Árvore de páginas

Neste item, visualize a necessidade de reposição dos artigos do estoque e faça a geração das respectivas solicitações de compras, evitando que falte algum produto. Ao gerar a análise do estoque, você poderá utilizar as informações cadastradas nas premissas para gestão do estoque ou as informações estatísticas, gravadas pelo sistema.

Lembre-se que para utilizar informações estatísticas, geradas pelo sistema, é necessário que exista um histórico de movimentação dos produtos. Portanto, as primeiras análises do estoque feitas após a implantação do sistema, não deverão usar os dados “calculados”, pois não havendo movimentação, não haverá o que calcular.

Para gerar a análise do estoque, clique no botão Inserir e preencha os seguintes campos:

  • Data da Análise
    Clique no botão Calendário , para indicar a data em que será gerada a análise de estoque. O sistema considera como padrão, a data atual de seu computador.

  • Data Referência
    Campo definido pelo sistema. Indica a data atual do computador que será gerada a análise de estoque.

  • Descrição da Análise
    Este campo serve como um título para  identificar a análise de gestão de estoque a ser gerada com base nas premissas indicadas nesta tela de configuração.

  • Grupo de Produtos
    Clique no botão Selecionar , para escolher o grupo de produto que será analisado. Após marcar o grupo de produtos desejado, clique novamente no botão Selecionar , para que o sistema preencha o grupo de produtos, com o grupo que você havia selecionado.

  • Tempo de Ressuprimento Médio
    À direita do campo, informe se o sistema deverá ou não usar o tempo de ressuprimento calculado.
    Ao selecionar SIM, o sistema entenderá que o tempo de ressuprimento médio, deve ser calculado automaticamente, de acordo com os dados reais, ocorridos na faixa de datas indicada. Ao selecionar NÃO, o sistema assumirá os dados definidos por você, no item Cadastros - Produto - Premissas para Gestão de Estoque. Neste caso, as datas não são utilizadas.
    Lembre-se que para utilizar o calculado, é necessário que haja histórico de movimentação, no período selecionado.

  • Consumo Médio
    À direita do campo, informe se o sistema deve ou não usar o consumo médio calculado.
    Ao selecionar SIM, o sistema entenderá que o consumo médio, deve ser calculado automaticamente, de acordo com os consumo médio real, ocorrido na faixa de datas indicada.
    Isto permitirá, por exemplo, que você se baseie no consumo do verão passado, para comprar sorvete para o próximo verão. Desde que no verão passado, o sistema já estivesse em uso.
    Ao selecionar NÃO, o sistema assumirá o consumo médio, cadastrado por você no item Cadastros - Produto - Premissas para Gestão de Estoque . Neste caso, as datas não são utilizadas.
    Lembre-se que para utilizar o calculado, é necessário que haja histórico de movimentação, no período selecionado.

  • Ponto de Reposição
    Neste campo, informe se o sistema deve usar o ponto de reposição calculado ou existente.
    Ao selecionar Calculado, o sistema entenderá que o ponto de reposição deve ser calculado pelo sistema, de acordo com a fórmula anteriormente explicada.
    Ao selecionar Existente, o sistema assumirá os dados definidos por você, no item Cadastros - Produto - Premissas para Gestão de Estoque .

  • Quantidade Mínima
    Neste campo, informe se o sistema deve usar a quantidade mínima existente ou a quantidade fornecida pelo percentual do ponto de reposição.
    Ao selecionar Usar Existente, o sistema assumirá os dados definidos por você, no item Cadastros - Produto - Premissas para Gestão de Estoque .
    Ao selecionar Usar percentual informado, o sistema entenderá que a quantidade mínima é o percentual que você informar, sobre o ponto de reposição do produto.
  • Faixa de Comparação (Médio Corrente)
    Clique no botão Calendário , para indicar a data inicial e data final da faixa para comparação da Média de Valor, por consumo ou por tipo de Pedidos de Venda.
  • Previsão de Venda
    Clique no botão Calendário , para indicar a data inicial e a data final para Vigência da previsão de vendas.
  • Considerar OC Pendente de Entrega'
    Ordem de compra pendente de entrega são as ordens de compras emitidas, mas, ainda não entregues pelo fornecedor. Fazem parte do estoque em trânsito. Caso marcado, este número influenciará na análise gerada.
  • Utilizar o Saldo Real na Análise
    Marque esta opção para que o sistema considere  ou não o saldo real da quantidade, após a última movimentação realizada para cada item analisado.

