01. Visão Geral

Este documento tem como objetivo esclarecer como são determinadas as verificações de localização e fuso horário em cada um dos aplicativos do Clockin.


02. Orientações

A utilização da geolocalização através de browsers não é precisa, pois um browser não possui sensor ou hardware específico para determinar a localização do usuário. Esse processo é realizado através de triangulações e do endereço de IP, trazendo assim uma localização aproximada. Quando é utilizado algum mecanismo de segurança sob domínio de acesso (VPN, gateway, proxy reverso, etc), a localização é ainda mais prejudicada pois vai se basear por onde o mecanismo de segurança está tendo sua saída de dados, ou seja, através do endereço IP.

No clock-in web a única informação relevante para o cálculo do fuso horário é justamente a localização. Através dela, o servidor é capaz de determinar qual o fuso horário correto para aquela localização e posteriormente salvar essa informação na plataforma Carol. Uma vez que é utilizado algum mecanismo de segurança, como por exemplo uma VPN, essa localização não é fiel a realidade e por consequência o horário da marcação calculado será salvo de maneira errônea dentro da plataforma. 

Com isso, a recomendação é utilizar o clock-in web sempre que a localização não seja premissa para a empresa ou a mesma não utilize algum mecanismo de segurança, pois podem haver casos onde existirão a divergência na localização. Nesses casos a utilização da versão Kiosk ou Mobile atendem, pois o dispositivo conta com sensor de GPS que traz a localização precisa do usuário. 

Sugerimos verificar através do site meuip.com.br se a localização do endereço de IP da conexão é a mesma em da localização que você se encontra então desta forma indica que o Clockin Web indicará esse endereço nas marcações. Caso contrário indica que a infraestrutura possui mecanismos de segurança conforme citados acima que irão trazer uma localização divergente.

  • Sem rótulos