O Cockpit 360° tem como objetivo entregar ao usuário, uma visão geral sobre a situação do cliente desejado, concedendo um acesso rápido ás informações mais pertinentes ao mesmo, independentemente da coligada e do módulo de origem desses dados.


Assim, esta ferramenta, permite um acesso rápido ao Cadastro de Clientes, à visão de Boletos do módulo financeiro,  às Visões de Atendimentos e de Cobrança, às Despesas aos Contratos de Venda e de Locação de Imóveis, do imobiliário, bem como aos Interesses em Imóveis mapeados para este Cliente. Assista o vídeo e saiba mais sobre esta poderosa ferramenta:


     


    Melhoria liberada á partir da versão 12.1.2302

    Para que os processos ou visões relacionadas ao contrato possam ser executados corretamente na coligada do contrato,
    passou a ser considerado o contexto do contrato, quando existe apenas um contrato retornado no cockpit.

     A partir da 12.1.2306.175
    Nos casos em que tiver mais de um contrato, será obrigado a selecionar no filtro do topo do cockpit, um contrato apenas para que o sistema possa saber de qual coligada ele irá trabalhar ao efetuar solicitações de abertura das telas das visões e processos.


    A partir da 12.1.2310.152

    Possibilidade de Parametrizar a Situação dos Contratos de Vendas que serão exibidos ao se filtrar o Comprador e possibilidade de exibir apenas os Contratos de Vendas no qual o Comprador está Ativo.


    Visão Cliente 360°

    Esta tela é exibida ao acessar* o Cockpit 360° e a partir dela, é preciso filtrar o Nome do Cliente a ser analisado.



    Caso haja parcelas de financiamento ou parcelas de despesa parcialmente quitadas (baixa parcial) o sistema irá exibir estas parcelas nos cards de parcelas em atraso ou parcelas futuras, conforme a situação dela e irá exibir e contabilizar as baixas parciais destas parcelas no card de parcelas pagas/parcial.

    Ao pairar o mouse sobre este card, o sistema exibirá a mensagem abaixo, de acordo com a quantidade de baixas parciais das parcelas:

    Tem # baixas parciais para o cliente, com isso a quantidade dessas parcelas parciais será dobrada, pois apresentará em aberto e pagas


    Por exemplo: Considerando que o Cliente tem apenas 1 parcela de financiamento em atraso, com 3 baixas parciais. O sistema irá exibir os cards da seguinte forma:

    • 1 Parcela em Atraso: com o valor do saldo devedor desta parcela;
    • 3 Parcelas Pagas/Parcial: com a soma dos valores das 3 baixas realizadas na parcela;


    O mesmo comportamento ocorrerá para as parcela de despesa.



    Após carregar os dados desse Cliente, é possível de se refinar a pesquisa, filtrando o Empreendimento ou Imóvel e também o Contrato a ser detalhado.



    Na visão do Cockpit , é informado o Número da Venda e o Número do Contrato que é diferente do número da Venda.


    Para que o usuário consiga visualizar o valor financeiro atualizado (considerando juros, multa e reajuste online), no cockpit tem um Flag que atualiza esse valor em todos os valores apresentados que justifiquem essa atualização na data de hoje.



    Através do cockpit agora , é possível solicitar a emissão de um relatório genérico, além dos relatórios já disponíveis (ficha e IR).

    No menu da grid de contrato foi disponibilizado o Gerador de relatório por contrato de venda/aluguel 

    Cockpit se consegue gerar  relatórios gerais do tipo 92 e do TCGI, o relatório tem que ter o contexto da venda (xVenda) e Aluguel (xAlgContratoAlg)


    Os relatórios vem com o padrão já preenchidos .




    *Há cenários em que a tela do RM é redimensionada automaticamente ao se acessar o Cockpit 360°.

    Esse comportamento ocorre quando o Microsoft Windows está configurado para usar uma Escala de Tela diferente de 100%.

    Se necessário, altere essa configuração no Windows e verifique qual delas é a melhor para o seu cenário.

