01. Visão Geral

Este documento tem como objetivo esclarecer como são determinadas as verificações de localização e fuso horário em cada um dos aplicativos do Clockin.

02. Orientações

A utilização de geolocalização via navegadores não é precisa, pois um navegador não possui sensores ou hardware específicos para determinar a localização do usuário. Este processo é realizado através de triangulações e do endereço IP, resultando em uma localização aproximada. Quando mecanismos de segurança, como VPN, gateway ou proxy reverso, são utilizados, a precisão da localização é ainda mais comprometida, pois a determinação da localização baseia-se no ponto de saída dos dados, ou seja, no endereço IP do mecanismo de segurança.

No Clock In web, a única informação relevante para o cálculo do fuso horário é a localização do usuário. A partir dela, o servidor pode determinar o fuso horário correto e salvar essa informação na plataforma Carol. Quando um mecanismo de segurança, como uma VPN, é utilizado, a localização pode não refletir a realidade, resultando em horários de marcação incorretos na plataforma. 

Portanto, recomenda-se utilizar o Clock In web apenas quando a localização não for um requisito crítico para a empresa ou quando não forem utilizados mecanismos de segurança que possam causar divergências na localização. Em casos onde a precisão da localização é essencial, o aplicativo TOTVS RH Clock In deve ser utilizada, pois esses dispositivos possuem sensores de GPS que fornecem a localização precisa do usuário.

Recomendamos verificar a localização do endereço IP da conexão através do site meuip.com.br. Se a localização exibida for a mesma da localização real do usuário, o Clock In Web utilizará esse endereço nas marcações. Caso contrário, indica que a infraestrutura possui mecanismos de segurança que podem resultar em uma localização divergente.

  • Sem rótulos