A nova versão do TReports, irá contar com diversas mudanças em comparação com a versão 12.1.29. No documento serão abordadas as principais diferenças para guiar o usuário pela migração da versão 12.1.29 para a "Nova Versão".
A instalação da nova versão conta com uma nova configuração de Provedor de Segurança, responsável pelo gerenciamento de acesso de usuários ao TReports, uma vez que o RAC não é mais instalado junto ao TReports.
O Provedor de Segurança configurado servirá como o autenticador de usuários do Produto para uso no TReports, então uma vez que o gerenciamento de acesso passa a ser integrado ao produto, os usuários passam a ter acesso ao TReports da seguinte forma:
Ao configurar um Provedor de Segurança, o login informado na configuração atribui um "Usuário Administrador" para o TReports. Esse será o único usuário com uma permissão diferente dos usuários que possam a vir acessar a aplicação, sendo o único com acesso aos menus de Administração do TReports.
Sendo assim, todo usuário possui acesso "mínimo" ao TReports. Isso significa que desde que o usuário possa logar na aplicação, ele pode criar e gerenciar os próprios recursos. O acesso a recursos criados por outros usuários passa a ser gerenciado pelos próprios usuários criadores, com o permissionamento estabelecido pelo DAC, onde um proprietário concede aos outros a permissão de Editor ou Visualizador no compartilhamento do recurso. Dessa forma, o conceito anteriormente usado pelo RAC não é mais aplicado, onde o acesso a menus e recursos criados por outros usuários era estabelecido com base nos "Perfis" aos quais um usuário era associado.
Apesar de atualmente não ser possível configurar um RAC anteriormente utilizado na versão 12.1.29 como um Provedor de Segurança, o banco de dados usado pelo TReports poderá ser migrado para a nova versão, trazendo todos os relatórios.
A migração de um banco de dados para a nova versão irá ocasionar diferenças no permissionamento anteriormente gerenciado por Perfis do RAC e associação a grupos.
Após a migração, todos os relatórios passam a ser pertencentes a um único usuário, que foi definido como "Administrador" durante as configurações do Provedor de Segurança. O usuário Administrador será definido como "proprietário" dos relatórios migrados, sendo que o compartilhamento e definição de permissões para outros usuários poderá realizado a partir dele. Também é possível alterar o proprietário dos recursos com o usuário Administrador, isso pode ser feito através do menu de Administração do DAC.
Importante
É necessário que o TReports esteja na versão 12.1.29 e que o último patch disponível esteja instalado para que seja possível concluir a migração.
É recomendado que seja feito um backup da banco usado pelo TReports antes de qualquer migração para novas versões.
Produto: Framework
Processo: Migração versão 29 para Nova Versão