    Clique aqui para maiores detalhes 


    Para corrigir este cenário, siga os passos abaixo:

    1. Localize o arquivo RM.exe, que geralmente está na pasta C:\TOTVS\CorporeRM\RM.Net;
    2. Clique com o botão direto do mouse neste arquivo e acesse Propriedades;
    3. Na janela de Propriedades, acesse a aba Compatibilidade;
    4. Nesta aba, clique no botão Alterar configurações de DPI alto;
    5. Na janela Configurações de DPI alta para RM.exe, marque a opção Substituir o ajuste de DPI;
    6. Na opção Ajuste executado por, selecione a opção Sistema;
    7. Clique no botão OK para aplicar esta configuração; e
    8. Feche a janela de Propriedades do RM.exe.








     

     

    Cobrança

    Neste agrupador o sistema exibe as informações referentes à Visão de Cobrança que foram geradas para os Contratos deste Cliente.

    São detalhadas as seguintes informações:


    • Aberto: são as cobranças que ainda não foram distribuídas nenhuma carteira de analistas. 
      • Quantidade dos registros nesta situação.
      • Valor a soma do valor das Cobranças nessa situação.


    • Em Andamento: são as cobranças que já foram distribuídas para as carteiras dos analistas e que estão sob análise.
      • Quantidade dos registros nesta situação.
      • Valor a soma do valor das Cobranças nessa situação.


    • Finalizadas: são as cobranças que já foram analisadas e finalizadas pelos analistas
      • Quantidade dos registros nesta situação.
      • Valor a soma do valor das Cobranças nessa situação.


    • Renegociações: onde são apresentados informações resumidas sobre os Aditivos de Renegociação de Contrato realizados para este Cliente, sendo
      • a soma da Quantidade de Aditivos de Renegociação de Contrato efetivados para os Contratos; e
      • a soma dos Valores que foram renegociados no momento da efetivação desses aditivos.


    Ao clicar em qualquer uma das quantidades acima, o sistema abre a Visão de Cobrança com os registros nesta situação, permitindo uma análise mais detalhada de cada cenário, onde o analista poderá alterar os filtros dessa visão, além de executar os processos relacionados à essa Entidade, como Gerar Ação Manual de Cobrança, por exemplo.



    TOTVS Construção Gestão de Imóveis - Cobrança

     

     

    Contratos

    Neste agrupador o são exibidas, em uma linha para cada registro, as informações resumidas sobre os Contratos do Cliente em análise, sendo que, ao clicar duas vezes sobre um desses Contratos, o sistema abre a tela de cadastro do mesmo para uma análise mais detalhada, se necessário.

    Essas linhas estão separadas em campos com as seguintes informações:


    • Ícone do Tipo de Contrato: na primeira posição é exibido um ícone que tem como objetivo permitir a rápida identificação e a diferenciação dos Tipos de Contratos de Venda e de Locação de Imóveis (inicialmente, não trataremos Contratos de Administração de Aluguel) associados ao Cliente.


    • Botão Seletor de Processos: na segunda posição é exibido um botão no qual, ao clicar nele é exibido um menu, para execução dos seguintes processos:
      • Relatórios: o sistema permite que sejam emitidos os seguintes relatórios:
        • Ficha Financeira: que detalha todo o Plano de Financiamento da Venda e suas respectivas parcelas e componentes. Para mais detalhes clique aqui;
        • Informe de Pagamentos (para IR): que retorna os valores que foram pagos no contrato, de acordo com o(s) comprador(es), para fins de apresentação de Imposto de Renda. Para mais detalhes clique aqui.
        • Ficha Financeira - E-mail: essa opção irá apresentar além da Ficha Financeira, descrita acima, as opções para enviá-lo diretamente para o e-mail do Cliente. Para mais detalhes clique aqui;
        • Informe de Pagamentos (para IR) - E-mail: essa opção irá apresentar as opções para que o Informe de Pagamentos do IR seja enviado por email. Para mais detalhes clique aqui.
      • Criar Aditivos: ao acionar este processo o sistema irá abrir o contrato para edição, para que o analista possa acessar a aba de Aditivos. Para saber mais sobre os Aditivos de Vendas, clique aqui e para saber mais sobre os Aditivos de Contrato de Locação, clique aqui;
      • Criar Despesas: ao acessar essa opção o sistema abre a visão de Despesas, para que o analista possa consultá-las, manipulá-las e até criá-las. Para mais detalhes veja COCKPIT 360 - Controle de Despesas;
      • Criar Atendimento: ao acessar essa opção o sistema abre a tela para que o analista possa Gerar Atendimento. Posteriormente esses Atendimentos podem ser consultados no card de Atendimentos; e
      • Gerar Cobrança Manual: ao acessar essa opção o sistema abre a visão de Cobranças, para que o analista possa consultá-las, manipulá-las e até criá-las. Para mais detalhes veja TOTVS Construção Gestão de Imóveis - Cobrança.