• Após preencher todos os campos da tela, clique no botão Ok , para que o sistema abra a tela Análise Sugerida.

• Nesta tela, o sistema traz o cursor posicionado no primeiro item da lista. Selecione o artigo que você deseja analisar. Em seguida, clique com o botão direito na linha correspondente ao artigo desejado pressionando o botão Parametrizar Cálculos .

• Na tela Parametrizar Cálculos, verifique campo a campo, os valores informados pelo sistema para: Tempo de Ressuprimento, Consumo Médio, Ponto de Reposição, Quantidade Mínima, Período Compra e Quantidade a comprar, do produto selecionado. Estes valores podem ser os calculados ou informados no cadastro de premissas para gestão de estoque, conforme o que você definiu na tela anterior.

• Em cada um deles, concorde ou mude o valor, manualmente. Basta clicar com o botão direito em    do campo para acessar a janela Parametrizar Cálculos. O sistema recalculará a sugestão de compra, em função da alteração realizada.


Campo

De onde vem a informação

Tempo de Ressuprimento

Cadastro de premissas para gestão de estoque, campo Tempo de Ressuprimento Médio ou é calculado, de acordo com o tempo médio entre o pedido (ordem de compra) e a entrega (recebimento de mercadoria), no período indicado na tela anterior.

Consumo Médio

Cadastro de premissas para gestão de estoque, campo Consumo Médio ou é calculado, de acordo com o consumo médio do produto, dentro do período indicado na tela anterior.

Ponto de Reposição

Cadastro de premissas para gestão de estoque, campo Ponto de Reposição ou é calculado, de acordo com  a fórmula mencionada anteriormente.

Quantidade Mínima

Cadastro de premissas para gestão de estoque, campo Quantidade Mínima ou é um percentual, indicado na tela anterior sobre o ponto de reposição.

Período de Compra

Cadastro de premissas para gestão de estoque, campo Intervalo de Ressuprimento.

Quantidade a Comprar

Calculado pelo sistema, de acordo com as informações anteriores e o saldo atual em estoque.


• Após alterar os valores dos parâmetros informados, clique no botão ao lado do campo alterado para que a quantidade a comprar seja recalculada.

Obs.: Dependendo da unidade de compra, o valor é arredondado ou não.

• Desta forma, clicando no botão Vista ao lado do campo, você pode considerar ou não o consumo médio, o ponto de reposição ou qualquer outra informação, no cálculo da quantidade a comprar.

• Para salvar a análise e, posteriormente, gerar uma solicitação de compra, clique no botão Aceita  Análise .

• Para abandonar a análise do estoque, clique no botão Recusar Análise ou no botão Sair.

• Para gerar uma solicitação de compra automática, utilizando os dados da análise do estoque já confirmada, clique no botão Gerar S.C.I .

• O sistema abrirá a tela Cadastro de Solicitação de Compra. Todos os campos virão preenchidos pelo sistema, exceto Centro de Responsabilidade e Atividade/Projeto.

• Indique o centro de responsabilidade que será responsável pelo desembolso, gerado por esta compra e a atividade/projeto, na qual o material será utilizado.

• Os demais campos virão preenchidos pelo sistema, no entanto, os mesmos podem ser alterados conforme a necessidade.

• Para concluir o lançamento da SCI, clique no botão Ok. O Sistema informará o número da SCI criada.