Árvore de páginas

Fechamento Custo Equipamentos - GF0402

Visão Geral do Programa

Para agilizar o processo de consulta dos custos, é necessário consolidar estes valores por mês, para cada equipamento.

Por intermédio da função Fechamento Custo dos Equipamentos, é possível que se consolide todas as parcelas de custo, disponibilizando as informações para consulta.

O módulo Gerencial de Frota permite que sejam consultados os valores de combustíveis, lubrificantes, manutenção, etc. de cada equipamento, mesmo antes do fechamento do mês. Isto é possível valorizando os materiais por intermédio do último médio calculado.

Esta função pode ser executada a qualquer momento, no entanto, deve-se considerar que o fechamento do médio já foi realizado (caso possua o módulo Controle de Estoque da Datasul).

Quando executada, a função busca todos os equipamentos e atualiza o valor das parcelas de custo selecionadas, acumulando os custos por equipamento, estabelecimento, mês.

Dessa forma, se um equipamento passar por vários estabelecimentos no período, o sistema permite que o custo seja visualizado por estabelecimento, separando os custos de acordo com a data em que permaneceu no estabelecimento.

Os valores de combustíveis, lubrificantes e requisições de estoque são recalculados, em função do último médio fechado. Dessa forma, garante-se que o custo destes materiais seja o mesmo no sistema de manutenção de frota e no EMS.

Fechamento Custo Equipamentos – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Definir as faixas de dados a serem consideradas na atualização dos custos dos equipamentos, acumulando custos de combustíveis, lubrificantes, mão de obra, pneus, peças, notas fiscais e demais custos (eventos) relacionados aos equipamentos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Mês/Ano

Inserir o período (mês/ano) para fechamento do custo dos equipamentos. 

Empresa

Inserir a faixa de empresas para selecionar os equipamentos na atualização dos custos. 

Equipamento

Inserir a faixa de equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Estabelecimento

Inserir a faixa de estabelecimentos para selecionar os equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Centro Custo Eqpto

Inserir a faixa de centros de custo de equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Tag

Inserir a faixa de Tags de equipamentos que serão analisados no fechamento de custo. 

Unidade Negócio

Inserir a faixa de unidades de negócio de equipamentos que serão analisados no fechamento de custo.

Fechamento Custo Equipamentos – Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros para a consolidação de todas as parcelas de custo, disponibilizando as informações para consulta.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Combustível

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de combustíveis gastos pelos equipamentos no período.

Nota:

Para os abastecimentos próprios, a função recalcula o valor do item conforme o valor indicado no médio. No entanto, caso o cliente não possua o módulo Controle de Estoque do EMS, os valores são calculados conforme o cadastro de custo dos itens.

Para abastecimentos realizados em postos de terceiros, o custo do material será o próprio informado no abastecimento. Dessa forma, o valor aplicado será o próprio valor gasto pelo equipamento.

O custo do combustível é registrado ao estabelecimento em que o equipamento se encontrava na data do registro.

Lubrificantes e Filtros

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de lubrificantes e filtros gastos pelos equipamentos no período.

Nota:

Para as lubrificações e trocas de filtros realizados em postos próprios, a função recalcula o valor do item conforme o valor indicado no médio. No entanto, caso o cliente não possua o módulo Controle de Estoque do EMS, os valores são calculados conforme o cadastro de custo dos itens.

Para as lubrificações e trocas de filtros realizados em postos de terceiros, o custo do material será o próprio informado na lubrificação. Dessa forma, o valor aplicado será o próprio valor gasto pelo equipamento.

O custo da lubrificação ou da troca de filtro é registrado ao estabelecimento em que o equipamento se encontrava na data do registro.

Itens Estoque – Ordem de Manutenção

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de itens (requisitados pelo estoque) gastos pelos equipamentos no período.