    • Tipo de Contrato: na terceira posição da linha é exibido ao Usuário, de forma textual, o Tipo de Contrato específico que o Cliente possui, se é um Contrato de Venda, ou se é um Contrato de Aluguel.


    • Número ou Código do Contrato: na quarta posição, temos o Número ou o Código do Contrato de Venda ou de Locação de Imóveis, respectivamente.


    • Situação do Contrato: na quinta posição, temos a descrição da Situação do Contrato listado.


    A partir dos demais campos desta linha, temos as informações dinâmicas, em relação ao Tipo de Contrato, a saber:


    Se for um Contrato de Venda:

    • Nome do Empreendimento: na sexta posição é exibido o Nome do Empreendimento ao qual o Imóvel/Subunidade do Contrato de Venda está associado. 


    • Descrição da Unidade/Quadra/Bloco: na sétima posição é exibido a Descrição da Unidade à qual a Subunidade do contrato está associada. Caso essa informação não esteja preenchida no cadastro desta Entidade, este campo ficará em branco.


    • Descrição da Subunidade/Apartamento/Lote: na oitava posição é exibido a Descrição da Subunidade contratada. Caso essa informação não esteja preenchida no cadastro desta Entidade, este campo ficará em branco.


    • Valor da Venda: por fim, na nona posição é exibido a Valor da Venda realizada no Contrato. 


    Já se for um Contrato de Locação de Imóveis:

    • Descrição do Imóvel:  na sexta posição é exibido a Descrição do Imóvel que está associado ao Contrato de Locação de Imóveis. Caso o Contrato de Locação de Imóveis tenha mais de um Imóvel associado, será exibido apenas o primeiro imóvel da lista.


    • Valor do Contrato de Locação: por fim, na sétima posição, temos o Valor do Contrato de Locação, que é referente ao valor das parcelas mensais acordado para o aluguel, com base nos Imóveis associados a este.



    Vendas - Contratos - Contratos de Venda (Revitalizado)

    Aluguel - Contrato de Locação - Contrato de Locação

     

     

    Resumo Financeiro

    Neste agrupador o sistema exibe as informações referentes aos Contratos de Venda e de Locação de Imóveis considerando se há parcelas geradas em associadas ao Cliente em análise e apresentando os valores com base no Reajuste Monetário aplicado na base no momento da consulta.

    São detalhadas as seguintes informações:

    • Contratos: são considerados todos os Contratos de Venda e de Locação de Imóveis para os quais há parcelas geradas para o Cliente em análise sendo detalhados
      • Quantidade de Contratos cadastrados para este Cliente. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando esses Contratos; e
      • Soma dos Valores atualizados desses Contratos, considerando a Data do último Reajuste Monetário aplicado na base e sem acréscimo de Juros e nem de Multa do módulo Financeiro.


    • Saldo Devedor: dos Contratos sumarizados pelo campo acima e detalhados no card de Contratos, sendo apresentados
      • Percentual de Saldo Devedor, que é calculado em relação à soma dos valores dos Contratos do Cliente. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando esses Contrato; e
      • Valor do Saldo Devedor este valor é a soma do Valor Líquido de todas as Parcelas em aberto nos Contratos deste Cliente, considerando os valores de Reajuste Monetário que estão aplicados nesses Contratos, no momento deste acesso;


    • Boletos em Aberto: o sistema também apresenta um resumo dos Boletos que estão em aberto para este Cliente, levando em consideração as informações do módulo financeiro. No card sã sendo detalhados
      • Quantidade de Boletos em aberto cujo Sacado é o Cliente em análise. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão com esses Boletos; e
      • Soma dos Valores desses Boletos gravados na tabela dessa Entidade, no módulo financeiro, no momento dessa consulta.


