Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Esse guia de boas práticas tem como objetivo definir convenções, padrões, práticas e técnicas que melhoraram a qualidade e a manutenção dos softwares criados utilizando a linguagem ADVPL e o Microsiga Protheus. 

O documento está dividido em quatro partes, cada uma focada numa parte dos conjuntos de conhecimentos necessários para todo desenvolvedor ADVPL. 

A primeira parte envolve o conjunto de convenções e normas de formatação de códigos-fonte ADVPL. A segunda parte, adiciona conhecimentos através dos padrões de design e estruturação utilizados no desenvolvimento do Microsiga Protheus. A terceira parte demonstra questões importante para a melhoria de desempenho. A última parte descreve as práticas e técnicas de programação, que vão além das normais e padrões de design, dando dicas e cenários que podem ajudar o desenvolvedor a praticar uma programação objetiva e de qualidade. 

Parte dos códigos-fontes existentes em ADVPL não estão 100% aderentes com o guia de boas práticas. A evolução do guia e a adaptação dos códigos-fontes para as convenções e padrões devem ser executadas de acordo com o desenvolvimento e manutenção das rotinas e módulos.

  • No labels