Nota:

  • Quando o sistema de Manutenção de Frota estiver Integrado ao Módulo Controle de Estoque do EMS, as requisições de estoque são recalculadas em função do valor gerado pelo programa de fechamento do médio. Após o recálculo, são atualizados os custos das ordens de manutenção, em função do novo valor.
    O custo dos itens de estoque é registrado ao estabelecimento informado na ordem de manutenção.
  • No fechamento de custos, o sistema verificará todas as requisições de Itens do Estoque, no qual os itens que possuírem Grupos de Estoque relacionados a Grupos de Pneus (GF0105) terão seus custos considerados na parcela de Pneus.
  • Os custos das Requisições (REQ e RM) serão adicionados à Ordem de Manutenção, enquanto os custos de Devoluções (DEV e DRM) serão diminuídos do custo da Ordem.

Notas Fiscais

Quando assinalado, acumula os valores de notas fiscais aplicadas aos equipamentos no período.

Nota:

Todos os recebimentos de notas fiscais de entrada (NFE), saída (NFS), e transferência (NFT) serão considerados nesta parcela de custo. O tipo da nota fiscal (Material ou Serviço) será definido conforme a aplicação do item da nota, quando este for débito direto. A aplicação do item da nota poderá ser verificada na função Implantação Item (CD0204). Quando o tipo de controle de estoque do item for diferente de débito direto, a nota fiscal sempre será considerada como de material.

Os custos das notas fiscais de Entrada (entenda-se entrada de material para a ordem), serão adicionados à mesma, enquanto, os custos de Notas Fiscais de Saída (Devoluções de Material da Ordem) serão diminuídos do seu custo.

Mão de obra Direta

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de mão de obra direta gastas em equipamentos no período.

Nota:

No momento do fechamento do custo de frota, os valores de Mão de Obra Direta já estarão calculados. A parcela de custos de MOB direta somente será gerada, se aos Funcionários da Manutenção (MV0104) que apontaram horas contra a ordem (MV0302), estiver relacionada uma tabela de salário. Esta parcela será calculada pelo módulo de custos do EMS, a partir da tabela de salários, conforme fórmula abaixo:

MOB = VL/H * QTD/H, em que:

  • MOB é a parcela de Custo de Mão de Obra
  • VL/H representa o Valor/hora do Funcionário, e
  • QTD/H é a quantidade de horas Apontadas (MV0302), pelo funcionário.

GGF

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de GGF gastos em equipamentos no período.

Nota:

1. No momento do fechamento do custo de frota, os valores de GGF já estarão calculados. Este cálculo será realizado com base no número de horas apontada pelos 
    funcionários da manutenção (MV0302), isto é, a partir do número de horas apontadas será gerada a parcela de custos de GGF para a ordem do Equipamento. Para o 
    cálculo desta parcela, é utilizada a fórmula abaixo:

Custo GGF = ((tempo de operação * valor da espécie de GGF) / horas reportadas) * quantidade item, onde:

    • Tempo de operação: corresponde à quantidade de horas apontadas (MV0302).
    • Valor da espécie de GGF: Valor total do Custo da espécie de GGF, informada na Função Custos Horários por centro de Custo.
    • Horas reportadas: Número de horas reportadas para o centro de custo, conforme Função Custos Horários por centro de Custo.
    • Quantidade do item: Por ser uma Ordem de Manutenção, seu valor padrão será 1.

2. Para o Fechamento de Custos do Equipamento, sempre será considerado o Custo Total de GGF do período.

Eventos

Quando assinalado, atualiza e acumula os valores de eventos gastos em equipamentos no período.

Nota:

1. Somente serão considerados os eventos de custo que estiverem parametrizados para Entrar no Custo/ Percurso do Equipamento, conforme função Parametrização Eventos (GF0106).