    • Parcelas Em Atraso: são considerados os saldos das parcelas em aberto com data de vencimento anterior ao dia da consulta realizada nesta ferramenta, sendo apresentadas
      • Quantidade das Parcelas em atraso/vencidas, com situação Em Aberto ou Parcialmente Quitada. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Parcelas; e
      • o seu respectivo Valor levando em consideração o último Reajuste Monetário de cada Contrato do Cliente, sem nenhum acréscimo de Juros ou Multa do módulo financeiro.


    • Parcelas Futuras: aqui são consideradas as parcelas com data de vencimento posterior ao dia da consulta no cockpit, sendo apresentadas
      • Quantidade de Parcelas vincendas. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Parcelas; e
      • o seu respectivo Valor que conforme o padrão, é calculado levando em consideração o último Reajuste Monetário de cada Contrato do Cliente, sem nenhum acréscimo de Juros ou Multa do módulo financeiro.


    • Parcelas Pagas: o sistema apresenta as informações abaixo, considerando as parcelas com data de quitação até a data de consulta à essa ferramenta, sendo exibidas
      • Quantidade de Parcelas quitadas. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Parcelas; e
      • Soma dos Valores dessas Parcelas levando em consideração as informações do módulo financeiro;


    • Despesas Em Atraso: o sistema apresenta as informações abaixo, considerando as Despesas em aberto, com data de vencimento anterior à data de consulta à essa ferramenta, sendo exibidas
      • Quantidade de Despesas em atraso. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Despesas; e
      • Soma dos Valores desses registros.


    • Despesas Futuras: o sistema apresenta as informações abaixo, considerando as Despesas com data de vencimento posterior à data dessa consulta, sendo exibidas
      • Quantidade de Despesas futuras geradas. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Despesas; e
      • Soma dos Valores desses registros.


    • Despesas Pagas: o sistema apresenta as informações abaixo, considerando as Despesas que estão quitadas até data da consulta realizada, sendo exibidas
      • Quantidade de Despesas pagas. Ao clicar nessa informação, o sistema abre a visão detalhando essas Despesas; e
      • Soma dos Valores desses registros.



    Ao abrir a visão dos Lançamentos Financeiros dos Contratos através do Cockpit 360, são exibidos os lançamentos/parcelas de todas as Coligadas que o Cliente tem Contrato, seja de Vendas ou de Locação, porém, caso se tente gerar boletos para lançamentos de coligadas diferentes ao mesmo tempo, o sistema exibirá uma exceção, informando que “Este processo não é permitido para múltiplas coligadas”.

    Desta forma, sugerimos que os boletos sejam gerados por Contratos que pertençam à mesma Coligada.




    Controle de Despesa - Cadastro individual de despesas

    FIN - Lançamentos

    FIN - Boleto

     

     

    Cliente

    Visando facilitar a análise e o contato com Cliente, neste agrupador são exibidas as seguintes informações:


    • Nome: é exibido o nome completo do Cliente em análise e caso seja necessário realizar uma análise mais detalhada ou até mesmo alterar alguma informação neste cadastro, ao clicar nessa informação o sistema abre a tela para a edição do mesmo, caso o usuário tenha permissão para essas ações.


    • E-mail: ao pairar o mouse sobre este ícone, é exibido o e-mail cadastrado para este Cliente e ao clicar nele, o sistema abre, ou o navegador, ou o programa parametrizado para o envio de e-mails, facilitando assim o contato com o este Cliente.


    • Celular: este ícone exibe o número do celular desse Cliente ao se pairar o ponteiro do mouse sobre o mesmo. Ao clicar nesta informação, o sistema abre o programa configurado para fazer ligações telefônicas, agilizando o contato com o Cliente.


    • Telefone: este ícone exibe o telefone de contato cadastrado para o Cliente e ao clicar sobre essa informação o sistema tem o mesmo comportamento do campo anterior.


