do valor será feito apenas para os itens desse pedido. Os demais itens dos demais pedidos que não possuem a informação de frete não farão parte do rateio. Caso seja necessário que o frete seja rateado em todos os itens dos pedidos aglutinados, o frete deve ser divido entre os dois ou mais pedidos aglutinados.

    • Ao aglutinar "n" Pedidos de Venda numa mesma Nota, o sistema não aglutina Produtos iguais; ou seja, as quantidades de um mesmo Produto listado duas vezes, numa única linha.




    Assuntos relacionados:

    Limite de Itens no Pedido de Vendas / Documento de saída

    Limite de Itens no Pedido de Vendas (C6_ITEM) e no Documento de saída (D2_ITEM)

    Centro de Custo no Documento de Saída

    Liberação ou Bloqueio indevido de Estoque (C9_BLEST)