2. Os eventos considerados nesta parcela são provenientes de:

  • Apontamentos de Eventos de Custos (ND0305).
  • Apontamentos de Eventos (AB0303) - somente serão considerados eventos do tipo Custos.
  • Apontamentos de Custos por Evento (GF0301). Nesta função será realizado o rateio dos custos conforme os equipamentos locados à Empresa e Estabelecimento do apontamento.
  • Na função Recebimento de Materiais (RE1001B1), quando forem gerados eventos de custos ligados ao equipamento.
  • Por meio da função Materiais aplicados em Ordens (GF0302), quando o tipo for nota fiscal.
  • Por meio da função Importação Materiais aplicados em Ordens (GF0701), quando o tipo for Nota fiscal.

3. Atualiza o custo dos eventos (parametrizados para rateio) e também os eventos apontados para os equipamentos, acumulando os valores para o mês. Os custos de eventos serão alocados aos equipamentos conforme o estabelecimento do último dia do mês, não realizando, portanto, um rateio entre os estabelecimentos em que o equipamento passou.

Percurso Rodado

Quando assinalado, acumula o percurso rodado pelos equipamentos no período.

Nota:

Para realização do cálculo do percurso, são consideradas a vida do equipamento no início e no final do período que está sento fechado. A diferença entre a vida no final do percurso e a vida inicial, corresponde ao Percurso rodado no período.

Quantidade Transportada

Quando assinalado, acumula a quantidade transportada pelos equipamentos no período.

Nota:

Verifica todos os movimentos de quantidade transportada no período do fechamento de custos. Esta quantidade poderá ser informada nas funções:

Quantidade Transportada Equipamento (GF0303).

Importa Quantidade Transportada (GF0702).

Importação Materiais Aplicados em Ordens (GF0701).

Integração Custos XML

Quando assinalado, o sistema gerará mensagens XML para integração com outros sistemas.

Mais informações em: Geração de Mensagens EAI.

Acumula OM Imobilizado

Quando assinalado, define que o custo de investimentos no equipamento será considerado em seu custo. Este parâmetro refletirá diretamente no resultado exibido na Consulta Custos Equipamentos (GF0601), pois somente se este parâmetro estiver selecionado os custos com investimentos nos equipamentos será considerado na mesma.

Nota:

Serão considerados investimentos, Ordens de Manutenção (MV0301) que tenham em seu Tipo de Manutenção (CD0580), a despesa definida como Imobilizado.

Nota:

Quando selecionada a opção eventos, elimina a necessidade de atualizar a função Atualização Eventos Custo (GF0401).

Quando selecionada a opção mão de obra, GGF ou itens não será necessário atualizar a função Atualização Ordens Manutenção (MV0402). Esta função será automaticamente atualizada por intermédio desta tela do módulo Gerencial de Frotas.

Fechamento Custo Equipamentos – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Estabelecer detalhes sobre o destino da impressão e a sua forma de execução.

 

Conteúdos Relacionados:

Segurança por Estabelecimento - Frotas - MGF

Nota:

A validação de segurança na função Fechamento Custo Equipamentos (GF0402) será aplicada somente para os estabelecimentos existentes na faixa de estabelecimentos.

Unidade de Negócio do Frotas

Grupos de Estoque x Grupos de Pneus (GF0105)

Manutenção Cadastros Gerais Item (CD0204)

Funcionários da Manutenção (MV0104)

Reporte Horas (MV0302)

Parametrização Eventos (GF0106)

Apontamentos de Eventos de Custos (ND0305)

Apontamentos de Eventos (AB0303)

Apontamentos de Custos por Evento (GF0301)

Recebimento de Materiais (RE1001B1)

Materiais Aplicados em Ordens (GF0302)

Importação Materiais Aplicados em Ordens (GF0701)

Quantidade Transportada Equipamento (GF0303)

Importa Quantidade Transportada (GF0702)

Geração de Mensagens EAI 

Consulta Custos Equipamentos (GF0601)

Ordens de Manutenção (MV0301)

Tipo de Manutenção (CD0580)

Atualização Eventos Custo (GF0401)

Atualização Ordens Manutenção (MV0402)

Integração Datasul Manutenção de Frotas x EAI – Custos dos Equipamentos

Fechamento de Custos da Frota