    • Telefone Comercial: idem demais ícones de telefone acima, sendo exibido o telefone comercial cadastrado para o Cliente.



    FIN - Cliente / Fornecedor

     

     

    Atendimentos

    Neste agrupador temos os cards com a Quantidade de Atendimentos já realizados para o Cliente em análise, agrupados de acordo com as Etapas.


    • Abertos: os Atendimentos listados nesta Etapa ainda não foram distribuídos para nenhum analista, ou seja, estão em uma fila de distribuição.


    • Em Andamento: os Atendimentos nesta Etapa já estão sob a análise de um analista.


    • Agendados: os Atendimentos desta Etapa já foram analisados e o analista agendou alguma interação direta com o Cliente.


    • Finalizados: os Atendimentos desta Etapa já foram analisados e encerrados.


    Ao clicar nas informações o sistema abre a Visão de Atendimentos, filtrando esses registros, permitindo uma análise mais detalhada e assertiva dos mesmos.



    TOTVS Construção Gestão de Imóveis - Atendimento V2.0 (12.1.34 e posteriores)

     

     

    Gráfico de Evolução por Parcelas em Geral


    Este gráfico exibe as informações sobre todas as Parcelas Pagas, Em Atraso e Futuras geradas para esse Cliente.

    Ao pairar o cursor do mouse sobre ele, o sistema exibe a Quantidade e o Percentual das Parcelas de acordo com a Situação selecionada.


     

     

    Gráfico de Evolução Monetária por Contrato


    Este gráfico exibe as informações sobre todas as Parcelas Pagas, Em Atraso e Futuras, agrupadas por cada Contrato desse Cliente.


    Ao pairar o mouse sobre cada um desses Contratos, o sistema exibe um hint com o detalhamento do Valor e do Percentual das Situações dessas Parcelas:


     

     

    A visão 360 Graus Cockpit informa a despesa quando o responsável é o CLIENTE e não da Empresa , para empresa interessa a visão do Reembolso que o CLIENTE terá que repassar.

    Com essas informações fica bem mais simples e fácil para a empresa possa consultar.


    Veja exemplo da visão 360 Cockpit com Despesa ( Cliente ).

    Neste exemplo , Cliente Despesa tem um contrato de compra e venda ( Apartamento 000050 )

    Despesa de venda para o Apartamento ( 000050 ) Responsável ( Cliente )

    Neste exemplo , despesa em 5 Parcelas e com valor à Prazo.

    Gerando a Despesa , inserindo os dados de :

    • Ano Exercício 
    • Competência
    • Primeiro Vencimento Despesa
    • Primeiro Vencimento Reembolso
    • Valor á vista
    • Valor á prazo.

    Despesa de Venda, mostrando todas as 5 parcelas da Despesa.

    Cockpit mostrando as 5 parcelas de despesa na qual o Cliente ficou responsável.

    Neste exemplo , cliente consta como PAGO 3 parcelas e PENDENTE 2 parcelas.

    Cockpit mostrando as 3 parcelas pagas e 2 que estão pendentes.


    Desta forma a Empresa consegue ver com uma facilidade muito maior a dívida do Cliente com relação á Despesa.








     

     

    Pelo Cockpit 360, é possível visualizar os lançamentos relativos aos dados do Resumo Financeiro.

    A tela apossui as informações de todas as parcelas do contexto do cockpit (parcelas em atraso, parcelas futuras, parcelas pagas). Porém, ao entrar na tela, é possível o usuário alterar o filtro para mostrar apenas as informações desejadas.

    Através dessa tela , é possível gerar um boleto, realizar uma renegociação / acordo.

