O objetivo deste documento é trazer uma visão de como funciona a exportação e importação de recursos.
A partir da Release 2.1, relatórios que contêm sub-relatórios são exportados de forma única, preservando seus vínculos. Além disso, a importação agora suporta relatórios com sub-relatórios.
A exportação consiste na saída permanente ou temporária de um recurso do sistema e pode ser utilizada para diversos fins, como: fazer backup de versões de recursos, salvar templates para uso posterior, fazer download para envio a terceiros em outro sistema, entre outros.
Existem duas formas de exportação:
Ao clicar na ação de exportar, o download do recurso será iniciado
Ao clicar no botão de exportação em lote correspondente, uma janela é aberta para a seleção dos recursos que se deseja exportar.
O arquivo final da Exportação sempre será um zip que contém um arquivo '.sv' para cada recurso. Caso um relatório possua sub-relatórios, eles estarão contidos nesse mesmo arquivo.
Se for realizado algum filtro de campos, o arquivo exportado terá apenas os campos utilizados. Será gerado logs dos campos que foram definidos durante a exportação.
Caso o download não tenha sido iniciado, verifique se o navegador permite o Smart View a fazer downloads. Se atente ao aviso.
A importação é utilizada para trazer recursos anteriormente exportados para o sistema.
Com o arquivo exportado em mãos, será realizada a importação. Para isso, basta clicar no botão correspondente disponível na parte superior da interface da Listagem de Recursos. O botão pode ser 'Importar relatórios', 'Importar tabelas dinâmicas' ou 'Importar visões de dados', a depender do tipo de recurso.
Primeiramente, selecione o arquivo a ser importado, que pode ser um arquivo único com a extensão '.treports', '.sv' ou um '.zip'.
Tela de importação após a seleção do arquivo:
Para a importação de recursos em lote, existe uma caixa de seleção (checkbox) que permite escolher os recursos a serem importados.
Quando um relatório possui sub-relatórios, a seção de informações inclui uma caixa de seleção (checkbox) para determinar se os recursos vinculados devem ser importados (esta opção está marcada por padrão). Os recursos vinculados serão exibidos como filhos na visualização preliminar (preview), respeitando a hierarquia.
Durante a importação, é possível definir ou alterar o objeto de negócio. Se o novo objeto de negócio for incompatível, os campos incompatíveis serão exibidos na seção 'Esquema'. Apenas relatórios permitem a importação com objetos de negócios incompatíveis; tabelas dinâmicas e visões de dados não suportam essa ação.
Observações:
Produto: Framework
Processo: Exportação/Importação
Status: Finalizado
Data: