Árvore de páginas

Movimentação Componentes - CO0301

Visão Geral do Programa 

Por intermédio das movimentações, o módulo Controle de Componentes calculará a durabilidade de cada componente, conforme o percurso rodado em cada equipamento.

Apesar de visualizar as reformas nesta função, as mesmas não são geradas por este documento. Para reformar um componente, deve-se utilizar a função Ordem Manutenção (MV0301) do módulo Manutenção Mecânica.

Além da ordem de manutenção (que pode gerar movimentos de reforma para os componentes), há outra situação onde os movimentos são criados automaticamente.

Quando um equipamento é transferido entre estabelecimentos, por intermédio do programa Cadastro de Equipamento – Pasta Hist.Estab (AB0138), é gerado para cada componente relacionado ao equipamento transferido um movimento de transferência entre estabelecimentos, onde o estabelecimento informado no apontamento será o estabelecimento atual do equipamento.

Dessa forma, não é necessário que o usuário atualize os estabelecimentos dos componentes quando os equipamentos são transferidos.

Quando um componente é aplicado em algum equipamento, a função verifica o último apontamento para avaliar se o componente se encontrava em estoque ou em outro equipamento, avisando o usuário caso encontre algum problema.

No cadastro de Grupo de Equipamentos – pasta Subsistema (AB0107), são informados os subsistemas que podem ser movimentos em um equipamento, bem como a quantidade de componentes máximos por subsistema. Por intermédio deste cadastro, o sistema apresenta uma mensagem de alerta caso seja realizado um movimento de aplicação de componente em um equipamento, superando o limite máximo no veículo.

Exemplo:

Um caminhão é cadastrado com o subsistema “Bateria”, no qual é informado no grupo que o mesmo possui no máximo duas baterias. Se no momento da aplicação de uma bateria no equipamento a função detectar que o veículo ficará com três baterias relacionadas a ele, é apresentada uma mensagem avisando que a “Quantidade de Componentes no Equipamento (3) é maior que o máximo informado (2)”.

 Movimentação Componentes

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Movimentação Componentes, é possível registrar as movimentações realizadas em componentes, como:

  • Colocação e retirada em equipamentos,
  • Transferência entre estabelecimentos e reformas.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Documento

Exibe o número do documento gerado automaticamente para o apontamento. 

Data

Inserir a data do apontamento de movimento do componente. 

Hora

Inserir a hora do apontamento de movimento do componente. 

Tipo Movimento

Assinalar o tipo de movimento, podendo ser:

  • Retirada: Quando informado, será gerado um movimento que retira o componente de um equipamento e o aloca no estoque (fora do equipamento). A partir desta data e hora, não mais era calculada a durabilidade do componente até que seja novamente aplicado em outro equipamento.
  • Colocação: Quando informado, será gerado um movimento que aplica o componente em um equipamento, alterando seu cadastro e iniciando o cálculo de durabilidade do componente no equipamento.
  • Transferência: Quando informado, transferirá o componente entre estabelecimento, onde o estabelecimento informado no apontamento será o estabelecimento destino (atual) do componente.
  • Reforma: Não será permitido informar movimentos de reforma por intermédio desta tela. Somente são consultados os movimentos de reforma gerados pelas ordens de manutenção. Isto porque, quando um componente é reformado, é gerado criando uma vida nova para o componente e são necessários atributos já presentes na ordem de manutenção.

Subsistema

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição do subsistema relacionado ao componente. 

Componente

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição do componente que será movimentado, e serão preenchidos os campos Descrição do Componente e Sequencial que é o número sequencial de cadastro do componente que se origina do seu cadastro (Componentes (CO0102)). 

Localização

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição da nova localização do componente, seja no equipamento, seja no estoque. 

Evento

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição do evento. Este atributo somente será obrigatório para movimentos de reforma. Para os demais, pode ser informado em branco. 

Situação

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição da situação atual do componente após a movimentação. 

Causa

Inserir a causa da desativação.

Nota:

Só habilitará o campo quando for feita uma movimentação e for colocada uma situação inativa.

Empresa

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição da empresa do equipamento envolvido na movimentação.

  • Quando for um movimento de Retirada: Informar a empresa do equipamento no qual o componente está sendo retirado.
  • Quando for um movimento de Colocação: Informar a empresa do equipamento no qual o componente está sendo retirado.
  • Quando for um movimento de Transferência: Pode-se informar a empresa igual a zero.

Equipamento

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição do equipamento envolvido na movimentação.

  • Quando for um movimento de Retirada: Informar o equipamento no qual o componente está sendo retirado.

  • Quando for um movimento de Colocação: Informar o equipamento no qual o componente está sendo retirado.

  • Quando for um movimento de Transferência: Pode-se informar a empresa igual a branco. 

Estabelecimento

Inserir o código e o sistema apresentará a descrição do estabelecimento atual do componente.

Quando for um movimento de colocação do componente em um equipamento, será sugerido o estabelecimento atual do equipamento.

Ordem Manutenção

Exibe o número da ordem de manutenção gerou o movimento de reforma para o componente.

Tarefa

Exibe o número da tarefa da ordem de manutenção que gerou o movimento de reforma para o componente.

Centro de Custo

Inserir o centro de custo ao qual o componente estará alocado.

Nota:

Ao informar um equipamento, será sugerido automaticamente o centro de custo atual do equipamento.

Usuário Movimento

Ao realizar inclusões ou alterações nos movimentos de componentes, o sistema guardará automaticamente o usuário corrente do EMS.

Unidade Negócio.

Selecionar a unidade de negócio a ser relacionada ao componente.

Nota:

Quando for informado somente o componente, é sugerida (somente quando for inclusão) a unidade de negócio relacionada ao componente.

Quando for informado o equipamento, é sugerida (somente quando for inclusão) a unidade de negócio relacionada ao equipamento.