     

     

    Sentença SQL de Interesses para Base PVI Externa

    Para que o card de Interesses exiba essas informações de uma base do Portal de Imóveis, que é externa à base do RM, é preciso seguir as orientações abaixo:


    1° - Siga as orientações do documento TOTVS Compartilhamento, para habilitar a barra de ferramentas de mesmo nome, que dá acesso ao repositório dos Objetos Gerenciais da TOTVS;


    2° - Após realizar os procedimentos acima, acessando pelo contexto do TCGI, clique no menu TOTVS Compartilhamento, na lateral direita da tela e pesquise pela palavra interesse. Caso não encontre clique no link "Não Encontrou? Pesquise na TOTVS!" e refaça a pesquisa:


    3º - Baixe a Consulta COCKPIT - INTERESSE PI  - CONSULTA SQL (clique aqui para baixá-la),  que após realizado o download, é alterado para um link para instalá-la. Neste caso, execute as orientações abaixo a partir da etapa 4°- d;


    4º - No momento da importação, é preciso seguir as orientações abaixo, para garantir que a busca dos Interesses no PI funcione corretamente:

    a) Importe a Consulta SQL_PI_INTERESSE - COCKPIT - INTERESSE PI  - CONSULTA SQL.TotvsSQL, a partir do contexto do TCGI, ou seja, quando em acesso a esse módulo.

    b) Acesse o menu Gestão, agrupador Ferramentas de Análise e acione o ícone da Lupa com as palavras SQL para abrir a visão das Consultas SQL:


    c) Acesse o Processo para Importação de Consulta SQL e aponte para o arquivo da consulta baixada, acima;

    d) Na tela de Importação de Consulta SQL, que se abre, configure a Seleção de Coligadas desta consulta, para Todas as Coligadas:


    e) Marque a Seleção de Sistemas, como Sistema Atual, sendo obrigatório estar no contexto do TCGI, como dito anteriormente:


    f) Não é necessário nenhuma alteração na aba de Parâmetros, que deve estar idêntico ao da imagem abaixo:


    g) Finalize a importação desta consulta.


    5° - Ao término do processo de importação desta consulta SQL, localize a mesma no agrupador TOTVS Incorporação Coligada 0, Global e edite-a e:

    a) Conforme se essa Consulta SQL está Visível a Todas as Coligadas e veja o comentário que alerta para não se alterar nenhuma informação nesta consulta, sendo necessário apenas configurar o acesso ao banco de dados externo do PI. Clique na opção para informar o Banco de Dados Externo:


    b) Caso ainda não tenha o acesso externo ao banco de dados do PI configurado, acione o botão para adicionar:


    c) Na opção Choose Data Source, selecione o tipo do Data Source seu respectivo Data Provider:


    d) Na tela seguinte, informe o Server Name, o Logon e a Database de acesso ao PI. Sugerimos que a conexão seja validada nesta tela mesmo, através do botão destinado a esse fim:


    e) Na tela seguinte, defina o nome de Identificação e o Provedor de Segurança, se necessário e salve:


    f) Na tela da consulta, pode ser que o sistema apresente uma mensagem de erro informando que o object name PESSOAINTERESSE é inválido, caso essa mensagem seja apresentada, ignore-a, porque essa validação deve ser considerada apenas para as bases RM:


    Após realizar as ações acima, o sistema estará apto a apresentar as informações dos Interesses dos Cliente, no Cockpit 360.




     

     

    Interesses

    Este card exibe os Interesses* associados ao cadastro de Pessoas/Prospect do Portal de Imóveis (PI).

    São exibas as seguintes informações, na respectiva ordem, conforme pode-se verificar ao pairar o mouse sobre as informações exibidas na tela:

    • Ícone de Situação do Interesse: Permite que o analista identifique de forma rápida a situação do interesse do Cliente em análise, permitindo uma abordagem mais estratégica, se necessário.
      • Aberto;
      • Ganho; ou
      • Perdido.
    • Empreendimento: É apresentado o Empreendimento no qual o Cliente tem interesse em um Imóvel;
    • Termômetro: Informa o grau de interesse do Cliente no referido imóvel, sendo:
      • Quente;
      • Morno; ou
      • Frio
    • Mídia: ; e
    • Data Interesse: Data em que o cliente informou ter interesse no Empreendimento ou Imóvel.




    Para exibir os Interesses de uma base do Portal de Imóveis, que é externa à base do RM é preciso  seguir os Passos desse documento:

    Sentença SQL de Interesses para Base PVI Externa

     




    • Sem rótulos