Páginas filhas
  • Bloqueio de processamento

Em rotinas de processamento em ambientes multiusuários é comum dois usuários solicitarem o mesmo processamento simultaneamente.

Exemplo: Usuário A e B solicitam a liberação de todos os pedidos em aberto. Nesta situação há duas alternativas:

  • Bloquear a rotina para uso Mono-usuário;
  • Tratar a concorrência.

O bloqueio da rotina para uso Monousuário deve ser evitado, porém se necessário deve ser feito através do uso de um semáforo. A função LockByName é a mais recomendada para esta finalidade. Porém deve-se atentar o isolamento necessário. Caso a rotina seja multiempresa, deve-se considerar a empresa, caso for multifilial deve-se considerar a filial na formação da chave de isolamento. Exemplo: Para que rotina MATA330 esteja isolada de todas as empresas e filiais, deve-se utilizar o Grupo de Empresas na formação da chave de isolamento LockByName(“MATA330_”+cEmpAnt). Se a necessidade for apenas do isolamento da filial, deve-se  utilizar a filial na formação da chave de isolamento LockByName(“MATA330_”+cFilAnt)

Tratar a concorrência em rotinas de processamento é uma tarefa simples, que traz um enorme beneficio para o desempenho da aplicação. Quando dois usuários executam a mesma rotina simultaneamente é muito provável que um dos usuários bloqueie o registro principal e os demais fiquem aguardando a liberação do bloqueio. Após a liberação do bloqueio um dos usuários conseguirá fazer o bloqueio, porém não haverá processamento a ser feito e o próximo registro já estará bloqueado. Como é possível notar, não há beneficio algum para o sistema, mas há o prejuízo de consumo de hardware do Application Server.

Para que o sistema tenha beneficio neste tipo de situação é imprescindível o uso da função SimpleLock. Esta função avalia se o registro pode ser bloqueado e caso não consiga, a rotina passará para o próximo registro e assim sucessivamente até o termino do processamento. A grande vantagem de seu uso é que, quanto mais chamadas o cliente fizer da mesma rotina, mais rápido será o processamento da rotina.

É importante destacar que este processo somente tem benefícios se executado fora de uma transação. Assim, seu beneficio esta associado a rotinas de processamento de filas que bloqueiam um item da fila e iniciam a transação após este bloqueio. 

 

Registros da Tabela

Momento

Chamada 1

Chamada 2

Chamada 3

10

1

Bloqueia 10

Bloqueia 11

Bloqueia 12

11

2

Libera 10

Libera 11

Libera 12

12

3

Encerra

Encerra

Encerra

Note que este tipo de solução pode ser utilizado em vários tipos de rotina de processamento, desde que haja um ponteiro para execução.

  • Sem rótulos