Na hipótese do beneficiário ser obrigado a informar no registro E115 da EFD com valor do benefício fruído, sendo este valor a diferença entre o imposto que seria destacado com a base de cálculo cheia e alíquota do produto e o valor efetivamente destacado com o benefício, devendo informar um registro E115 para cada benefício, apresentando o somatório do benefício fruído por código de benefício, não sendo necessário detalhar por documento fiscal.
O recurso disponível no sistema atualmente já permite o envio do código do benefício fiscal no E115, quando este estiver sido informado a tag cBenef no XML, porém, foi necessário adaptar o processo para permitir gerar o código do benefício fiscal no E115, sem que este tenha sido informado no XML, para atender aos estados que não possuem a obrigatoriedade de envio da tag cBenef.
Dessa forma, dado que exista documento fiscal com benefício de isenção/redução de base e esteja configurado uma observação com a fórmula Vlr ICMS - Benefícios Fiscal na tributação por UF, então o registro E115 do SPED ICMS/IPI será gerado com o valor da diferença entre o ICMS destacado no documento e o ICMS que seria devido na operação se não houvesse o benefício fiscal.
RESUMO DO PROCESSO:
Vlr ICMS Benefício Fiscal = ((Base+Isento)* Alíq. ICMS)) - Vlr ICMS
PASSO A PASSO
Realizar um cadastro de observação de documento fiscal, a ser inserido na tributação por UF, coluna Observação Padrão para Livro Fiscal de Entrada para a tributação, regime e UF da empresa.
Este cadastro deverá possuir Finalidade: Livros Fiscais, para o campo Registro: 5.2 - Informações Adicionais, não marcado Usa Cód. Ajuste NFe, pois não será enviado para o XML na emissão do documento, estar marcado Gera Registro E115/1925, possuir Código de Ajuste EFD geral ou por família de produto informado conforme a UF da Empresa, fórmula para Valor: Vlr. ICMS - Benefícios Fiscais, e Apuração: Informativo.
Imagem 1 - Cadastro de observação para geração do registro E115 no MT
Regras a serem verificadas com relação a prioridade para o código de observação a ser gerado no item, na integração do documento:
1 - POR OPERAÇÃO e TRIBUTAÇÃO
Quando no cadastro de observação estiver marcado CGOs específicos e o cadastro de observação estiver informado na tributação por UF, será considerada ambas as condições para gerar o código de observação para o item: o CGO do documento deverá estar marcado como filtro no cadastro de observação e o mesmo estar vinculado na TRIBUTAÇÃO por UF para o produto, no contrário, nenhum código de observação será gerado no item.
2 - POR FAMÍLIA e TRIBUTAÇÃO
Quando no cadastro de observação não estiver marcado CGOs específicos e o cadastro de observação estiver informado na tributação por UF, ter configurado as exceções no botão 'Por Família', checkbox GeraCBENEF Família/Tributação marcado, será enviado o código de ajuste para o benefício de acordo com a família; e quando não houver a família especificada, o código enviado será o geral, desde que tenha o mesmo prefixo do estado da empresa emitente da nota, para ambos os casos.
Essa combinação é utilizada para quando se tem uma tributação com várias famílias diferentes vinculadas à ela; e para cada família existe um código de ajuste diferente a ser considerado. O usuário deve cadastrar um código de ajuste geral, e no botão 'Por Família’, listar todas as famílias vinculadas na tributação que possam ter um código diferente do principal (uma linha pra cada UF se houver lojas em UF diferentes).
Atenção: Ao ser informado código de ajuste por família, não será permitido o vínculo de filtro por CGO. Para filtrar por operação, ver o tópico 1.
3 - POR TRIBUTAÇÃO
Quando o cadastro de observação não estiver marcado CGOs específicos e o cadastro de observação estiver informado na tributação por UF, será enviado o código de observação para o benefício de acordo com tributação por UF independentemente da operação utilizada.
Outras Ações / Ações relacionadas
DSUPFISAPU-5545 Tabela de Informações Adicionais da Apuração
Principais Campos e Parâmetros
Não há.
Não há.